[Logica-l] Qualis: um exercicio de democraria na lista de Logica

hug...@ime.usp.br

to logi...@dimap.ufrn.br
Ola a todos,

Penso que, apos estas semanas de intensos e democraticos debates em
torno das sugestoes de mudancas de avaliacoes dos Qualis das 3
Logicas, caberia mais um importante exercicio democratico sobre o
tema: votacoes de propostas concretas.
Participaria desta votacao a comunidade dos logicos brasileiros aqui,
por questoes praticas, identificada com a totalidade dos participantes
da lista de Logica (eleicao viabilizada atraves de algum instrumento
google???)

Sugiro as 3 propostas abaixo, com eleicao finalizada na segunda-feira,
dia 2 de abril:

Proposta (1): enviar a Capes no dia 4 de abril (quarta-feira) as 12hs,
o trabalho realizado pela Valeria, Rodrigo, Samuel e Charles, com
sugestoes de alteracoes de notas aceitas ate as 23:59 de terca-feira
(3 de abril).

Proposta (2): retrabalhar todo o conteudo da proposta, em cima das
sugestoes do Jean-Yves (via fatores de impacto) e outras, a partir da
lista ampliada do Joao Marcos, ate dia 2 de maio (quarta-feira),
quando o resultado do trabalho seria enviado a Capes.

Proposta (3): nenhuma das anteriores.

Abracos,

Hugo

Abracos,

Hugo

Hugo Luiz Mariano <hug...@ime.usp.br>

Arthur Buchsbaum

to logi...@dimap.ufrn.br
Estou pela proposta (2).
Att.,
Arthur Buchsbaum

to logi...@dimap.ufrn.br
Caro Hugo

E melhor ver a situcao de maneira menos pessoal (Valeria, Hugo, Samuel,
Charles vs JYB e JM)
e dramatica (ultimatum 23:59).
Nao se trata de um confrontacao entre duas listas eleitorais.
Seria melhor mandar uma carta oficial para a CAPES em nome da Sociedade
Brasileira de Logica
assinada pela nossa presidente e sem usar o bloguismo.
Nao precisa esperar muito tempo.
Hoje em dia com a Internet, tudo mundo pode se expressar diretamente e com
muita velocidade.
Me parece que so precisa especificar melhor os parametros da consulta e da
decisao.

Um abraço, JY

Décio Krause

to Arthur Buchsbaum, <logica-l@dimap.ufrn.br>
Proposta 2

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
88040-900 Florianópolis - SC - Brasil
http://www.cfh.ufsc.br/~dkrause

Rodrigo Freire

to jean-yves beziau, logi...@dimap.ufrn.br
Concordo com o Jean Yves.

O Blog até agora serviu como recurso de comunicação e de recolhimento de
assinaturas. Pode ser dispensado em favor de uma carta oficial da SBL.

Abraço
Rodrigo

hug...@ime.usp.br

to jean-yves beziau, logi...@dimap.ufrn.br
Oi Jean Yves!

Na verdade imaginei que esta acao democratica auxiliria nossa
comunidade da Logica a:

(1) *Nao* encaminhar esse assunto, que interessa a toda comunidade, de
forma pessoal.
Claro que todos temos ideias distintas de como deveria/poderia ser
tratado o assunto do Qualis e em que momentos, mas unidade com 400
pessoas envolvidas nao eh muito provavel: so democracia, via votacao
direta e com propostas concretas poderia nos auxiliar no processo de
convergencia. Listei, apenas como forma de sugestao, 3 propostas,
claro que a comunidade poderia/deveria formular outras propostas e
decidir como e quando votarmos e por quais mecanismos tecnologicos.
(2) Respaldar a proposta a ser apresentada a Capes: votacao direta
escolhendo (via maioria) uma proposta fixa daria respaldo a o que a
SBL deveria pleitear a CAPES ja que a SBL eh simplesmente uma
representacao da comunidade dos logicos do Brasil.

Abracos,

Hugo

Hugo Luiz Mariano <hug...@ime.usp.br>

hug...@ime.usp.br

to hug...@ime.usp.br, logi...@dimap.ufrn.br
Ola a todos,

Notei que nos ultimos dias cessaram as discussoes em torno da questao
Qualis-Logica: isto me surpreendeu *bastante* pois sabemos que algumas
areas (Fisica, por exemplo) ja terminaram o processo de revisao de
2012, sugerindo que a comunidade dos logicos (matematicos, filosofos,
teoricos da computacao) tambem tem poucos dias para se posicionar
quanto ao assunto da nossa avaliacao pelo Qualis (lembro que a proxima
avaliaco so ocorrera em 2015).
Em email anterior (28 de marco), sugeri 3 propostas (ver email
abaixo) para auxiliar, de forma democratica, no processo de
posicionamento de nossa comunidade quanto essa grave e urgente
questao. Tambem foi sugerido que esta consulta se encerrasse no final
do dia 2 de abril (segunda feira). Ate agora, apenas duas pessoas se
posicionaram (= votaram), de forma espontanea, sobre esta consulta
(Arthur e Decio). Aproveito email para declarar meu voto na *proposta
1*.
Convido a todos a declararem suas posicoes!!!

Abracos,
Hugo

Quanto Quoting hug...@ime.usp.br:

Eduardo Ochs

to hug...@ime.usp.br, logi...@dimap.ufrn.br
Oi a todos,

a quantas anda a votação?
Eu voto na proposta 1!

Abraços,
Eduardo Ochs

Itala M. L. D'Ottaviano

to Eduardo Ochs, logi...@dimap.ufrn.br
Caros Colegas:

Se necessário for votar, voto na Proposta 1.

Entretanto, gostaria de salientar o quão importante tem sido o processo
desencadeado por Samuel, Robrigo, Charles e Valéria!

Nesse sentido, sugiro que acatemos o encaminhamento que estes nossos colegas
considerarem mais adequado, face às discussões e propostas por todos
apresentadas.

Itala
Itala M. L. D'Ottaviano
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science - CLE
State University of Campinas - UNICAMP
Sergio Buarque de Holanda, 251 Street
ZIP CODE 13083-859 - Campinas-SP, Brazil
Fax: +55-19-3289-3269
Tel.:+55–19-3521-6517

Décio Krause

to Itala M. L. D'Ottaviano, logi...@dimap.ufrn.br
Proposta 1

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
88040-900 Florianópolis - SC - Brasil
http://www.cfh.ufsc.br/~dkrause

Walter Carnielli

to Eduardo Ochs, logi...@dimap.ufrn.br
Voto na proposta 1.
Walter

--
Walter A. Carnielli
Enviado via iPhone

Joao Marcos

> [...]
> do Joao Marcos, ate dia 2 de maio (quarta-feira), quando o resultado do

Embora a eleição proposta tenha se encerrado *ontem*, alguns membros
aqui da lista começaram a votar agora, embora a situação já nem seja
mais a mesma de quando começamos... Já temos de fato uma alternativa
que pode (até mesmo antes do fim deste feriado em que certamente
ninguém vai fazer nada lá na CAPES), suprir as deficiências da
proposta (1). Notem, aliás, que temos um falso dilema em jogo, já que
ninguém quer esperar até mês que vem, conforme sugerido na proposta
(2)!

O que temos que decidir _realmente_, após o fim de semana passado, é
entre *dois modelos de qualis-fic-ação divergentes*. Por isso o meu
voto vai para (3). Proporei a seguir uma votação diferente e
eficiente para convergirmos rapidamente, se possível, para algo
simultaneamente com vantagens de (1) e de (2).

Recordo que o aplicativo Coleta CAPES ainda estará recolhendo
informações dos programas de pós-graduação até o dia 18 de abril às
18:00 (htttp://www.capes.gov.br/avaliacao/coleta-de-dados/). Então
talvez não haja motivo para tanta dor-de-barriga. :-)

Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Rodrigo Freire

to Joao Marcos, logi...@dimap.ufrn.br
> [...]
> 18:00 (htttp://www.capes.gov.br/avaliacao/coleta-de-dados/). Então
> talvez não haja motivo para tanta dor-de-barriga. :-)

Isso é curioso, pois física e engenharias já constam como atualizadas em
2012.

Abraço
Rodrigo

Marcelo Esteban Coniglio

to hug...@ime.usp.br, logi...@dimap.ufrn.br
Voto na proposta 1, e contra a iniciativa de João Marcos de abrir um
novo pleito. Acho que niunguém tem mais paciência para continuar
debatendo sobre este assunto. Parabenizo o Rodrigo, o Samuel e a
Valeria (em estrita ordem alfabética) pelo valioso trabalho que
fizeram de graça para tentar melhorar as condições da comunidade dos
lógicos no Brasil. Excesso de oposição e de preciosismo causa
imobilidade.

Abraços,

Marcelo

Decio Krause

to Marcelo Esteban Coniglio, logi...@dimap.ufrn.br
Faço minhas as palavras do Marcelo. Parabéns aos três e obrigado.

Decio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
88040-940 Florianópolis, SC -- Brasil
deciokrause[at]gmail.com
www.cfh.ufsc.br/~dkrause
"We are intrinsically spatial and temporal
beings. We can only observe particular
entities, handle spatial things, and our
thinking depends on the concept of
individuals. How to reconcile nonspatial
quantum characteristics with spatio-
temporal individuation is perhaps the next great problem physics has to overcome." (S. Auyang, "How is quantum
field possible?"(Princeton Un. Press, 1995, p.165).

Renata Wassermann

to logi...@dimap.ufrn.br
Também estou com o Marcelo e voto na proposta 1.

Abraços,

Renata.

--
Renata Wassermann
Associate Professor

FAD 2

to Walter Carnielli, logi...@dimap.ufrn.br
Voto um.

Sent from my iPhone

Marcelo Finger

to Renata Wassermann, logi...@dimap.ufrn.br
Eu também estou com o Marcelo.

Marcelo

Marcelo Finger
 Departamento de Ciencia da Computacao
 Instituto de Matematica e Estatistica
 Universidade de Sao Paulo
 Rua do Matao, 1010
 05508-090    Sao Paulo, SP     Brazil
 Tel: +55 11 3091-9688, 3091-6135, 3091-6134 (fax)
 http://www.ime.usp.br/~mfinger