Arduino, Relé e Transistor NPN - Dúvida

Paulo Coutinho

to ardu...@googlegroups.com, arduino-...@googlegroups.com
Olá

Galera alguém pode me explicar uma coisa? Pq na imagem abaixo o pino que aciona o relé fica ligado na outra ponto do transistor NPN? E pq o NPN fica ligado o positivo de um lado e o negativo do outro? Não seria negativo e negativo?

http://4.bp.blogspot.com/-KZSHBJTXZrY/UYfGO2ueq8I/AAAAAAAAAPA/zAVj2fl2ZPQ/s1600/Rele+e+transistor_LED.jpg

--
Atenciosamente,
Paulo Coutinho.

Maurício Féo

to ardu...@googlegroups.com, arduino-...@googlegroups.com
O transistor tem um pino por onde entra a corrente (coletor) e o pino por onde sai (emissor). O pino do meio é pode onde você aciona (base).

A corrente vem dos 5V, passa pela bobina do relé, entra no coletor do transistor e sai no emissor para o terra. Isto se a base estiver polarizada.
Se não estiver, o transistor não conduz corrente.

A imagem não especifica qual é o coletor e emissor.  O diodo ali é para quando o transistor abrir, a corrente da bobina do relé continuar circulando de volta ao invés de acumular toda na entrada do transistor e gerar um pico de tensão. (Pq bobina tem indutância e indutância gera inércia de corrente).

Não entendi sua dúvida na verdade :D
Mas espero que tenha esclarecido.

Abraços,

Mauricio Rivello

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArduInRio" dos Grupos do Google.

Marcelo Boá

to arduino-...@googlegroups.com, ardu...@googlegroups.com
Olá Coutinho,

Existe duas configurações de resistor que eu conheço EBC(CBE) e BCE(ECB), já vi transistores de mesmo código fabricado por empresas diferentes com configuração de pinos diferente mas isso é exceção. Via de regra no datasheet do transistor você encontra a informação que precisa.

 O desenho deve ser EBC. A principio o esquema parece estar errado porque o transistor ali deveria ser do tipo P. Ou o diodo está invertido, porque naquela posição +5V nunca vão chegar até o diodo. Porém se ele tiver uma configuração invertida e for CBE pode funcionar exatamente como um transistor tipo P. E aih quem determina se o transistor vai conduzir ou não é a tensão ou a falta de tensão na base (fio amarelo). Agora sem resistor ali no positivo e negativo você arrisca queimar a saída do Arduíno se o transistor aguentar a corrente máxima do pino I/o.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.

Best Regards,

Marcelo Boá

Electronics Technician
Bachelor of Information Systems
Twitter: @marceloboah

Marcelo Boá

to arduino-...@googlegroups.com
Alias, olhando de novo, com 5V ali vindo da alimentação acredito que não vai funcionar mesmo. Experimente inverter o diodo.

Maurício Féo

to arduino-...@googlegroups.com
O diodo tá certo!!
Se inverter vai encurtar o 5V com o Gnd através do transistor. Vai queimar algo!

( o circuito está se o transistor for C-B-E da esquerda pra direita)

Abraços

Mauricio Rivello

Marcelo Boá

to arduino-...@googlegroups.com
Verdade, até porque nesse caso a bobina ficaria toda ligada em +5V. Se o diodo ficar como está, a configuração é CBE mesmo, aih o fio amarelo faz o acionamento.

Luzemário

to arduino-brasilia
O diodo reverso serve para evitar que tensões reversas geradas na bobina do relé voltem ao circuito. Lembrem-se que todo o indutor também é um transformador. A bobina do relé ao receber uma corrente irá reagir, criando uma tensão no sentido oposto, mandando de volta algo "parecido" com o que recebe. Isso não é nada bom para o resto do circuito, que irá receber uma tensão negativa.

Esse é o motivo do diodo ser invertido. Essa corrente negativa irá passar por ele em "direção ao terra", protegendo o circuito.

A figura abaixo mostra melhor um exemplo parecido com a montagem em discussão.

A carga (esse é o nome que se dá ao circuito que o transistor irá "carregar nas costas") em geral é ligada no terminal coletor (C), porque nos transistores bipolares é o pedaço de siĺicio maior. É assim que ele é projetado para funcionar, com a carga ligada no coletor.

O transístor da figura é um equivalente a BC548, que é um transistor de uso geral para baixa tensão e baixa corrente.

https://developer.mbed.org/media/uploads/4180_1/swrbschem.png

Paulo Coutinho

to arduino-...@googlegroups.com
Entendi.

Inline image 1

Nesta imagem ai eu estou usando um modulo rele que já vem com isso tudo, porém, embora esteja funcionando, gostaria de saber se eu liguei certo. É só um circuito de exemplo para saber se o pino que aciona o rele está ligado da melhor forma do outro lado do transistor (esquerdo). Hoje ele funciona, mas está correto?

Abs.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.

Marcelo Boá

to arduino-...@googlegroups.com
Olá, Coutinho,

No seu desenho eu tenho a leve sensação de que falta alguma coisa. A placa verde é um rele?.

Acho que o que vc quer é o equivalente a figura abaixo:

Onde o sinal digital seria sua placa Wi Fi. Eu adicionaria um resistor no coletor do transistor. Segue o mesmo circuito equivalente com o resistor no coletor. O circuito digital TTl é sua placa Wi Fi. Geralmente um resistor de 1K faz milagre em quase qualquer lugar, mas o certo é calcular.

Imagem inline 1

Quanto ao rele, geralmente tem 2 pinos de um lado e três do outro. Faz muito tempo que eu não mexo com isso. Mas eu lembro que se der uma encostada com os dois fios da fonte na bobina do rele no local certo ela já vai atracar.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.