LFIs : Logics of Formal Inconsistency

jean-yves beziau

to logi...@dimap.ufrn.br
Ja faz um certo tempo que estou desenvolvendo um projeto sobre nomes de lógicas
Organizei um workshop a respeito disso no LMPS'2015 em Helsinki

Relativamenete a isso gostaria de saber da onde vem exatamente a expressao
"Logics of Formal Inconsistency" (abreviada com LFIs)
Quem inventou e porque razão?

Tem a tesa do João Marcos (2005)  que tem este nome
tem tambem um artigo com o mesmo nome
Logics of Formal Inconsistency
W Carnielli, ME Coniglio, J Marcos
Handbook of Philosophical Logic 14 (2nd), 1-93, 2007
citado cerca de 250 vezes,
o artigo mais citado tanto do Walter, que do Marcelo, que do Joao Marcos
um grande successo então de colaboracao

JYB

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi, Jean-Yves:

Eu conto um pouco desta história nesta palestra:
http://logic-ufrn.weebly.com/joao-marcos.html

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Evandro L. Gomes

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

Caro JYB,

Quem primeiro formulou essa cláusula foi Newton da Costa.

O título da tese dele de professor catedrático na UFPR é "Sistemas formais inconsistentes".

Acredito que o título "Lógicas da inconsistência formal" e outros similares são variações dessa ideia inaugural.

Abraço a todos,
Evandro Gomes.

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

> Quem primeiro formulou essa cláusula foi Newton da Costa.

Que cláusula, Evandro?

> [...]
> inconsistentes".
>
> Acredito que o título "Lógicas da inconsistência formal" e outros similares

Não são. Bem, você poderá de todo modo aprender mais sobre a origem
*das LFIs*, e do seu nome (disto tratava a pergunta do Jean-Yves,
certo?) no video já divulgado (ou na minha tese, que pode ser
facilmente encontrada online).

Os colegas podem também achar algum interesse na entrevista que você
fez comigo em 2009. Aqui está ela, em audio e em PDF, graças ao
excelente trabalho que você fez durante o seu doutorado:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/9291912/interviews/PHOLP-JMarcos-Part1.mp3
https://dl.dropboxusercontent.com/u/9291912/interviews/PHOLP-JMarcos-Part2.wma
https://dl.dropboxusercontent.com/u/9291912/interviews/PLOHP-JMarcos-Interview_revised.pdf
(Parece-me que até hoje ela não se encontra depositada nos arquivos
históricos do CLE, como você havia prometido?)

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Walter Alexandre Carnielli

to logi...@dimap.ufrn.br
Caro Evandro, caros todos:

A noção de LFIs (Lógicas da Inconsistência Formal) não tem nada a ver com a noção
se "inconsistência" a que da Costa se referia. Ele chamava de " inconsistência" aas contradições, o que nos corrigimos nas LFIs.

Os operadores de  consistência e inconsistência causaram uma pequena revolução, e permitiram que as lógicas paraconsistentes revivessem. Tais operadores  não são, nem se reduzem, aa definição de "bom comportamento" de da Costa.

Isso tem que ficar claro no livro que você esta publicando...

Em tempo, quem deu o nome foram Joao e eu, e mais tarde o Marcelo se incorporou ao projeto ( e ajudou muitíssimo).
Abs

Walter

Enviado do meu iPad

Evandro L. Gomes

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

Oi João,

Falo apenas do campo semântico do nome, que chamei de cláusula.

Precisamos preparar a versão final da sua entrevista e depositá-la nos arquivos históricos do CLE.

ABS,
Evandro.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Evandro L. Gomes

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

Caro Walter,

Referi-me apenas aos nomes, cujas cláusulas nominais ('...') são parecidas.

A(s) paraconsistência(s) codificadas nas duas sistematizações são distinguidas.

A ideia é que o livro tudo isso seja bem retratado.

Abraço,

Evandro.

jyb

to LOGICA-L
Caros Colegas
Grato pelos esclarecimentos a respeito de "LFIs"
Um abraço
Jean-Yves

Itala M. Loffredo D'Ottaviano

to logi...@dimap.ufrn.br
Caros Colegas:

E interessante observar que a utilização do operador de "consistência" como conectivo primitivo, em lógicas paraconsistentes., aparece já no artigo

"A many-valued paracinsistent logic, Reports on Mathematical Logic, v. 22, p. 89-103, 1988
Autores - D'Ottaviano, I.M.L. e Epstein, R. L."

O artigo apresenta o sistema J3, introduzindo o operador de consistência como primitivo, da forma com o sistema é apresentado no livro

"The semantic foundations of logic: propositional logos. Nijhoff International Philosophy Series, 35. Dordrecht, Kluver Academic Publishers Group, 1990, v.1
Autor - Richard Louis Epstein"

O capítulo sobre lógica paraconsistente, no qual é apresentado o sistema J3, foi escrito em co-autoria comigo.

Itala

> [...]
>
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ITALA M. LOFFREDO D'OTTAVIANO
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science - CLE
State University of Campinas - UNICAMP
Sergio Buarque de Holanda, 251 Street
ZIP CODE 13083-859 - Campinas-SP, Brazil
Fax: +55-19-3289-3269 -- Tel.:+55–19-3521-6517
www.cle.unicamp.br

Itala M. Loffredo D'Ottaviano

to logi...@dimap.ufrn.br
Evandro:

Pare de dar satisfações ao Walter e João Marcos.
O livro, de sua(nossa autoria), conterá o que quisermos.
O Walter está convidado a dar uma entrevista.
Se a der, será para nós a utilizarmos, de acordo com as normas, como quisermos.

Para de se justificar perante ele.

Itala

> [...]
>>

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Colegas:

Desculpem-me!
Este era um e-mail para o Evandro e Walter, apenas.

Itala
> [...]
>
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Prezada Itala:

Como você certamente sabe, o artigo inaugural das Lógicas da
Inconsistência Formal, "A taxonomy of C-systems", cita _inter alia_ o
seu capítulo no livro de Richard Epstein. O nosso survey é de fato
bastante completo. Também são citados outros artigos seus --- e foi
por conta da minha intervenção pessoal, aliás, que estes mesmos
artigos seus passaram a ser citados desde aquela época pelos grupos de
Diderik Batens e Arnon Avron, por razões de justiça histórica.

Para conhecer mais sobre a história *das LFIs*, convido-lhe a assistir
o video já divulgado em mensagem anterior.

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Evandro L. Gomes

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi Itala,

Agora eu vi.

Você não disse nada demais.

Abraço,
Evandro.

[...]

Evandro L. Gomes

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Caros e caras colegas da Lista,

Desculpe-me por encaminhar uma mensagem privada para a lista.

Atenciosamente,
Evandro.

Itala M. Loffredo D'Ottaviano

to logi...@dimap.ufrn.br
Evandro:

Mas foi desagradável, uma mensagem que era para você, ter ido para todos.
Entretanto, como sou sempre da esperança, creio que foi bom todos, por acaso, lerem o que escrevi.
Mas me desculpe, pois ficou desagradável para você.

Veja que o Joãp me enviou uma mensagem, a seguir.
Não responderei a ele.

Itala