Fwd: Hackatona da CET de São Paulo

Everton Zanella Alvarenga

to Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, thackday, hacker...@googlegroups.com
Vamos ver quem vai ser o primeiro a pensar na questão da sustentabilidade. ;)

to thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, Garoa HC
Putaquepariu essa mania de fazer hackathon público 'selecionando' equipe.

Acho que vou montar um lado-b repescagem aqui no LabHacker. Prêmio em tremoço e bala juquinha.

Pelo menos código-aberto e disponibilizado esta como critério de avaliação. Mas eu sou da opinião que isso é critério mínimo para participação.

Por outro lado:
Bonus point pros arquivos de Dicionário de Dados e sobretudo 'Contexto' :D

[]'s
Pedro Markun

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Info OKFn Brasil

to hacker...@googlegroups.com, thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Se vai ter que custear a ida de participantes, como foi o caso da hackatona do INEP, faz todo sentido selecionar os grupos, afinal, there's no such thing as free lunch. Caso contrário, de fato, não faz sentido algum, qualquer um deveria poder submeter um projeto e concorrer.

Mas a turma que sempre participa certamente será selecionada, imagino. Provavelmente não vai fugir muito do padrão, he he.

Em 26 de fevereiro de 2014 11:23, Pedro Markun <pe...@esfera.mobi> escreveu:
[...]

.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
Regras da Lista: http://garoa.net.br/wiki/Lista:LeiaAntesDeClicarNoSend
Para mais informações sobre o Garoa Hacker Clube acesse http://garoa.net.br
Maiores opções sobre o Google Groups, visite: http://groups.google.com/group/hackerspacesp
.--. .- .-. .- -- .- .. ... .. -. ..-. --- .-. -- .- . ... .- -.-. . ... ... . --- .-- .. -.- ..
Epoch 0 <=> Fundação: 1298244863 s ~ 2.408064*10^52 tP (tempos de Planck)

Everton Zanella Alvarenga

Pedro Markun

to thackday, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Claro.

No Hackathon de Brasilia também tinha uma restrição orçamentária para passagem/hospedagem.

Mas mesmo nesses casos, se a galera é de lá ou vai com as próprias pernas... que mal tem?

abs,
Pedro Markun

[...]

Diego Rabatone

to Transparência Hacker, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Pois é, fazer seleção para quem vai receber "apoio" (translado e hospedagem) é diferente de fazer seleção para quem vai participar.....
Quem é da própria cidade não precisa do "apoio", e pode ter gente "de fora" que quer vir por conta própria (como sempre rola na real).

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol
Twitter: @diraol

Luis Leao

to thac...@googlegroups.com, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Se fosse eu faria isso em outro local. Acho super válido fazer o lado B, até porque a internet lá não está grandes coisas. rs

Tô meio saturado desse oba-oba de hackathons. Eu acredito muito que o objetivo de um evento nesse formato é avaliar e criar parâmetro para quem oferece algum serviço ou dado possa definir o que fazer pra frente (o que está legal, o que não funciona e as novas demandas).

O pessoal da SPTrans chamou pra uma reunião depois da apresentação para o secretário de transportes, pra conversar com os servidores. Foi bem legal, mas foi frustante: eles (servidores) tinham a expectativa de quem a gente viesse com um código mágico que resolvesse todos os problemas de transporte da cidade e criasse algo novo, do zero, que ninguém nunca tinha pensado e viram coisas que eles mesmos já tinham ferramentas (Microsoft/proprietárias) pra isso. E do nosso lado foi frustante ver essas ferramentas fechadas e que deveriam ser abertas/disponibilizadas pra geral e não a caixa-preta que é hoje.

Também me incomodou não seguir os parâmetros de avaliação do próprio regulamento, como ter o código aberto e disponibilizado para avaliação foi seguido por poucos, se não por apenas uma pessoa. rs

Enfim, um dos poucos hackathons (senão o único) que foi além disso foi o da Câmera (ignorando todo o processo de seleção por causa do custeio da viagem e tirando quem foi pra fazer turismo =/). O que foi mais válido: sentaram junto com a gente muita gente envolvida no processo, pra aprender, trocar ideia, ver que dado tinha, o que não estava funcionando, arrumar, ver como contornar algum problema. E acho que isso foi mais um "hackday": acabamos aprendendo uns com os outros.

Espero que a gente consiga fazer mais esse formato de evento do que os que "ganham 10k quem tem o melhor ppt".

[]'s
Luís

Diego Rabatone

to Transparência Hacker, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Podemos picaretar, formar 2 ou 3 (LabHacker-N) equipes de 5 pessoas e na hora do vamos ver trabalhamos como uma equipe só e se ganharmos investimos no Labhacker. =p hehehehe

Mas eu concordo com a sua avaliação Leão!!!!

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol
Twitter: @diraol

Mauricio Maia

to thackday, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Legal e muito simples seria simplesmente liberarem os dados.

Qual a dificuldade?

Esse papo de amostra de dados, seleção de participantes por ideias, premiação sem critérios, etc já deu.

Por mim, agora que temos os dicionários de dados, pedimos tudo via LAI e já era... (aliás estou justamente esperando uma resposta da CET, vamos ver)

</rant>

Maurício Maia

christia...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data, hacker...@googlegroups.com, everton....@okfn.org

Pessoal,

A seleção dos inscritos ocorrerá por limitação do espaço físico e o link será de 100mb, diferente do que foi o da SPTrans.

Alexandre Souza

to thac...@googlegroups.com, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Mauricio +1

[ ]'s

Aprendiz Emergente
@alesouza_dev

mik.h...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Sabem como se aplica a lei de acesso a informação para as concessionárias? Teoricamente são empresas, ou depende do caso..?

"A Companhia de Engenharia de Tráfego - CETempresa de economia mista com capital majoritário da Prefeitura do Município de São Paulo,"...

Na era da privatização, as empresas tem mais

Pedro Markun

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, thackday, Garoa HC
Se é esse o caso, limite para 10*50 (50 pessoas) e não 10 equipes :)

E permita que as pessoas desenvolvam remotamente seus projetos.

[]'s
Pedro Markun

Luis Leao

to thac...@googlegroups.com, Garoa HC, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Então, faz sentido eles colocarem essa amostra porque a base é GIGANTE. Mas a discussão tem que ser essa: como liberar/dar acesso esses dados (muitos) para o público.

Thalyne Oliveira

to thac...@googlegroups.com
Uma pergunta: Essa evento é voltado apenas as aplicações relacionadas a trânsito, ou qualquer aplicação colaborativa para gestão pública com a participação popular
também é válida?

Agradeço desde já.

Atenciosamente,

Thalyne Oliveira
Núcleo de Tecnologia da Informação - NUINF
Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - SESA

Leonardo Santagada

to hacker...@googlegroups.com, thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data

Putaquepariu essa mania de fazer hackathon público 'selecionando' equipe.

Essa foi a única parte zoada da coisa toda...

--

Leonardo Santagada

Gui Bueno

to thac...@googlegroups.com

Pedro Markun

to thackday
Boa.

Espero apenas que deixem os dados disponíveis :)

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Haydee Svab

to thackday
Eu tb!
Alguém está nesse Hackathon p/ dar um oi de como estão as coisas?
bjs

Gui Bueno

to thac...@googlegroups.com
Eu estou, Haydee. :)

As coisas vão bem, o espaço é legal, pessoal simpático, projetos rolando...

Não sei muito bem como descrever uma hackatona... essa é a minha primeira, então falta base de comparação.

Só acho que os grupos tão conversando pouco entre si, provavelmente um efeito do prêmio grande.

Tô me esforçando, mas tá foda integrar a galera!

Gui Bueno

Diego Rabatone

to Transparência Hacker

No outro da SPTrans foi bem assim também. Tentamos usar IRC, pad, mas a galera não quis sequer compartilhar as dúvidas e resoluções referentes à API e aos dados da SPTrans....

Pedro Markun

to thackday
Nhé,

na Câmara tb não teve muita troca. Eu total acho que isso é efeito da lógica competitiva (e é basicamente por isso que acho hackathon < hackday).

O lance é que mesmo quem não esta nem ai pro prêmio, acaba sem muitas condições de diálogo pq a própria estrutura do evento acaba jogando contra.

[]'s
Pedro Markun

Gui Bueno

to thac...@googlegroups.com
Adoraria ouvir mais opiniões, seja aqui, seja nos comentários do texto.

Gui Bueno

Luis Leao

to thac...@googlegroups.com

Na Câmara eu achei diferente: tinha muita gente da cada disposta a ajudar e a gente (pelo menos quem realmente era da thacker) se ajudou. Não rolou com quem não quiz.

Agora ficou muito style o checão da CET! Quem será que assinou?

Luis Leao

to thac...@googlegroups.com

Gostei muito do seu ponto de vista em relação a continuidade e falta de diálogo entre as equipes, mas o que sinto mais falta mesmo em um hackathon é dar o feedback da qualidade e do uso dos dados que foram abertos.

Cheguei a falar nisso quando participei do da SPTrans, mas não rolou nenhum retorno. Outra coisa é que depois do hackathon fui convidado a bater um papo com os servidores de lá e a expectativa deles é que a gente trouxesse solução mágica para o transporte público de São Paulo e que muitas das coisas que foram apresentadas já existiam soluções (Microsoft/fechadas) que eles já usavam.

Além disso vi muita gente inferindo bobagem nas apresentações, do tipo "olha a gente consegue calcular a ocupação do ônibus com nosso app, usando só os dados da SPTrans", coisa que quem tem acesso a fonte não consegue fazer até hj e precisa de pesquisa de origem-destino para estimar.

Espero que essa bolha chamada Hackathon estoure logo. rs.

[]'s
Luís

Mauricio Maia

to thackday
Se o objetivo maior da Hackatona é utilizar seu orçamento público para melhorar o espaço público, a estratégia mais eficaz seria criar laços entre os participantes e não colocá-los uns contra os outros.

A gente pode até achar que hackathon tem esse objetivo, mas no fundo são apenas eventos de divulgação.

Espero que essa bolha chamada Hackathon estoure logo

+1

Maurício Maia