1° contacto via reflexão lunar (EME) em 24GHz

Miguel Pelicano

to Resumo Noticioso Electrónico ARLA, ct-comunicacoes-e-tecnologias
Consegui, finalmente, realizar o primeiro QSO via EME em 24GHz!!
Ontem, depois de muitas horas, noites sem dormir, madrugadas, etc, foi feito o contacto com OK1KIR, com a Lua aproximadamente nos 50° de elevação, o que dificultou imenso por haver condições de spread muito adversas: 265Hz!!
Na altura, o meu ruído de Lua era 1.3dB, 8°C, Hr=95%. Tudo se conjugava para não haver sucesso, condições muito longe das ideais. A antena do OK1KIR, por ter um diâmetro superior a 2.4m, sub ilumina a Lua, o que também não ajuda... aqui o tamanho da antena atrapalha se for grande demais...
No último meeting, em Guadarrama, detetei um problema numa transição de coaxial para guia de ondas, o que liga o PA ao relé de wr42. Com 4.5W de saída, qualquer atenuação é crítica!! O Iban, EB3FRN, teve a gentileza de me oferecer uma transição das dele! O José, EA3HMJ, foi incansável no aconselhamento!
Agora é tempo de otimizar o sistema, preciso de mais potência, uma antena com 2.4m, melhor sistema de tracking (inferior a 0.1°)...
Há mais uma bandeira de Portugal na Lua... desta vez nos 24GHz!!!!

Vy 73 de CT1BYM
Miguel

David Quental (CT1DRB)

to CT-Comunicações e Tecnologias, Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Bons dias aos colegas,

Os meus parabéns pelo seu feito.

Que continue a melhorar a sua estação e, principalmente, que desfrute das suas conquistas.

Com os melhores 73 e bom resto de fim de semana.

CT1DRB/OK8RB
David Quental

Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT

---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-te...@googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/CALTZ_GU9V9NW1Bhp6N3X9ttKovNZS-MArB%2BL5o7%2BaRmHZSzrOQ%40mail.gmail.com.

Antonio A. S. Magalhaes

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com, Resumo Noticioso Electrónico ARLA

Parabéns, Miguel!

73 DE CT1TE

António

---
FCUP António A. S. Magalhães
asm...@fc.up.pt

Investigador Auxiliar (aposentado)
Observatório Astronómico do Prof. Manuel de Barros

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto, Portugal
www.fc.up.pt

Amilcar Carlos

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Parabéns Miguel.

73 de CT1TO

Sent from Mail for Windows 10

André Esteves

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
🙌🙌🙌

Parabéns,

André Esteves

CT2KEQ

Carlos Mourato

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Estava a ver que nunca mais via essa bandeira lá espetada! Mas como a "teimosia" acaba por dar resultados, lá está ela desfraldada aos ventos lunares!...Afinal não são só os "five nines" que são radioamadores importantes para Portugal  !!!!... Afinal os técnicos tambem colocam bandeiras...E na Lua!!...Isso sim! É um feito digno de uma grande taça e medalhas de Grande Cruz da Ordem de São Gabriel, padroeiro das telecomunicações!...Tinha-me esquecido que muitos amadores não fazem ideia do que são 24GHz!!! Mas aqueles que sabem, têm perfeita noção do feito que é o QSO que conseguiste...Muito mais dificil do que fazer concursos às 4 da manhã e aviar dois Five nine ao mesmo tempo! como alguem considerou como amador superior aqui à uns tempos!

Cumprimentos:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

REP member nº2155
ARLA member nº 34
SAQ Grimeton member nº 1340

Best regards from:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

Visite o meu canal Youtube em:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Visit my youtube channel at:

Aos meus e-mails não se aplica o acordo ortográfico.

Gomes

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Boa noite

O primeiro é sempre especial.