novidades do "Qualis da Lógica" (2015)

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
As mais recentes qualis-ficações de periódicos já podem ser
consultadas no site da Plataforma Sucupira. Seguem abaixo algumas
notas sobre a evolução de alguns dos principais periódicos que acolhem
com simpatia publicações da área de Lógica, bem como as listas atuais
de periódicos "mais relevantes".

* * *
* * *

A word of warning:
"Past performance is no guarantee of future success."

* * *
* * *

**CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (CC)**

Autonomous Agents and Multi-Agent Systems
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra cá

Electronic Notes in Theoretical Computer Science
- caiu de B1 para C, de 2012 pra cá

Formal Aspects of Computing
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra cá

Information and Computation
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra cá

International Journal of Approximate Reasoning
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra cá

Journal of Applied Logic
- caiu de B2 para B3, de 2009 para 2012,
e subiu de B3 para B2, de 2012 para cá

Journal of Applied Mathematics
- caiu de B4 para B5, de 2013 para cá

Journal of Artificial Intelligence Research
- subiu de A2 para A1, de 2009 para 2012,
e caiu de A1 para A2, de 2012 para cá

Journal of Formalized Reasoning
- caiu de B4 para B5, de 2013 para cá

Journal of Logic, Language and Information
- caiu de B1 para B2, de 2009 pra cá

Journal of Multiple-Valued Logic and Soft Computing
- caiu de B2 para B3, de 2009 para 2012,
e subiu de B3 para B2, de 2012 para cá

Journal of Philosophical Logic
- caiu de B2 para B3, de 2009 para cá

Logic Journal of the IGPL
- B2 em 2009, B3 em 2012, B1 em 2013, B2 em 2014

Theoretical Computer Science
- caiu de A1 para A2, de 2012 para cá

**Qualis CC no estrato restrito A1+A2+B1**

+ Annals of Pure and Applied Logic (B1 2012)
+ Artificial Intelligence (A1 2012)
+ Autonomous Agents and Multi-Agent Systems (B1 2014)
+ Bulletin of Symbolic Logic (B1 2012)
+ Computational Intelligence (B1 2012)
+ Formal Aspects of Computing (B1 2013)
+ Fundamenta Informaticae (B1 2013)
+ Fuzzy Sets and Systems (A1 2014)
+ Information and Computation (B1 2014)
+ Information Sciences (A1 2014)
+ International Journal of Approximate Reasoning (B1 2014)
+ Journal of Artificial Intelligence Research (A2 2013)
+ Journal of Automated Reasoning (B1 2012)
+ Journal of Functional Programming (B1 2012)
+ Journal of Logic and Algebraic Programming (B1 2012)
+ Journal of Logic and Computation (B1 2014)
+ Journal of Symbolic Computation (B1 2012)
+ Notre Dame Journal of Formal Logic (A2 2012)
+ Theoretical Computer Science (A2 2014)
+ Theory and Practice of Logic Programming (B1 2014)

* * *
* * *

**MATEMÁTICA (MA)**

Annals of Pure and Applied Logic
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra cá

Comptes Rendus Mathématiques
- caiu de B2 para B4, de 2012 pra cá

Fuzzy Sets and Systems
- caiu de A2 para B1, de 2012 pra cá

International Journal of Approximate Reasoning
- caiu de B1 para B3, de 2012 pra cá

International Journal of Mathematics and Mathematical Science
- caiu de B4 para B5, de 2009 pra cá

Journal of Applied Logic
- subiu de B5 para B3, de 2009 para 2012

Journal of Applied Mathematics
- subiu de B4 para B2, de 2009 para 2012,
e caiu de B2 para B5, de 2012 para cá

Journal of Logic and Computation
- caiu de B1 para B2, de 2009 pra cá

Journal of Symbolic Computation
- subiu de B1 para A2, de 2009 para 2012,
e caiu de A2 para B1, de 2012 para cá

Logic Journal of the IGPL
- caiu de B1 para B2, de 2009 pra cá

Matemática Universitária
- subiu de B5 para B4, de 2012 para cá

Portugaliae Mathematica
- caiu de B2 para B3, de 2012 para cá

Theoretical Computer Science
- caiu de A1 para B1, de 2009 para 2012,
e caiu de B1 para B2, de 2012 para cá

**Qualis MA no estrato restrito A1+A2+B1**

+ Applied Categorical Structures (B1 2012)
+ Fundamenta Mathematicae (B1 2012)
+ Fuzzy Sets and Systems (B1 2012)
+ Journal of Algorithms in Cognition, Informatics and Logic (B1 2009)
+ Journal of Automated Reasoning (B1 2012)
+ Journal of Symbolic Logic (A2 2012)
+ L'Enseignement Mathématique (B1 2012)
+ Notre Dame Journal of Formal Logic (B1 2012)

* * *
* * *

**FILOSOFIA (FI)**

Axiomathes
- subiu de B2 para B1, de 2012 pra cá

Electronic Notes in Theoretical Computer Science
- subiu de C para B2, de 2012 pra cá

History and Philosophy of Logic
- subiu de C para B2, de 2012 pra cá

Logic Journal of the IGPL
- subiu de A2 para A1, de 2012 pra cá

Logica Universalis
- em 2012 era B2 na versão online
e B1 na versão impressa,
agora se estabilizou como B1 em ambas versões

Synthese
- caiu de A1 para B2, de 2012 para 2013,
e subiu de B2 para A1, de 2013 em 2014

**Qualis FI no estrato restrito A1+A2+B1**

+ Axiomathes (B1 2014)
+ Bulletin of Symbolic Logic (A1 2012)
+ Disputatio (B1 2013)
+ Electronic Notes in Theoretical Computer Science (B1 2014)
+ Journal of Applied Logic (B1 2014)
+ Journal of Logic and Computation (A2 2012)
+ Kriterion (A1 2014)
+ Logic and Logical Philosophy (B1 2013)
+ Logic Journal of the IGPL (A1 2014)
+ Logica Universalis (B1 2014)
+ Logique et Analyse (A2 2013)
+ Manuscrito (A2 2014)
+ Minds and Machines (A2 2013)
+ Principia (B1 2014)
+ Review of Symbolic Logic (B1 2014)
+ Studia Logica (A1 2014)
+ Synthese (A1 2014)
+ Topoi (A1 2014)

* * *
* * *

JM

to logi...@dimap.ufrn.br
Wow, João!

Isso foi *muito* trabalho, obrigada!

Realmente impressionante como a qualisficação dos jornais de lógica caíram em computação e matemática :( Assim fica difícil :(

Só se salva "Fuzzy", eu acho...

Abraços!

--
Elaine
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
> Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
> Visite este grupo em http://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LhY-xyFoxTwkKi8YXG6QwT8hVkN_1-CHwO2xXcQU6jALg%40mail.gmail.com.

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros

Acho que os matemática  deixam  de participar e os engenheiros tomaram o lugar deles...

Vivek Nigam

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Olá a todos,

Parece que a confusão é maior ainda (vejam a mensagem abaixo). O Qualis será anual de agora em diante e uma publicação será classificada de acordo com o periódico e ano de publicação. Portanto, não adianta usar o Qualis do ano X se o seu artigo será publicado no ano X + Y com outro Qualis.

Um possível efeito desta mudança é que o Qualis perca de vez para todas o status que tem no Brasil.

Uma coisa foi positiva, na minha opinião: colocaram LNCS e ENTCS no seus devidos lugares: LNCS usando o Qualis da Conferência (conforme mencionado na mensagem abaixo) e ENTCS para Qualis C.

Mensagem "explicativa" abaixo:

Prezada Andreia,

estou no exterior toda esta semana.
Independente disto a Comissão do Qualis esta olhando os assuntos reportados e daremos um  retorno.

Lembramos que o QUALIS MUDOU, pela nova sistemática adotada pela CAPES, o Qualis passou a ser anual.
Consequentemente, no Qualis periódicos de 2013 somente são classificados veículos em que algum
programa publicou em 2013 (o mesmo valerá para os demais anos:2014, 2015 e 2016).

Portanto, pela nova sistemática, uma publicação classificada como A1 num dado ano pode simplesmente não aparecer no Qualis de outro ano, pois nenhum programa publicou neste veículo (tenho recebido várias mensagens esta semana de pesquisadores perguntando "onde está" o periódico XXX).

Outra situação que pode acontecer com o Qualis anual, em função dos percentuais limites permitidos pela Capes para a classificação nas faixas restritas, pode haver uma revista classificada A2 em determinado ano e  B1 em outro ano. Isto pode ocorrer, pois a classificação depende somente dos veículos em que houve publicações dos programas no respectivo ano. A classificação passa a ser dinâmica e anual.

A Comissão classificou em C periódicos que só publicam anais de eventos como Lecture Notes, Procedia. O artigo será pontuado pela Classificação da Conferência.

A Capes chamou a Comissão para recolocar a classificação depois da nossa reunião de julho na CSBC, tendo em vista ajustes da plataforma Sucupira, nesta ocasião não foi possível manter a classificação inicial e houveram algumas pequenas mudanças na classificação quando alguns periódicos ficaram com classificações diferentes em 2013 e 2014.

Pena que o Qualis somente foi aberto agora, depois do Seminário, teria sido uma boa oportunidade de conversarmos e esclarecer algumas dúvidas sobre a nova sistemática do Qualis.

Abraços,
Navaux

Vivek Nigam

Computer Science Department
Federal University of Paraíba

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Walter Alexandre Carnielli

to logi...@dimap.ufrn.br
Vixi!
Agora sim que é para desprezar completamente essa estúpida medida da burrice nacional. Proponho que façamos uma carta aberta mostrando a todos os departamentos, universidades sistemas de pós-graduação, etc que a única saída eh abandonar esse critério
Walter

Enviado do meu iPad

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
> Um possível efeito desta mudança é que o Qualis perca de vez para todas
> o status que tem no Brasil.

Isso em si já será um efeito muito positivo!

Quem sabe agora não poderemos nos dedicar mais a fazer ciência, e
ciência realmente relevante?

Joao Marcos

PS: Conjecturo que na melhor das hipóteses o fetiche do Qualis acabará
sendo trocado por outro equivalente...

Edward Hermann Haeusler

to logi...@dimap.ufrn.br

Caro Vivek,

O lncs e as edicoes que conheco do entcs nao sao comparaveis, na minha opiniao. O lncs, salvo alguns volumes que sao festschrifts,  'e usado para proceedings enquanto entcs eh usado com post-proceedings. Em um post-proceedings o processo de revisao e editorial eh, pelo menos conceitualmente, mais rigoroso, alem de ser feito dentro de uma comunidade bem especializada. Os proceedings sao feito com prazo bastante curto e o processo de revisao/edicao normalmente deixa muito a desejar. Nao acho que os post-proceedings do lsfa que editei junto com o Mauricio Ayala outro com o L.F. del Cerro merecam classificacao C. O mesmo digo com respeito a todos os outros post-proceedings do lsfa e de outras conferencias.

O efeito deste expediente de classificacao com penalidades eh simplesmente o exercicio de poder dos mais fortes sobre os mais fracos/desunidos. Nada que nos impressione, afinal assim caminha o poder.

Para mim, o que fica eh que provavelmente devo pedir meu descredenciamento da pos, para nao atrapalhar meu programa de pos em 2016. Alem disso, pensar bastante para que nova area aprumar a rota.

[]s

Hermann

[...]

Ciro Russo

to LOGICA-L
O Qualis de Matemática em resumo:
Shelah e Todorcevic publicam B1, na UFBA temos um inteiro grupo de pesquisa que só publica Qualis A.

Seria engraçado se não fosse tristemente verdadeiro.

Abraços,

Ciro

Joao Marcos

> [...]
> que só publica Qualis A.
>
> Seria engraçado se não fosse tristemente verdadeiro.

Bem-vindo ao Brasil, Ciro...

> "Supostamente" haverá um novo Qualis em 2017, e esse sim vai ser
> divulgado na plataforma WebQualis, e "vigorará" no quadriênio seguinte.

Samuel e povo de Sucupira! O WebQualis provavelmente irá morrer, a
plataforma nova da pós veio para ficar.

> Para mim, o que fica eh que provavelmente devo pedir meu
> descredenciamento da pos, para nao atrapalhar meu programa
> de pos em 2016.

Hermann, por favor não faça isso! A sua saída da pós seria uma perda
*inestimável* para a formação a nível nacional de doutores em lógica
computacional.

Joao Marcos

Davi Romero

Vivek Nigam

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi Hermann,

O lncs e as edicoes que conheco do entcs nao sao comparaveis, na minha opiniao. O lncs, salvo alguns volumes que sao festschrifts,  'e usado para proceedings

Concordo. E acho que fazer o link entre o LNCS e o Qualis de conferências, como esta sendo proposto, faz mais sentido. Não achas?

[...]

ENTCS sempre foi para mim um meio de publicar resultados de workshops, como o LSFA, que tem informal proceedings. O problema é que existem muitos workshops que usam o ENTCS e muitos não tem a mesma qualidade do LSFA. Não faz sentido para mim adotar a todos ENTCS, i.e., todos os workshops, a nota B1 equivalente jornais/conferências importantes, e.g., JAR, JLC, etc. Pode ser que a nota C seja baixa demais. De qualquer forma acho mais adequado usar o Qualis de conferências (e workshops) para avaliar ENTCS.

Abraços,

Vivek

Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LjOyrfBb7fyzSDR%2Bwo6sjxyohgv8d0cSEwZUGA8a8DH5A%40mail.gmail.com.

--

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.

Joao Marcos

> [...]
> o L.F. del Cerro merecam classificacao C. O mesmo digo com respeito a todos
> os outros post-proceedings do lsfa e de outras conferencias.

Pois é... Segue o histórico de anais do LSFA, o principal evento de
lógica computacional de origem nacional, que acabou de ter sua 10a
edição aqui em Natal:

Proc. LSFA 2007, ENTCS vol 205, 2008
Proc. LSFA 2008, ENTCS vol 247, 2009
Proc. LSFA 2009, ENTCS vol 256, 2009
Proc. LSFA 2010, ENTCS vol 269, 2011
Proc. LSFA 2011, EPTCS vol 81, 2012
Proc. LSFA 2012, EPTCS vol 113, 2013
Proc. LSFA 2013, ENTCS vol 305, 2014
Proc. LSFA 2014, ENTCS vol 312, 2015
Proc. LSFA 2015, to appear in ENTCS

Vale apontar que o ENTCS era B1 no Qualis-CC até 2012, e despencou
para C no Qualis-CC 2014 (saltando para B1 no Qualis-FI, no mesmo
ano). Supõe-se que o estrato C significa que o LSFA será doravante
avaliado *apenas como conferência* ao publicar no ENTCS. Já o EPTCS
era B5 no Qualis-CC em 2012, e aparentemente não havia sido
qualis-ficado antes disso.

De maneira complementar, segue portanto o histórico recente do
Qualis-CC para conferências, no que diz respeito ao mesmo LSFA, e
outro evento de de origem nacional da área de lógica computacional, o
WoLLIC:

2010 - qualis-ficação do WoLLIC no estrato B4
2012 - primeira qualis-ficação do LSFA, no estrato B4
2012 - qualis-ficação do WoLLIC no estrato B3

Em contraste, os eventos nacionais SBES, o SBIE e o SBRC, por exemplo, são B2.

* * *

A propósito, aproveito para reenviar um link (atualizado) sobre
eventos na área de Lógica em Computação:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Cyp26Vok_zSCpsHAdsH_WxnGtJDPxoePgkr81JuUueM/edit?usp=sharing
Com o salto de 29% de eventos no estrato restrito A1+A2+B1 em 2010
para 52% no mesmo estrato em 2012 (levando sempre em consideração
apenas os 68 eventos desta minha lista), parece haver aí um recado
mais ou menos claro do comitê de área de CC para a comunidade
envolvida.

* * *

Joao Marcos

Vivek Nigam

hug...@ime.usp.br

to logi...@dimap.ufrn.br, Edward Hermann Haeusler
Caro Hermann,

Suas intervenções em momento decisivos de minha vida acadêmica (nas
minhas bancas de Mestrado, Doutorado e Livre-Docência) apesar de
pontuais, tiveram influência significativa no meu processo pessoal de
maturação científica. Imagino o impacto direto que sua supervisão tem
sobre o desenvolvimento de seus estudantes de pós-graduação.
Seria terrível para a a Lógica brasileira se vier a (ter que) tomar
tal decisão por pressões de natureza totalmente burocrática.
Por favor, resista!

Forte abraço,
Hugo