C3 - Cronograma

169 views
Skip to first unread message

carro.r...@gmail.com

unread,
Aug 5, 2016, 12:49:10 PM8/5/16
to Veículos Elétricos


Tenho cerca de 30 dias corridos (com alguma folga) a partir do dia 11 de agosto de 2016 para realizar a conversão. Isso inclui no entanto a confecção de algumas partes e o aguardo da chegada de outras. 


O objetivo é: 


- Finalizar a encomenda de partes até o dia 11 de agosto de 2016. 

- Remover o motor e a caixa de cambio até o dia  15 de agosto de 2016 para confecção do adaptador do motor. 

- Inicio da conversão no dia 22 de agosto. 

- Primeiros testes até o dia 31 de agosto. 


A idéia é uma dedicação de 4 horas por dia na conversão, e usar uma equipe multidisciplinar para isso (mecânicos, serralheiros, torneiros e eletricistas). 


O cronograma proposto é o seguinte: 


 



Como sempre, qualquer opinião, sugestão e/ou comentário é mais do que bem vindo. 

Silas Caze

unread,
Sep 17, 2016, 7:36:53 AM9/17/16
to Veículos Elétricos
Muito interessante seu projeto. Teria fotos pra gente ver o progresso? Vai ser DC ou AC?

Kepler Chaves Tiburcio

unread,
Sep 17, 2016, 7:38:22 AM9/17/16
to veiculos-...@googlegroups.com
Já terminou. Hoje é 16/9




--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Veículos Elétricos" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to veiculos-eletri...@googlegroups.com.
To post to this group, send email to veiculos-...@googlegroups.com.
Visit this group at https://groups.google.com/group/veiculos-eletricos.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

carro.r...@gmail.com

unread,
Sep 19, 2016, 8:43:12 AM9/19/16
to Veículos Elétricos
Ola Kepler. 

Infelizmente não. Tive problemas com a importação das peças. Algumas estão a mais de um mês aguardando liberação da receita. 

Neste meio tempo também tive resposta dos fabricantes de motor e da controladora. Eles não me parecem muito confortáveis com com o uso da controladora com este motor. Se for para usa-los em conjunto como pretendo, recomendam algumas alterações no motor. 

Como igual ainda estou no aguardo das peças, estou pensando seriamente em ir até os EUA e trazer um conjunto de motor/controladora novos ao invés de reaproveitar estes. O imposto deve ser menor (já que não pagaria a sobre taxa que temos aqui no RS) e teria um motor adequado (estou pensando no AC-50 da HPEVS). Além de ter uma curva de potencia/torque e rotacoes mais adequada para o que eu espero do carro, facilitaria nos quesitos de eletronica e seria mais tranquilo de implementar regen. 

As caixas de baterias já estão instaladas. A flange esta pronta, assim como o acoplamento. Ainda nao fiz a furação do motor na flange, portanto se precisar trocar o motor só perderia o acoplamento. 

Mas vamos ver como fica esta novela da importacao e a resposta do pessoal da Zapi sobre o motor. Espero ter uma definição até o final da semana. 


On Saturday, September 17, 2016 at 8:38:22 AM UTC-3, Kepler wrote:
Já terminou. Hoje é 16/9

Marcos Felipe Diniz

unread,
Sep 19, 2016, 9:12:43 AM9/19/16
to veiculos-...@googlegroups.com

Amigos, sem querer desvirtuar o assunto (mas aproveitando a oportunidade que surgiu da conversa sobre a dificuldade de importação de peças sensíveis como controladoras e afins), gostaria de perguntar porque não seria viável substituir a controladora por um atuador mecânico? Explico:

Estive imaginando a seguinte situação: Um VE que tivesse um motor elétrico com apenas quatro velocidades fixas pré-programadas. Cada uma destas faixas de RPM seria pensada para funcionar junto com uma bomba hidráulica de fluxo variável (encontrada com relativa facilidade no mercado de automação) e a transmissão de força para as rodas poderia se dar por várias formas: um motor hidráulico acionando um diferencial; dois motores hidráulicos em cada roda (dianteira ou traseira) de tração; quatro motores hidráulicos (um para cada roda). A vantagem destas duas últimas configurações é, inclusive, a eliminação de cambio, acoplamentos, diferenciais, semi-eixos, etc...

Assim, nesta configuração, vamos ter uma seletora de “marchas” (de 1ª a 4ª marchas), mas que controla o RPM do motor (e não mais o câmbio!), enquanto o pedal do acelerador controla o passo variável da bomba hidráulica. Ou seja, a alavanca de cambio controla o motor, e o acelerador controla o "cambio"... rsrsrs. Claro que o motor só seria acionado ao se pressionar o acelerador, mas ele estaria sempre em uma das quatro faixas de RPM... (se fosse um “pseudo-cambio” de 5 marchas, isso significaria dizer que o motor elétrico teria 5 faixas de RPM).

Outra vantagem deste sistema é a possibilidade de montar um acumulador hidráulico em paralelo, assim pode-se programar o motor elétrico a abastecer tal acumulador (quando não estiver em ordem de marcha), ou mesmo fazer com que as rodas bombeiem óleo para o acumulador em uma descida ou desaceleração (uma espécie de “Kers hidráulico”, muito mais barato que o elétrico-eletrônico) que libera pressão extra no sistema quando se precisa de mais potência que o motor poderia prover naquele instante.

Posso estar com o raciocínio viciado, pois não entendo muito da parte eletrônica e compreendo um pouco mais de hidráulica e pneumática, por isso tenho esta tendência de usar as coisas que estão ao meu alcance, ainda que não seja a saída com os melhores números de eficiência... Se acharem que é uma ideia viável, podemos até mesmo abrir outro tópico para tratar só deste assunto.

Grande abraço!


--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Veículos Elétricos" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to veiculos-eletricos+unsub...@googlegroups.com.
To post to this group, send email to veiculos-eletricos@googlegroups.com.
Message has been deleted

carro.r...@gmail.com

unread,
Dec 16, 2016, 6:16:24 AM12/16/16
to Veículos Elétricos

Atualização sobre o projeto: 

Por um problema entre a Fedex e a Receita, as peças acabaram indo para o lixo. A receita encaminhou para perdimento. Agora começa a via crucius para ver quem paga o prejuizo. 

Com isto fiquei sem o carregador de baterias e sem o conversor DC-DC. 

O Motor de empilhadeira estava apresentando vários desafios, e o fabricante do motor estava recomendando não utiliza-lo. Resolvi deixa-los de lado no momento. Ou  vou vende-los ou utilizarei em uma segunda conversão (pensei em usa-lo em um fusca). 

Para este projeto estou com um HPEVS AC-50 em conjunto com uma controladora Curtis 1238. Acho que este kit, embora eu possa perder um pouco de torque, permite uma conversão melhor documentada e de maior vida util. 

Mas estou tendo que recomeçar toda a parte mecânica do acoplamento e etc. 

Juan Antonio Cuenda

unread,
Oct 17, 2017, 7:03:51 PM10/17/17
to Veículos Elétricos
ola

Eu achei um motor similar ao seu e estava pensando em usar ele Best Motor 12kW 80v. 
Qual foi o motivo para voce descartar ele?

O motor-controlador novos comprou nos estados unidos? Ja tem eles?
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages