[OFF] - O que utilizar para criar um novo aplicativo?

kalinn...@gmail.com

to androidb...@googlegroups.com
Gente, gostaria muito de ajuda de vocês.

Depois de um certo tempo parada, estou voltando agora para desenvolver um aplicativo.
Com isso, vocês poderiam me dizer quais são as tecnologias, framework, etc. que estão sendo utilizadas hoje, e que são fundamentais para o desenvolvimento de um novo app?
Eu sei que existe gostos individuais, mas pensando mais ou menos num padrão de desenvolvimento.

Bom, de início eu sei que vou utilizar: Navigation Drawer, Fragments, Comunicação com um webservice via json, google maps, esse tipo de coisa.

Basicamente o app terá uma lista de coisas, e que fará comunicação com um webservice, recuperando e atualizando informações.

Poderiam me ajudar?

Rudson Lima

to androidb...@googlegroups.com
Olá..

Olha se minha lib lhe atende Navigation Drawer

Rudson Lima ( live-O ) Desenvolvedor Android
Contato +55 85 87050560 - Fortaleza-ce
Social facebook | google+ | linkedin

Geovani **Leia a documentação oficial** de Souza

to androidb...@googlegroups.com
Minha lista:

Eduardo Baião

to androidb...@googlegroups.com
Outro componente essencial, porque AsyncTask sucks:

http://square.github.io/otto/

Gink Labrev

to androidb...@googlegroups.com
Mesma proposta que o Otto, mas acho que lida melhor com threads concorrentes

Facilita trabalhar com BD

Injeta as views

kalinn...@gmail.com

to androidb...@googlegroups.com
Valeu pessoal.  Vou olhar tudo.

Tenho mais umas dúvidas. Sobre o Picasso, eu consigo enviar imagens para um webservice tranquilamente? Uma vez estava fazendo um app que enviava várias imagens do SDCard para um webservice, mas ele demorava horrores.

Outra coisa é sobre o desenvolvimento no Android Studio. Falando com alguns colegas, eles me falaram que ainda utilizam o eclipse + ADT, e outros utilizam o android studio. Os que utilizam eclipse, disseram que o Android Studio é muito lento.  Eu nunca usei o Android Studio, sou mais antiga. Será que vale a pena investir no Android Studio, ou é melhor continuardo jeito que eu já sei?

geovani...@gmail.com

to androidb...@googlegroups.com
Até onde eu sei, o Picasso serve só pra baixar/carregar imagens (download). Mas acredito que vc consiga enviar usando o Retrofit pra interfacear (essa palavra existe?) seu webservice e talvez o Robospice pra gerenciar as tarefas de envio em background sem grandes problemas. No caso, o Robospice têm uma camada de integração com o Retrofit, o que facilita bastante.

Sobre a história da IDE, eu costumava usar o Eclipse + ADT, e fiz a migração logo nas versões beta do AS. Uso ele até hoje, sem arrependimentos. Tive muitos problemas com a versão beta, principalmente no sistema de build feito com Gradle, mas claro, era beta. Hoje em dia está muito estável, sólido e a integração do IDE com as ferramentas é muito boa. O IntelliSense (acho que tem outro nome) do AS é mais avançado que o do Eclipse, têm mais recursos, como o completar com sufixo, ele prevê 90% do que eu vou digitar, entre outras coisas. Ele ainda têm um mapeamento de atalhos igual ào do Eclipse, o que facilita bastante a migração, eu mesmo nunca parei pra aprender os atalhos próprios dele, pq alguns são complicados demais, na minha opinião.

Porém, todos esses recursos e a velocidade têm um custo: memória. Quando vc inicia o IDE, ele abre 4 processos: o processo "startup", um pra monitorar o sistema de arquivos (e recarregar os arquivos no IDE, algo bem útil caso vc solte imagens na pasta res/ ou modifique um arquivo .java num editor externo), outro que é o IDE propriamente dito e outro que é o deamon do Gradle, o que reduz o tempo de build, após o primeiro. Isso tudo consome em torno de 1,2 Gb de memória, então se vc, assim como eu têm uma máquina com 4GB, abre ele e o Chrome, a paginação/swap corre solta. Estou resolvendo isso aumentado a memória do PC, que afinal de contas, é um investimento numa ferramenta importante de trabalho.

@geovanisouza92 - Geovani de Souza

Gink Labrev

to androidb...@googlegroups.com
Vai de Android Studio sem medo.
Use o TypedFile do retrofit para envio de imagem.

Gink Labrev

to androidb...@googlegroups.com
Qual a vantagem do Robospice ao invés de Loader ou IntentService ? (só uso esses dois para background - AsyncTask é mal projetado)

geovani...@gmail.com

to androidb...@googlegroups.com

Geovani **Leia a documentação oficial** de Souza

to androidb...@googlegroups.com
A única desvantagem do Robospice pra mim, é que ele anda meio abandonado, sem atualizações ou novas funcionalidades. Eu mesmo questionei há um tempo sobre a necessidade de passar parâmetro para o Service, mas obtive a resposta "DIY, then Pull Request it". Outro ponto negativo é que ele não trabalha com requests simultâneas, nem é possível iniciar duas instâncias do service em processos diferente, pois não há suporte entre o SpiceManager (gerenciador) e os SpiceService's com IPC/AIDL.

Há um tempo tinha usado o Robospice + Retrofit + GSON pra baixar dados de uma API, mas hoje em dia achei melhor fazer algo mais "na unha" e evitar o processo de serialização de requisições e respostas entre JSON/POJO, fazendo o download direto, "parseando" o JSON, fazendo a coleta das informações do JSON, já montando um ContentValues que vai direto pro banco. Sem serialização, sem POJO, sem ORM, sem filas e ciclos intermináveis, o que reduziu bastante o tempo de download/upload dos dados.

Gink Labrev

to androidb...@googlegroups.com
Sim. Reparei que o projeto está sem atualizações. Isso normalmente é um fator de peso para mim na hora de escolher uma lib.

Quanto ao problema mencionado no gráfico de explicação do Robospice, tenho usado IntentService com EventBus (ou Otto, se preferir).
Eventualmente,também o Callback do Retrofit.
E Loaders, caso precise exibir algum dados ao inicializar a tela.

Tem funcionado muito bem. Não percebi ainda uma necessidade de framework para tarefas assíncronas.
Talvez no passado fosse necessário por causa da falta de Loaders, aliado ao péssimo design do AsyncTask.

P.S: Admito que o Loader não é amigável de trabalhar, ainda mais se quiser integrar com GreenDAO. Mas uma vez escrito, não costuma a ter muito o que alterar. Talvez um framework mais "light" para substituir os Loaders seria bem-vindo.

Geovani **Leia a documentação oficial** de Souza

to androidb...@googlegroups.com
Quem sabe o Android M ou uma nova versão da Support Lib traga uma resposta definitiva pra isso...

kalinn...@gmail.com

to androidb...@googlegroups.com
Muito obrigado pelas novas dicas.

Uma nova dúvida. Já vi que a minha máquina não vai ter condições de rodar o Android Studio =(. Eu posso fazre como fazaia antes, pelo eclipse + ADT, e depois migrar para o Android Studio? Eu vou ter muita dificuldade? Vale a pena?

Douglas Drumond

to androidb...@googlegroups.com
Android Studio me conquistou no dia em que eu digitei int height = bla.get<complete> e ele colocou getMeasuredHeight() como primeira opção e na linha seguinte, int width = bla.get<complete> veio getMeasuredWidth como primeira opção.

Eldio Santos Jr.

to androidb...@googlegroups.com
Ao meu ver a maior vantagem do AndroidStudio é que ele usa o Gradle pra fazer o build (ele te permite gerenciar as dependências, automatizar o build, automatizar a execução de testes, etc.), mas isso pode ser feito também no Eclipse (não sei se tem plugin específico para Gradle com Android, mas pelo que já li tem como usar o plugin normal do Gradle normalmente)... Dessa forma você pode importar o projeto no AndroidStudio normalmente que acredito que não vá ter (muitos) problemas...

Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 98884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius
Página pessoal: http://eldiosantos.net
                        http://eldiosantos.net/sobre/
Email/GTalk: eldio...@gmail.com

Washington

to androidb...@googlegroups.com
Caros colegas

O que vcs acham do Intel XDK para desenvolvimento de app para multiplas plataformas ?

Atenciosamente

#######################
Washington A. Muller da Silva
http://wvoleibol.blogspot.com
washing...@gmail.com
#######################

geovani...@gmail.com

to androidb...@googlegroups.com
@kalinnaborges até onde me lembro, o ADT tem uma função de exportação e o AS tem uma pra importação, mas o layout do projeto fica meio confuso, ou melhor, ficava quando eu usei no beta. Achei melhor criar um projeto to zero no AS, e pelo gerenciador de arquivos (nautilus, explorer, finder, etc.) copiar os arquivos fontes e conteúdo da pasta res/ à mão mesmo. As libs, fui buscando em search.maven.org se já estavam lá e dei preferência por declarar tudo na seção "dependencies {}" do "app/build.gradle". Se memória for o problema no seu caso, dá uma passeada nos sites lá fora e considere importar mais memória pra ele, pois eu acho que apesar de ser esse monstro, as funcionalidades "pagam". Inclusive existem diversas issues no b.android.com reclamando sobre o alto consumo de memória, que até onde sei, não é prioridade pra equipe da Google.

@Douglas isso tbm me consquistou. Eu acho que jogando baixo, sou 40% mais produtivo com as ferramentas do AS, graças ào trabalho da IntelliJ. É absurdo a quantidade de coisas que ele consegue prever seguindo o contexto de codificação.

geovani...@gmail.com

to androidb...@googlegroups.com
Dá uma pesquisada no grupo sobre threads de desenvolvimento multiplataforma, e vc vai ter uma ideia sobre o posicionamento da galera sobre o assunto...

Renato Cantarino

to androidb...@googlegroups.com
Tenho usado em testes....
estou gostando.

Att,
Renato Cantarino

Gink Labrev

to androidb...@googlegroups.com
Esse negócio de importar mais memória funciona mesmo.
Já usei e funcionou que é uma beleza.

dms

to androidb...@googlegroups.com
Pessoal,

Aproveitando o post, alguma sugestão de biblioteca para facilitar o uso do in app billing?

E qual biblioteca que vocês utilizam para encriptar os dados do sharedpreferences?  Além de encriptação, existe alguma outra que facilite o uso?

Obrigado
Daniel Stein

Luciano Pimenta

to androidb...@googlegroups.com
Android Studio.
Só lembrando que ele é o IDE oficial do Google, que não dará mais suporte ao ADT.

Att