Tutorial para calibração de delta (Rostock, Kossel)

Assigned to oling...@gmail.com by me

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Ola

Conforme pedidos e com algumas mudanças fruto de sugestões de membros do grupo, segue a segunda versão do documento sobre calibração de delta.

Usei como base aquele texto do Minow[1] que já foi publicado aqui pelo Alex e que eu traduzi anteriormente[2]. As configurações foram feitas no Marlin "deltabot" do Jcrocholl[3], mas devem funcionar nas versões mais recentes sem nenhum problema.

Todas as alterações abaixo se referem ao Configuration.h e usei o Arduino IDE 1.0.5 para subir e testar o firmware a cada bloco de mudanças. Para controlar a impressora, usei o Pronterface, mas é possivel usar o Repetier Host (ver anexo). No Pronterface há um campo para digitação direta de GCODEs com a impressora conectada (fica no canto inferior direito e o resultado aparece na lateral direita da janela do Pronterface).

Isto posto, vamos aos procedimentos:

1) Antes de começar, removi a mesa da Rostock, porque fica mais fácil trabalhar no plano da própria base dela. No caso da Kossell é indicado colocar um vidro já que ela não tem base, ou manter a mesa desde que corretamente paralela aos perfis da base. Para desabilitar a mesa é necessário alterar o seguinte

#define TEMP_SENSOR_BED 0

2) Para testar se os motores estavam conectados direito e testar os endstops, instalei o firmware como cartesiana e pelo Pronterface movi cada motor separadamente. Os movimentos X- Y- e Z- movimentaram cada carriage da respectiva coluna para baixo e X+ Y+ Z+, para cima. Se algum motor seu fez movimento diferente, corrija. Enquanto fazia essa operação percebi que não dá para confiar nos dados "padrão" do cálculo dos steps das 3 colunas. No meu caso (polia de 20 dentes, correia GT2, 1/16 de micropasso nos drivers X, Y e Z) o valor calculado devia ser 80, mas ao "mandar andar" o Z, por ex. 50mm, ele andava 55

Como testar uma impressora delta como cartesiana? Comente essas duas linhas e suba novamente o firmware.
//#define DELTA
//#define ENABLE_AUTO_BED_LEVELING

Como descobrir se o "step" das colunas está correto? Peguei o paquímetro e medi a distância do carriage até o topo. Mandei mover o carriage da mesma coluna 50mm e comparei a nova medição com a antiga. Colocando na calculadora do Prusa[4] os dados medidos cheguei ao novo valor, 71.65, que coloquei em

#define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT   {71.65, 71.65, 71.65, 458}

Com essa mudança os passos ficaram corretos.

ATENÇÃO: O número 458 se refere a relação engrenagem/polia/micropasso do extrusor, no meu caso referente a deste thingiverse[5] e 16 micropassos. Se você usa outra engrenagem, o valor vai ser diferente. Foge ao objetivo deste artigo explicar isso, mas as instruções do cálculo podem ser achadas aqui[6].

OBS: Se a sua plataforma parecer andar "torta" (não ficar paralela a base quando estiver fora do centro), COM CERTEZA os seus "steps" estão errados. Perdi bastante tempo com esse detalhe!!!

3) É bom frisar que os endstops são a parte mais importante de uma impressora delta (bem, junto com os braços serem do exato mesmo tamanho). Os endstops devem estar funcionando perfeitamente, sendo instalados em cima e devidamente conectados na placa na posição de "MAX" dos três eixos. Eles devem permanecer abertos na operação normal e fechados quando o carriage estiver na posição "HOME". Teste com o multímetro se estão assim antes de continuar.

Para uso de endstops mecânicos, é necessário ligar ENDSTOPPULLUPS:

#define ENDSTOPPULLUPS

Deltas só usam endstops de máximo:

#define DISABLE_MIN_ENDSTOPS
//#define DISABLE_MAX_ENDSTOPS

O homing move na direção dos endstops de máximo:

#define X_HOME_DIR 1
#define Y_HOME_DIR 1
#define Z_HOME_DIR 1

Através do comando gcode M119 voce pode observar se os endstops foram reconhecidos e se aparecem "OPEN" na operação normal. Segure cada um deles e repita o M119 para verificar se apareceu "TRIGGERED". É um bom momento para conferir se eles estão ligados nos locais corretos (o endstop do X fica na coluna da esquerda, o endstop do Y na coluna da direita e o do Z na coluna traseira).

4) Agora vamos começar com a configuração de delta, propriamente dita. Para mudar de cartesiana para delta precisamos informar algumas coisas no firmware. Parti dos valores padrão (você deve colocar o ponto decimal nos itens abaixo para que o número seja considerado tipo float pelo compilador do arduino):

#define DELTA
#define ENABLE_AUTO_BED_LEVELING

Valores padrão da Rostock Mini:

#define DELTA_DIAGONAL_ROD 186.0
#define DELTA_SMOOTH_ROD_OFFSET 139.5
#define DELTA_EFFECTOR_OFFSET 33.0
#define DELTA_CARRIAGE_OFFSET 22.0

Valores padrão da Mini Kossel:

#define DELTA_DIAGONAL_ROD 186.0
#define DELTA_SMOOTH_ROD_OFFSET 128.0
#define DELTA_EFFECTOR_OFFSET 19.9
#define DELTA_CARRIAGE_OFFSET 19.5

5) Sobre o tamanho e posicionamento da mesa, a Rostock Mini tem espaço para uma mesa com cerca de 180mm mas o normal é 160mm. Usei 150mm na configuração para não imprimir colado na borda da minha manta aquecedora. 150mm / 2 são os 75 informados abaixo (X varia de -75 a 75, total 150, Y varia de -75 a 75, total 150mm, lembrando que a área de impressão da delta é REDONDA)

#define DELTA_RADIUS 75

#define X_MAX_POS DELTA_RADIUS
#define X_MIN_POS -DELTA_RADIUS
#define Y_MAX_POS DELTA_RADIUS
#define Y_MIN_POS -DELTA_RADIUS
#define Z_MAX_POS MANUAL_Z_HOME_POS
#define Z_MIN_POS 0

#define MANUAL_HOME_POSITIONS
//#define BED_CENTER_AT_0_0

Não deixaremos o usuário tentar sair do diâmetro da área de impressão para evitar danos aos braços (prevenção nunca é demais):

#define min_software_endstops true
#define max_software_endstops true

O valor do Z_HOME_POS (abaixo) em 196 foi calculada com base na altura do meu bico. O ideal é usar a própria impressora para achar o valor correto, fazendo homing (atraves do gcode G28) e baixando o Z manualmente de 10 em 10mm e depois de 1 em 1mm e 0.1 em 0.1mm até ele tocar na base. Veja a posição final com o gcode M114 e copie o valor correto para o campo. Quando estiver tudo pronto, vai precisar refazer esse passo levando em conta a instalação da mesa aquecida!

#define MANUAL_Z_HOME_POS 196

ATENÇÃO: Por "tocar" me refiro a colocar um cartão na base ou na mesa, o bico encostar nele e você não conseguir puxá-lo sem fazer força.

6) As acelerações padrões são um pouco altas. Sugiro começar com valores menores e alterar quando a impressora estiver com os movimentos calibrados

#define HOMING_FEEDRATE {900, 900, 900, 0}
#define DEFAULT_MAX_FEEDRATE          {1200, 1200, 1200, 200}
#define DEFAULT_MAX_ACCELERATION      {1500,1500,1500,1500}
#define DEFAULT_ACCELERATION          1200
#define DEFAULT_ZJERK                 DEFAULT_XYJERK

7) Se o seu Marlin tiver o código para M665, M666 e M251 (ou seja, for razoavelmente recente), pode ligar a EEPROM agora retirando o comentário da linha correspondente. Caso contrario deixe para fazer quando terminar. Habilitar o "chitchat" inclui o comando M503, que é bem útil, então procure deixa-lo ligado sempre, tanto em deltas quanto em cartesianas.

//#define EEPROM_SETTINGS
#define EEPROM_CHITCHAT

8) Agora que terminamos as configurações iniciais, compile/suba o firmware e conecte na impressora pelo Pronterface para continuarmos com a calibração

Pelo Pronterface, execute o HOME (G28) e em seguida desça o bico até o Z tocar na base. Anote a posição com o gcode M114 (se você ajustou corretamente o MANUAL_Z_HOME_POS antes, vai ser zero)

Agora execute outro HOME (G28) e mova o bico usando o Pronterface até a plataforma ficar com os braços paralelos as barras verticais da coluna do X (a esquerda). Anote a posição com o GCODE M114. Na minha ficou com os valores abaixo (na sua vai ser com certeza diferente!)

G28
G0 X-71 Y-38 Z-1.1

Agora execute outro HOME (G28) e mova o bico da mesma forma até os braços ficarem paralelos as barras da coluna Y (a da direita). Anote com o M114. Na minha ficou

G28
G0 X69 Y-38 Z-3.7

Finalmente faça o mesmo (G28, mover) até a coluna Z (atrás). Anote com M114. Na minha ficou

G28
G0 X-4 Y83 Z0.4

Se o seu Marlin possui o comando M666, você pode gravar os valores que achou (no meu caso, -1.1, -3.7 e 0.4, no seu caso com certeza serão outros!) ao invés de ajustar manualmente os parafusos dos endstops nos carriages. O comando para isso é (se não tiver habilitado a EPROM precisa executar o comando toda vez que ligar a impressora)

M666 X-1.1 Y-3.7 Z0.4

Se tiver habilitado a EPROM, grave com o gcode M500.

Para saber os valores atuais use o gcode M503

Finalmente, faça um novo home geral (G28) e visite novamente as colunas X, Y e Z usando o Pronterface. O bico deve ficar na mesma distância dessa vez. Se você não tem o comando M666, ajuste o parafuso no carriage de contato com cada endstop e repita o passo 8 novamente até que o movimento das 3 colunas encontrar a mesma altura do Z

9) Agora vem a parte complicada. Faça um novo home (G28) e desça o bico devagar até tocar na base (o lance do cartão novamente!). Se ele chegou lá com Z=0, parabéns!!! Compre um bilhete de loteria agora mesmo!

Caso negativo, vai ser necessário alterar o DELTA_RADIUS. Se o bico tocou na mesa abaixo de 0, o seu DELTA_RADIUS está muito alto, diminua a linha abaixo em alguns milímetros, recompile e repita todo o processo de regulagem das colunas do passo 8.

#define DELTA_SMOOTH_ROD_OFFSET 139.5

Se o bico ficou distante da mesa com Z=0, o seu DELTA_RADIUS está baixo, é necessario AUMENTAR a linha do DELTA_SMOOTH_ROD_OFFSET, recompilar e repetir todo o processo de regulagem das colunas do passo 8.

10) Agora é hora de por a mesa e mover o bico novamente até as 3 colunas, de forma a que a mesa esteja na mesma altura nos três pontos. A minha mesa ficou com 18,8mm. Diminuido do MANUAL_Z_HOME_POS (196) o novo valor ficou 177.2. Agora, ao digitar o gcode G0 Z0 o bico se posiciona no centro da mesa na altura correta

// esse valor vai variar COM A SUA MESA E BICO
#define MANUAL_Z_HOME_POS 177.2

11) Falta agora imprimir a peça de calibração. A sugestão do Minow é o seguinte openscad (stl em anexo):

cube([100,2,2],center=true);

Após imprimir, meça o comprimento do objeto. Se ele estiver errado, será necessário alterar o DELTA_DIAGONAL_ROD usando a seguinte fórmula:

novo_valor = 100 / valor medido em mm * DELTA_DIAGONAL_ROD anterior

Coloque o novo valor (lembrando que precisa do ponto decimal mesmo que seja .0)

#define DELTA_DIAGONAL_ROD novo_valor

recompile, suba novamente o firmware e repita o passo 11.

ANEXO: Como usar o Repetier-Host com delta.

1. Entre no Repetier-Host e clique no botão das engrenagens "Config. da Impressora"
2. Digite "Delta" no campo "Impressora".
3. Clique na aba "Forma da Impressora".
4. Em Printer Type escolha "Rostock Printer"
5. Informe 0 em Home X e Home Y, e escolha MAX em Home Z.
6. Nos campos Printable RADIUS e Printable Height, coloque os mesmos valores de DELTA_RADIUS e MANUAL_Z_HOME_POS que colocou no firmware.
7. Clique em Aplique/OK e está pronto!

Espero que essas dicas sejam úteis!

Agradecimentos ao Paulo Oliva, Alex Borro e Pedron Quaglio, pela leitura e sugestões sobre esse texto, ao Alexandre Sales pela sugestão de desligar o AUTO_BED_LEVEL em modo cartesiana e ao JP pela dica do Repetier-Host.

[]s, !3runo Cabral

--
Minha lojinha de peças para impressoras 3d:
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

[1] http://minow.blogspot.com.br/
[2] https://groups.google.com/d/msg/reprapbr/VEkQ6fCNE2E/4oaz-60Q4eQJ
[3] https://github.com/jcrocholl/Marlin/archive/deltabot.zip
[4] http://calculator.josefprusa.cz/old/#MotorStuffPrecise
[5] http://www.thingiverse.com/thing:53103
[6] http://reprap.org/wiki/Triffid_Hunter%27s_Calibration_Guide#E_steps

cminow.stl

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Ola

Conforme pedidos e com algumas mudanças fruto de sugestões de membros do grupo, segue a segunda versão do documento sobre calibração de delta.

Eu estava vendo isso AGORA, neste exato segundo. E o seu tutorial é o melhor de todos. Caramba, vou te dar um beijo na boca. MUITO OBRIGADO!!!!

--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa

Josenivaldo Benito Junior

to repr...@googlegroups.com
Bruno,

Muito bom! Tópico fixado.

Caramba, vou te dar um beijo na boca.

Está sobrando amor na lista :D :D :D :D

--
Josenivaldo Benito Jr.

PU2LBD

*Por Aurélio Buarque de Hollanda,  elite, do francês élite, significa “o que há de melhor em uma sociedade, minoria prestigiada, constituída pelos indivíduos mais aptos”.

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Parabéns Bruno, como citado anteriormente, excelente tutorial. Vai ajudar muita gente ;D
Em breve, meus relatos sobre a minha :)

Abraço

Joberr

to repr...@googlegroups.com

Bruno parabéns pelo super tutorial

abç

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com
Bruno onde diz;
#define DELTA_RADIUS 75

Você disse que é para limitar a area de impressão não seria o parametro;

#define DELTA_PRINTABLE_RADIUS 75

Grato

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Ola

Depende do firmware que voce tem. Se notar eu coloco DELTA_RADIUS e mais na frente (X/Y_MAX_POS e X/Y_MIN_POS) uso -DELTA_RADIUS e +DELTA_RADIUS

Se no seu firmware for DELTA_PRINTABLE_RADIUS la na frente (X/Y_MAX_POS e X/Y_MIN_POS) tem que colocar -DELTA_PRINTABLE_RADIUS e +DELTA_PRINTABLE_RADIUS

[]s
!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

WilliamCR

to repr...@googlegroups.com
Poderiam postar o firmware que estão usando? Eu imprimi a Rostock completa e peguei o firmware dele também mas não estou conseguindo acertar as configurações básicas, não consigo desligar o auto_bed, e quando ele faz o homing em cima ele soube tudo certinho, mando descer 10mm ele vai todo devagar(acho que deve ser os steps), eu estou usando endstop em cima e em baixo, e eles estão comum-fechado, vida que usam comum-aberto, mas isto não deveria ser problema, certo? Desde que conecte correto na ramps e coloque no firmware, quais os primeiros passos para fazer funcionar a Rostock, 90% copiada, só fiz um pouco mais alta.

Obrigado

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
O link do firmware usado esta na primeira mensagem do topico.

Se voce nao usar o G29 no start gcode ele nao faz o probing do autobed level

Descer devagar, quanto voce pos de velocidades?

Quanto aos endstops, independente de como fez, o firmware precisa estar ajustado de forma a reconhecer quando o botao estiver apertado (TRIGGERED) e nao estiver (OPEN), isso resultado do comando M119

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

WilliamCR

to repr...@googlegroups.com
Estou tentando mexer nela agora, para fazer o homing e para mover na direções X e Y ele vai rapidinho, mas para subir e descer no Z ele vai devagar. Coloquei a sua config para velocidade e afins.

Não tem como fazer ele descer, a partir do homing Máximo, para os endstops mínimos?

Qnd eu testei X,Y e Z_home_dir -1, apenas desce a coluna do motor Z, ate o end stop minimo do eixo Z, estou usando o CURA e testei o comando M119, e só aparece o endstop minimo do Z.

Há, qnd movimento para os lados eu noto que ele não fica paralelo com a base, fica quase mas ele desce no sentido Z, praticamente paralelo a base.

Valeeeu :D

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Olá

Base não ficar paralela esta descrito por que e como resolver, no tutorial

Você está dizendo que se manda mover apenas o X, Y ou Z ele anda apenas a respectiva coluna e não os 3 carriages sincronizadamente? Caso positivo você tem certeza que ligou o DELTA no seu firmware?

Pra mover rápido pra base eu faço G0 F8000 X0 Y0 Z0 mas *cuidado* se o seu Z_MAX_POS não estiver certo pode afundar o bico na mesa!!!

Nunca configurei com endstops de minimo, mas se só aparece Z-minimo no M119 é sintoma que você configurou algo errado porque deveria aparecer TODOS os que você tem. Sugiro que releia o Configuration.h em busca de configurações de endstops que você por ventura tenha mechido(*) (você costuma marcar o que altera quando edita o arquivo, correto?)

[]s
!3runo

(*) o corretor ortográfico quer que mechido seja com X...

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

WilliamCR

to repr...@googlegroups.com
Ola Bruno, obrigado por me ajudar
Olá

Da base não estar paralela eu entenei como arrumar, só fiz um comentário xD

"Você está dizendo que se manda mover apenas o X, Y ou Z ele anda apenas a respectiva coluna e não os 3 carriages sincronizadamente?"

Então, isso acontece quando eu alterou a direcao do homing do Maximo para o Minimo, os 3 eixos, ele faz o homing indo para o maximo e qnd vai para o minimo ele só desce a coluna Z.

"Pra mover rápido pra base eu faço G0 F8000 X0 Y0 Z0 mas *cuidado* se o seu Z_MAX_POS não estiver certo pode afundar o bico na mesa!!!"

Eu fiz este comando mas ele foi para X=Y=Z=163.54, como disse antes eu fiz a Rostock mais cumprida.

"(você costuma marcar o que altera quando edita o arquivo, correto?)'
Sim, sim.

Eu vi o video do , esqueci o nome do criador da Rostock, J... Que a delta dele desce e faz o auto-bed-leveling encostando nos endstops mínimos

Att

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Olá

O mais provavel é que o sistema esteja pensando que os endstops de X e Y (minimos, no caso) estejam pressionados, por isso o Z- anda enquanto os outros, nao

Como voce disse claramente que aparece o z-minimo no M119 eu começaria a investigar por ai

ALIAS como o z-minimo é usado no BAL eu nao tenho a menor ideia (nao chequei o codigo para ter certeza) se voce pode usar endstops de minimo com esse firmware. Na minha so tem os de maximo e o z-minimo no botao do BAL

WilliamCR

to repr...@googlegroups.com
Beleza,

E quanto ao Z, subir e descer, vai vem devagar quando eu mandando descer e subir, qnd faz o homing máximo ele vai rapidinho e quando descer com o comando G0 F800 X0 Y0, não achei onde mudar a velocidade apenas do Z

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Eu uso 8 mil e nao oitocentos

3o campo de #define DEFAULT_MAX_ACCELERATION (comparado com o 3o campo de #define HOMING_FEEDRATE)

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
William,
checa o default max feedrate para o Z, deve estar bem baixo... É o
limitador de velocidade para o eixo Z.

[s]

chico
Em 02-09-2014 13:17, WilliamCR escreveu:
> [...]
>
> E quanto ao Z, subir e descer, vai vem devagar quando eu mandando descer e subir, qnd faz o homing máximo ele vai rapidinho e quando descer com o comando G0 F800 X0 Y0, não achei onde mudar a velocidade apenas do Z

rochedodeouro.maracatu.org.br
toratambores.wordpress.com
nosdigitais.teia.org.br

WilliamCR

to repr...@googlegroups.com
Por mais que eu altere o feedrate ele não desce mais rápido :(

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Por acaso voce esta com EPROM ativada?

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

renato....@parisotto.net.br

to repr...@googlegroups.com
Dá uma olhada do host, no repetier host tem uma limitação dos eixos, se
vc mudar no firmware e não mudar no host vai ficar com a mesma
velocidade máxima, só que agora limitada pelo host, são 2 proteções por
padrão, nos g-codes a mesma coisa.
Abs
Renato Parisotto.

WilliamCR

to repr...@googlegroups.com
Beleza, qnd der vou testar, eu percebi que estava usando uma verso atualizada da Kossel na Rostock, eu achava que ele deveria fazer o nivelamento nos ends stops mínimos, mandei G29 e notei que o endstop do Z é oque usa para o uto-bed-leveling kkkkk
Pura distração, ainda que só estou com internet no celular e não no note e isso atrapalha.

O auto-bed-leveling pra rostock vai um servo motor? Alguem tem algum tipo de tutorial pra isso?

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com
Comigo está acontecendo a mesma coisa no eixo Z, aumentei o feedrate no firmware mas não resolveu, estou controlando ela pelo LCD

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
William

Eu fiz um proprio, ja comentei aqui na lista no topico "Bal sem uso de servo"

O "normal" é um gatilho como aparece nesta foto

http://www.thingiverse.com/thing:179190

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
Na minha Rostock só uso endstops máximos.
(Não uso auto bed leveling)...

[s]

chico

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
Douglas, da uma checada no seu gcode, se não esta definido do gcode o feedrate pós home...

Quando eu me acertei com estes valores a impressora melhorou muito.

[s]

chico
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAA_03GKs0jM-TP8LR_R3oBfGAifyQrXAh4%3Dor7xuWwmSzO%2B7uw%40mail.gmail.com.

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com
isso acontece qdo uso o jog, no do LCD ou no Repetier host
Grato

WilliamCR

to repr...@googlegroups.com
Ola Bruno,
Agora ta indo, só ajeitar pra ele ficar bem paralelo, heim, notei que no final do auto bed leveling ele desce para que a 'chave alen' suba e fique travada mas tem como mudar o lugar que ele faz isso? Pq ele faz isso na mesa de impressão, vida que na kossel ele vai pro lado(de fora da mesa) onde tem um parafuso que faz a chave travar em cima... Na minha meio que ta no meio da mesa.

Att.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Como adiantei eu uso o bico e nao uma chave. Sugiro que examine o codigo pra saber como ele posiciona esse engate e desengate...

!3runo

> [...]

> Att.
>
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
Pessoal, tentei, tentei... retentei... li, reli , li vários outros posts e n vi nada parecido com o meu caso.

Regulei os stepps para 0.4v conforme valor ˜padrão˜ para começar.

O resistor da placa de driver é o 104.

Coloquei o Repetier e tive vários problemas (já esperava isso porque o repetier tem muitos recursos e opções que não via no Marlin).

Ajustei muita coisa que não funcionava (temperatura do extrusor, thermistor, etc.)

Tudo é novo e funciona.

Coloquei o código de teste no Arduino e os motores todos funcionam, o extrusor tmb (retirei o bico para n ter problema.

No Marlin o Extrusor funciona normalmente mas os motores  dos eixos não (já esperava porque acho que comprei os motores errados... mas tudo bem). Mas o motor do extrusor é pra isso mesmo eu acho. É um 17hs5425

Porque no Repetier não funciona?

Ah... antes que me falem... eu aqueci a 210 Graus e ainda assim não extruda... nem se mexe.

Como se estivesse mandando o comando para outro local.

Alguma ajuda?

Fabricio Fabricio

to repr...@googlegroups.com
Bruno,

Primeiramente quero parabenizá-lo pela iniciativa de fazer esse tutorial.

Fiquei um tempo sem imprimir nada então ao voltar resolvi recalibrar minha delta e começar o zero, decidi seguir o seu tutorial mas encontrei uma dificuldade:

Não consigo fazer meu Z ficar negativo como o seu ... em algum momento você desabilitou os limites no firmware ou usou algum tipo de offset ?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Ola

Fico feliz que esteja sendo útil.

Soft endstops estao desligados e nao tem endstop de minimo configurado. Se ainda assim nao passar, voce pode aumentar o ZMAX_POS e considerar um numero maior que zero como zero (no centro, no caso), e fazer a diferença entre esse número e o que ler nas colunas para o ajuste - um tipo de offset, como voce pensou realmente.

Aproveitando, uma duvida que ja me perguntaram em privado e vou responder aqui para ficar registrado, para colocar o carriage proximo a coluna, voce faz HOME (maximo), depois desce o Z ate perto da mesa (sem toca-la) e somente entao move o X e o Y na direcao da coluna. Se tentar mover o X ou o Y com o carriage em HOME (maximo) a delta nao deixa por questoes obvias...

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Olá

Por sugestão do Alex (obrigado!!!) estou re-escrevendo os passos 8 e 9 do tutorial, tentando fazê-los ficarem mais claros.

8) É importante que os 3 endstops estejam no mesmo plano (na mesma altura), qualquer que essa altura seja. Para ajustá-los faça assim (usando o pronterface ou o repetier-host):

COLUNA X
- Faça HOME (G28)
- Desça o Z uns 10cm
- Mova o X para o lado esquerdo (X-) até cerca -60
- Mova o Y para frente (Y-) até cerca de -30
- Mova o X e o Y até que o braço fique na vertical o mais paralelo possivel com a coluna (anote os valores de X e Y, no meu foi -75 e -40)
- Desça o Z até o bico encostar na mesa. Anote o Z desse ponto (vou chamar de Zx)

COLUNA Y
- Faça HOME (G28)
- Desça o Z uns 10cm
- Mova o X para o lado direito (X+) até o valor (positivo) do X anotado no passo anterior (no meu caso, 75)
- Mova o Y para frente (Y-) até o valor (negativo) anotado no passo anterior (no meu caso, -40)
- Desça o Z até o bico encostar na mesa. Anote o Z desse ponto (vou chamar de Zy)

Coluna Z
- Faça HOME (G28)
- Desça o Z uns 10cm
- X vai ser zero
- Mova o Y o máximo que puder para trás (Y+) até que o braço fique na vertical o mais paralelo possivel com a coluna
- Desça o Z até o bico encostar na mesa. Anote o Z desse ponto (vou chamar de Zz)

Pegue o maior entre Zx, Zy e Zz. No meu deu 5.6, 2.6 e 4.2, sendo o maior Zx (5.6)

Subtraia do maior os menores. Esses serão os deslocamentos dos endstops. No meu caso Zx=5.6 (nao altera), Zx-Zy = 5.6-2.6 = 3 (deslocamento do endstop Y) e Zx-Zz = 5.6-4.2 = 1.4 (deslocamento do endstop Z). Se o seu Zy ou Zz forem os maiores, ajuste as contas de acordo. Os ajustes sempre serão negativos, bom frisar.

Execute os gcodes de alteração (substitua pelos valores que calculou) e para salvar na EPROM
M666 X0 Y-3 Z-1.4
M500

Revisite as 3 posições. o Z deve ser igual nas 3 agora (no meu caso, em 5.6)

9) Agora, ainda usando o pronterface ou repetier-host, faça um novo HOME (G28) e desça o bico até o centro da mesa. Anote o valor do Z encontrado

Faça um novo HOME (G28) e visite a posição mais a esquerda (no meu caso, X=-75, Y=-40). Anote o valor do Z encontrado.

Se o Z do centro for MENOR que o Z da coluna, você precisa AUMENTAR o DELTA_SMOOTH_ROD_OFFSET. Desconecte do repetier-host/pronterface, vá no arduino IDE e suba o novo firmware alterado. Repita o passo 9

Se o Z do centro for MAIOR que o Z da coluna, você precisa DIMINUIR o DELTA_SMOOTH_ROD_OFFSET. Desconecte do repetier-host/pronterface, vá no arduino IDE e suba o novo firmware alterado. Repita o passo 9

Se os valores forem os mesmos, está quase pronto. Anote esse valor do Z encontrado tanto no centro como nas colunas

10) Ajuste o MANUAL_Z_HOME_POS do firmware subtraindo ou aumentando o Z final do passo 9 (precisa subir o novo firmware alterado) do valor anterior, assim como na altura do repetier-host (ver ANEXO do tutorial original). G0 Z0 agora vai mover o bico pro local certo

Pronto!

[]s, !3runo Cabral

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
Eu comecei a fazer isso por instinto.  kkk

Estava quebrando a cabeça e imaginei que fosse isso. Agora é certeza.

Vlw meu caro. Vou tentar me virar sem incomodar ninguém. Se aparecer mais dúvidas eu coloco lá.
Mas para eu tirar uma dúvida com alguém, é porque quebrei muito a cabeça viu? kkk

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acessehttps://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/SNT152-W52AB6F51EE0D3FC5978C15F59C0%40phx.gbl.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Aproveitando, outras atualizações do tutorial abaixo.

No inicio do passo #2, ao invés de mudar para cartesiana, tenho outra sugestão para saber se os motores precisam ser invertidos:

Com a impressora em modo delta, mande o Z subir 10mm (*não aperte HOME*) pelo pronterface ou repetier-host. Se algum motor descer ao invés de subir, anote qual foi (do X, do Y ou do Z), desligue tudo (da tomada e do computador), tire fora o conector do motor na placa, escolha um dos dois pares de fio e troque a ordem do par escolhido (e apenas deste!!!).

Por ex. se estiver verde preto azul vermelho, troque o verde com o preto OU o azul com o vermelho.

Em seguida reconecte o motor no eixo correspondente, religue tudo e repita o teste. Somente quando os 3 motores agirem sincronizadamente (subir os 3, descer os 3) é que deve tentar um HOME.

Ainda no passo #2, se não quiser calcular na mão os steps, basta preencher com os dados do que está usando, assim

#define XYZ_FULL_STEPS_PER_ROTATION 200
#define XYZ_MICROSTEPS 16 // ajustado embaixo do driver
#define XYZ_BELT_PITCH 2 // gt2 = 2, t2.5 = 2.5
#define XYZ_PULLEY_TEETH 16 // quantos dentes tem a polia, 16 ou 20?
#define XYZ_STEPS (XYZ_FULL_STEPS_PER_ROTATION * XYZ_MICROSTEPS / double(XYZ_BELT_PITCH) / double(XYZ_PULLEY_TEETH))

#define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT   {XYZ_STEPS, XYZ_STEPS, XYZ_STEPS, 100}

Já no passo #5, o firmware Marlin mais novo mudou o nome do parâmetro e agora é

#define DELTA_PRINTABLE_RADIUS 75

#define X_MAX_POS DELTA_PRINTABLE_RADIUS
#define X_MIN_POS -DELTA_PRINTABLE_RADIUS
#define Y_MAX_POS DELTA_PRINTABLE_RADIUS
#define Y_MIN_POS -DELTA_PRINTABLE_RADIUS

(ao invés de DELTA_RADIUS como está no tutorial)

[]s
!3runo

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
Neste caso, no lugar do passo #2, sugiro que a pessoa fique com o dedo na fonte porque os braços podem empenar se dois motores estiverem desalinhados e forem em posição oposta do terceiro.

Só para n dar problema. Fiz o teste assim tmb. Mas montei meio que com certeza (só n sabia que tinha que desligar tudo). Li na referência do motor quem era A+,A-, B+ e B- e olhei na Ramps e coloquei certo.

O resto está muito bom, mas coloque para os novatos também que 10mm é  +100 no pronterface. Só por garantia e evitar perguntas…

Quanto a calibrar… é normal acertar de primeira os 3 eixos? o meu ficou -60 e -40 em todos os eixos encostando no papel e prendendo certinho.

Acontece ou eu li tanto que quando calculei tudo foi mais certo?

Em Oct 28, 2014, à(s) 11:39 PM, Bruno Cabral <br...@openline.com.br> escreveu:

[...]

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
Ah…. se não for abusar muito, coloca os nomes e parâmetros equivalentes do repetier e/ou sprinter (esse talvez nem tanto por ser desatualizado).

Só para facilitar para os outros. Catei os equivalentes na internet, mas levou o maior tempão.

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
Como diriam os gringos… os rodízios estão “like a charme”.

más notícias… os valores deram iguais (por sorte ou azar). a mesa não estava apertada (uso um vidro de 1cm jatado por enquanto).

Vou ter que comprar um driver extra com vc e vou colocar no extrusor. Vou comprar junto com sua mesa aquecida, alumínio e PEI.

Quais os tamanhos que vc tem aí? Acho que vou pegar maior um pouquinho (1cm)

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
E agora….?

Achei os valores mas o Repetier não tem M666 e nem M500 ou M503.

Vc sabe dizer se existe algum equivalente?

Na EPROM tá assim:

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Sugiro fortemente que use o Marlin pois o M666 simplifica muito... No repetier-firmware você vai precisar ajustar no parafuso (rostock) ou descendo/subindo o endstop (kossel), e repetir o processo de HOME e mover cada coluna até cada ponto, até que as 3 colunas apresentem o mesmo valor de Z quando o bico estiver na mesa.

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

Roberto Santos Reis

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
QUAIS fatores de correção? O criador das Rostock e Kossel usa Marlin, o suporte a BAL da delta está rodando a mais tempo nele que no repetier-firmware, fora as facilidades como o M666 (só falta o Alex implementar o M245 do repetier-firmware, que seta o Z_MAX_POS via EEPROM, sem precisar recompilar)

(em tempo, M50x é para examinar a eprom, no repetier-host com repetier-firmware basta teclar ALT E para obter uma tela com o mesmo efeito)

[]s

Em 29/10/2014 06:02, "Bruno Cabral" escreveu:
[...]

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Bruno, deixa o Robeto tentar usar o Repetier na delta para ele descobrir o quão "avançado" ele é..

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/SNT152-W86F38FA15BDB30B5A8DC59F59C0%40phx.gbl.

"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É aquele que se adapta melhor as mudanças"  ( Charles Darwin )

Alex Borro

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
Bom, para evitar que o assunto mude de rumo ou que outras pessoas entrem e comecem uma discussão, deixa eu esclarecer o que é que eu chamo de ˜avançado˜ NO MEU CONCEITO. eheh

Analisei as classes e código dos dois. O Marlin tem alguns recursos interessantes, no entanto, o Repetier achei mais bem escrito (isso a nível código).

O menu é mais bem dividido e coisas que eu gostaria que o Marlin tivesse, o Repetier já tem. Ex: Contagem de filamento impresso, configuração via EPROM e utilização binária de código além do usado no Marlin como ASCII.

Isso consome menos do Arduino. Se tirar a animação do menu (que é o que fiz), ele fica muito bacana.

Com relação às configurações do Endstop, realmente não tem o código M666 (ponto para o Marlin), mas não precisa recolocar o endstop e ficar testando.
No repetier, pela própria tela de configuração de EPROM, pode-se colocar os dados em um campo chamado Tower X/Y/Z endstop offset steps , sendo que é o valor em mm encontrado vezes os seus steps.

Acredito que assim possamos esclarecer as dúvidas de quem usa o repetier.

Lembrando que não recebo nada por defender programa algum, mas achei também as atualizações do Repetier mais unificados (coisa que no Marlin não achei). Isso foi um ponto importante na minha decisão e insistência em usar o Repetier, já que quando fui baixar, vi no github um monte de links de downloads do Marlin e não sabia qual era a mais completa e ai atirei no escuro e escolhi uma. Pode ser que esta que eu testei seja antiga, poucos recursos, etc… daí a minha comparação mudaria totalmente (e por favor, caso alguém tenha, me mande para eu modificar os meus conceitos).

Não sou fechado a novas coisas e a testes, mas na comparação que fiz dos dois códigos que consegui baixar, me deparei com estas questões.

Abraços e ainda assim, obrigado pela ajuda e parabéns pelo tutorial Bruno e também a Alex por ter sugerido esta modificação no tutorial.

Agora sim ficou muito mais fácil de configurar. O que antes era uma grande dúvida e tiro às cegas, virou uma certeza de como calibrar uma Delta.

Abraços.

------------------------------

.

[...]

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
Ah, esqueci de citar onde achei esta equivalência do M666 no repetier.

Foi aí que encontrei o cara explicando. Agora vou testar. eheh

[...]

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/CAGKF2DL4uv7c5C%2BURB5qB24DLjz5pU91_B_mMyc7UTTu3_kV2w%40mail.gmail.com.

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
Bom, realmente são estes parâmetros associados aos de correção em mm que fazem isso funcionar. Realmente é mais trabalhoso que o Marlin e isto eu devo assumir.
Coloquei o Marlin e tive problemas em usar o repetier 0.56 com a impressora. Mas funcionou de boa no Windows.

Porém, não consegui fazer muita coisa.

Alguém tem o link do Marlin mais recente com o maior número de implementações possíveis que possa colocar aqui?

Quero testar ele para ver como fica. Agora que tenho os valores do Repetier já configurados, agora quero testar o Marlin e ver qual eu deixo definitivo.

Bruno, obrigado pela paciência meu velho, sempre prestativo e atencioso com a galera aqui, inclusive com pós venda e isso faz com que o cliente fique fidelizado. Quanto ao BAL, ainda não coloquei pra funcionar. Não achei uma chave que fosse da altura do bico. A que tenho é coisa de uns 3mm a menos. Fui comprar uma, mas só acho destes tamanhos para menos.

Acho que vou imprimir uma solução que vi que é o botão em um sistema magnético e depois começo a testar.

Na próxima que montar, coloco o bico como sensor.

Abraços.

[...]

andre ribeiro

to repr...@googlegroups.com

Att
André Ribeiro

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/bdff4c8b-e7d8-47ce-984e-8c3f0b5a7a38%40googlegroups.com.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Tranquilo, Roberto. Feedback dos tutoriais sempre é bom, obrigado por compartilhar suas impressões!

Quanto ao BAL o Alex publicou um effector para kossel com chave destacavel: http://www.thingiverse.com/thing:246449 (na minha esta com ele)

O link para o marlin esta na primeira pagina do tutorial

!3runo

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

João Paulo M. Claro

chico simoes

to repr...@googlegroups.com
Então vai mais um, quando recalibrei minha delta, ajudou muito.

Mas percebi que a regra de 3 estava errada na hora de recalcular o Steps Per Units.

besterinha, mas taí!

[s]

chico
--
[...]
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/SNT152-W402321B78F5DE9DFB538DBF59C0%40phx.gbl.

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
Usei Regra de 3 Chico. Aparentemente funcionou bem.

Como uso motores de 0,9º para os 3 eixos e de 1.8 para o extrusor, tive que fazer isso e deu uma fração boa nas contas, mas usei até o quarto dígito (que acredito que só até o segundo seja efetivo por questões físicas mesmo... inércia, steps em si tempo de acionamento), mas enfim, coloquei.

A regra de 3 foi a seguinte.

Supondo que meu endstop quando no home, deixa o  carriage com uma distância de 2,4cm até a barra superior (medidos com paquímetro)

Mandei movimentar 10 cm (no repetier host é apertando para mover o eixo Z no número 100 - vou deixar positivo pq tem cartesiana e deltas aqui e depende muito das configs pelo que vi)

Aí, fiz uma nova medição. Supondo que quando deveria mover 10cm (total seria 12,4cm por conta do que já existia de diferença do endstop) ele moveu 8,6cm ... por exemplo

Então peguei este valor, subitraí os 2,4cm do endstop que totalizou em um movimento de 6,2cm

daí comecei a regra de 3. Por exemplo. Se com 79 steps ------moveu--------6,2
                                                               com X steps  ------move----------10

e daí é só conta. 790/6,2 que dará os steps. Neste exemplo 127,4193548387097 ( aqui o número é grande a acredito que todo ele não faça tanta diferença - Agradeceria se alguém me falasse sobre isso detalhadamente pq gosto de entender e aprender). Usei apenas 4 dígitos. No meu caso deu um número um bocado maior. salvo engano deu 158,8893 , mas o número real deu tipo 158,8892983218000 daí fui arredondando. Dispensei o que está em itálico, peguei o 98 e fiz regra de arredondamento para mais... 8 aumenta mais um na casa anteior... 9 vira dez e aumenta mais um na casa anterior....

Fiz assim , mas nos testes reais, se ficar muito apertada as entradas de porcas ou parafusos, faço para menos e dispenso os números... tudo depende do que (se algumas das boas almas) explicarem aqui.
,
Se fiz certo eu não sei... mas como diria Xicó (alto da compadecida), só sei que foi assim.

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
A quantidade de passos do motor é um modelo matemático determinístico, ou seja, sempre dá o mesmo resultado para um determinado conjunto de entrada.. E esse conjunto é composto unicamente de:

- Passos por volta do motor;
- Micropasso utilizado;
- Passo da polia/correia.

Um motor de 200 passos por volta, micropasso de 1/16th, e polia GT2 de 20 dentes SEMPRE terá 80 steps/mm. Ponto.
Qualquer coisa diferente disso vc estará tentando corrigir um problema causando outro (ou outros).

Abraços.

Alex.

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
No meu caso Alex, meu motor é 0.9 graus. Ai eu dobraria os passos? Tipo, no meu seriam 400 micropassos por volta e seriam 160 steps?

Eu coloquei até 160, mas deu uma diferença (pouco mais de 2mm), então usei essa regra de 3 e ficou em 158.xxxx. Fiz isso porque li aqui no grupo algumas pessoas usando 79,xx e outros valores.. então achei que era comum isso.

No caso, se eu tiver que colocar os 160 steps do meu motor (supondo que acertei nisto)... onde seria feita esta correção de 2mm dentro da calibragem? Em alguma dessas variáveis que o Bruno usou no tutorial ou já é alguma outra coisa?

Fiquei na dúvida porque achei que a montagem de cada um iria determinar isso (a fração) e margem de correção.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Tem certeza que sua polia nao é de 16 dentes ao invés de 20?

Aqui eu usei umas polias de impressora e deu a diferença citada na primeira mensagem do tópico. Com polias originais de 16 dentes deu certo como o Alex postou (no caso 100 steps/mm e nao 80 que é para polia de 20 dentes)

Roberto S. Reis

to repr...@googlegroups.com
Foram aquelas que comprei com você. Confesso que não contei, apenas coloquei e confiei nos dados. kkkk Vc lembra se foi de 16 ou 20 que me mandou?

No email era de 20 dentes mas 20 steps fariam a diferença de poucos milímetros assim? apenas 2mm numa peça de 25mm(cubo de calibração)?

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Roberto, quando vc dobra o número de passos por volta, vc dobra a quantidade de passos/mm, exatamente como vc fez.

O calculo é assim:

passos/mm = (passos por volta do motor * micropassos) / (dentes da polia * passo por dente)

Para 400 passos por volta (0.9 graus), 16 micropassos, polia GT2 (passo 2mm) com 20 dentes:

passos/mm = (400 * 16) / (20 * 2) = 160 passos/mm

É esse valor e ponto. Configurando esse valor e mandando o carro mover 20mm (o CARRO e não o hotend), ele deve andar isso.. Caso não, vc está perdendo passos, correia frouxa ou algo do tipo.

Abraços.

Alex.

Em 4 de novembro de 2014 11:29, Roberto S. Reis <roberto.s...@gmail.com> escreveu:
[...]

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
Ah, então vou dar uma olhada nas correias. Porque sempre dá a mesma diferença (sempre faço várias medições). Vou colocar 160 steps qnd chegar em casa e vou deixar as correias o mais próximo possível de apertos uma da outra.

Acho que é correia porque os drivers (teoricamente) estão bem ajustados (deixei todos iguais com multímetro e fiz o cálculo que tem aqui nos posts do grupo). Se deu diferença deve ser de correia então. Acho muito difícil sempre perder os mesmos passos. (eu espero).

Aproveitando vocês que são os Magos do Marlin... No repetier notei que uma frequência de acionamento que eles tem lá vai de 12000 a 16000Hz.

No Marlin vi que são 40.000Hz (achei muito), mas como isso depende de como o código foi feito, não mexi. Isso é ajustável também e tem algum cálculo pra isso dependendo do tipo do motor (os dados do datasheet) ou não? Isso é fixo e acabou?

Fiquei com dúvida em coisas desse tipo.

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Fixo e acabou.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
Alex, você sabe informar o que é aquele modo relativo que existe no firmware e se a Kossel mini trabalha com relativo ou não (acredito que o outro seja absoluto).

No arquivo tem #define X_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER   //  #define Y_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER // #define Z_PROBE_OFFSET_FROM_EXTRUDER

E outra dúvida é o que exatamente faz o Z_RAISE_BEFORE_HOMING

Pra terminar, como se acha aquele XYJERK , ZJERK e o EJerk e pra que serve exatamente isto?

Desculpa as perguntas pessoal, não sei se é muito noob, mas os comentários são meio secos. Este do Jerk diz apenas que não precisa aceleração na mudança.... e que XY devem ser iguais ao Z. Aí achei que não me explicou nada.

Vocês tem como dar uma luz para eu me guiar (e outras pessoas)? Principalmente de como calibrar estes valores.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Bruno,

estou quase terminando a minha delta e  estou lendo sobre a calibração, estou com uma duvida na coluna X. Irei movimentar os dois eixos X e Y ate ficar mais paralelo com as barra lisa. minha duvida: são os dois ao mesmo tempo? nunca vão ficar paralelos ou essa a ideia! outra, pra quer mover o X e o Y para (-60,-30) se você vai move-los para que tenha a mesma inclinaçao em relação a mesa! eu acho!
Quando você chama Z do centro refere-se ao Z do bico e o Z da coluna é altura do carro?

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Para o braço ficar paralelo a cada coluna voce vai mover o X e o Y, um pouco cada um por vez. Assim

Se o seu effector ficar inclinado quando movimenta-lo de um lado ao outro, os steps que esta usando nos drivers do X, Y e Z estao errados! steps certos fazem que o movimento do effector seja sempre paralelo a base da mesa

A altura do Z é dada pelo movimento das 3 colunas, sincronizadamente, em referência a mesa. Z do centro é mandar a impressora para HOME e manda-la descer movimentando APENAS o Z. Z das colunas voce desce o Z ate perto da metade, depois move X e Y ate o ponto certo e finalmente volta a descer o Z ate chegar na base da mesa.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Alguém pode dar umas dicas de como reduzir as folgas na estrutura. Já coloquei uns elásticos nos braços. Tem algo mais que eu possa fazer, estou pensando aqui e não vem nada na minha cabeça. O q me incomoda é as parede na impressão acho que dar pra melhorar. Não esta lisa como eu gostaria. Feito uma cartesiana!

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com

Consegui voltar a mexer na danada aqui, estou mudando os valores de feedrate de Z e ele continua muito devagar, sabem oq pode ser? estou tentando mover o eixo pelo pronterface

#define DEFAULT_MAX_FEEDRATE          {1200, 1200, 2400, 200}

valew

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Você já colocou a mesma velocidade tanto no xy e no z!? Colocar no programa que você usa pra controlar. Os passos devem ser iguais

Fabricio Monteiro Pontes

to repr...@googlegroups.com

Eu usei molas não muito fortes e ajudou muito,  antes eu usava elásticos... Eles davam o mesmo resultado...  Suas juntas estão boas? A minha não tem quase folga

Em 20/12/2014 10:01, "Brian Gonçalves" <brian...@gmail.com> escreveu:
[...]

Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/f22252de-e26e-4db9-a548-cae626153cd1%40googlegroups.com.

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
Como prometido, demorei mas fiz o vídeo.

Fiz um agradecimento especial como reconhecimento da ajuda e paciência das pessoas aqui.

Os frames eu comprei de Pedro Henrique que me fez um preço bacana. As peças tem uma excelente qualidade.
Os rodízios (carrinhos) e mesa aquecida foi do Bruno. Material de excelente qualidade e um pós venda sem igual. Total suporte e orientação.
Auxílio de configuração de Alex Boro e Bruno Cabral. Conhecimento muito grande do assunto e paciência também. Deixo aqui registrado também o agradecimento especial a eles.

A Kossel:

O problema que eu estava tendo com as peças tortas não tinha haver com o radius. Tinha haver com uma torre que está torcida em espiral. Acho que quando me venderam, mandaram uma peça com defeito. Deu trabalho e não tá 100% ainda dá diferença de 0.08 num cubo de calibração e uma diferença de 0.35 numa peça de 16.5cm

Acho que foi o melhor que consegui. Estou com receio de mexer novamente (talvez o termo correto seja cansado). Torrei um kg e meio de filamento tentando corrigir, já que o método de calibração automática do marlin não foi tão preciso assim e não existem muitos vídeos ou tutoriais explicando como funciona. O bom é que saquei como funciona o ajuste das torres, tanto de posicionamento como de Radius.

Abraços.

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Bacana seu relato, Roberto! Não rola fazer um pequeno tutorial com os problemas que você teve pra adicionar ao tópico?
Também tive vários problemas, mas não consegui resolver todos ainda. Estou desconfiado que é a forma que estou fixando a mesa, que não a deixa muito plana e tá complicando minhas impressões. Quando resolver, relato aqui também!

Abraços,
Daniel.

Roberto Santos Reis

to repr...@googlegroups.com

Posso sim, mas foi tanto aprendizado que talvez fosse melhor um tópico novo. Mas deixa o povo mais experiente aqui diEe se realmente seria melhor. Acho q vai ficar um texto enorme aqui e sinceramente, já tem informação demais aqui.... O que decidirem aí pra mim tá tranquilo.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com, desig...@yahoo.com.br

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com, desig...@yahoo.com.br
Bacana as peças que fixam sua mesa, Roberto. Tô com um improviso aqui na minha, talvez seja o culpado por um lado da peça sempre ficar zuado e os outros aceitáveis. Você tem o link do STL do que está usando?

Abraço!

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com, desig...@yahoo.com.br
Opa Daniel,  blza?

Eu fiz esses com 17mm (emergencial), mas depois eu refiz e publiquei no thingiverse, colocando vários tamanhos.

Reduzi o diâmetro (para economizar filamento de quem usa nylon), mas com ABS ficou muito bom e já deixei 32 horas de impressão com 120 graus e não deu bronca.

Algumas coisas que fiz pra kossel eu não publiquei ainda, mas assim que tiver um tempinho eu coloco.

Ex: fiz um acabamento melhor para o hotend, coloquei passador de fio para não ficarem expostos (não tudo), suporte personalizado para quem não quer mais desmontar a kossel para colocar os parafusos para lcd (você coloca as porcas por cima como faz com a mesa) e ele apoia outros displays.

Deixa eu ter um tempinho melhor que eu organizo tudo e subo pra lá. Só falo em tempinho pq tem que tirar foto, preparar o arquivo, texto, etc...

Abraços.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Ola

Por que parece tao lento? Que velocidades esta usando?

Parabéns!

!3runo

Date: Sat, 3 Jan 2015 16:26:38 -0800
From: roberto.s...@gmail.com
To: repr...@googlegroups.com
CC: desig...@yahoo.com.br
Subject: Re: [RepRapBR] Re: Tutorial para calibração de delta (Rostock, Kossel)
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/e787439e-bd8f-40c2-9982-a75e17570a11%40googlegroups.com.

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Roberto, ficou muito bacana mesmo. Essas melhorias que você citou são muito úteis mesmo, recentemente troquei meu extrusor pelo do alex e tive que desmontar grande parte da impressora pra colocar 2 porcas, haha! O LCD foi o mesmo esquema, mas fiz anteriormente.

Sobre uma dúvida aqui, consegui imprimir as primeiras peças, mas a dimensão dos objetos ainda está errada também, estou arrumando.
No passo 11 informa que tenho que ver se o tamanho do cubo está como deveria (o que estou usando tem 15mm) mas no objeto impresso tem 16,61mm
O cálculo:

novo_valor = 100 / valor medido em mm * DELTA_DIAGONAL_ROD anterior

meu DELTA DIAGONAL ROD tem 186.0 atualmente, segundo o cálculo deveria ficar (considerando 17mm)

novo = 100 / 17,00 * 186.0 ?

Daria 1094,118, o que imagino que não poderia ser!

O que fiz errado?

Abraços,
Daniel

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
A formula é tamanho da peça (no seu caso, 15) / valor medido (16,6) * 186

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

Daniel Oliveira

to repr...@googlegroups.com
Putzzz, que vacilo. Obrigado Bruno!

Roberto Reis

to repr...@googlegroups.com
@Bruno, não tinha visto sua mensagem. Coloquei lento para  testar umas coisas. Uso aceleração em 1200 normalmente. aí está em 800 no Marlin. Foi apenas um teste.

@Daniel, tente com o Diagonal_rod 167.97

Vai ficar bem próximo.
Message has been deleted

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Amigos segue uma sonda magnética que eu fiz, funcionou muito bem para autocalibração.

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
o contato elétrico, pra ficar sempre bom, é de quê?

--
[...]

miguel d'avila .'.
hell de janeiro

"Todos os que estão seriamente envolvidos em pesquisas científicas
se convenceram de que uma consciência está presente nas leis do universo.
Uma consciência infinitamente superior à do homem" - Albert Einstein, físico alemão

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
O contato é pelo ima, Miguel! muito improvável que perca o contato

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
mas como você faz pra soldar?

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
não tem solda!! ;)

o parafuso que prende o ima também  fecha o contato.

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
pow, deixa de ser ruim e coloca as fotos, detalhando a bagaça !!!

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
kkkkkk, olha o site. tem fotos la

Miguel D'Avila

to repr...@googlegroups.com
ah, tu sabe o que estou falando...

a parte eletrônica, as ligações no sensor e na placa, kkkk

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com

Na placa vc liga no z mim
o endstop é que faz o contato com a mesa, como mostrado no video
o ima faz a função de prender a peça e dar continuidade no circuito
os parafusos faz a função de força o ima a ficar na sonda se nao quando vc for tirar a sonda, o ima fica. literalmente
os fios ficam preso no parafuso como o parafuso esta em contato com ima, logo fecha o circuito

a parte mais dificil foi fixar o ima sempre que eu tirava a sonda o ima ficava ou levava mas a ultima versao segurou bem.

dan_ol...@outlook.com

to repr...@googlegroups.com
Finalmente voltei a minha delta, só resta calibrar a precisão dimensional, que foi onde parei na primeira montagem. Já li e reli várias vezes, estou deixando algo passar...

Sei que os tubos de fibra de carbono que cortei são de aproximadamente 180mm, considerando mais cerca de 17mm de cada lado das traxxas, tenho algo próximo de 214mm. Ok, o DELTA_DIAGONAL_ROD não deveria ter este valor? Ao inicio da calibração deixei em 186.0, o cubo de calibração de 15mm saiu com 16,3mm. Ok, mudei para 171,16 e agora o cubo tem 17,3mm! Alguém pode me socorrer? Devo continuar com a correção e deixar em 148,4? Não fiz isso ainda pois diminuí o valor DIAGONAL_ROD e aumentou o tamanho do cubo!

Uso Marlin mais atual, RAMPS 1.4, mesa hexagonal que estou considerando com 180mm no firmware, os passos XYZ estão corretos. Em frente as 3 torres e no centro da mesa o bico toca em Z0. A impressão fica legal, mas, sem precisão dimensional.

Abraços,
Daniel.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
o valor do braço deve ser o que você fez. veja os passos do motor também

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com
Vc esta usando o marlin versao do Rich pra fazer a auto calibracao, to tentando aqui mas nao ta indo

chico

to repr...@googlegroups.com
??? não ta indo o quê?

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com
Ele fica tentando se auto calibrar por horas, fiz o aumento da precisão melhorou um pouco, mas pelo q vi esse processo é bem demorado mesmo. Mas o resultado q tive foi muito bom, agora nao preciso fazer o bal mais pq a primeira camada ja fica perfeita.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
Por horas eu acho muito, a minha leva uns 20mim para chegar a precisão de +-0,025mm, quando quero mais precisão coloco +-0,015mm e quando esta no valor bem próximo do que eu quero eu salvo os valores e paro.

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com
Esta com a versao development q saiu a 1 mes?

Roberto Santos Reis

to repr...@googlegroups.com

Manda o link Douglas... a minha achava até rapido 15 min  mas achei muito impreciso... acabei fazendo manual mesmo

Em 24/05/2015 15:03, "Douglas Gerra" <dougre...@gmail.com> escreveu:
[...]

Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/242b737c-f4de-43fc-b56a-64abb42edbb4%40googlegroups.com.

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
estou sim

Douglas Gerra

to repr...@googlegroups.com
Tive q auterar a parte do marlin_main.cpp pq ele comeca todos os testes do tolerancia de 0.01 e vai subindo altera algo e volta nisso denovo
Parei no interation 30

Link: https://github.com/RichCattell/Marlin/tree/development?files=1

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com

Fabricio Fabricio

to repr...@googlegroups.com
Pessoal consegui usar o bal na minha kossel mini usando o branch de desenvolvimento do Marlin oficial, quebrei a cabeça mas descobri como fazer e estou vindo compartilhar:

1 - Vc deve inverter a logica dos endstops min pra ele funcionar, o meu ficou assim. O Z_MIN depende da logica de acionamento da sua ponta de prova:

// Mechanical endstop with COM to ground and NC to Signal uses "false" here (most common setup).
const bool X_MIN_ENDSTOP_INVERTING = true; // set to true to invert the logic of the endstop.
const bool Y_MIN_ENDSTOP_INVERTING = true; // set to true to invert the logic of the endstop.
const bool Z_MIN_ENDSTOP_INVERTING = true; // set to true to invert the logic of the endstop.

2 - Tive que fazer foi aumentar este parametro:

#define Z_RAISE_BETWEEN_PROBINGS 15

Pois durante a calibração o firmware "esquece" o seu DELTA_RADIUS fazendo uma parábola gigante , se não aumentar esse parâmetro o bico raspa na mesa.

3 - Desativar o deploy da sonda de teste... não sei por qual motivo mas não funcionava aqui com essa opção ativada ...

 //#define Z_PROBE_ALLEN_KEY

4 - E por ultimo coloquei nos meus fatiadores no gcode inicial:

G28

gcode para armar a sonda (Código pessoal de acordo com sua necessidade)

G29

gcode para desarmar a sonda (Código pessoal de acordo com sua necessidade)

 - E pronto ! Gostei bastante do resultado, não preciso mais me preocupar em realinhar tudo novamente apos tirar o vidro para limpar !

Valeu pessoal espero que ajude !

Jose Berruezo

to repr...@googlegroups.com
Valeu Fabricio

abs

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Joberr

to repr...@googlegroups.com
Pessoal,

Estou tentando usar o G30 do Marlin-RichCattell e o Z_MIN_ENDSTOP não estava trigando, verifiquei que no pins.h ele usava no  #define Z_MIN_PIN o pin 14, mudei para 18 e atraves do M119 pude ver que "manualmente" esta trigando, (open quando toca na plataforma).

O que esta acontecendo é que quando dou o G30, ele começa a descer mas não leva em conta o Z_MIN_ENDSTOP e aí não para para começar as calibrações e é claro tenho que desligar tudo bem rápido, ´pois o "Z" continua descendo.

Alguem tem alguma ideia?

Estou usando o mega mais a Ramps 1.4, e é  uma mini Kossel.

Obrigado

Brian Gonçalves

to repr...@googlegroups.com
vc colocou o valor negativo no eixo do Z?

Jose Berruezo

to repr...@googlegroups.com
Oi Brian,

Você quer dizer em  :   #define Z_PROBE_OFFSET {3, 15, -10, 0}  ? esses são os meus valores.

abs

--

It is loading more messages.