Projeto de antena loop magnética

694 views
Skip to first unread message

Marco Aurélio P. de Carvalho

unread,
Jun 10, 2016, 10:16:55 AM6/10/16
to calangohc
Bom Srs;

Como conversamos ontem, vou postar aqui algumas considerações sobre a construção de uma antena loop magnética, e conforme o interesse e a disposição do pessoal, podemos definir um projeto e tocar no Calango.

A maior dificuldade para se fazer uma antena do tipo loop magnética é conseguir um bom capacitor variável. a antena loop magnética funciona como um transformador, onde a bobina secundaria está montada em um circuíto LC, que deve ressonar na frequência desejada. O "problema" é que o capacitor deste circuito LC tem que lidar com tensões muito altas, que ultrapassam 1kV quando operada com pouco mais de 5 watts. 

Se o capacitor não tiver um dialético de alta isolação, ocorre o centelhamento entre as placas. A forma mais barata de fazer um capacitor variável, é montar um que o dielétrico seja simplesmente o ar. Afastar as placas do capacitor aumenta a tolerância do capacitor a altas tensões, mas a custa de perdas na elétricas, por isso as antenas loop magnéticas são geralmente montadas para operar somente em QRP (no máximo 10 watts de potência).

Existe na internet vários projetos, incluído esquemas de cortes de placas de metal, para construir um capacitores variáveis, com dielétrico de ar, os famosos "butterfly". Se atentem que não dá para usar na loop magnética um capacitor onde as partes moveis servem para contato elétrico, como por exemplo esse http://www.revistaqso.com/condensador1.png, onde um dos polos é a seção rotativa do capacitor. Essa "limitação" é devido a alta tensão elétrica que passa pelo capacitor. O ideal é um capacitor como esse: http://1.bp.blogspot.com/-Kcc1QbD3D1I/ThY6vhxMbpI/AAAAAAAAAEE/yABojRJxL5w/s1600/capacitor_variable_package1.jpg, com dois estatores fixos, onde a parte móvel não é um dos polos do capacitor.

Um capacitor que aparentemente parece ser mais fácil de fazer, inclusive na internet já vi projetos até com latas de coca-cola, é um do tipo trombone, como o desse projeto aqui: http://qrpbuilder.com/downloads/loop%20antenna%20110310.pdf.

A loob magnética tem a largura de banda muito estreita, então independente do tipo do capacitor varável escolhido, desde que atenda as especificações de capacitância e tensão, tem que variar o menos possível, ou seja, não mudar muito a capacitância com um simples "toque", pois se não, fica praticamente impossível manusear a loop magnética.

Se quiserem, posso levar uma que tenho em casa, para mostrar aos que não conhecem, e explicar um pouco da teoria de funcionamento da antena, e se no final haver interessados, começamos a desenhar um projeto de uma loop magnética, onde possamos compartilhar experiencias e talvez, os custos para a montagem dos capacitores, que hoje em dia não são fáceis nem baratos de encontrar.

Fabio

unread,
Jun 10, 2016, 11:07:24 AM6/10/16
to calangohc
Se alguém tocar a treta, eu ajudo!

É um projeto legal de construção mão na massa. Achei relativamente fácil fazer os capacitores dos dois tipos. Podemos fazer experiências também usando algum dielétrico entre as placas para aumentar o isolamento. Já vi capacitores feitos com placa de circuito impresso, inclusive em uma das versões da Alex Loop. Vai ser uma boa experimentar várias alternativas. 

No entanto, acho muito mais prático para operação portátil, ou mesmo em espaços restritos (apartamento),  trabalhar com dipolos encurtados. Ou com uma long-wire com acoplador.  Vamos fazer umas também, e comparar a performance das várias antenas.

Abraços,

Fabio

Marco Aurélio P. de Carvalho

unread,
Jun 10, 2016, 1:52:43 PM6/10/16
to cala...@googlegroups.com
Há alguém interessado que tenha boas habilidades em construir coisas? A dificuldade que encontro em fazer um capacitor variável é a parte mecânica do negócio, até já tentei fazer algumas coisas, mas não deram muito certo. Se tiver alguém eu topo em tocar a "treta" rs.

Usar placas de fenolite é uma boa, são leves, fáceis de cortar e conseguimos achar fácil, como na Contato aqui de Brasília.

Quanto ao desempenho, bom a loop precisa de um espaço menor que uma dipolo, isso é inegável, é um pouco direcional, e chega a ter um ganho de aproximadamente 5dbi (cerca de 1,5dbd), costuma também ser menos ruidosa, por causa da banda estreita e da direcionalidade, e tem maior eficiência que uma dipolo encurtada, pois mais energia é irradiada do que transformada em calor, ao contrário de uma antena com bobina de carga. Temos que lembrar que não é pq uma antena apresenta SWR 1:1 que ela é boa, uma carga fantasma de 50ohm apresenta SWR 1:1 quando ligado nas saídas de nossos rádios, mas não irradia nada de RF. De qualquer forma, acho válido as comparações práticas, principalmente em operações em campo. Podemos inclusive fazer um vídeo pra colocar no Youtube, demonstrando os resultados de cada uma.




--
http://calango.club/
---
You received this message because you are subscribed to a topic in the Google Groups "calangohc" group.
To unsubscribe from this topic, visit https://groups.google.com/d/topic/calangohc/MjJJukfUXhM/unsubscribe.
To unsubscribe from this group and all its topics, send an email to calangohc+...@googlegroups.com.
Visit this group at https://groups.google.com/group/calangohc.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

Oscar Marques

unread,
Jun 10, 2016, 2:59:14 PM6/10/16
to cala...@googlegroups.com

Eu tenho interesse e quero participar.
Eu tô fazendo antenas QFH pra satélites noaa.
Tô pra fazer uma até lá pro calango e usarmos.
Conta comigo nessa.

--
http://calango.club/
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "calangohc" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to calangohc+...@googlegroups.com.

Marco Aurélio P. de Carvalho

unread,
Jun 10, 2016, 3:02:42 PM6/10/16
to cala...@googlegroups.com
Ok Oscar, então se todos toparam, podemos marcar na próxima quinta-feira (17/06), no Calango. Vou levar a loop q eu tenho, e lá a gente conversa.

Meu rádio HF é grande, é fica complicado levar pro calando, se alguém tiver um fácil e puder levar, seria interessante para realizarmos alguns testes.


Fabio

unread,
Jun 10, 2016, 3:44:53 PM6/10/16
to calangohc
Marco,

Construir coisas é o "negócio" do Calango.  Quinta que vem eu levo o 817 de novo.

Abcs,

Fabio

Paulo Henrique Barros

unread,
Jun 10, 2016, 4:03:38 PM6/10/16
to cala...@googlegroups.com

Fábio, tem como passa a lista de material pra antena de loop? Pra eu agilizar...

Marco Aurélio P. de Carvalho

unread,
Jun 13, 2016, 8:24:48 AM6/13/16
to cala...@googlegroups.com
Bom dia Paulo;

A princípio a ideia é na quinta-feira (16/06) apresentar a antena, e algumas considerações sobre ela (alguns não conhecem a antena), e a partir disso, decidirmos qual irradiante e capacitor utilizar, pois tais elementos são muito determinantes no funcionamento da loop magnética.

Na quinta-feira a gente consegue definir melhor todo o material que será necessário.

Abs.

Fabio

unread,
Jun 13, 2016, 8:52:12 AM6/13/16
to calangohc
Quem quiser já ir brincando de projetar antenas loop, tem essa calculadora on line:


Abcs,

Fabio

Marco Aurélio P. de Carvalho

unread,
Jun 13, 2016, 1:39:59 PM6/13/16
to cala...@googlegroups.com
Bem lembrado Fábio;

Pra quem preferir tem também uma planilha muito boa (em anexo) que faz vários cálculos para loop magnética.
aa5tb_loop_v1.22a.xls

rubens....@tijoa.com

unread,
Feb 14, 2020, 9:29:36 AM2/14/20
to Calango Hacker Clube
Olá, bom dia.

Tenho uma MLA adquirida do mestre AlexLoop, porém para trabalhar RX e TX com rendimento maior (40m em FT8 (7.074MHz), gostaria de uma opinião do grupo.... AlexLoop, recomendou acrescentar, dobrar o tamanho do loop maior, alguém tem uma calculadora para MLA de multiplas espiras (Loop Maior com 2, 3 ou 4 espiras com diâmetro 0,91 cm)? Só conheço calculadoras para MLA de uma espira.

73 de Rubens Kamimura py2pvb. e-mail: rubens....@gmail.com


Em sexta-feira, 10 de junho de 2016 11:16:55 UTC-3, Marco Aurélio P. de Carvalho escreveu:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages