Arduino, Relé e Transistor NPN - Dúvida

Paulo Coutinho

to ardu...@googlegroups.com, arduino-...@googlegroups.com
Olá

Galera alguém pode me explicar uma coisa? Pq na imagem abaixo o pino que aciona o relé fica ligado na outra ponto do transistor NPN? E pq o NPN fica ligado o positivo de um lado e o negativo do outro? Não seria negativo e negativo?

http://4.bp.blogspot.com/-KZSHBJTXZrY/UYfGO2ueq8I/AAAAAAAAAPA/zAVj2fl2ZPQ/s1600/Rele+e+transistor_LED.jpg

Paulo Coutinho.
PRS - Soluções Inteligentes
Blog: www.pcoutinho.com
Skype: paulo.prsolucoes

Maurício Féo

to ardu...@googlegroups.com, arduino-...@googlegroups.com
O transistor tem um pino por onde entra a corrente (coletor) e o pino por onde sai (emissor). O pino do meio é pode onde você aciona (base).

A corrente vem dos 5V, passa pela bobina do relé, entra no coletor do transistor e sai no emissor para o terra. Isto se a base estiver polarizada.
Se não estiver, o transistor não conduz corrente.

A imagem não especifica qual é o coletor e emissor.  O diodo ali é para quando o transistor abrir, a corrente da bobina do relé continuar circulando de volta ao invés de acumular toda na entrada do transistor e gerar um pico de tensão. (Pq bobina tem indutância e indutância gera inércia de corrente).

Não entendi sua dúvida na verdade :D
Mas espero que tenha esclarecido.

Abraços,

Mauricio Rivello

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArduInRio" dos Grupos do Google.

Paulo Coutinho

to ardu...@googlegroups.com

Entendi.

Inline image 1

Nesta imagem ai eu estou usando um modulo rele que já vem com isso tudo, porém, embora esteja funcionando, gostaria de saber se eu liguei certo. É só um circuito de exemplo para saber se o pino que aciona o rele está ligado da melhor forma do outro lado do transistor (esquerdo). Hoje ele funciona, mas está correto?

Abs.

O diodo reverso serve para evitar que tensões reversas geradas na bobina do relé voltem ao circuito. Lembrem-se que todo o indutor também é um transformador. A bobina do relé ao receber uma corrente irá reagir, criando uma tensão no sentido oposto, mandando de volta algo "parecido" com o que recebe. Isso não é nada bom para o resto do circuito, que irá receber uma tensão negativa.

Esse é o motivo do diodo ser invertido. Essa corrente negativa irá passar por ele em "direção ao terra", protegendo o circuito.

A figura abaixo mostra melhor um exemplo parecido com a montagem em discussão.

A carga (esse é o nome que se dá ao circuito que o transistor irá "carregar nas costas") em geral é ligada no terminal coletor (C), porque nos transistores bipolares é o pedaço de siĺicio maior. É assim que ele é projetado para funcionar, com a carga ligada no coletor.

O transístor da figura é um equivalente a BC548, que é um transistor de uso geral para baixa tensão e baixa corrente.

https://developer.mbed.org/media/uploads/4180_1/swrbschem.png

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.

Paulo Coutinho.
PRS - Soluções Inteligentes
Blog: www.pcoutinho.com
Skype: paulo.prsolucoes