votação eletrônica de classificação de periódicos da área de lógica

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Prezados colegas,

Convido a todos a participar de uma votação eletrônica com o objetivo
de coletar dados sobre a percepção geral da comunidade brasileira de
lógica com respeito à qualidade e relevância dos períodicos da sua
área:

http://civs.cs.cornell.edu/cgi-bin/vote.pl?id=E_b8a67f80d6df72ec&akey=a8d4505babd3c07e

A lista de períodicos é composta de periódicos internacionais que
tenham como *foco principal* a publicação de artigos em *lógica* (numa
acepção ampla). Também estão listados periódicos nacionais que,
embora tenham foco variado, são veículos de publicação frequentemente
utilizados pela comunidade lógica brasileira. O nome de cada
periódico na lista é companhado do ISSN (preferencialmente da edição
impressa). Cada participante deve avaliar cada periódico em
comparação aos demais e indicar a sua posição classificatória em ordem
decrescente. Como diretriz geral, recomendo aos participantes que
levem em consideração na sua avaliação os critérios seguintes:

a) qualidade *média* dos artigos publicados pelo periódico com base
numa amostra relativamente recente (últimos dez anos, mais ou menos),

b) grau de confiança no trabalho do corpo editorial.

A votação será gerida pelo CIVS[1], desenvolvido na Universidade de
Cornell, e contabilizada pelo método condorcet[2] (proponho adotar o
Schulze em caso de círculos preferenciais).

A votação é pública. Portanto, encorajo a todos que compartilhem com
demais colegas da área de lógica que porventura não assinem a lista.
Em votações públicas, o CIVS aplica uma fraca medida técnica baseada
nos endereções de IP para desencorajar dupla votação. A votação
estará aberta até o dia 17/06.

P.S. Iniciativa inspirada pelas intermináveis discussões sobre avaliação
acadêmica, Qualis e periódicos. Em particular, pela mensagem:
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msg/logica-l/084AlvEKHT8/Xw_PcAGU_AkJ

P.S.' Se a iniciativa contar com um número considerável de
participantes, pode ser interessante comparar os resultados com demais
esforços de classificação, aqui (Qualis) e alhures (Scholar, JCR e
etc.).

Notas:
[1] http://civs.cs.cornell.edu/

[2] http://civs.cs.cornell.edu/rp.html

--
Hermógenes Oliveira

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Olá, Hermógenes:

Parabéns pela iniciativa: é exatamente DISTO que a nossa comunidade necessita!

Comento brevemente a sua escolha de veículos de publicação, que no
geral me parece bastante satisfatória:
Por um lado, é de fato de se estranhar um pouco a presença, digamos de
alguns periódicos nacionais de "foco variado" ao lado da ausência de
periódicos tradicionais como Synthese ou Mind, que publicam Lógica
provavelmente com a mesma frequência dos primeiros. Por outro lado,
sinto falta na sua lista de alguns periódicos tradicionais e
relevantes como:
- Bulletin of the Section of Logic
- Fuzzy Sets and Systems
- International Journal of Approximate Reasoning
- Journal of Multiple-Valued Logic and Soft Computing
- Mathematical Structures in Computer Science
- Reports on Mathematical Logic
- Theoretical Computer Science
- Theory and Applications of Categories
Finalmente, achei interessante a presença do periódico Journal of
Logic and Analysis: é um veículo que nunca tive a ideia de incluir nas
listas que fiz em outras oportunidades (links abaixo).

Abraços,
Joao Marcos

Links:
[2015]
https://docs.google.com/spreadsheets/d/12S66GVYwlV0EPeF2sYQpE0qJlx9xUA0RDmxPqU_D-vA/edit?usp=sharing
[2012]
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1QPSv5q4HC9vls5MCgv2ie1j-DxH0oKU0WyNnqC-Utc8/pubhtml?gid=19&single=true

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Joao Marcos <boto...@gmail.com> escreveu:

> Olá, Hermógenes:

Olá, João Marcos.

> [...]
>
> [...]
>
> Por outro lado, sinto falta na sua lista de alguns periódicos

Inicialmente, eu havia preparado uma lista de periódicos bastante
inclusiva e, consequentemente, extensa. Porém, ordenar uma lista com
aproximadamente 75 periódicos é uma tarefa pesada. Concluí que usar uma
lista muito extensa acabaria desencorajando a participação ou, o que
talvez fosse pior, encorajando o voto descuidado.

Para obter uma lista de proporções razoáveis, adotei o critério de que
os periódicos deveriam ter a lógica, numa acepção generosa de lógica,
como *foco principal*. Isso explica a ausência da Synthese, Mind,
Theoretical Computer Science e muitas outras que você mencionou que,
embora publiquem artigos de lógica, possuem um foco mais amplo, ou
variado. Porém, esse mesmo critério *não* foi aplicado a periódicos
nacionais, o que levou quatro periódicos, todos no âmbito da filosofia,
a serem incluídos na lista. As razões para isso são:

a) se os mesmos critérios fossem aplicados aos periódicos nacionais,
temo que nenhum periódico nacional seria incluído (quem estiver melhor
informado, favor corrigir-me), mas

b) a presença de periódicos nacionais na lista proporciona dados
interessantes para, por exemplo, se comparar com o Qualis

Eu gostaria de ter incluído periódicos nacionais no âmbito da ciência da
computação e da matemática, porém não pude encontrar nenhum. Ao que me
parece, isso é devido a alguns fatores do cenário acadêmico brasileiro,
em particular:

1) a produção acadêmica brasileira em matemática e ciência da computação
é bem mais internacionalizada que a da filosofia

2) a lógica é uma disciplina incipiente na maioria dos departamentos de
matemática brasileiros, de forma que, embora haja importantes periódicos
nacionais em matemática, os artigos de lógica publicados são tão
esporádicos que não faria sentido incluí-los na lista. (Samuel,
corrija-me se estiver errado)

Mesmo após a adoção dos meus critérios, acabei com uma lista de 36
periódicos: um número razoável, eu diria, mas ainda assim extenso. De
qualquer forma, se a iniciativa conseguir apoio suficiente, podemos
coordenar outra votação, desta vez usando a opção do CIVS de abrir um
período para receber propostas de novos periódicos para inclusão. O
CIVS também permite votações privadas, nas quais se informa a lista de
endereços de e-mail dos participantes e somente esses podem votar, e
somente uma vez. Informando a lista dos assinantes da Lógica-L, seria
uma tarefa relativamente simples fazer uma votação com os membros da
lista. Fica a dica para o administrador da lista, caso isso possa ser
útil em alguma eventualidade.

--
Hermógenes Oliveira

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Salve, Hermógenes:

> [...]
> lista muito extensa acabaria desencorajando a participação ou, o que
> talvez fosse pior, encorajando o voto descuidado.

Eu próprio _não_ sou capaz de "rankear" em ordem linear 36 periódicos
(ou mesmo 15, digamos). O que fiz, no meu voto, foi dividi-los em
apenas cinco categorias com periódicos "em situação de empate", e
criei uma categoria adicional para os periódicos que a meu ver não se
encaixam na descrição de "Lógica como foco principal". Posso divulgar
meu voto para quem estiver interessado (e posso explicar como ele se
baseou em medidas mais objetivas do que apenas a minha percepção
pessoal).

Minha sugestão para uma votação futura do mesmo gênero é _criar menos
caixas para organizar os objetos_.

> [...]
> Theoretical Computer Science e muitas outras que você mencionou que,
> embora publiquem artigos de lógica, possuem um foco mais amplo, ou

Tudo bem, mas isto que você diz sobre "foco mais amplo, ou variado"
não vale de modo algum para as tradicionalíssimas *Bulletin of the
Section of Logic* ou *Reports on Mathematical Logic*, por exemplo.
São periódicos "de Lógica", e ponto final. Não estou condenando sua
lista ---acho que ela ficou _muito boa_, e você tem o direito de
deixar de fora o que quiser--- mas apenas apresentando uma sugestão
para que ela fique ainda melhor!

> Eu gostaria de ter incluído periódicos nacionais no âmbito da ciência da
> computação e da matemática, porém não pude encontrar nenhum.

Bem, os periódicos *Matemática Universitária* (confira, em anos
recentes, os artigos de Samuel e de Rodrigão) e *Boletim da Sociedade
Paranaense de Matemática* (que publica hoje em dia majoritariamente em
inglês, e autores estrangeiros) não têm menos chance de publicar
artigos de Lógica do que, digamos o periódico *O Que Nos Faz Pensar*.
Ocorre contudo que a comunidade interessada em enviar artigos de
Lógica pra tais fóruns matemáticos nacionais é bastante pequena.
Salve engano de minha parte, na Computação nacional não há periódicos
expressivos em _nenhuma_ área. A obsessão por "periódicos nacionais"
é bem típica da comunidade filosófica nacional. Até há bem pouco
tempo, como talvez você se lembre, havia dois rankings separados no
Qualis-FI: um para "periódicos nacionais" e outro para "periódicos
internacionais". Depois que eles juntaram as duas coisas ficaram com
o problema (nunca resolvido) de usar dois pesos para aquilo que
deveria ter apenas uma medida.

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Hermógenes Oliveira

> [...]

> encaixam na descrição de "Lógica como foco principal". [...]
>
> Minha sugestão para uma votação futura do mesmo gênero é _criar menos

Se compreendi bem a sua sugestão, não consigo ver como adotá-la sem
sabotar o método condorcet e cair numa votação majoritária simples com
seus conhecidos problemas[1].

Suponha, por exemplo, que a votação consista *apenas* em classificar
cada periódico em extratos A B e C (estilo Qualis) e que a apuração dos
votos seja por maioria simples. Então, seria possível que um periódico
X que recebesse 40% C, 25% B e 35% A terminasse no extrato C, por
maioria simples, embora 60% dos votantes acreditem que X merece, pelo
menos, o extrato B.

Por outro lado, qualquer método essencialmente mais sofisticado do que
maioria simples envolverá inevitavelmente a ordenação preferencial dos
periódicos. Obviamente, a ordenação não precisa ser linear. O método
que você usou está perfeitamente em ordem :-). Porém, não faz sentido
limitar de antemão a granularidade do ordenamento a um conjunto
pré-determinado de categorias, pois podem haver votantes que queiram
fazer distinções mais finas. Quem quiser seguir um modelo tipo Qualis
pode fazer uma simples correspondência 1/A1, 2/A2, 3/B1 etc. e atribuir
o número correspondente de acordo com a classificação que daria ao
periódico, ignorando os demais números. Porém, se um votante crê que um
determinado periódico X é consideravelmente melhor do os outros B1 mas
não o suficiente para ser A2, então basta adequar a correspondência
numérica.

Para ser sincero, eu preferia ter usado um método mais consensual de
apuração, como o método de Borda, em vez de condorcet, mas não consegui
encontrar nenhum serviço razoável de votação eletrônica que oferecesse
esse método de apuração: o "fetiche da maioria" ainda domina o
(in)consciente das pessoas. Fazer o quê...

> [...]
> Section of Logic* ou *Reports on Mathematical Logic*, por exemplo.
> São periódicos "de Lógica", e ponto final.

Você tem razão. Eu havia me esquecido desses.

> [...]
> inglês, e autores estrangeiros) não têm menos chance de publicar
> artigos de Lógica do que, digamos o periódico *O Que Nos Faz Pensar*.

Novamente, você tem razão.

Bem, não há como mudar a lista de periódicos a essa altura do
campeonato, mas ainda assim ficaria muito satisfeito se os colegas
tomassem um tempinho para participar da votação.

Notas:
[1] Aos que, porventura, se interessem por sistemas eleitorais, seguem
breves sugestões bibliográficas:

- Elizabeth Anscombe. On the Frustation of the Majority by Fulfilment of
the Majority's Will. Analysis 36(4): 161-168, 1976 (aperitivo para
despertar o interesse de "filósofos analíticos")

- Michael Dummett. Principles of Electoral Reform. (obra de
conscientização, endereçada ao eleitorado, particularmente britânico;
bom livro introdutório)

- Michael Dummett. Voting Procedures. (avançado, exige certa maturidade
matemática)

- Peter Emerson. Defining Democracy. 2ed. (indispensável para aqueles
que já perderam o encanto pelo "fetiche da maioria")

- Hannu Nurmi. Comparing Voting Systems. (pequena jóia; rigoroso, claro,
abrangente, conciso)

--
Hermógenes Oliveira

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Olá, Hermógenes:

Eu acho a sua consulta extremamente pertinente, e por isso não hesitei
em dela participar. Suspeito, de todo modo, que seu resultado pode
depender demasiado do perfil dos votantes (filósofos, matemáticos,
computeiros) --- se houver muito mais votantes com um destes perfis do
que dos outros, pode ocorrer alguma distorção. De fato, há
periódicos, por exemplo, em que um computeiro não sonharia em
publicar, e periódicos que não têm qualquer interesse para um
matemático. Em parte, este é um dos muitos efeitos deletérios da
"mentalidade Qualis" que foi forçada sobre a ciência nacional (e que
no geral não conseguiu que a ciência nacional crescesse em relevância,
mas apenas em quantidade de publicações).

Por tudo isso eu espero, mesmo sem saber previamente como interpretar
os resultados, que muitas pessoas, com todas as cores e bandeiras,
votem!

> [...]
> que já perderam o encanto pelo "fetiche da maioria")
>
> - Hannu Nurmi. Comparing Voting Systems. (pequena jóia; rigoroso, claro,

Para algumas sugestões mais "populares", creio que vale a pena também
espiar o verbete:
http://plato.stanford.edu/entries/voting-methods/
e conferir o curso do Pacuit no Coursera:
https://www.coursera.org/course/votingfairdiv
Este último trata com cuidado particular da Teoria da Escolha Social e
detalha bastante os modelos de agregação de juízos, que são tópicos de
claro interesse para quem trabalha em Lógica.

Abraços,
Joao Marcos

Samuel Gomes

to LOGICA-L, hermogene...@student.uni-tuebingen.de
Caros,

Sobre periódicos nacionais na área de Matemática para artigos em Lógica: praticamente inexistem, essa é a realidade.

Temos, conforme já citados:

--> Revista Matemática Universitária, da Sociedade Brasileira de Matemática, a qual é uma interessante revista de divulgação científica: receberá e eventualmente
publicará surveys sobre tópicos interessantes, direcionados a um público amplo, mas não é uma revista para se mandar o último teorema que você demonstrou.
Eu estou mesmo querendo mandar mais alguma coisa pra lá, publiquei com um estudante um artigo sobre Axioma da Escolha há um tempo atrás.

--> Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática: temos lá listados o Newton da Costa e o Décio Krause entre os editores, mas não tenho notícia de algum artigo da área (Lógica Matemática) que tenha sido publicado lá ultimamente. Deixe-me buscar no Lattes de algumas pessoas... Ops, tem um artigo do Décio mesmo lá em 2003, mais um dele mesmo com Jean Yves e Otavio Bueno possivelmente em Filosofia da Ciência em 1997... E um artigo do Adonai Santanna em 1996. Bem, talvez tenham publicado mais artigos lá, mas eu não sei.

Eu já pensei em submeter papers lá, mas como a gente em Matemática é *muito* pressionado pelos programas de pós sobre o terrível do Qualis,  não fica muito atraente também, no Qualis 2012 este Boletim tinha Qualis B5 em Matemática (que é, aliás, o mesmo Qualis da Matemática Universitária que é de divulgação).

Porém, posso atestar que em Matemática (talvez como na Computação, segundo nos contou JM), não existe a preocupação com o "periódico nacional", normalmente publicamos no exterior mesmo.

A única revista de Matemática mesmo, mais mainstream digamos, no Brasil é o Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, que está sendo distribuído pela Springer:

http://www.sbm.org.br/publicacoes/periodicos/bulletin-of-the-brazilian-mathematical-society

No corpo editorial, pelo que vejo, temos analistas, geômetras e dinamicistas, acho que até para pessoas de Álgebra seria difícil publicar aí... Vejamos os últimos números...
Tem sim algumas coisas de Álgebra, mas é mais Análise, Geometria e Sistemas Dinâmicos mesmo.

A princípio não existe restrição de área no momento da submissão, e o Qualis dessa revista é declaradamente turbinado para estimular submissões (está A2 para Matemática). Pelo que me contam, é o Jacob Palis em pessoa que lida com os artigos. Algum dia talvez eu submeta algo lá só pela curiosidade de ver o que acontece, se negariam a submissão, etc.

Atés,

[]s  Samuel

PS: Nesse sentido o South American Journal of Logic foi realmente muito bem vindo.

PS 2: Mesmo no exterior não é muito fácil publicar em Lógica Matemática ou Teoria dos Conjuntos, boa parte das revistas generalistas não tem gente
da área em seus corpos editoriais, e a coisa do Qualis também é complicada, em geral, para revistas no exterior que pessoas da área possam publicar.

Colocando "Logic" no Qualis de Matemática de 2012, o que vem é:

Algebra and Logic - B2
Annals of Pure and Applied Logic - A2
Journal of Applied Logic - B3
Journal of Applied Non-Classic Logics - B5
Journal of Logic and Computation - B2
Logic Journal of IGPL - B2
Logica Universalis - B5
Notre Dame Journal of Formal Logic - B1
Reports on Mathematical Logic - B4
Studia Logica - B3
The Journal of Symbolic Logic - A2

... E já foi pior, várias revistas creio que entraram na ocasião do movimento feito pela comunidade em 2012 (entraram eventualmente subavaliadas,
mas entraram).

Carol Blasio

to logi...@dimap.ufrn.br, hermogene...@student.uni-tuebingen.de

Caros,

Alimentando a discussão sobre o qualis, em particular da área de filosofia, envio o link de um novo projeto que
compara o índice h5 (google scholar)  médio de revistas nacionais e estrangeiras nos estratos A1 e A2 do Qualis Filosofia.

http://qualisfilosofia.github.io/comparacao/

"Duas são as conclusões gerais principais permitidas pelos dados acima. Primeiramente, há um permanente desequilíbrio entre o h5 médio de revistas nacionais e estrangeiras nos estratos A1 e A2. Esse desequilíbrio mostra que as revistas nacionais têm sido, de um modo geral, privilegiadas nessas avaliações. Em segundo lugar, é notável a desestabilidade do h5 médio nesses estratos, que oscila substancialmente na passagem de uma avaliação para outra."

Abraços,
Carol

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Joao Marcos

> [...]
> Annals of Pure and Applied Logic - A2
> Journal of Applied Logic - B3
> Journal of Applied Non-Classic Logics - B5

Considerando o Qualis-MA 2014, apenas 3 periódicos da lista do
Hermógenes estão classificados:

Theory and Practice of Logic Programming - B2
Electronic Notes in Theoretical Computer Science - B4
Logic Journal of the IGPL - B2

> ... E já foi pior, várias revistas creio que entraram na ocasião
> do movimento feito pela comunidade em 2012 (entraram
> eventualmente subavaliadas, mas entraram).

Reitero aqui um resultado "mais completo" na passagem de 2012 para
2014, segundo o Qualis-MA:
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msg/logica-l/ERq36Oc5Q7Q/kZi_Z7isCwAJ

Annals of Pure and Applied Logic
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra 2014

Comptes Rendus Mathématiques
- caiu de B2 para B4, de 2012 pra 2014

Fuzzy Sets and Systems
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra 2014

International Journal of Approximate Reasoning
- caiu de B1 para B3, de 2012 pra 2014

International Journal of Mathematics and Mathematical Science
- caiu de B4 para B5, de 2009 pra 2014

Journal of Applied Logic
- subiu de B5 para B3, de 2009 para 2012

Journal of Applied Mathematics
- subiu de B4 para B2, de 2009 para 2012,
e caiu de B2 para B5, de 2012 para 2014

Journal of Logic and Computation
- caiu de B1 para B2, de 2009 pra 2014

Journal of Symbolic Computation
- subiu de B1 para A2, de 2009 para 2012,
e caiu de A2 para B1, de 2012 para 2014

Logic Journal of the IGPL
- caiu de B1 para B2, de 2009 pra 2014

Matemática Universitária
- subiu de B5 para B4, de 2012 para 2014

Portugaliae Mathematica
- caiu de B2 para B3, de 2012 para 2014

Theoretical Computer Science
- caiu de A1 para B1, de 2009 para 2012,
e caiu de B1 para B2, de 2012 para 2014

Não parece haver motivo para muito otimismo, na Matemática...

* * *

Considerando o Qualis-CC 2014, apenas 5 periódicos da lista do
Hermógenes estão classificados. Com relação ao Qualis-FI 2014, temos
que 11 dos 36 periódicos da lista do Hermógenes estão classificados.

* * *

Não vale a pena comentar o Qualis-FI, que continua parecendo uma piada
de mau gosto.

* * *

JM

Hermógenes Oliveira

> [...]

> Hermógenes estão classificados. Com relação ao Qualis-FI 2014, temos
> que 11 dos 36 periódicos da lista do Hermógenes estão classificados.

Informações interessantes. A despeito de eventuais parcialidades da
minha parte na composição da lista, isso parece indicar uma maior
influência da comunidade de lógica sobre o CA-FI em comparação com a
CA-CC e CA-MA. Já ouvi muitos colegas da filosofia reclamarem, creio
que com razão, que periódicos de lógica são inflacionados no Qualis-FI.

Ou talvez isso seja simplesmente reflexo da política Qualis de
classificar somente periódicos que aparecem na coleta de dados
juntamente com o meu infeliz critério de seleção, pois creio que os
lógicos da matemática e computação publiquem seus artigos
majoritariamente em periódicos de *foco variado*.

--
Hermógenes Oliveira

Joao Marcos

> [...]
> CA-CC e CA-MA. Já ouvi muitos colegas da filosofia reclamarem, creio
> que com razão, que periódicos de lógica são inflacionados no Qualis-FI.

Certamente reclamam com razão. Como explicar, por exemplo, que o
*Logic Journal of the IGPL* seja A1 quando, comparativamente a outros
periódicos da área, mereceria no máximo um B2? (Há aberrações bem
piores, na área de FI...)

Isto não é dizer que os periódicos ---particularmente os nacionais---
das outras áreas _também_ não sejam inflacionados no Qualis-FI.

> Ou talvez isso seja simplesmente reflexo da política Qualis de
> classificar somente periódicos que aparecem na coleta de dados

Sim, eu mencionei apenas 2014, mas há periódicos classificados em
edições anteriores!

(A tabela de 2015 que eu partilhei na minha primeira mensagem contém
qualis-ficações de várias edições anteriores.)

> juntamente com o meu infeliz critério de seleção, pois creio que os
> lógicos da matemática e computação publiquem seus artigos
> majoritariamente em periódicos de *foco variado*.

Eu não apostaria nisto...

De todo modo, pesquisadores de todo o país são hoje escravos do
Qualis, como se o monstro fizesse qualquer sentido. Exemplo, nunca
ouvi falar de outra classificação, a nível mundial, que desse notas
diferentes a veículos _por área de publicação_. O Qualis faz isto,
provavelmente como reflexo do seu objetivo original: classificar
programas de pós-graduação _por área_.

JM

Joao Marcos

> [...]
> ouvi falar de outra classificação, a nível mundial, que desse notas
> diferentes a veículos _por área de publicação_.

Corrigindo: já ouvi falar de algo parecido, sim. O "SJR Scimago" faz
exatamente isto, mas somente com relação aos quartis da classificação
por área. Por exemplo, o *Journal of Logic and Computation* está no
quartil Q1 de periódicos área de "Arts and Humanities" (que inclui 431
periódicos) e no quartil Q2 da área de "Logic" (que contém 23
periódicos). O *indicador SJR*, obviamente é o mesmo --- a diferença
está no conjunto de periódicos que aparecem na comparação, em cada
área.

JM

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
No entanto, devo dizer, como um dos Editores Executivos do *Logic
Journal of the IGPL* e para evitar comentários que podem não
refletir a realidade das coisas para autores mais jovens, que zelo
pessoalmente para que o jornal seja muito democrático, aceitando
artigos que muitas vezes não são prezados pelos outros jornais, e
em áreas que muitas vezes não são bem-vistas pelas revistas que
você consideraria "grandes". Exemplos não me faltam.

Não acho que o preço seja barato, mas é compatível com os outros. A
Oxford Open initiative permite um desconto de 50% para developing
countries, o que da UD 1500 para que uma publicação fique "Open
access". Dá ainda "free access" para mais de 50 países.

O *Logic Journal of the IGPL* publicou muitos anais de congressos
e simpósios brasileiros que outros não publicariam,e aceita
nossos projetos com mais facilidade que a maioria. Não vejo razão
para que ele não seja A1, numa perspectiva democrática e
não-preconceituosa da ciência.

Walter
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> [...]

Walter Carnielli
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Institutional e-mail: walter.c...@cle.unicamp.br
Website: http://www.cle.unicamp.br/prof/carnielli

Samuel Gomes

to LOGICA-L, hermogene...@student.uni-tuebingen.de
Caros,

Concordo plenamente com o "não existe motivo para otimismo na Matemática", mas preferi usar o Qualis 2012 que é o último consolidado (pra usar a terminologia deles mesmo) porque, pelo menos pra Matemática, ainda não está claro como está sendo o funcionamento esses tais "Qualis anuais" de 2013 e 2014.

Nas vezes em que conversei com pessoas com "bastante" acesso ao pessoal da Coordenação de Matemática da CAPES, o que me falaram desse Qualis anual é que seria algo que se referia somente às publicações "daquele ano", ou seja, revistas que não tenham aparecido num certo Qualis Anual a gente nem tem como reclamar direito porque aí vem esse argumento anual e etc.

Algo que eu não possa reclamar, prefiro não usar.

Mas o fato é que as minhas revistas "B1 de estimação" - as generalistas que publicam na minha área específica não estão no extrato A, a menos da Fundamenta Mathematicae que demora muito pra responder e é uma difícil para publicar mesmo - vem todas caindo nos Qualis anuais em que elas apareceram, assim a perspectiva não é otimista mesmo. Vale a conclusão de JM.

Minha preocupação maior, por exemplo, é quantas das revistas que eu listei em Lógica continuarão no próximo Qualis Consolidado (de 2016 ?).

Atés,

[]s  Samuel

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi, Walter:

Peço desculpas se passei uma má impressão com a minha mensagem
anterior. Eu gosto _muito_ do *IGPL*, de verdade, e usando o critério
inter-subjetivo de "fator de impacto" eu entenderia perfeitamente que
ele fosse qualis-ficado (de maneira isenta) no mesmo extrato do
*Journal of Applied Non-Classical Logics* e do *Logique et Analyse*
(outros dois periódicos dos quais eu gosto muito). Mas este extrato
fica abaixo e bem distante daquele ao qual pertencem naturalmente
periódicos como *Journal of Logic and Computation* ou *Studia Logica*.

Reconheço que no meu comentário anterior não cheguei a considerar o
critério da "democracia".

Abraços,
Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Prezados,

Reitero o convite para participação na votação eletrônica de
classificação de periódicos da área de lógica, conforme divulgado
anteriormente nesta lista. Resta apenas uma semana de prazo para
participar da votação:

http://civs.cs.cornell.edu/cgi-bin/vote.pl?id=E_b8a67f80d6df72ec&akey=a8d4505babd3c07e

Até o momento, foram contabilizados apenas oito votos.

Resultado parcial:

http://civs.cs.cornell.edu/cgi-bin/results.pl?id=E_b8a67f80d6df72ec

Saudações,

--
Hermógenes Oliveira

Valeria de Paiva

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Caros,
so' pra dizer que votar na classificação de periódicos da área de lógica do Hermogenes 'e bem mais facil do que eu achei que seria.
voce pode colocar varios num "bucket" so'. por exemplo, eu coloquei todos os jornais que nao conheco direito, mas que queria conhecer  melhor num balde so'. Vale a pena votar, nem que seja so' pra ver os journals que voce esqueceu que existiam.

abracos logicos,
Valeria

--
Hermógenes Oliveira

[...]

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
Car@s, tambem votei, mas por enquanto não está nada
representativo, ha apenas 14 eleitores escolhendo!

Abs

Walter

Em 10 de junho de 2016 12:56, Valeria de Paiva
<valeria...@gmail.com> escreveu:
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
> Grupos do Google.
> um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
> Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
> Acesse esse grupo em
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
> Para ver essa discussão na Web, acesse
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAESt%3DXtKkoFpe4abtPFFGUJUWtmYmFAPLvG7u-OaRW%3D912tewA%40mail.gmail.com.

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Prezados,

O período de votação terminou.

O resultado pode ser conferido em

http://civs.cs.cornell.edu/cgi-bin/results.pl?id=E_b8a67f80d6df72ec

Com apenas 19 votos contabilizados, o resultado dificilmente pode ser
tomado como representativo da comunidade de lógica brasileira, mas
talvez possa revelar algo de interessante.

Saudações,

--
Hermógenes Oliveira