Olá, pessoal
Concordo que a linguagem do LaTeX seja horrível, e que leve mais tempo para escrever qualquer coisa. No entanto, discordo que acabe com a criatividade, seja lá o que isso signifique nesse contexto (com a paciência, as vezes, ele acaba). Suspeito que tentar me justificar só prolongaria essa thread. Contribuo na discussão notando as seguintes iniciativas até então disponíveis.
(1) Pandoc (
https://pandoc.org/): é um conversor de texto universal (escrito por um filósofo, usando haskell). Existe um quantidade enorme de *markup languages* nas quais você pode escrever e para as quais pode converter.
Por um lado, é user-friendly porque você pode usar markdown e converter para pdf. Por outro, nem tanto, visto que é um programa de linha de comando. Caso use um editor de texto suficientemente robusto (ex. Vim, Emacs, até mesmo Sublime), alguns plugins de integração já estão disponíveis.
(2) RStudio (
https://rstudio.com/): é um programa desenvolvido pelo mesmo time reponsável pela linguagem R. Difererente do Pandoc, RStudio usa apenas Rmarkdown (uma extensão da linguagem markdown). Está disponível tanto em linha de comando quanto em interface de usuário.
O lado bom e ruim de ambos é que suportam e são escritos "em cima" do LaTeX (que é escrito em cima do TeX). Qualquer problema, você precisaria fazer o que é praxe: ler documentação. Pra o dia a dia são muito bons. Só pra dar um exemplo, eis o que seria uma apresentação em beamer.
~~~
% Titulo
% Autor
% data
# Titulo do Frame
- item
- item
- item
# outro frame
Wittgentein não gostava de fórmulas como:
$$\forall x (x = x)$$
~~~
Acho que os dois projetos ilustram bem o que parece ser o futuro de iniciativas que tentam amenizar as dores da escrita científica. Arrisco dizer que parte da solução seja, talvez, convencer gente qualificada a participar desses projetos (ambos Pandoc e RStudio são open-source).
um abraço,
H.