Gastos Abertos: mapeando o seu dinheiro na sua cidade (19 a 21 de julho!)

Everton Zanella Alvarenga

to Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, thackday, Thiago Rondon, Eden Cardim
Pessoal,

a Open Knowledge Foundation está organizando uma Festa de Abertura de Dados das Cidades no final dessa semana (entre os dias 19 e 21). Podemos espalhar a idea em cidades do Brasil para tentar começar a abrir os dados do orçamento das milhares de cidades. Vejam

Aqui em São Paulo já temos diversas iniciativas nesse sentido, então o Thiago Rondon e o Eden Cardim poderiam explicar quais seriam próximos passos do projeto que eles desenvolveram. Vou aparecer lá no Café Urbe, da Antônio Carlos, no sábado, por volta das 15 se alguém quiser trabalhar junto.

Sei que está meio em cima, mas criei um pad para colocarmos os dados das cidades e possíveis locais de encontro

(Ou usamos o IRC, mesmo, #gastosabertos ou #openspending no Freenode)

A OKF vai também estar dando alguns cursos (em inglês) sobre o assunto, vejam aqui

Abraços!

Tom

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre

Daniela Mattern

to thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, Thiago Rondon, Eden Cardim
Oi Tom,

é uma festa de abertura de dados da cidades ou somente de orçamentos?

vai acontecer um evento sobre dados de especulação imobiliária e moradia no centro junto ao Arquitetura da Gentrificação.

Eu vou lá e o objetivo será ter Hackdays depois.

um abraço

Daniela

2013/7/17 Everton Zanella Alvarenga <everton....@okfn.org>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Daniela Mattern
Coordenadora Geral
IT3S - Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor
Fone: 0055-11-36285787
Celular: 0055-11-987 356 563

Siga nosso Twitter | Acompanhe nosso Facebook
prestandocontas.org
maps.mootiro.org

Everton Zanella Alvarenga

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, thackday, Thiago Rondon, Eden Cardim
Oi, Dani.

O foco do evento são dados de orçamento. É uma Festa de Abertura dos
Gastos das Cidade (traduzi de "city spending party").

Eu gostaria de pensar quais tipos de dados são mais essenciais para
fazermos uma tabela para comparar os dados de cidades e estados no
Brasil, como nessa comparação aqui <http://census.okfn.org/city/>.
Acho que relativos a habitação é um deles, assim como educação, saúde,
transporte, segurança e orçamento.

Pretendo escrever um post para começarmos um esforço de localizar o
Open Data Census. O Thiago vai participar remotamente e vai ter dar
uma mão para pessoas de outras cidades que quiserem abrir seus dados
de orçamento como ele está fazendo (e ainda precisa melhorar muito o
formato dos dados fornecidos pela PRODAM, no caso de São Paulo). O
Vitor ficou de fazer algo em João Pessoa. :)

Abraços,

Tom

Em 17 de julho de 2013 19:11, Daniela Mattern
<daniela...@it3s.org> escreveu:
> [...]
> centro junto ao Arquitetura da Gentrificação.
>
> Eu vou lá e o objetivo será ter Hackdays depois.

Daniela Mattern

to thackday, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Thiago Rondon, Eden Cardim
tá, pq no primeiro e-mail que vc escreveu veio Festa de Abertura de Dados.

Eu não consigo exatamente entender como se discute orçamento desvinculado da política pública.

Precisa analisar o programa do governo e o PPA e cruzar esse conhecimento com o orçamento.

abraços

Everton Zanella Alvarenga

to thackday, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, Thiago Rondon, Eden Cardim
Oi Dani, também acho essa discussão importante. Em 2011 o Odilon Guedes, quando estava na CORECON, começou um debate sobre orçamento e cidadania (está aqui na lista vários e-mails meus sobre esses encontros). Ele explicava didaticamente muitas dessas coisas, como planejamento pluri anual, conselhos e muitas outras coisas relevantes para entendermos como são gastos os 35 bilhões de reais do orçamento da cidade de São Paulo (hoje tá nos 40, né?).

É uma pena que o quórum era baixo, então desperdiçamos uma oportunidade enquanto ele estava na CORECON. O Augusto, que ajudava nessa apresentações, trabalhou um tempo para a Rede Nossa São Paulo para o projeto que o Thiago fez e ainda tem muito para melhorar.

Cada um faz um pouquinho. :)

Tom