Pesquisa sobre o perfil dos manifestantes no Brasil

Everton Zanella Alvarenga

to thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Dados do IBOPE

http://especial.g1.globo.com/fantastico/pesquisa-de-opiniao-publica-sobre-os-manifestantes/

Cheguei a comentar que não eram as classes econômicas mais baixas que
estavam lá.

Tom

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre

Everton Zanella Alvarenga

to thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Já que me perguntaram em outro local, algumas observações rápidas de
pontos que achei interessantes

- o alto grau de escolaridade entre os manifestantes (pelo menos na
teoria, pois sabemos como são as coisas aqui em termos de títulos,
hehe)
- que as classes econômicas mais baixas não estavam representadas
(cheguei a comentar isso em relação ao dia que fui, 17, e dias que
circulei perto de casa antes desse dia)
- achei curioso o número de pessoas interessadas ou com um alto grau
de interesse em política, nem parece o Brasil que vejo no dia-a-dia
- o altíssimo número de pessoas que ficaram sabendo via facebook
- as pessoas preferem ir acompanhadas (esperado, mas me lembra da
explicação do Castells sobre o papel do meio de comunicação que faz
vencer o medo para dar lugar a esperança, que ele explica no "Networks
of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age")
- acho pouco apenas 57% achar que a polícia agiu com violência e quase
1/4 achar que foi sem exageros
- e o fato da esmagadora maioria não se sentir representada por algum
político e não ter partido político talvez mostre um pouquinho sobre
essa abismo exposto, explicado pela professora Heloisa Pait

http://br.okfn.org/2013/07/03/abismo-exposto/

Ah, e não era sobre 20 centavos. rs

Daniel Bramatti

to thac...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data

Outro ponto impressionante: 33% (um terço!) acham depredação justificada sempre (5%) ou em certas circunstâncias (28%). Pra se pensar, hein?

Acho evidente que cada marcha foi diferente das demais, mas é interessante que a pesquisa do Datafolha, feita apenas em São Paulo, também tenha detectado a alta escolaridade dos participantes (78% com nível superior). Isso foi no "passeatão" do dia 17. Nessa marcha específica, o Datafolha achou uma maioria masculina (61%). O Ibope, na média de oito protestos, achou uma amostra com metade de mulheres e metade de homens.

.

.

Daniel Bramatti | Editoria Nacional - Estadão Dados - Blog Públicos | O Estado de S. Paulo

Av. Eng. Caetano Álvares, 55 - Limão - São Paulo - SP - 02598-900

+ 55 11 3856-4592

estadoQuer  Blog Públicos Estadão Dados

2013/7/10 Everton Zanella Alvarenga <everton....@okfn.org>
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

image002.jpg

Everton Zanella Alvarenga

to thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Em 10 de julho de 2013 10:05, Daniel Bramatti
<danielb...@gmail.com> escreveu:

> Outro ponto impressionante: 33% (um terço!) acham depredação justificada sempre (5%) ou em certas circunstâncias (28%). Pra se pensar, hein?

No último fim de semana encontrei alguns amigos da época da faculdade,
todos menos envolvidos com política mais diretamente do que eu, e
fiquei impressionado com alguns comentários dizendo que sem violência
não há mudança, fazendo referência a alguns outros países europeus
onde ocorreu quebra-quebra bem pior que aqui. E, de certa forma, o
sentimento era de que apoiavam alguns atos que acho abusivos.
Curiosamente entre meus amigos sou considerado um dos mais radicais e
discordo dessa violência. :)

Um comentário de um amigo no facebook agora

""Quem deve paga a conta da reduçao das tarifas? - O governo 46%" ou
seja, NÓS né manifestante idiota!""

Mais um ponto para a análise da Heloisa, as pessoas vêem o governo
como um ente separado e esquece que pagamos impostos. Só nesse ponto
dá para fazer uma pesquisa interessante com os brasileiros.