Exemplo de Barras Arrecadação BB com convênio 07 dígitos

OSMANITO

to JRimum Community
Amigos, alguém tem um exemplo de como gerar os dígitos do codigo de
barras e linha digitável para um convênio de 07 posições?
Tenho dois convênios assim exemplo:

2174199 (Cart. Com regsitro)
0948955 (Cart. Sem registro)

Como vou montar o campo livre para o Banco do Brasil?

Obrigado pessoal.
osmani...@hotmail.com

Rômulo Augusto

to jrimum-c...@googlegroups.com
Opa Osmanito!

Nessa página tem exemplos para o BB. Em cada exemplo tem o layout do campo livre. Basta escolher o seu caso.

Mas a sua necessidade é qual? Gerar o boleto? Gerar apenas o código de barras? Gerar apenas a linha digitável?

Valeu cara...
estamos às ordens!

Rômulo Augusto
JRimum Developer
www.jrimum.org
P Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o meio ambiente

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "JRimum Community" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para jrimum-c...@googlegroups.com.

OSMANITO

to JRimum Community
Obrigado pela atenção. O meu caso é o seguinte: - Temos um convênio
para recebimentos(Arrecadação de tributos) e já testei vários boletos.
Com ID empresa Febraban, cnpj, segmentos diferentes. No primeiro caso
(código empresa Febraban) recebi a resposta: - Título não pode ser
recebido por este banco. Fiz novo modelo com identificação que inclui
Cód. compens. 04 digitos (0001) + parte do cnpj + convenio + vencto
yyyy/mm/dd etc... o retorno ao testar foi: Código de barras inválido.

Então minha dúvida é qual seria o padrão no caso para gerar o campo
livre e validar esse código. Eu quero gerar apenas as barras e a linha
digitável. Valeu senhores...

Osmanito Torres

Rômulo Augusto

to jrimum-c...@googlegroups.com
Osmanito, o convênio que você passou é o de 7 dígitos. Nesse caso, o layout do campo livre será para o Nosso Número de 10 posições.
Então, de acordo com o layout, basta vc fornecer a carteira (o serviço contratado por sua empresa ao banco), o convênio e o nosso número.

Todas essas informações estão no objeto título. Então é só criar um título com esses dados e passar pra o objeto Boleto.

Para recuperar o código de barras, use:

boleto.getCodigoDeBarras().write();

Mesma coisa pra linha digitável:

boleto.getLinhaDigitavel().write();

Qual o tamanho do Nosso Número que vc tá usando? Essas tentativas que vc colocou foi para a criação do campo livre?

Valeu

Rômulo Augusto
JRimum Developer
www.jrimum.org
P Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o meio ambiente

Gilmar P.S.L.

to jrimum-c...@googlegroups.com
Olá Osmanito,

Acho que vc está se referindo a Guia de Arrecadação e Recebimento. Nesse caso dá uma olha nessas Threads:

Guia de Arrecadação - Prefeitura - CEF
http://groups.google.com/group/jrimum-community/browse_thread/thread/2f7cac6921ff7f8f

Guia de Arrecadação BB
http://groups.google.com/group/jrimum-community/browse_thread/thread/dcb752ebdf923636

Mas pelo que notei, vc ou alguém responsável pela conta na qual vc está tentando gerar a Guia, vai precisar se comunicar com o banco para saber quais são os dados necessários para se fazer isso.

Você já se comunicou com o banco?

T+
--
Gilmar P.S.L.
JRimum Developer

http://www.jrimum.org
http://www.blog.jrimum.org

Misael Barreto de Queiroz

to jrimum-c...@googlegroups.com, osmani...@hotmail.com
Olá Osmanito,

Osmanito, você não estaria tentando gerar um GUIA ao invés de um BOLETO? Pelo que você falou aí (convênio, arrecadação, o formato do código de barras...), eu penso que você está precisando é gerar um guia.

Exemplo de GUIA (ver anexo também):
Linha digitável (motando a partir do código de barras):
89610000000 0 59980001011 9 05333201006 4 26000015744 6

Código de barras:
89610000000599800010110533320100626000015744

Destrinchando o código de barras...
=======================
8 = Identificação do produto - Arrecadação
9 = Identificação do segmento - Uso exclusivo do banco
6 = Identicação do tipo valor referência - 6 - Valor cobrado em reais com dígito verificador calculado usando módulo 10
1 = Dígito verificados geral do cód. de barras - Calculado usando o mesmo dígito verificados da posição 3 do cód. de barras (
no caso módulo 10
)
00000005998 - Valor da cobrança - No caso R$ 59,58
0001 - Código de compensação do banco com 4 dígitos (0001 - Banco do Brasil)
01 - Dígitos 11 e 12 do CNPJ do órgão que vai receber o dinheiro (JRimum ORG -
66.308.410/0001-02)
1
05333 - Código do convênio entre o banco e o órgão que vai receber o dinheiro (no exemplo é JRIMUM ORG -)
20100626 - Data de vencimento no formado AAAAMMDD
000015744 - Número da guia - Seria por exemplo o nosso número do boleto

Se for guia mesmo, você pode usar o JAR abaixo para gerar a sua guia do BB, agora tem que ver os detalhes com o Banco de como será montando o seu código de barras. Tenta gerar a sua guia usando a classe exemplo br.com.nordestefomento.jrimum.bopepo.exemplo.guia.MinhaPrimeiraGuia.java, e depois nos diz alguma coisa.

O JAR está disponível no endereço abaixo:
http://jrimum.googlecode.com/files/Bopepo-0.3-Litio-GeracaoGuia-VersaoAvaliacao-2010-09-17.jar

Espero estar ajudado.
Um abraço

Misael Barreto de Queiroz
Analista/Desenvolvedor
JRimum Developer
--
Misael Barreto de Queiroz
Analista de Sistemas

WELSON SANTOS

to jrimum-c...@googlegroups.com, osmani...@hotmail.com
Ola Misael. Voce pode nao ter ajudado o Osmanito mas acredito que é possivel voce me ajudar.

Eu, ha poucos dias postei uma mensagem aqui no grupo pedindo informacoes e ajuda para implementar um adaptacao do Bopepo para gerar boletos para uma especie de banco aqui de Teresina - PI. so que quando eu vi a documentacao que eles me enviaram, percebi que nao é exatamente um boleto o que ele gerar, e pelo que eu li no post anterior se parece muito com a explicacao que voce deu sobre guias, pois na documentacao fala algo muito semelhante como
[...]
Etc...

Entao quando fui tentar implementar vi que o codigo de barra era totalmente diferento do padrao da geracao do boleto.

gostaria de saber se o Bopepo tambem esta preparado geracao de Guias.

e se caso nao esteja, se alguem ja tiver algum conhecimento a respeito disso e puderem me ajudar serei muito grato.

Att
Welson Santos
Engenheiro de Software
Linkz Sistemas

Gilmar P.S.L.

to jrimum-c...@googlegroups.com
Olá Welson,

É isso mesmo, a sua documentação fala de guia de arrecadação/recebimento.

O Misael já implementou uma versão para o banco do brasil. Logo logo ele entrará em contato para dar mais informações.

--
Gilmar P.S.L.
JRimum Developer

http://www.jrimum.org
http://www.blog.jrimum.org

2010/11/4 WELSON SANTOS <welson...@gmail.com>

WELSON SANTOS

to jrimum-c...@googlegroups.com
Ola Misael voce poderia me dar informacoes mais detalhes sobre como implementar Guias de Recebimentos para outros estabelecimentos utilizado o JRimum ?

Misael Barreto de Queiroz

Ricardo JL Rufino

to jrimum-c...@googlegroups.com
Também estou na equipe com o welson para implementação da guia de arrecadação do PagContas.
Que aqui no piauí é uma alternativa boa e de baixo custo para os clientes, pois tem taxas bem menores que as do banco.
Estamos em contato com eles para pegar a documentação.
Atenciosamente,

Ricardo JL Rufino
Q4Soft - Desenvolvimento de Sistemas com Qualidade
Analista e Engenheiro de Software

Misael Barreto de Queiroz

to jrimum-c...@googlegroups.com
Olá Welson e Rufino, tudo bom?

Vou aproveitar que a correria diminuiu um pouco aqui pra ajudar vocês.

O primeiro passo é realmente obter do banco a documentação para saber os valores que vocês deverão utilzar em campos como tipo do segmento, tipo de valor referência, entre outros. Em especial, vocês também devem obter do banco a informação de como deverá ser montando o campo livre.

Enquanto vocês não tem esta informação, vocês podem já fazer uma simulação da geração da guia usando a versão disponível no endereço abaixo:
http://jrimum.googlecode.com/files/Bopepo-0.3-Litio-GeracaoGuia-VersaoAvaliacao-2010-09-17.jar

Lá tem uma classe exemplo chamada MinhaPrimeiraGuiaParaBancoNaoSuportadoNativamente que mostra justamente como utilizar o componente mesmo o banco em questão não sendo suportado. No caso, basta informar os dados do banco e também os dados de como deverá ser composto o campo livre. Dêem uma espiada aí.

Hoje o componente gera guias do Banco do Brasil e em breve estrá disponível uma implementação para a CAIXA (colaboração do nosso amigo Emanoel Tadeu).

Manteremos contanto.
Queremos ver vocês gerando esta guia o quanto antes.

Abraço.

Misael Barreto
JRimum Developer

WELSON SANTOS

to jrimum-c...@googlegroups.com
Ola misael o que eu pude observar, foi que esses fontes nao foi encorporado na ultima versao do Bopepo.

Você saber responder o por que ?

Misael Barreto de Queiroz

to jrimum-c...@googlegroups.com
Olá Welson,

Trata-se de uma versão em desenvolvimento, mas que foi liberada atendendo a pedidos do pessoal. Eles serão incorporados mais na frente, no fechamento das versão 0.3-Litio. Atualmente estamos trabalhando no fechamento da versão 0.2.

Mas você pode utilizá-la normalmente. No caso esta versão foi utilizada com sucesso aqui num sistema de concursos no TJRN, pelo pessoal do DER-CE na cobrança de taxas e também por outros usuários.

Qualquer coisa aí é só falar.
Um abraço.

Misael Barreto
JRimum Developer

http://www.jrimum.org
http://www.blog.jrimum.org

Em 08/11/2010 11:37, WELSON SANTOS escreveu:
[...]

Misael Barreto de Queiroz

to jrimum-c...@googlegroups.com, ricardo....@gmail.com, welson...@gmail.com
Olá Welson e Rufino, tudo bom pessoal?

E aí galera, conseguiram gerar a guia? Estão precisando de ajuda aí?

Em breve irei colocar um template mais formal de guia, colaboração do nosso amigo Tadeu. Esse template (em anexo), como mesmo diz o Tadeu, tem uma cara mais de Governo, cobrança de taxas.

Precisando estamos à disposição.

Um abraço.

Misael Barreto
JRimum Developer

http://www.jrimum.org
http://www.blog.jrimum.org

TemplateGuia_DER-CE.odt

Misael Barreto de Queiroz

to jrimum-c...@googlegroups.com, osmani...@hotmail.com
Esqueci de falar com Osmanito, quem iniciou esta thread..

E aí Osmanito, conseguiu gerar a guia amigo? Qualquer coisa avisa aí.

Precisando estamos à disposição.
Um abraço.

Misael Barreto
JRimum Developer

http://www.jrimum.org
http://www.blog.jrimum.org

WELSON SANTOS

to jrimum-c...@googlegroups.com
Bom pessoal no que diz respeito à parte de geração das guias correu tudo bem ou melhor esta correndo, nao precisamos adaptar nada ate agora. mas pelo que tudo indica é que o banco de la esta seguindo o mesmo padrao do banco do Brasil, acredito que seja necessario implementar um classe padrao para gerar essas guias, tipo essa classe do banco do brasil CLBancoDoBrasilPadrao com a finalidade de gerar qualquer guia, para que em caso como o meu que preciso gerar guias que nao tenham tratamentos especificos alem daquele exigido pelo FEBRABAN, pois o que eu precisei fazer foi apenas criar essas classes AbstractCLPagContas e CLPagContas, so que o codigo que tem nelas e identico ao de AbstractCLBancoDoBrasil e CLBancoDoBrasilPadrao ou seja eu apenas copiei e renomeei, e adicionei o novo banco no ENUM de BANCOSUPORTADOS.

entao e uma sugestao.

e concordo com voce Misael  em relacao ao template, provavelmente nós faremos em forma de carne.

nós so nao finalizamos ainda por que o cliente ainda nao nos passou com qual CNPJ ele vai gerar as guias.

Att
Welson Santos

Misael Barreto de Queiroz

to jrimum-c...@googlegroups.com, welson...@gmail.com, ricardo....@gmail.com
Poxa, massa Welson.

Agora quanto ao fato do campo livre do banco em questão ser igual a do Banco do Brasil (CLBancoDoBrasilPadrao), isto é normal e realmente pode ocorrer, assim como podem ocorrer diferenças, dependendo do banco, tipo de tipo de segmento etc. No caso do Banco do Brasil até agora vi que são necessários dois tipos de campo livre: o CLBancoDoBrasilSegmento9, utilizado para o TipoSeguimento.USO_EXCLUSIVO_BANCO, e o CLBancoDoBrasilPadrao, utilizado para todos os outros tipos de segmento. Mas amanhã pode ser que alguém aí da galera faça um comentário alertando que para determinado tipo de segmento X, para o Banco do Brasil, a formatação do campo livre deve ser outra, resultando assim num novo campo livre para o mesmo banco.

Eu havia pensado em criar uma implementação padrão para todos os bancos, mas acho um pouco complicado por "n" bancos como sendo suportados pela biblioteca sem ao menos um caso de sucesso para cada um, entende? De qualquer forma valeu a dica e vou pautar ela na próxima reunião com a galera.

Welson, aproveitando a ocasião, depois que vocês validarem poderiam enviar os fontes para nós incorporamos a biblioteca?

Um abraço.
Pode contar com a time JRimum.

Misael Barreto
JRimum Developer