--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArduInRio" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arduinrio+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
O diodo reverso serve para evitar que tensões reversas geradas na bobina do relé voltem ao circuito. Lembrem-se que todo o indutor também é um transformador. A bobina do relé ao receber uma corrente irá reagir, criando uma tensão no sentido oposto, mandando de volta algo "parecido" com o que recebe. Isso não é nada bom para o resto do circuito, que irá receber uma tensão negativa.
Esse é o motivo do diodo ser invertido. Essa corrente negativa irá passar por ele em "direção ao terra", protegendo o circuito.
A figura abaixo mostra melhor um exemplo parecido com a montagem em discussão.
A carga (esse é o nome que se dá ao circuito que o transistor irá "carregar nas costas") em geral é ligada no terminal coletor (C), porque nos transistores bipolares é o pedaço de siĺicio maior. É assim que ele é projetado para funcionar, com a carga ligada no coletor.
O transístor da figura é um equivalente a BC548, que é um transistor de uso geral para baixa tensão e baixa corrente.
https://developer.mbed.org/media/uploads/4180_1/swrbschem.png
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arduino-brasilia+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para arduino-brasilia@googlegroups.com.
Visite este grupo em https://groups.google.com/group/arduino-brasilia.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/arduino-brasilia/d989c49b-7f0b-4859-8c75-6c67e8d13c16%40googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.