[Anúncio] Concurso Nacional de Dados Abertos

Nitai B. Silva

to lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Inline image 1
Estimados entusiastas dos dados abertos, venho anunciar a realização do Concurso Nacional de Dados Abertos. Um dos objetivos do concurso é estimular o desenvolvimento de ferramentas e visualizações baseadas em dados abertos.
A cerimônia de premiação será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, no dia 21 de novembro, em Brasília.

Para este concurso resolvemos quebrar o paradigma e incluímos uma categoria focada em infográficos, além da categoria principal de aplicativos.

Como premiação serão fornecidos Ultrabooks Intel Core i3, telefones celulares Intel Razr i e mochilas.

Convide seus amigos, monte sua equipe e participe! Ajude a consolidar a cultura de acesso à informação e a melhoria dos serviços públicos.

Para mais informações e inscrições em: http://2.encontro.dados.gov.br/concurso.html

Atenciosamente,

Nitai Bezerra da Silva
Time de Dados Abertos  @dadosgovbr
Analista em Tecnologia da Informação
DGE / SLTI / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Esta mensagem de caráter PÚBLICO e OSTENSIVO, deverá, de acordo com a Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, ser fornecida a qualquer cidadão que solicite formalmente a seu remetente ou a qualquer de seus destinatários diretos ou indiretos acesso a seu conteúdo, cabeçalhos e anexos, no prazo máximo legal de 20 (vinte) dias. A negativa indevida de acesso ao seu conteúdo poderá sujeitar o infrator às penas previstas no art. 32.

LOGO_DADOS_ABERTOS_2013_Finalizadas-02-semFundo.png

Daniela Mattern

to thackday, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Oi Nitai,

obrigada pelo convite e informações.
Eu tentei dar uma olhada nos datasets e vi que

Seria legal, ter os dados completos e atualizados para produzir aplicativos ainda mais úteis :)

outro ponto que me chamou atenção é que eu não posso participar da Hackathona. - vocês demandam nacionalidade brasileira ou naturalização. Há um motivo para isso? eu acho que seria interessante pessoas com permanência também poderem participar. ficaria feliz se adaptassem isso no regulamento.

um abraço,

Daniela

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Daniela Mattern
Coordenadora Geral
IT3S - Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor
Fone: 0055-11-36285787
Celular: 0055-11-987 356 563

Siga nosso Twitter | Acompanhe nosso Facebook
prestandocontas.org
maps.mootiro.org
LOGO_DADOS_ABERTOS_2013_Finalizadas-02-semFundo.png

RC

Daniela Mattern

to lista-i...@googlegroups.com, thackday, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Olá RC(?),

obrigada pela resposta e indicação do site.

Como o edital do concurso de dados abertos faz referência ao portal de dados abertos acho que apesar desses dados existirem em outro local será interessante corrigi-los no CKAN.

um abraço,

Daniela

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Infraestrutura Nacional de Dados Abertos - (INDA) - GT3 - Tecnologia" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para lista-inda-gt...@googlegroups.com.

Duke

to thac...@googlegroups.com
� mais facil raspar os dados de alguns sites(como policia
federal e procon) do que pegar os cvs zuados que tem l�!

Existe id�ia para subir dados melhores/corretos?

Duke

Nitai B. Silva

[...]
Oi, Daniela,

Obrigado pelos feedbacks. Vou dar vazão pra  cada um deles.

Sobre o regulamento, também vou levar a sugestão pra turma aqui. Eu particularmente concordo com você. Se não houver discordância e nem críticas contrárias por parte de outros participantes acredito que mudaremos o regulamento.

[]s
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) - GT2 - Informações disseminadas e boas práticas de publicação" dos Grupos do Google.

Nitai Silva

[...]
Bom dia, Daniela,

Alteramos o regulamento do concurso e removemos a restrição de ser brasileiro nato ou naturalizado para participar. Publicamos uma errata disponível aqui http://2.encontro.dados.gov.br/concurso.html#regras

Abraços,

Nitai Bezerra da Silva
Time de Dados Abertos  @dadosgovbr
Analista em Tecnologia da Informação - (61) 2020-1697

2013/10/24 Nitai B. Silva <nitaib...@gmail.com>
LOGO_DADOS_ABERTOS_2013_Finalizadas-02-semFundo.png

Daniela Mattern

to lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, thackday, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Bom dia, Nitai,

muito legal. Obrigada por fazer essa alteração.

Vamos participar, sim. Já estou articulando um grupo.

um abraço,

Daniela

[...]

Nitai B. Silva

to lista-i...@googlegroups.com, thackday, lista-dados...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Oi, Daniela,

Você mencionou que os dados das Unidades Terapêuticas são de 2011. Mas essa informação não está registrada lá. Você leu isso em algum campo dos dados ou na descrição?
Estou supondo que os dados são os mais recentes da data de catalogação. Claro que suposição não é a melhor situação. O ideal seria termos mais metadados explicitando todos os detalhes.

Abraços,

2013/10/25 Daniela Mattern <daniela...@it3s.org>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) - GT1 - Gestão e normativo" dos Grupos do Google.

Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para lista-inda-gt...@googlegroups.com.
LOGO_DADOS_ABERTOS_2013_Finalizadas-02-semFundo.png

Denis Demoulidor

to thack...@lists.riseup.net, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com
Thákeos,

Nossos olhos brilharam! Que dados massas! Tô imaginando aquele sonho do cidadão achar num mapa todos os equipamentos públicos da sua vizinhança e ainda por cima saber que verbas estão sendo executadas em cada um. Imagina um Posto de saúde negar uma vacina ou remédio e o cidadão mostrar no mapa que estes itens foram comprados e devem estar no Posto?

Quem topa construir conosco (e a ThackdayDF) um Olho Nos Equipamentos Públicos: www.ONEPúblicos.com.br  ???

Abraços Cibertransparêntes!

Demoulidor

Em 24 de outubro de 2013 14:56, Nitai B. Silva <nitaib...@gmail.com> escreveu:

--

Denis
t: @demoulidor

"Se todo o poder emana do povo (§único do Art. 1º da CF1988)
Então que venha a Democracia Direta via Internet
 e o povo diretamente fiscalize e delibere leis e as realize
por força de ações no mundo virtual para o real"!

http://bigbangmicrocosmico.blogspot.com
http://thacker.com.br/hacker/demoulidor
https://www.facebook.com/Demoulidor

LOGO_DADOS_ABERTOS_2013_Finalizadas-02-semFundo.png

Luiz Carlos

to thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com
Oi Denis,

Mais de que a vontade quero ter o tempo necessário para fazer algo!  To dentro ;)

Spark

Enviado via iPhone

Em 25/10/2013, às 15:53, Denis Demoulidor <demou...@gmail.com> escreveu:

[...]

erdnacarneiro

to thac...@googlegroups.com, consoc...@googlegroups.com, forumcon...@hotmail.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net

Prezado Demolidor, Thákeos, Cibertransparêntes, pacientes companheiros de caminhada!

Eu gosto de sonhar também Demolidor!

Eu sonho com um sistema que faça de forma automática a escolha de quem necessita do bolsa família, evitando assim aquelas desumanas filas e principalmente, evitando os desvios. As pessoas receberão um aviso, uma visita do Governo, para informar que é um beneficiário, sem precisar apresentar nenhum documento, sem precisar sair de casa.

O sistema verificará o patrimônio da população (salário, bens, moradia etc.) e listará de forma justa os beneficiários.

Eu sonho com um sistema que inviabilize as empresas fantasmas, os sócios laranjas...

É simples, basta apenas que na abertura da empresa o sistema automaticamente verifique onde a empresa será instalada (se o imóvel existe, se ele está ocupado, se ele tem as a características que permitem a instalação da atividade, se está em um local apropriado permitido para a atividade etc.), que o sistema verifique automaticamente se o sócio é válido (se possui as características econômicas, sociais, e mesmo educacionais que permitem fazer parte daquela empresa que presta aquela atividade), o mesmo ocorrendo as verificações quando dos contratos fechados, quando da alteração dos dados etc..

Eu sonho com um sistema que evite os lucros exorbitantes, que cobre os impostos de quem realmente deve pagar, que divida automaticamente a riqueza produzida.

Eu sonho com um sistema que inviabiliza as falcatruas, os desvios, os roubos, os seqüestros etc.!

E acho isso possível! Se puder, se tiver oportunidade, se houver um que queria escutar... rs falarei disso na "desconferência"!

Mas Demolidor, amigos, o que eu vejo nas bases de dados existentes hoje, é que isso é inviável!

O que eu vejo é que neste modelo em que cada ente trabalha de forma autônoma suas bases, que isso se torna inviável!

Observe o seu sonho: onde (em que base) encontrar os equipamentos públicos com endereço real?

Sabia que a prefeitura de Maceió já executou imóveis de sua propriedade (público municipal)? Porque? Porque é a secretaria de Finanças quem faz a execução... E quem controla os imóveis públicos é a secretaria de Planejamento, é o Gabinete. E elas não se falam!

Imagine, no seu caso, fazer a ligação do orçamento, da execução, das compras de remédios, com o posto de saúde (mesmo endereço cadastrado, com a mesma codificação).

Imagine o trabalho para se tentar fazer a ligação dos pacientes, seu histórico, suas necessidades, ou seja, a utilização das vacinas e/ou remédios com o posto, com o orçamento, com as compras...

Tenho visto aqui nesta lista reclamações da despadronização dos dados, das bases de dados...

São nomes com acentos, com códigos diferentes, é CPF/CNPJ com zeros a esquerda, com espaços, alfanuméricos, numéricos, null, etc..

Vi a dificuldade no congresso que participei no Ceará de fazerem uma simples ligação do orçamento para educação dos municípios Cearenses com o resultado do aproveitamento das escolas públicas, simplesmente porque os códigos dos municípios eram diferentes nas duas diferentes bases (e estamos falando em apenas 500 municípios, apenas quinhentas linhas?!?!)

Eu venho perguntando aqui:

Tem como conseguir essa padronização, tem como conseguir a qualificação das bases de dados públicas neste formato de administração?

(onde cada ente armazena como quer, quando quer, o que quer...)

Volto a perguntar, o conceito de normalização não é mais necessário?!?!?!?

Pois é... Mais uma vez... rs

Saúde e Paz!

André Weinmann Carneiro

skype erdnac...@hotmail.com

(82) 9973-5068 (tim)

(82) 8890-5068 (oi)

Demoulidor

to thack...@lists.riseup.net, thackday
Pertinentíssimo Tháckeo André Carneiro,

Concordo com seus questionamentos e acredito este movimento por Transparência pública é um processo de construção mesmo da qual cada um de nós contribui perguntando, articulando, hackeando, respondendo e perguntando novamente. Estas suas perguntas, que são também nossas, só foram possíveis hoje porque lá no passado começamos a sonhar com a informatização e a publicização das informações públicas. Penso que nossos sonhos só vão se tornando reais/realizáveis na medida em que formos:

1) identificando, um a um, as barreiras(falta de padrões, integração, atualização e qualidade nas informações),
2) sugerindo voluntariamente soluções tecnológicas rápidas e eficiêntes e
3) cobrando aos responsáveis( via pedidos de informação conforme Lei 12.527/11 ou ação civil pública junto aos MPs) que as dificuldades que descumprem a Lei sejam sanados em prazo razoável sob pena de punição.

Cada um fazendo um pouquinho a gente torna estes sonhos reais.

Abraços Democrático-transparêntes!

[...]

erdnacarneiro

to thac...@googlegroups.com, consoc...@googlegroups.com, forumcon...@hotmail.com, thack...@lists.riseup.net

Legal Denis...

Um dia de cada vez...

Afinal... Somos tão jovens... alguns mil aninhos... e a terra, alguns bilhões... rs

O que eu penso é se é hora de fazermos um movimento tirando a autonomia dos entes no trato da informação...

Que a sociedade (com o governo) modele a base de dados principal!

Que façamos de modo a ter um Cadastro Territorial que transpareça quem são os proprietários do solo brasileiro!

Que criemos um cadastro único de pessoas!

Que criemos um cadastro único de empresas!

E assim possamos cruzar os dados (padronizando/codificando/unificando a chave), pois todos as informações acontecem em algum lugar e se referem a pessoas (físicas e/ou jurídicas).

Ou seja,

É hora de cobrarmos um democrático e transparente Planejamento Estratégico da Informação Pública?????????????????????

Mas...

Acredito nisso:

[...]

Este é um sonho possível de se realizar de qual eu sempre falo quando tenho oportunidades...

Vamos fazer plebiscitos diários!

Saúde e Paz!

André

Renato Fontana

to lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thac...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
Não consegui abrir o edital do concurso. Minha pergunta é simples.

Alguem pode anexar um pdf ?

Att,
Renato.

andre luiz

to Transparência Hacker, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, thack...@lists.riseup.net
camarada André,
neste modelo proposto, as lavanderias irão fechar...?(rs)

abs e total apoio
andré

[...]

Yasodara Cordova

to lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, thack...@lists.riseup.net, lista-i...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, dadosab...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, Transparência Hacker

Ja tentaram fazer a proposta tecnica a algum deputado pra que se faça um pl regulando?

Vai que...

[...]

erdnacarneiro

to thac...@googlegroups.com, consoc...@googlegroups.com, forumcon...@hotmail.com, thack...@lists.riseup.net, lista-dados...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, thack...@lists.riseup.net, lista-i...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, dadosab...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com

Bommmmmmmmmmmm dia!

Agora eu me perdi... rs

De que PL você fala Yasodara?

André, o "camarada André" que falas sou eu? rs

Total apoio a urgente necessidade de elaboração de forma democrática e transparente do Planejamento Estratégico da Informação Pública Brasileira?

ou

Total apoio a mudança deste cenário em que os entes tem autonomia no trato da informação passando para o Estado enquanto governo e sociedade a administração deste poderoso patrimônio público que é a informação?

ou

Total apoio a criação de uma base única (Cadastro Territorial, Pessoas e Empresas) que será a base de todos os sistemas de informação?

ou

Total apoio a outra proposta de outro "camarada André"? rs

Saúde e Paz!

André Weinmann Carneiro

skype erdnac...@hotmail.com

(82) 9973-5068 (tim)

(82) 8890-5068 (oi)

"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é, ainda vais nos levar além!"

Paulo Leminski

to thack...@lists.riseup.net, consoc...@googlegroups.com, thackday, forumcon...@hotmail.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-dados...@googlegroups.com, lista-...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, lista-i...@googlegroups.com, gt-dado...@nic.br, gt_ont...@nic.br, dadosab...@googlegroups.com, consoc...@googlegroups.com, ftc...@googlegroups.com, ftc...@googlegroups.com, ftcs-sa...@googlegroups.com
Meu herói Luiz Otávio e demais colegas,

Em vez de tratar sobre márfias em listas abertas que os márfiosos podem ter acesso ou telefone fixo que denunciam nossos endereços em interceptações, que podem ser marfiosas, que tal trocarmos mensagens criptografadas?

Instalem o GnuPG (criptografia de chaves assimétricas opensource e, por isso, auditável e livre de backdores da NSA) e gerem chaves nas máquinas de vocês e troquemos e-mails cifrados através de clientes enigmail do Thunderbird(por exemplo), troquemos nossas chaves públicas entre nós e conversemos à vontade sem márfia nenhuma interferindo.

Pra Gtalk cifrado instalem o Minerva XMPP e o plugin OTR no Windows ou o Pidgin + OTR no linux (tem um outro cliente opensource XMPP pra MAC tb).

Venham pra Câmara hoje ou amanhã pra trocarmos chaves e vamos agir estrategicamente pra transformar esta realidade em uma sociedade mais justa, livre, democrática e transparênte funcionando em prol do bem comum e não pras minorias marfiosas.

Abraços Cipherdemocráticos!

Demoulidor
Obs: Propaguem estas idéias práticas em outras listas que eu ainda não participo, por gentileza.

LUIZ OTÁVIO

Nitai B. Silva

[...]
Oi Daniela,

Dando retorno de alguns de seus questionamentos sobre os dados.

Os dados das estruturas da fundacentro foram atualizados. O órgão havia alterado os links sem se preocupar com a "web".
Os dados dos procons são esses mesmos. Os municípios dos estados faltantes não enviam seus dados para o MJ, que é o  órgão publicador desse conjuntos de dados.

Abraços,
Nitai