Curso de Especialização

8 views
Skip to first unread message

Guilherme Cardoso

unread,
Mar 13, 2014, 8:31:28 PM3/13/14
to particul...@googlegroups.com
Boa noite galera! Tudo certo!

Seguinte, boas notícias a respeito do tão esperado curso! Vou contextualizá-los para entenderem o que se passou!

No início dessa semana, a Genschow encontrou com o Major Glauber (que é o atual responsável pelo CBADEC) e ele a informou que seria necessário obtermos a autorização do Comandante-Geral para que pudéssemos realizar o curso na DC. Nesse mesmo dia fomos ao gabinete do Cmte-Geral, explicamos a situação para a capitã ajudante de ordens e marcamos uma reunião que ocorreria somente na semana que vem.
No dia seguinte (terça-feira), o Major Capitão Cardoso (que também é ajudante de ordens) passou em frente à sala da Genschow e ela o chamou e explicou pra ele também a situação. Ele falou que iria verificar pra nós.
Na quarta-feira ele entrou em contato e pediu que fossemos nos encontrar com o Cmte-Geral, então nos dirigimos ao gabinete e, após uma breve espera, fomos recebidos pelo Exmo. Cmte-Geral. Ele já estava a par do nosso pleito, e relatou considerar melhor fazermos um curso dentro da Corporação (isso certamente foi por conta do problema causado pelo CBADEC cursado por 500 soldados ano passado, sem o conhecimento e a autorização do Cmte). Dito isso, ele nos indicou o curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), e também disse já ter passado a situação para o Subcomandante e também ao novo Diretor de Ensino (Ten-Cel. Negrão), para providenciarem a elaboração do referido curso.
Após mais um breve joga fora com o Exmo Cmte-Geral, e um selfie de nós 3, ele chamou a ajudante de ordens do Sub e disse para marcarmos uma reunião com ele para definir a data do curso.
Após um looooongo chá de cadeira, finalmente conseguimos marcar uma reunião com o Sub, encontro esse ocorrido na tarde dessa quinta-feira. Aqui vem a parte boa! A princípio, o Sub já falou que havia determinado a realização do curso, com urgência, pra nossa turma. Mas acontece que ele imaginou que queríamos o curso para a promoção. Explicamos pra ele o real motivo e também foi colocado que nosso caso era urgente, pois gostaríamos de ter a adicional antes da reestruturação. Ele deu última forma na caráter urgentíssimo do nosso curso e disse que 80 soldados precisam realizar a capacitação até o final desse mês para promoção, então concordamos que a prioridade era maior. Mas, em seguida, ele disse que, como nosso caso é menos urgente, nosso curso poderia ser melhor elaborado, e que pra maior qualidade será dividido em 2 turmas. Detalhe, o Ten-Cel. Wanderlan, ex-diretor de ensino, estava presente e já recebendo as ordens do Sub, à medida que a conversa se desenrolava. O Sub determinou que nosso curso fosse SCI em nível gerencial (ou intermediário), com duração de 40h e realização em 1 semana. Estabeleceu, por fim, as datas em que ocorrerão os cursos: 1 turma e abril e outra turma em maio. Pediu ao DIREN pra providenciar tudo, inclusive publicação com inclusão do curso no PGC-PV. Ele falou pra não nos preocuparmos com a reestruturação porque vai demorar muito mais do que imaginamos. Terminada a reunão, saímos da sala e o Ten-Cel Wanderlan nos pediu para aguardá-lo. Quando ele saiu, tentou um milhão de vezes falar com o novo diretor de ensino para passar as determinações do Sub na nossa presença, mas não obteve êxito. Além disso, tentamos fechar um pouco mais as datas dos cursos, para que ocorram no início dos meses. Ele pegou nosso contato e comprometeu-se a, assim que tiver repassado as ordens ao novo diretor, nos ligar informando.

Bem galera, esse é o resumo da ópera. Desculpem o longo texto, mas recebi uma ordem pra informar a turma explicando os detalhes; inclusive essa mensagem está sendo encaminhada com cópia oculta para comprovação de minha explanação. Vamos já nos programando pra fazer o curso, e muito provavelmente voltar pra ABMIL!

Abraços a todos, e qualquer dúvida podem entrar em contato!

OBS: Quero deixar registrado pra turma meu agradecimentos pra Genschow, excelente assessora e excepcional RP! Valeu demais sua força! =)
Também devemos agradecer ao Major Capitão Cardoso galera, pois foi graças a ele que conseguimos um horário tão rapidamente na agenda do Cmte-Geral!

Emmanuel Vasconcelos

unread,
Mar 13, 2014, 8:40:11 PM3/13/14
to Guilherme Cardoso, particul...@googlegroups.com
Ok, Cardoso. Obrigado. Agradecido também à Genschow Maria.

Foram audazes, meninos.

Deus abençoe!


--
Fotos e Material de Estudo: https://mega.co.nz/#F!6NRB2RzB!GMTIxQ_dYSBeZ5VMT86tlA
Histórico de mensagens do Grupo: https://groups.google.com/d/forum/particularcho2013
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Particular CHO 2013" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para particularcho2...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Emanuel Vasconcelos
55-61-8162-7410

Guilherme Cardoso

unread,
Mar 13, 2014, 9:05:09 PM3/13/14
to particul...@googlegroups.com
CHO, aproveitando a mensagem,esqueci de transmitir outra boa notícia: ontem ficamos jogando fora com o Major Tarcísio e ele reconheceu que fez besteira ao convocar os complementares pra essas operações. Ele mesmo disse que a gente não foi preparado pra aquilo e que o risco corrido foi grande. Ele informou que já está com todas as escalas prontas até a copa, e que NÃO incluiu os complementares nela. Certamente ele recebeu umas ganhadas (e receberá mais outras provavelmente pelo ocorrido) 

Agora, um comentário pessoal: eu acredito piamente na expressão "não existe almoço grátis". Se vocês lembrarem bem do conteúdo de SCI, é basicamente o que se deve saber para atuar nas ordens de missão e planos de operações. Acho que após terminarmos esse curso, a moeda de troca será justamente a possibilidade de entrarmos pra esse tipo de escala. Mas, como eu disse, isso é uma opinião minha, por enquanto vamos comemorar o curso e a informação do Major de que não estaremos nas próximas escalas!

Abraços


Em 13 de março de 2014 21:31, Guilherme Cardoso <guilherme...@gmail.com> escreveu:

Emmanuel Vasconcelos

unread,
Mar 13, 2014, 9:07:31 PM3/13/14
to Guilherme Cardoso, particul...@googlegroups.com
Cardoso, valeu por mais essa boa notícia. 
Também concordo contigo. Acredito que nada vem de graça. A contrapartida será sim cobrada. Como e quando é que não sabemos mensurar agora.

Abraço!


--
Fotos e Material de Estudo: https://mega.co.nz/#F!6NRB2RzB!GMTIxQ_dYSBeZ5VMT86tlA
Histórico de mensagens do Grupo: https://groups.google.com/d/forum/particularcho2013
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Particular CHO 2013" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para particularcho2...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.



--
Emanuel Vasconcelos
55-61-8162-7410

Luciano Guimarães Nobre

unread,
Mar 14, 2014, 6:39:50 AM3/14/14
to Emmanuel Vasconcelos, PARTICULAR CHO 2013, Guilherme Cardoso

Cardoso e Genschow, muito obrigado pela força e pelo empenho!  Orgulho de fazer parte da mesma turma de vocês, e de poder ser representado tão bem perante o Comando.

Um nobre abraço do Nobre!

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages