API publica e gratuita para consulta de informações de CEP

Alê Borba

to hackers...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, doj...@googlegroups.com, rub...@googlegroups.com
Bom dia pessoal,

Me desculpem o cross posting, e de antem�o j� aviso aos moderadores que,
caso o post n�o seja compativel, podem remov�-lo.

Ontem eu, Igor Hercowitz e Plinio Balduino lan�amos uma API para
consulta de informa��es de CEP. -> www.postmon.com.br

Foi feita em Python e MongoDB e esta aberta no Github. Quem quiser
contribuir fique a vontade, seja reportando bugs, sugerindo
melhorias/ideias e com o proprio c�digo.

Grande abra�o!

--
Alexandre A. Borba

Twitter: @ale_borba
Blog: http://www.aleborba.com.br
gTalk: ale.alv...@gmail.com
TUX-ES Member. www.tux-es.org
Linux User #506836
"may the force be with you"

Alê Borba

to doj...@googlegroups.com, hackers...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, rub...@googlegroups.com
Vlws Rafael! Concordamos tanto com vc que fizemos isso ai :)

Em quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 11h20min09s UTC-2, Rafael Piccolo escreveu:
Valeu... é um verdadeiro absurdo o próprio correio não disponibilizar essa API. Eu precisei disso no ano passado e fiquei pasmo, a maneira "oficial" é pagar caríssimo para fazer download de um banco de dados, não é nem online ¬¬ ... Bela iniciativa

2012/12/6 Alê Borba <ale.alv...@gmail.com>
Bom dia pessoal,

Me desculpem o cross posting, e de antemão já aviso aos moderadores que, caso o post não seja compativel, podem removê-lo.

Ontem eu, Igor Hercowitz e Plinio Balduino lançamos uma API para consulta de informações de CEP. -> www.postmon.com.br

Foi feita em Python e MongoDB e esta aberta no Github. Quem quiser contribuir fique a vontade, seja reportando bugs, sugerindo melhorias/ideias e com o proprio código.

Grande abraço!

--

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Coding Dojo@São Paulo" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para doj...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para dojo_sp+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/dojo_sp?hl=pt-BR.

--
Rafael Piccolo

Renne Rocha

to doj...@googlegroups.com, hackers...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, rub...@googlegroups.com

Se vocês olharem o código-fonte do sistema (https://github.com/CodingForChange/postmon/blob/master/correios.py) o que ele faz é preencher e submeter um formulário que o site dos Correios fornece (http://m.correios.com.br/movel/buscaCepConfirma.do) e tratar a resposta recebida.

Qualquer alteração nessa URL (ou mesmo a remoção dela, caso o tráfego aumente a ponto deles perceberem) fará o sistema quebrar. Deste modo, não acho que é uma maneira segura de obter essa informação, já que não dá para ter certeza de quanto tempo isso ainda vai funcionar.

Eu não usaria esse site como a fonte de consulta para um sistema que eu vendesse para alguém. Para ter uma base de CEPs (de forma legal) que você possa usar no seu sistema tendo certeza que ela estará disponível e atualizada, infelizmente você só tem a opção de comprar ela direto dos Correios.

2012/12/6 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

> A dos correios não é paga?

Alê Borba

to rub...@googlegroups.com, doj...@googlegroups.com, hackers...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com
@danicuki
O serviço gratuito dos correios é apenas para consulta de frete. Para você exibir o endereço não é gratuito e além de tudo, não tem API, você tem que cobrar uma base em CD-ROM e criptografada.
Se você sabe de uma API, oficial dos correios e gratuita para exibir informações do CEP, por favor nos deixe saber! :)

Sobre a escalabilidade, sim, estamos preparados sim :)

Em quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 14h10min23s UTC-2, danicuki escreveu:
Existe sim uma API oferecida pelos correios. Exceto quando ela sai do ar, funciona bem... :-)

Nós usamos intensamente o serviço dos correios no Elo7.

Qual seria a vantagem dessa API de vocês em relação ao que os correios já oferecem?

Vcs estão preparados para o volume de transações que um serviço desses exige?

Já vi várias iniciativas de serviços de frete e CEP, mas todos acabam esbarrando no problema de escalabilidade.

Daniel

On 06/12/2012, at 11:20, Rafael Piccolo <rafael...@gmail.com> wrote:

[...]

Alê Borba

to grup...@googlegroups.com
@Renne
Primeiro ponto -> Nós não estamos fazendo nada ilegal, a informação esta disponível no site dos Correios pra qualquer um pegar. O que nós fizemos foi automatizar o processo. :)
Vamos la, temos um outro sistema que monitora se a URL esta respondendo ou se o layout mudou, justamente para mantermos o serviço UP. Como fazemos cache dessas informações, se por um acaso os correiros bloquearem essas informações, temos isso tudo armazenado até conseguirmos uma nova base (o que, te garanto, não é nada difícil, pois se você der uma olhada, utilizando a API do Maps eu tenho uma resposta bem precisa de um endereço se eu fizer a busca pelo CEP)

Fernando Macedo

to grup...@googlegroups.com
Acho esta iniciativa fantástica, é uma afronta ter que pagar para acessar dados que são públicos.

Com base na Lei nº 12.527/2011 (lei do acesso à informação), fiz uma solicitação no site http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/ para os Correios disponibilizarem uma API pública para consulta, ou os dados abertos de CEP (com geolocalização) para Download.

Não sei se existe um meio de 'apoiar uma solicitação', mas todos que acreditam que é dever dos Correios disponibilizar estes dados devem fazer uma solicitação formal, assim aumentamos a pressão.

Abs,

"Somos o que repetidamente fazemos; a excelência, portanto, não é um feito, mas sim um hábito!" - Aristóteles

2012/12/6 Alê Borba <ale.alv...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Grupy-SP" dos Grupos do Google.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msg/grupy-sp/-/nW73ED2dA6kJ.

Para postar neste grupo, envie um e-mail para grup...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para grupy-sp+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/grupy-sp?hl=pt-BR.

Eduardo Maçan

to grup...@googlegroups.com
O que me leva a uma pergunta que eu quase fiz na lista do transparência hacker: A lei de dados abertos não se aplica aos correios?

2012/12/6 Fernando Macedo <fgma...@gmail.com>

--
Eduardo Marcel Maçan
http://eduardo.macan.eng.br

Fernando Macedo

to grup...@googlegroups.com
Acho que se aplica sim.

No site para fazer as solicitações dos dados abertos [1] ela é listada: "ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos".

Abs,

"Somos o que repetidamente fazemos; a excelência, portanto, não é um feito, mas sim um hábito!" - Aristóteles

Alê Borba

to grup...@googlegroups.com
Reforçando o coro neste instante e fazendo a solicitação tb!

E tem outra, se for negada, cabe denuncia no MP :)

Luciano Ramalho

to grup...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com, python-brasil, django...@googlegroups.com, doj...@googlegroups.com
Alê, parabéns pelo trabalho!

Coloquei lá no http://www.acessoainformacao.gov.br/ minha solicitação
nestes termos:

"""
Muitos sistemas necessitam acesso à base de dados do CEP, porém a ECT
coloca barreiras técnicas e financeiras ao acesso a estes dados. A
falta de acesso livre a esta base de dados causa a disseminação de
cópias desatualizadas, o que prejudica não apenas os usuários mas a
própria ECT, uma vez que ela é obrigada a entregar correspondência
mesmo com o CEP informado incorretamente. Portanto é do interesse do
público e da própria ECT que estes dados sejam oferecidos de forma
livre através de uma API (interface de programação) aberta e de fácil
utilização.
"""

O que acontece, uma vez um analista de sistemas da ECT me contou, é
que existe uma "unidade de negócios" na ECT que se encarrega de
comercializar a base do CEP. Na realidade, segundo ele, essa
comercialização paga os salários de alguns gestores e vendedores, mas
causa prejuízo à ECT por que ela perde mais dinheiro com o tratamento
de correspondência com CEP faltando ou incorreto do que lucra
"vendendo" a base do CEP. Ironicamente, os maiores usuários desta
base, como as teles, bancos etc. na realidade *não pagam por ela*
porque o custo de licença da base do CEP acaba sendo apenas um item
insignificante na negociação global de contratos com estes grandes
clientes!

Eu sempre achei essa situação absurda e estou empolgado com a
mobilização estamos iniciando agora.

[ ]s
Luciano

> [...]
> Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para
> grupy-sp+u...@googlegroups.com.
> Para obter mais opções, visite esse grupo em

Luciano Ramalho / OFICINAS TURING
Twitter: @ramalhoorg

Autor e professor dos cursos:

* Objetos Pythonicos --> http://turing.com.br/oopy
* Python para quem sabe Python --> http://turing.com.br/ppqsp

Mauro Baraldi

to doj...@googlegroups.com, hackers...@googlegroups.com, rub...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com

Inspirado no trabalho dos nobres amigos, criei um projeto com uma propostra muito similar.

O projeto CEP-BR [1] também e uma API para acesso aos dados de Código de Endereçamento Postal brasileiro, mas como uma biblioteca e não como uma aplicação.

Alguns anos atrás sofri com essa necessidade e até consegui acesso as bases oficiais. Entretanto elas sofrem atualizações trimestrais, e não consegui manter minha cópia atualizada.

Bem, a biblioteca ainda merece muita atenção quanto a refactoring, testes e novas features.

Toda ajuda, crítica, sugestão e pull requests, serão muito bem recebidos e analizados.

Eu penso que por ela ser bem simples, vale um esforço de porta-la para javascript, ruby, php, node, and else.

Estou disposto a aux

[...]

Alê Borba

to grup...@googlegroups.com
Obrigado Luciano! Apenas corrigindo um ponto, o trabalho é também do Plinio Balduino e do Igor Hercowitz. E depois que publicamos no github, ele se tornou do mundo :) visto que temos contribuiçoes de muitas outras pessoas o/

Sobre o lance dos correios... temos que fazer barulho mesmo, isso TEM que mudar!

Mauro Baraldi

to doj...@googlegroups.com, hackers...@googlegroups.com, rub...@googlegroups.com, Inscritos na compilação de grupy-sp
Uma vitória nossa.
Essa empresa é especializada em logística para correios. Eles tem acesso à base de dados dos correios que é atualizada trimestralmente.

Fiz testes e é rápida. E o resultado em um formato amigável.

Parabéns à equipe da Visie por um excelente trabalho!

[ ]'s

Mauro Navarro Baraldi
mauro....@gmail.com
Skype: mauro.baraldi
Tweeter: mauro_baraldi
Celular: +55 11 67370053
Fone: +55 11 36666438

Good thoughts are no better than good dreams, unless they be executed.

Alê Borba

to grup...@googlegroups.com
Que legal Mauro!

A galera ta mandando ver! É isso ai!
2012/12/6 Mauro Baraldi <mauro....@gmail.com>
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para dojo_sp+u...@googlegroups.com.

Fernando Macedo

to grup...@googlegroups.com
Recebi a resposta sobre a liberação dos dados:

Resposta
Prezado Senhor, O e-DNE solicitado pelo demandante é um produto comercializado pela ECT por meio da Correios Online. A informação de forma individualizada encontra-se disponível, por meio do Busca CEP, no site WWW.correios.com.br, que possibilita a qualquer cidadão consultar gratuitamente o Código de Endereçamento Postal – CEP, nas seguintes formas: 1. CEP ou Endereço; 2. CEP por localidade/Logradouro; 3. Endereço por CEP; 4. CEP de Logradouro por Bairro; 5. Faixas de CEP; 6. CEPs de unidades operacionais; 7. CEPs especiais; 8. Caixa postal comunitária; 9. CEP por caixa postal; 10. CEP promocional. As informações compiladas são fornecidas por meio do produto e-DNE nas modalidades Básico e Master, que é adquirido na loja virtual http://www.shopping.correios.com.br/. O Diretório Nacional de Endereços – DNE é considerado obra intelectual nova e original, nos termos da Lei Nº 9.610/1998 – Lei de Direitos Autorais. A referida invenção se constitui em base de dados, cujos direitos patrimoniais de autor estão sob a titularidade exclusiva da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, inclusive por força dos artigos 2º,§1º,”b”; 8º, inc. II e 15º, §1º da Lei 6.538/78, podendo ser licenciado por meio de contratação direta, com respaldo no caput do art. 25 da Lei nº 8.666/93. Em 04/10/2002, a ECT depositou e é legítima titular perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do pedido de Patente de Invenção, sob o Nº PI 0.204.305-0, titulado “DIRETÓRIO NACIONAL DE ENDEREÇOS (DNE)”. Em 07/10/2003, a ECT depositou e é legítima titular da extensão da patente de invenção, indicada no subitem 1.1.3, perante o German Patent Applicatations, sob nº 10.346.551.0. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos agradece a sua compreensão. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Gestor SIC/ECT gest...@correios.com.br

#Fail

"Somos o que repetidamente fazemos; a excelência, portanto, não é um feito, mas sim um hábito!" - Aristóteles

Diogo Baeder

to grup...@googlegroups.com
Belo exemplo, Brasil, tornando dados públicos em propriedade intelectual. Patenteando o que é res publica.

Será que a gente não encontra algum artigo na constituição que seja ferido por esta manobra deles? Vou dar uma fuçada depois pra ver se acho.

Abraço!

__________________________
Diogo Baeder
http://diogobaeder.com.br

Capi Etheriel

to grup...@googlegroups.com
bom, a ECT é uma empresa, embora pública. quem deveria dar essa informação são os municípios, não? aposto que é deles que vem os dados da ECT, anyway.

Luciano Ramalho

to grup...@googlegroups.com
2012/12/14 Capi Etheriel <barra...@gmail.com>:
> bom, a ECT é uma empresa, embora pública. quem deveria dar essa informação
> são os municípios, não? aposto que é deles que vem os dados da ECT, anyway.

Quem aloca os números do CEP é a ECT. Os municípios devem informar os
logradouros, mas o CEP não depende só de dados geográficos, também
depende do tráfego de correspondência: se em um edifício existe uma
empresa que é grande usuária de correios, por exemplo, uma grande
editora que recebe muitas cartas de leitores, então este edifício pode
ter um CEP próprio alocado pela ECT.

[ ]s
Luciano
> [...]
> Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para
> grupy-sp+u...@googlegroups.com.
> Para obter mais opções, visite esse grupo em

Capi Etheriel

to grup...@googlegroups.com
hm, então acho que essa informação deveria ser oficializada e tornada pública (domínio público), mesmo que não às custas da ECT (hospedado em servidor do governo, por exemplo). mas isso é um assunto pra assembléia, não?

Diogo Baeder

to doj...@googlegroups.com, python...@googlegroups.com, django...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com
Boa, André! :-)

Mandei um e-mail pro PSOL pra ver se conseguimos algum apoio em denunciar esta prática dos Correios, detalhando os artigos da Lei que são feridos neste processo. Não sei se vai dar em alguma coisa, mas é uma tentativa. Talvez eles deem ouvidos e possamos ter nossa posição defendida no plenário, vamos ver.

Abraço!

__________________________
Diogo Baeder
http://diogobaeder.com.br

2012/12/14 André Lima <andre...@gmail.com>
Acho que dá pra brigar por isso sim. Vou colar abaixo o trecho que considero relevante da lei de acesso à informação[1] (lei n.º 12.527 / 2011). Destaque para o inciso (?) III, que fala basicamente sobre disponibilizar uma API.

> [...]
> I - conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão;
> II - possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações;
> III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina;
> IV - divulgar em detalhes os formatos utilizados para estruturação da informação;

2012/12/14 Paul Eipper <lkra...@gmail.com>
Fiz a mesma solicitação e recebi a seguinte resposta hoje:
[...]

Então é considerado por eles que os dados estão disponíveis
gratuitamente o acesso e que a compilação DNE é uma obra original de
invenção da ECT e eles tem direito de cobrar por isso.

Acredito que a compilação dos dados é de direito dos cidadão pois o
trabalho é pago com dinheiro público, mas não sou advogado pra saber
como entrar com recurso.

--
Paul Eipper

2012/12/6 Luciano Ramalho <luc...@ramalho.org>:
> --

Grupo Python-Brasil
http://www.python.org.br/wiki/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
    http://groups.google.com/group/python-brasil

    python-brasi...@googlegroups.com

[...]

Tito Gonzales

to django...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com, python-brasil, doj...@googlegroups.com
Recomendo também, assim como o Gileno estou mudando alguns sistemas de AWS para DO e estou gostando bastante.

Alê Borba

to doj...@googlegroups.com, django...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com, python...@googlegroups.com, fredsilva...@gmail.com, edumu...@gmail.com
Que legal!

De onde vem a base de Geolocalização? É totalmente colaborativa? Como faz pra contribuir com essa base?

Em segunda-feira, 7 de julho de 2014 07h38min51s UTC-3, edumu...@gmail.com escreveu:
cepaberto.com, oferece, de maneira gratuita, API e dados de CEPs geolocalizados. Conta com a colaboração da comunidade pra dar maior precisão nas informações contidas, e.g., informação de geolocalização dos CEPs.

Em quinta-feira, 17 de abril de 2014 19h57min45s UTC+2, Frederico da Silva Santos escreveu:
Diego, DO=Digital Ocean (Cloud muito utilizada para deploy de aplicações em Django, Rails, entre outros)

Em quinta-feira, 17 de abril de 2014 07h51min05s UTC-3, Diego Maia escreveu:
Opa, desculpa a ignorância, mas o q é DO?

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Django Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para django-brasi...@googlegroups.com.

Diego Maia
Analista de Sistemas
(85) 8155.2033 (vivo)
(85) 8576.8789 (oi)

Iuri

to python...@googlegroups.com, doj...@googlegroups.com, grup...@googlegroups.com, hacker...@googlegroups.com, django...@googlegroups.com
Obrigado Hans pelas informações úteis e por desenterrar esse tópico. Seria muito bom ter essa informação aberta.

O Postmon (projeto que iniciou essa thread em 2012) hoje tem ~55 milhões de consultas/mês, entre CEPs e rastreamento de encomendas.

Em 23 de jun de 2017 20:06, "Hans Mösl" <hanswo...@gmail.com> escreveu:
Prezados trombei com esse tópico e resolvi conferir a patente citada nesse tópico ( PI 0204305-0 A2 ) que em tese seria a única proteção legal que o Correios poderia ter para não liberar o acesso a base dos Correios. Vi que o pedido além de nunca ter tido validade jurídica (por não ter sido aprovado) ainda foi indeferido em 2016.

Conforme consta na Lei de acesso à informação (12.527/2011) o Correios é empresa de capital misto (estando enquadrada conforme Art.1º, p.2º) e tem a obrigatoriedade de (entre outros):

"divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;" (Artº3, p.2º);
"utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;" (Artº3, p.3º);

O art.7º (principalmente os parágrafos 2º, 3º e 4º) define ainda situações de direito para obtenção da informação:

"II: informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos;
III: informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado;
IV: informação primária, íntegra, autêntica e atualizada;"

Está bastante claro que não há como eles continuarem negando o acesso livre e total ao sistema de CEP.

Abri um pedido de acesso pela e-SIC, protocolo 99923.000953/2017-80 e vou pensar em outros canais dentro da esfera jurídica para ver um modo de mudar a política dos Correios frente ao atual bloqueio de informação.

Agradeço pela iniciativa de vocês, foi o que me motivou.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Python Brasil" dos Grupos do Google.