[Linhas] Organização

7 views
Skip to first unread message

Alex Panato

unread,
Aug 2, 2013, 10:37:27 PM8/2/13
to hackdaypoa
Pessoal,

O nosso grupo de trabalho está longe de estar parado, mas temos tipo sérios problemas para nos encontrar: muitos não estão em Porto Alegre, outros não conseguem comparecer no (péssimo) horário das reuniões. 

Embora tenhamos discutido várias questões com sucesso por meio de e-mails, ainda não conseguimos nos coordenar para definir um modelo de dados - ou ferramenta, ou metodologia - de trabalho. Para mim, ao menos, isto acaba sendo um entrave para conseguirmos evoluir com mais fluidez. 

Acho que esperar por uma reunião presencial é uma má ideia. Que tal marcarmos um hangout para conversarmos cara a cara e definirmos mais claramente nossos objetivos de curto e médio prazo, bem como definir as ferramentas e estrutura de dados padrão? Caso concordem, que horário ficaria bom para vocês?

Abraços!

heltonbiker

unread,
Aug 3, 2013, 10:21:01 AM8/3/13
to hackd...@googlegroups.com
De minha parte, por questões de família e trabalho, para atividades presenciais online (hangouts), o ideal seria à noite, entre oito e onze horas, marcando com uns dois dias de antecedência pelo menos.

Além disso, como muito da nossa atividade envolve mastigação de dados, acredito que sejam atividades possíveis de serem feitas de forma não-presencial, desde que haja um plano geral, e a atividade específica esteja "a serviço" desse plano geral.

Talvez uma atividade presencial virtual fosse o mais indicado para fazer esse plano, e definir características estruturais (objetivo do GT, casos de uso, definição de entregáveis finais, modelagem de dados). Aí a partir disso poderia ser dividido em sub-tarefas mais detalhadamente definidas.


Uma coisa que "me preocupa" é ver que a Prefeitura (pra variar) segue desenvolvendo atividades que são praticamente "paralelas" às nossas, como divulgar informações sobre linhas em algum serviço que vai ser contratado (como foi noticiado ontem), enquanto a mesma funcionalidade já existe em serviços gratuitos (Google Transit), ou Open Source (que poderia ser implementado a baixo custo com parceria entre poder público e comunidade).

Me pergunto também se, caso fosse solicitado, a EPTC não poderia fornecer algum tipo de cópia do próprio banco original onde estão essas informações sobre linhas, já que elas certamente foram "modeladas".

Vamos falando

Helton

Alex Panato

unread,
Aug 3, 2013, 11:18:19 AM8/3/13
to Helton Moraes, hackdaypoa

Com certeza Helton, a ideia do hangout é apenas nos organizarmos. Trabalho remoto tem funcionado bem para este time.

Sobre o banco de dados, mesmo que a eptc nos disponibilizasse ele, teríamos o problema de ter que ressolicitá-lo a cada vez que mudanças ocorressem. Por isso, acho mais prático termos um sistema que garimpe os dados públicos deles.

Sobre a prefeitura jogar fora nosso dinheiro, bem, não me surpreende. Tudo que eu escuto desta administração é que ela é bastante intransigente e com pouca abertura para diálogo. Mesmo assim, temos que seguir tentando influenciá-los.

Abraços!

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Hackday Transporte Público em Porto Alegre" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para hackdaypoa+...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/hackdaypoa.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/hackdaypoa/587cd858-41ec-4b63-ad73-0cc3da1514d9%40googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

heltonbiker

unread,
Aug 3, 2013, 12:07:44 PM8/3/13
to hackd...@googlegroups.com
Alex, tenho uma postura muito semelhante sobre a administração atual, infelizmente é até por isso que estamos nessa de fazer hackdays, e tudo mais.

Duas coisas, nesse sentido, que poderíamos considerar, a médio prazo, que até (por enquanto) estão meio fora do escopo do GT-Linhas, mas dentro do escopo "Bloco de Lutas do Transporte Público", digamos.

Uma, é pleitear um convênio com Prefeitura/EPTC/Procempa, para uma API do transporte público. Isso acabaria com a necessidade de fazer scraping, e forneceria dados sempre sincronizados. É utópico se pensarmos na política como tem sido feita, mas diria que é uma tendência mundial, e nós não podemos deixar de considerar esse caminho. Há vários "portais" assim mundo afora, e isso liberaria o "ônus" de a própria prefeitura desenvolver aplicativos, já que desenvolvedores contariam com os dados da API.

Outra coisa, que parece bem mais imediata, é fornecer os dados para o Google Transit. Dei uma pesquisada, e encontrei esse link:

http://www.google.com/help/maps/mapcontent/transit/participate.html (pra mim abriu em português)

Ali é disponibilizado um padrão para Feed de Dados de Transporte Público ("GTFS"), com uma especificação bem elaborada:
https://developers.google.com/transit/gtfs/reference?hl=pt-BR&csw=1

E uma referenciazinha de introdução aqui:
https://support.google.com/transitpartners/?hl=pt-BR


Acho que a idéia de que a disponibilização desses dados possa ser capitalizada como "propaganda política" (imagina: "porto alegre é a primeira capital bla bla bla a ter o sistema de trânsito disponível no google bla bla bla) é o tipo da coisa que os politicóides apreciam.


Por fim, complementando, estejam certos de que o Beto Flach, e todo o coletivo Sgarbossa, tem um nível excepcional de comprometimento e competência. Tenho participado da Frente Parlamentar pelo Plano Diretor de Mobilidade Urbana, e as reuniões (uma por mês, em alguma terça à noite, na Câmara dos Vereadores) têm tido um nível intelectual de discussão muito alto e nada partidário. Nas próximas duas terças feiras (dia 06 e dia 13) haverá reunião, às 19 horas (costuma terminar às 22h).


Vamos falando

Helton



Em sexta-feira, 2 de agosto de 2013 23h37min27s UTC-3, alexpanato escreveu:

heltonbiker

unread,
Aug 3, 2013, 12:17:38 PM8/3/13
to hackd...@googlegroups.com
Bom, aparentemente a idéia de integrar EPTC e Google já é a proposta que eu li no MetroPoa ontem (sem maiores detalhes técnicos), a ser feita por uma empresa chamada EBCom. Achei o seguinte texto, publicado segunda-feira passada, (colo apenas alguns trechos) no site da Metroplan:


"A Metroplan se reuniu na tarde desta segunda-feira (29) com representantes Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), da Nokia e da EBCom, que faz a interação da própria Nokia e do Google. O motivo foi a apresentação do sistema que permite ao usuário de transporte público ter acesso pelo seu smartphone a todas as linhas de ônibus da cidade, assim como itinerário e horário que o veículo passa em cada ponto. A fundação estuda fechar um contrato de intenções com os desenvolvedores do sistema."

"Os representantes da Nokia e da EBCom estão entrando em contato com as cidades-sede da Copa 2014 para fechar a parceria, complementando informações do Google Maps e do Here Transit, aplicativos que auxiliam o usuário através de mapas  com rota traçada e tempo de viagem estimado."

"Os dados das cidades interagem com o sistema através do GTFS (Especificação Geral de Feeds de Transporte Público, em inglês)."

fonte: http://www.metroplan.rs.gov.br/conteudo/1274/?Nokia_e_Google_apresentam_sistema_de_dados_para_Metroplan_e_EPTC

Helton
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages