Seminário de Lógica Carioca - Hermann Haeusler - Marek Nasieniewski

jean-yves beziau

to logi...@dimap.ufrn.br
Seminário de Lógica Carioca
Quarta feira, dia 21 de novembre 2018
UFRJ - IFCS - Largo São Francisco de Paula 1
Sala Celso Lemos -  3 Andar

11h
Hermann Haeusler
Department of Informatics, Pontifical University of Rio de Janeiro, Brazil
"Kolmogorov Complexity, Structural Complexity and Strong Evidences for Church Thesis."

12h
Marek Nasieniewski
Department of Logic, University of Torun, Poland
"On Modalities in the Context of Jaskowski’s Discussive Logic"

jean-yves beziau

to logi...@dimap.ufrn.br
Seminário de Lógica Carioca
Quarta feira, dia 28 de novembro 2018
UFRJ - IFCS - Largo São Francisco de Paula 1
Sala 320B -  PPLM  -  3 Andar

11h
Guido Imaguire
Department of Philosophy, University of Brazil,  Rio de Janeiro
"Observations on the Logic of Grounding."

12h
Mario Benevides
Department of Computation, University of Brazil,  Rio de Janeiro
"Graphes, Complexity and Modal Logics"

Mario Roberto Folhadela Benevides

to logi...@dimap.ufrn.br
Olá Jean, tudo bem?

Só para confirmar com você. Vou chegar para a palestra do Guido.  Meu celular é 988958071.

Onde vai ser?

Outra coisa, tem um typo no título da palestra "Graphes => Graphs"

Obrigado e até quarta.

Mario

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAF2zFLDFZ7BeUtRWtJRmKpWimmN1jF9ZuqL60TQfddpOJy0XJg%40mail.gmail.com.

--
Federal University of Rio de Janeiro
www.cos.ufrj.br/~mario

Soralya Araújo

to logi...@dimap.ufrn.br

Mario Roberto Folhadela Benevides

to logi...@dimap.ufrn.br
Oá Pessoal,

Peço desculpas por ter enviado uma mensagem pessoal para o Jean na lista.

Abraços,

Mario

Ana Paula Dos Anjos

to logi...@dimap.ufrn.br
Agora todo mundo da lista sabe seu número de telefone.

att

Ana Paula

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br

Ana Paula <paulavi...@gmail.com> observou:

> Agora todo mundo da lista sabe seu número de telefone.

Pessoal,

A nossa lista pratica o famigerado "Reply-To Munging"[1]. Isto
significa que, ainda que você escolha a opção "Responder" em vez de
"Responder a todos" (responder para a lista), a sua mensagem será
*automaticamente* endereçada para a lista. Algumas listas aderem a
esta prática numa tentativa de direcionar para a lista discussões que
eventualmente aconteceriam em privado (não sei se esta é a motivação
no nosso caso).

Assim que notei esta configuração, quando comecei a participar
ativamente há alguns anos atrás, conversei com os então
administradores a respeito. Apesar dos incidentes[2] que, volta e
meia, acontecem na nossa lista, a coisa acabou ficando do jeito que
estava.

Isto não me afeta pessoalmente, pois o meu gerenciador de mensagens
possui um antídoto[3]. Mas, para a maioria das pessoas, responder a
uma mensagem da lista em privado provavelmente requer que se altere
*manualmente* os campos de endereçamento do E-mail. Ademais, a
prática de "Reply-To Munging" parece estar em conflito com o tipo de
convívio que esperamos da nossa lista[4], pois incentiva,
indiretamente, o clima de sala de bate-papo e rede social.

O propósito desta mensagem *não* é, de forma alguma, reclamar da
administração da lista (passada ou atual). A intenção é apenas levar
ao conhecimento dos membros uma questão técnica que, provavelmente,
tenha passado despercebida, e sugerir que, talvez, convenha repensar o
atual estado de coisas.

Notas:

[1] http://marc.merlins.org/netrants/reply-to-still-harmful.html
[2] Apenas um aperitivo, uma lista completa seria muito longa para
incluir aqui:

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msg/logica-l/I6kFjUAerj8/x-PZ3A-H83gJ

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msg/logica-l/4OXfJaRRzuk/pZwAYt5TFgAJ

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msg/logica-l/dAbP6w2kx8w/Lf4cFjCsBwAJ
[3]
https://www.gnu.org/software/emacs/manual/html_node/gnus/Group-Parameters.html#index-broken_002dreply_002dto-253
[4]
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msg/logica-l/C4CCsLSKywA/CVtVnxGgZTIJ

--
Hermógenes Oliveira

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
Colegas,

Também concordo.
Pediria ao João que mudasse a configuração. Muitos de nós já fizemos esse tipo de erro por causa do bendito "munging " automático causado pelo "replay".

Abraço,

Walter

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

O Administrador da LOGICA-L

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
PessoALL:

À parte qualquer discussão de fundo puramente ideológico ---que têm
ocorrido em abundância neste país nos últimos tempos--- recordo que
desde que esta lista foi fundada usando o GNU Mailman, há doze anos e
meio, o _entendimento tácito_ sempre foi de que os membros da LOGICA-L
*nunca* devem responder a *nenhuma* mensagem da lista se não desejam
de fato que esta mensagem seja enviada *para a lista*. É uma regra
bastante simples, concentradora de *discussões*, e que requer pouco
esforço cognitivo. Ela foi reforçada a partir da _constatação_, há
muitos anos, de que os membros da lista frequentemente se esqueciam
(?!) de que existia a opção "reply-all". Talvez isto tenha mudado na
última década, ou talvez os novos gerenciadores de mensagens no
mercado tenham de algum modo suavizado o problema? (não suponho que as
pessoas gastem muito tempo ajeitando as configurações padrão de seus
gerenciadores de mensagens à busca de antídotos para os seus
problemas...) Não é impossível que a resposta à questão anterior seja
afirmativa, afinal o problema de receber mensagens em duplicado em
listas de discussão, por exemplo, foi praticamente eliminado nos
últimos anos.

Tendo em vista o que já foi dito, a suposta opção de "responder a uma
mensagem da lista em privado" sequer consiste portanto em "responder a
uma mensagem da lista", pois mensagens *da* lista de discussão são por
definição mensagens que *fazem parte da discussão*. "Responder a uma
mensagem da lista em privado" consiste de fato em enviar uma
(meta?-)mensagem em privado que *se refere a* uma mensagem que foi
circulada publicamente na lista. Em outras palavras, "responder a uma
mensagem da lista em privado" consiste simplesmente em *iniciar outra
thread, off-list*. Há algum esforço cognitivo aí: quem deseja iniciar
uma thread em privado deve estar ciente do que está fazendo. Reitero
que este foi o entendimento que tivemos e mantivemos até aqui.

É obviamente impossível evitar inteiramente _descuidos_ por parte dos
membros da lista. Qualquer modificação das regras de postagem trocará
eventualmente certos defeitos por outros. Notem, aliás, que há ampla
"evidência" (e eu não enviarei nenhum link para comprovar o que digo)
de que as pessoas ainda estão longe de saber se comportar
_publicamente_ em ambientes on-line.

Dito isto, o Google Groups oferece a opção "Users decide where their
replies are sent", em alternativa a "To the entire group". Não sei o
que a opção significa na prática, mas informo a todos que acabei de
ativá-la.
O Administrador da LOGICA-L

On Tue, Nov 27, 2018 at 5:27 AM Hermógenes Oliveira
<hermogene...@student.uni-tuebingen.de> wrote:

[...]

O Administrador da LOGICA-L

> [...]
> replies are sent", em alternativa a "To the entire group". Não sei o
> que a opção significa na prática, mas informo a todos que acabei de

Permitam-me apenas uma observação adicional sobre "esforço cognitivo".
*Dois terços* dos membros da lista (isto é, quase 400 pessoas) estão
inscritos com um endereço eletrônico do domínio gmail.com. De agora
em diante, caso desejem enviar uma mensagem para esta lista de
discussão ---mesmo em resposta a uma mensagem que tenha sido enviada
para a lista!--- todos estes membros terão que ter o cuidado adicional
de NÃO clicar no único botão que o Gmail disponibiliza com a função
"Reply" mas sim BUSCAR pela opção "Reply all" no menu "More" (marcado
com três pontinhos, ao lado do botão "Reply"). Os demais membros
deverão buscar um procedimento equivalente em seus gerenciadores de
mensagens.

O Administrador da LOGICA-L

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Para os colegas usuários do Gmail que porventura sofram de fadiga
cognitiva e prefiram que suas pérolas de sabedoria tenham, por padrão,
o maior alcance possível, seguem instruções do Gmail para alterar a
sua configuração:

https://support.google.com/mail/answer/6585?hl=pt-BR&ref_topic=3395756
(Seção "Definir 'Responder a todos' como sua configuração padrão")

Notem, contudo, que essa configuração afeta *todas* as mensagens, não
somente as da Lógica-L.

Eu, pessoalmente, prefiro a fadiga ao arrependimento. E me esforço
bastante para que minhas bobagens não caiam no domínio público, embora
nem sempre com sucesso (afinal, aqui estamos). Na minha opinião,
eventualmente ter que reenviar para a lista uma mensagem erroneamente
endereçada somente ao remetente é preferível do que eventualmente
colocar no domínio público mensagens de conteúdo privado.

--
Hermógenes Oliveira