Olá Prezados! Podemos falar sobre Custos de um Curso?

Paula Ugalde

to Docencia Online Independente
Prezados Professores! :)

Gostaria de compartilhar com o grupo uma tabela fictícia prevendo
custos de cursos de Livres Docentes, em sua primeira edição. É
possível? Poderíamos falar de dúvidas & tal, a partir da sua
visualização em algum lugar?
Para mim seria uma troca preciosa... Pouco se fala sobre isso...
Aguardo na expectativa!! [ ]'s e um ótimo Findis a tod@s!
Paula Ugalde :)

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Oi de novo Paula,

Que tal se voc� nos enviar um link para essa tabela?
Pode coloc�-la no Google docs...

Tem algumas mensagens nesse grupo onde eu e o Wilson falamos de custos.
Voc� chegou a ver? Creio que se procurar por �custos� e �investimentos�
conseguir� encontrar.

Abra�os e bom final de domingo!
R�gis

Em 17/09/2011 18:51, Paula Ugalde escreveu:
> Prezados Professores! :)
>

> Gostaria de compartilhar com o grupo uma tabela fict�cia prevendo
> custos de cursos de Livres Docentes, em sua primeira edi��o. �
> poss�vel? Poder�amos falar de d�vidas& tal, a partir da sua
> visualiza��o em algum lugar?

> Para mim seria uma troca preciosa... Pouco se fala sobre isso...

> Aguardo na expectativa!! [ ]'s e um �timo Findis a tod@s!
> Paula Ugalde :)

Cassandra Amidani

to docencia-onlin...@googlegroups.com
OI, Régis, oi, Paula, oi, colegas!

Os custos para a concepção, desenvolvimento, oferta e avaliação, pela minha experiência, não são baratos, no início. Todos sabemos que os custos tendem a se pulverizar, conforme várias turmas de um mesmo curso vão sendo realizadas.

Os custos e o planejamento de cursos estão atrelados. Em geral, já temos um "valor" prévio que precisamos considerar ao fazer o planejamento educacional (ou instrucional). Claro, o ideal seria exatamente o contrário.

A minha vivência e as investigações que fiz sobre isso indicam que determinadas escolhas definem melhor o orçamento. Por exemplo: a produção dos materiais, a seleção de mídias e a forma de atuação de tutoria são itens que, em geral, oneram mais o orçamento.

Acho que cada professor independente terá uma planilha de custo, conforme a natureza do curso e os itens que mencionei.

Penso ser interessante continuarmos a conversar sobre o tema.

abraço grande em todos!
Em 18 de setembro de 2011 17:39, Regis Tractenberg <rtra...@gmail.com> escreveu:
Oi de novo Paula,

Que tal se você nos enviar um link para essa tabela?
Pode colocá-la no Google docs...

Tem algumas mensagens nesse grupo onde eu e o Wilson falamos de custos.
Você chegou a ver? Creio que se procurar por ´custos´ e ´investimentos´ conseguirá encontrar.

Abraços e bom final de domingo!
Régis

--
Informações sobre como participar desta atividade do JOVAED:
http://ow.ly/55fx1

Envie suas mensagens para o grupo através de:
docencia-online-independente@googlegroups.com

Para sair do grupo envie um email para:
docencia-online-independente+unsub...@googlegroups.com

Mais opções em:
http://groups.google.com/group/docencia-online-independente?hl=pt-BR

Paula Ugalde

to Docencia Online Independente
oi Professor Regis,

Agradeço e não vi não. Se pudesse fazer a gentileza de indicar o link
agradeço. E como faço para partilhar a tabela do google docs? Envio
para o e-mail do grupo e todos podem acessar? Achava que precisava ser
para e-mails individuais. :D [Desculpa a ignorância!!;)]

Aguardo! [ ]'s

Paula :)

Paula Ugalde

to Docencia Online Independente
Olá Cassandra, prof. Regis e demais!

Agradeço a interação Cassandra. Sim, tenho essa percepção e se tornou
mais real, ao por os números na planilha, ainda que o curso que
trabalhe [que nem será - em princípio implantado], seja com recursos
abertos, mais minimalista ou artesanal, sem construção de OAs
profissionais e logo sem um webdesigner.

Apenas colocando um professor para atuar como DE, Tutor e Gestor do
curso e um TI, os custos ficam altos, porque o preço do curso precisa
ser coerente com a condição de um entrante no mercado, sem
reconhecimento e pouquíssimas experiências. O ideal era ter previsto
como se tivesse uma instituição para usar aproveitar os recursos
existentes.
Já vivi a experiência de fazer tudo apenas em parceria com um
professor, onde ele atuava como TI e Tutor, e já havia feito um esboço
do DE, quando iniciei.

Trabalhei no fechamento do DE e passei a atuar como tutora auxiliar,
fazendo de animadora da turma e deixando os fechamentos para ele.

Entretanto, os cursistas eram tão heterogêneos em competências
digitais, apesar de todos terem afirmado dominar o básico, como abrir
um anexo, etc., que nos sentimos sugados... Foi 'extenuante' mesmo e
hoje me questiono se, diante da constatação de que uns mal sabiam
ligar o computador, [ainda que tenhamos ajudado ao máximo remotamente
e ao final sugerido que contratassem um professor personal para
poderem acompanhar a turma, pois o curso era gratuito e podiam arcar
com essa despesa], se não teria sido mais correto e viável conversar e
sugerir que buscassem aprender um pouquinho...

Penso que depende do curso e das nossas competências e saberes
individuais sobre o conteúdo e o trabalho de DE.

A oferta também não vejo como dificultor, dependendo da qualidade do
oferecido e seu custo. E quanto a avaliação, fala dos cursistas ou do
curso? Seja como for, também não vejo como elemento que encareça, se
for feito no processo por profissionais com condições. Isso é uma
'opinião', baseada nas experiências e dentro dos modelos pensados, ok?

Queria muito partilhar minha planilha mas não sei como faço?

Aguardo e feedback das [quem sabe bobagens?] que escrevi!! :D

[ ]'s

On 18 set, 23:26, Cassandra Amidani <cassandragr...@gmail.com> wrote:
> [...]
> natureza do curso e os itens que mencionei.
>
> Penso ser interessante continuarmos a conversar sobre o tema.

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Olá Paula,

Você me indicou por email que já encontrou as mensagens sobre custos que enviamos durante a JOVAED.
Segue de todo modo os links para 3 mensagens que tocaram este assunto:

http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/475efe8f8ec64a28
http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/f0c3c145e779bf24
http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/0991f1f4b8a9a0ae

Que bom que já enviou o link para sua tabela aqui para o grupo! Logo vou lá ver, ok?

Abraços,
Régis

Paula Ugalde

to Docencia Online Independente
Olá Professor Regis e demais Professores!!

Sim, comentei por e-mail e vejo que a tabela enviada está obsoleta.
Estou postando no mesmo link, uma que acredito esteja mais coerente
com as possibilidades de uso de recursos abertos, que é o pretendido.

Deixarei por último a segunda, para o caso de desejarem olhar, mas
peço feedback sobre a primeira, ok?

[ ]'s e Muito Obrigada mais uma vez!!

Paula :)

On 22 set, 12:34, Regis Tractenberg <rtrac...@gmail.com> wrote:
> Olá Paula,
>
> Você me indicou por email que já encontrou as mensagens sobre custos que
> enviamos durante a JOVAED.
> Segue de todo modo os links para 3 mensagens que tocaram este assunto:
>
> http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/475ef...http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/f0c3c...http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/0991f...

Paula Ugalde

to Docencia Online Independente
Oi Professores!

Não foi possível salvar no mesmo endereço. Cada vez que alguém do
grupo entrou visualizar e estava arrumando travou e não consegui mais.

Envio a nova Planilha para apreciação, desta vez em ppt. O grupo já
deve ter recebido.

[ ]'s

PS Agradeço se disserem o que fiz de errado que travou? ;)

> [...]
>
> http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/475ef...http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/f0c3c...http://groups.google.com/group/docencia-online-independente/msg/0991f...

Regis Tractenberg

to docencia-onlin...@googlegroups.com
Boa noite Paula,

Desculpe a demora em responder, esta semana foi de bastante atividade aqui.

Confesso que outro motivo em demorar a dar algum retorno vem da
dificuldade dessa tarefa.

Abri algumas vezes o link para a planilha nos diferentes formatos que
enviou e fiquei pensando o que podia dizer.
Obs.: o melhor formato me parece o de planilha mesmo ou documento de
texto. O power point com imagens coladas da planilha dificulta a leitura
a meu ver.

De modo geral sugiro simplificar ao máximo a formatação e verificar a
organização de cada item nas categorias existentes.
Se for possível reduzir o número de categorias creio que será uma boa opção.

Quanto aos itens em si e seus valores, fica difícil opinar, por que não
está descrito a que tipo de projeto/curso a planilha se refere.
Para avaliar o orçamento de um projeto é preciso avaliar o tipo de
projeto, os itens de entrega em vista e o cronograma de desenvolvimento:
número de turmas e alunos atendidos, materiais didáticos a serem
produzidos e sua quantidade, instalação de recursos e infra-estrutura etc.

Sem isso o que se pode fazer é indicar valores pontuais como o que pago
pelo aluguel de espaço em servidor web, serviço de questionários online,
contador etc.

Paula, é preciso ainda que você indique que tipo de feedback espera.
Quando fazemos perguntas gerais do tipo ´peço um retorno sobre este
trabalho´ as pessoas tendem a não responder por não saberem o que se
espera delas e/ou por considerarem que a tarefa de responder é mais
trabalhosa do que estão dispostas a colaborar.

Sugiro então fazer perguntas específicas, bem objetivas, e de
preferência poucas de cada vez. Por exemplo: Quanto vocês já pagaram
pela instalação e manutenção mensal de um ambiente Moodle? Quanto já
pagaram para a criação de um site por webdesigner profissional? Quanto
pagam por mês de energia elétrica? Considerando que preciso fazer
apostilas, quais profissionais entendem que preciso contratar?

É preciso facilitar ao máximo a tarefa de quem se espera algum retorno,
ainda mais em uma comunidade aberta como esta em que ninguém precisa
necessariamente responder...

Paula, sugiro então que você continue colocando questões, mas através de
perguntas específicas, e daí você pode ir compondo os elementos da
planilha, que tal?

Abraços,
Régis

Paula Ugalde

to Docencia Online Independente
Oi Prof. Regis e demais,

Agradeço as orientações, explicações e feedback. Vou rever ainda mais
a comunicação. ;)

Quanto a desculpar-se pela demora, imagina! O Profe foi gentil como de
praxe. Bem sei que perguntamos mas 'ter' respostas é outra
história. :)

Entendi 'agora' que não tem como ajudarem sem saber do que se trata, a
que os valores são atribuídos. Agradeço muito por apontar isso. :D

Só enviei no power point porque não consegui mais salvar como planilha
mas está bom igual.

[ ]'s

Paula Ugalde