direito, academia, filosofia, logica e matematica

jean-yves beziau

to logica-l
Caro JM
Acho que voce tem razao de cuidar da moderacao da lista logica-l, para que nao vira conversa de butequim,
falando de ig-nobels, hackers, maradona, etc.
mas também uma certa flexibilidade é boa porque a logica nao se reduz ao estudo de alguns sistemas com a logica paraconsistente turbo-polar B243.
Por exemplo nesta lista se falou do Artur Avila e da Medalha Fields
No CV do Artur
nao vejo nenhum trabalho na área de logica que justificasse a divulgação
mas o CV dele foi mencionado nesta lista a respeito de um discussao comparativa que faz sentido sobre com sao avialados os pesquisadores no Brasil
e do outro lado faz sentido de falar da Medalha Fields porque na matematica se faz alto uso do raciocino mesmo nas aeras da matematica que nao sao ligadas a logica. O raciocino é Logico mesmo se não é logica, com expliquei no meu artigo  "Logic is not logic".
Voltando ao Ministro Luiz Fux, a logica foi muito ligada ao direito logo no incio na Grécia antiga, tem até pessoas que argumentam que a logica nasceu do direito. Com se sabe no direito é questao de leis, regras, etc.
No Brasil tem uma tradicao forte de interacao entre o direito e a logica. O Miguel Real que foi o pai do novo codigo civil brasileiro se interessava para a logica e interagiu com o Newton da Costa desde os anos cinquentas.
Parece interessante  que hoje uma grande autoridade do poder judiciario com o Minsitro do Supremo Tribunal Federal  considera um privilegio importante ser nomeado com membro de uma Academia de Filosofia cujo presidente de honra é um logico, isso mostra o prestigio da filosofia e da logica no Brasil.
Minha mensagem era para fazer conhecer melhor a Academia Brasileira de Filsosofia  e as suas atividades
Na Academia de Platao a logica era importante, em particular enquanto dialectica, uma generalizacao do raciocino matematico, e que o Aristoteles considerado por muitos com o pai da logica enquanto teoria do raciocino foi aluno do Platao na Academia.
O ano passado com a ABF fizemos um trabalho conjunto com a secretaria da educacao da prefeitura do Rio de Janeiro para reforçar o nivel da matematica nas escolas do secondario. Junto com minha colega Iaci, uma matematica que fiz doutorado com o Jacob Palis, fizemos uma serie de palestras na ABF sobre matematica para professores dessas escolas.
Bom lembrar que na entrada da Academia do Platao  era escrito "que ninguem entra  aqui sem conhecer  a geometria"
Mais comentarios sobre isso e a relacao entre logica, matematica e filosofia numa palestra que eu fiz o ano passado em Lisboa na ocasiao  da unificacao da Universidade Tecnica de Lisboa com a Universidade de Lisboa:
este artigo e outras palestras foram publicadas num livro chamado
"O lugar da Filosofia da Ciência na nova Universidade de Lisboa" incluindo uma palestra do nosso colega Amilcar Sernadas chamada "O triunfo do formalismo" destacando a importancia da logica nos estudos universitarios,
Um abraço, JY

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Prezado Jean-Yves:

Obrigado pela mensagem.

> Acho que voce tem razao de cuidar da moderacao da lista logica-l, para que
> nao vira conversa de butequim,
> falando de ig-nobels, hackers, maradona, etc.

Como você sabe, sou *contra* a moderação da lista. Mas também tento
colaborar para manter um mínimo de *foco*, para tal fim inclusive às
vezes chamando a atenção de alguns membros em PVT.

> [...]
> ligadas a logica. O raciocino é Logico mesmo se não é logica, com expliquei

Minha opinião pessoal é que o assunto da medalha Fields do Artur é
completamente irrelevante nesta lista. Mas este foi um assunto
popular, mesmo assim, por vários dias, e se mostrou desta forma um bom
exercício de flexibilidade.

O problema de decidir se um assunto é OFF-topic para a nossa lista é
provavelmente indecidível. Mas isto não nos impede de tentar *focar*
um pouco mais nossas postagens em volta do tópico que aqui nos
congrega: LÓGICA.

> [...]
> o Minsitro do Supremo Tribunal Federal considera um privilegio importante
> ser nomeado com membro de uma Academia de Filosofia

A impressionante sequência de medalhas enumerada no currículo do
ministro mostra que ele considera um privilégio importante "ser
homenageado". Não consigo deixar de lembrar do Muttley:
https://www.youtube.com/watch?v=NyiYbQDPE1o

> [...]
> fiz doutorado com o Jacob Palis, fizemos uma serie de palestras na ABF sobre
> matematica para professores dessas escolas.

Acho que a ABF já recebeu divulgação mais do que suficiente nesta
lista nos últimos anos:

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/forum/#!searchin/logica-l/abf
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/forum/#!searchin/logica-l/%22academia$20brasileira$20de$20filosofia%22

Se a ABF necessita de um fórum para divulgar suas atividades não
relacionadas à Lógica, talvez seja uma boa ideia fundar uma lista no
Google Groups, como a nossa.

> [...]
> uma palestra do nosso colega Amilcar Sernadas chamada "O triunfo do
> formalismo" destacando a importancia da logica nos estudos universitarios,

Muito bom, e bem dentro do tópico da nossa lista!

Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Francisco Antonio Doria

to logi...@dimap.ufrn.br
Tem que tomar cuidado ao traçar esses limites. Por exemplo, o espectro excepcional do teorema dos dez martinis depende do modelo subjacente para ZF. Do mesmo modo, as variedades exóticas grandes com topologia R4 dependem do modelo conjuntiva. Há universos estranhíssimos em relatividade geral que somem se o modelo é ``bem'' ou ``mal'' comportado. Etc

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.

--
fad

ahhata alati, awienta Wilushati

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Vejam mais essa (não é off of topic, pois não?)
No verbete Logaritmo, lê-se:

Na matemática, o logaritmo (do grego: logos= razão e arithmos= número), de base b, maior que zero e diferente de 1, é uma função que faz corresponder aos objectos x a imagem y tal qu Usualmente é escrito como logb a = x.

Não consegui colocar cor nesse copy and paste, mas vejam como o autor sai da exponenciação para a notação em logaritmo. É caso de polícia mesmo… E nem li o resto.

________________________

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721997A6
www.cfh.ufsc.br/~dkrause

________________________

Douglas Alexandre

to logi...@dimap.ufrn.br
Prezado Décio Krause,
Verifiquei alguns livros didáticos de matemática e muitos significados são distorcidos contendo erros conceituais.
Confesso que como professor fico envergonhado de acompanhar tais materiais. Muito professores apenas repetem os eeros lógicos e conceituais para os alunos, lamentável.
Poucos professores entendem por exemplo o significado de 1/2= 0,5.

Abraços

Douglas

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Obrigado, Douglas. A situação é mesmo lamentável.
Abraço

________________________

Em Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 10:56, Décio Krause <decio...@gmail.com> escreveu:

Vejam mais essa (não é off of topic, pois não?)
No verbete Logaritmo, lê-se:

Na matemática, o logaritmo (do grego: logos= razão e arithmos= número), de base b, maior que zero e diferente de 1, é uma função que faz corresponder aos objectos x a imagem y tal qu<24b2be9aada8b33bbbca3fe73fe60218.png> Usualmente é escrito como logb a = x.

Famadoria

to logi...@dimap.ufrn.br
Tou falando...

Sent from my iPhone

Enrique Fynn

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
O tempo gastado para informar os usuários da lista sobre o verbete errado, seria melhor aproveitado corrigindo a wiki.
Ou o argumento é a necessidade contínua de afirmar, trimestralmente, que a wiki do Brasil não presta.

Carlos Gonzalez

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Enrique Fynn
Prezado Enrique,

Eu, pelo contrário, eu penso que sim, é preciso afirmar periodicamente os erros da Wikipédia, devido à causa deles.

Uma máfia apoderou-se da wiki lusófona, expulsando pesquisadores e estudiosos,  chegando, como no meu caso, ao insulto para a pessoa dar um fora, ou, como aconteceu com um outro professor, condenado a uma forma de expulsão denominada "bloqueio permanente".

Os editores que escrevem com originalidade e conhecimento do tema são perseguidos, ficando as pessoas sumisas à máfia e os editores desqualificados, que são os que escrevem com erros sinistros.

Eu não sei como é a estrutura de poder da Wikipedia Foundation. Acho que alguém dessa fundação foi avisado dessa situação na cidade de San Francisco, EUA, e falou para deixar a máfia fazer o que quiser ou algo parecido.

O trato dado ao editor é muito diferente que o dado nas wikis em espanhol ou em inglês, onde eu também editei.

Carlos

[...]

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.

Famadoria

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Everton Zanella Alvarenga, Oona Castro
> O tempo gastado para informar os usuários da lista sobre o verbete errado,
> seria melhor aproveitado corrigindo a wiki.

Você tem TODA a razão, Enrique. Essa deveria ser a atitude certa!

> Eles não aceitam correções.

Isto é inteiramente FALSO. De fato, aqui mesmo nesta lista já
relatamos diversas vezes como alunos da UFRN (2007-2008) e da UFPE
(2011-2013) criaram ou reformaram boa parte dos verbetes da área de
Lógica da Wikipédia lusófona:

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/forum/#!topicsearchin/logica-l/joao$20marcos$20wikipedia/logica-l/pBOJU4GY-sk
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/forum/#!topicsearchin/logica-l/joao$20marcos$20wikipedia/logica-l/SqRrvLZzHmo
--
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/forum/#!topicsearchin/logica-l/cin-ufpe$20wikipedia/logica-l/QAMUlZbAryM
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/forum/#!topicsearchin/logica-l/cin-ufpe$20wikipedia/logica-l/Icmdv7wl5Ss

A situação desagradável que ocorreu com Carlos Gonzalez há alguns anos
foi muito aborrecida e, tendo em vista as centenas de intervenções
bem-sucedidas que conseguimos realizar aqui no RN e em PE, quero crer
que terá sido excepcional, e que não voltará a se repetir.

Saudações lógicas,

Famadoria

to logi...@dimap.ufrn.br, Everton Zanella Alvarenga, Oona Castro
Parece que meu amigo João Marcos não entende português, de modo que repito com detalhes: organizei um encontro na Coppe com três representantes da Wiki: a Oona, o Everton (Tom) e Frank Schulenburg. Em resumo disseram que não podiam interferir. Isso foi há dois anos. O Carlos Gonzales tem procurado fazer correções, sem sucesso. Já contou aqui o que ocorreu.

Se vc tem boas experiências, sorte sua - ou descuido deles...

Sent from my iPhone
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
> Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
> Visite este grupo em http://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_Li1RTDbM0BFAGPP2FiP%2B6kYov_FX-5omo_3-sGSHGB_Jw%40mail.gmail.com.

Francisco Antonio Doria

to Everton Zanella Alvarenga, logi...@dimap.ufrn.br, Oona Castro, Joao Marcos, Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia., Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Obrigado, Tom!

Olá professores João e Francisco.

Obrigado por me colocar a par da situação. Estou um pouco sem tempo para entrar na discussão, mas gostaria apenas de fazer uma correção. A Oona, o Frank e eu não somos, nem nunca fomos representantes do wiki. Isso não existe e melhor explicar um pouco melhor.

Eu e a Oona fomos (a Oona ainda é, eu atualmente faço outra coisa) consultores independentes da Wikimedia Foundation, uma organização americana sem fins lucrativos que mantém a Wikipédia em diversas línguas, assim como outros projetos wiki (vejam aqui a lista). O Frank coordenava um programa global de educação da Wikimedia Foundation, hoje ele criou uma outra organização sem fins lucrativos americana (acho que chama-se WikiEducation, não sei) para apoiar atividades como o programa que tentamos aqui no Brasil, que inclusive está acabando como um todo - o Programa Catalisador deixará de existir.

Na época eu coordenava o programa de educação no Brasil (insisto, como consultor independente), mas já tinha um histórico de voluntário da Wikipédia desde 2006 (na realidade, minhas contribuições, que são pequenas, datam da época que fazia meu mestrado e fiz pequenas correções como anônimo no site)

Wiki é a tecnologia usada nesses projetos. Existem milhares de projetos que usam essa tecnologia e a Wikimedia Foundation apoia alguns, um deles a Wikipedia em diversas línguas, a mais famosa a versão em inglês.

Os problemas de comunicação e no trato dentro da Wikipédia de fato existem. Em 2007, quando co-criei uma plataforma na USP para compartilharmos o conhecimento que ficava trancado na universidade, cheguei a pensar na importância dos professores e estudantes universitários contribuírem com a Wikipédia. Mas vendo os conflitos internos e acostumado com a guerra de egos que via na universidade em que estudei, pouco acostumados com o conflito de ideias até mesmo entre pares acadêmicos, resolvi criar um wiki em separado <http://wiki.stoa.usp.br>, diminuindo a chance de conflitos. Esse wiki é compatível com a Wikipédia para migrarmos seu conteúdo.

Essa tentativa é análogo ao Citizendum <http://en.citizendium.org/> e à Scholarpedia <http://www.scholarpedia.org>, tentativas aparentemente frustradas de criar uma Wikipédia com contribuições apenas dos donos do saber, como foi o caso do wiki que criei na USP (ainda há alguns gatos pingados em todas iniciativas). Então se está difícil para alguém editar devido aos conflitos existentes, uma possibilidade é usar esses projetos alternativos e depois melhoramos a própria Wikipédia a partir do que foi construído aí. Nem precisa tanto, um professor pode escrever um verbete enciclopédico e deixar sua contribuição disponível livremente (apenas diga que requer apenas atribuição, se não não poderemos usar, contribuindo assim como o Commons: https://en.wikipedia.org/wiki/Commons

As soluções para os conflitos internos da Wikipédia não são triviais. Eles vão desde termos que ter mais respeito e tolerância, [1] até mesmo soluções tecnológicas para ajudar a diminuir ruídos de comunicação que existem através da plataforma wiki, que já é um obstáculo de comunicação.

Há também um problema cultural, que existe não apenas na Wikipédia lusófona, que é a editocracia. Vou repetir o que falei esses dias por lá e ainda vou criar uma esplanada um tópico mais refletido sobre o assunto quando tiver tempo. "Algo que tenho notado na Wikipédia para dar voto de confiança para algumas atividades é que a pessoa tem que ser mais perito em Wikipédia do que ter certas noções básicas para assumir algumas responsabilidades. A pessoa pode aprender com o tempo e com a prática, exceto se for algum idiota ou mal intencionado. Se está errando muito, retirem a responsabilidade. Por que tanta aversão ao experimento? Vai dar tanto trabalho extra assim?

Para citar um exemplo, a postura padrão aqui é similar a alguém achar que só pode editar um verbete sobre física quem passou anos estudando o assunto, o que acho falso. De fato, quem estudou física profissionalmente terá mais chances de contribuir sobre o assunto, afinal, o cara tem um maior domínio após passar muito tempo estudando, fazendo exercícios e errando. Mas é certo que alguém que nunca estudou física pode, talvez num passo mais lento, se informar sobre o assunto e conseguir melhorar alguns verbetes.

Enquanto a postura for a de que as pessoas não podem errar com a prática, vai continuar com a falta de voluntários, falta de administradores e falta de qualidade enciclopédica. E falta de gente até mesmo as tarefas rotineiras, que não exigem tanto conhecimento assim, exceto treino nas regras do mundo Wikipédia que é fácil adquirir com um pouco de prática, o que implica em tempo, que nem todo mundo tem tanto assim em relação aos mais dedicados."

E esse problema cultural que condena o erro, no caso da Wikipédia errinhos de suas regras, existe não apenas lá, como também na academia brasileira - pelo menos foi essa minha experiência e as constantes reclamações que aqui vejo só confirmam minhas impressões. Gostaria eu que a maior parte dos acadêmicos pudessem refletir e discutir o que Dennett discute nesse artigo, "How to make mistakes": http://ase.tufts.edu/cogstud/dennett/papers/howmista.htm Mas infelizmente acho que vai demorar para isso ocorrer e talvez eu estarei morto quando tivermos uma academia com os donos do saber mais tolerantes, com pessoas que sabem lidar com conflito de ideias e, por que não, mais adeptas da fazer-cracia.

Saudações,

Tom

[1] Um dos valores que estamos tentando construir numa outra comunidade que faço parte, a Rede pelo Conhecimento Livre, é o respeito e a tolerância. Repeito e tolerância são pré-condições para todo nosso trabalho e são fundamentais para trabalharmos como uma comunidade colaborativa.

Respeite os outros e as suas aptidões e capacidades. Reconheça as diferenças como uma força criativa: quando discutidas abertamente e sem agressão, elas nos permitem encontrar os melhores caminhos a seguir.

http://br.okfn.org/valores/

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
http://br.okfn.org

Helder

to logi...@dimap.ufrn.br

> Vejam mais essa (não é off of topic, pois não?)
> No verbete Logaritmo, lê-se:
>
> Na matemática, o logaritmo (do grego: logos= razão e arithmos= número), de base b, maior que zero e diferente de 1, é uma função que faz corresponder aos objectos x a imagem y tal que a^x = b. Usualmente é escrito como logb a = x.
>
> Não consegui colocar cor nesse copy and paste, mas vejam como o autor sai da exponenciação para a notação em logaritmo. É caso de polícia mesmo… E nem li o resto.

Sim. Só que no caso da Wikipédia o policiamento é feito pelos leitores:
viu algo de errado, é só corrigir, como fez Giselle.mnr em
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?diff=40126511

Além disso, por ser um projeto colaborativo, o autor de um trecho provavelmente
não será o mesmo de outra parte da página. Mas o conteúdo que cada um inseriu
ou removeu pode ser visto pelo histórico:
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Logaritmo&action=history
E há também várias estatísticas sobre o histórico de cada artigo ao
longo do tempo:
https://tools.wmflabs.org/xtools/articleinfo/index.php?lang=pt&wiki=wikipedia&article=Logaritmo

Assim, embora seja razoável criticar pontualmente uma edição como
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?diff=40059938
(por exemplo, contactando o responsável em sua página de discussão),
isso não justifica uma generalização, sem mais nem menos, da avaliação
que se faz
dessa edição para "o resto" (da mesma versão, ou de versões
anteriores) do artigo
ou para a totalidade da "wiki brazuca"¹.

O mérito de cada um, enquanto wikipedista, é visto em seu histórico de
contribuições à Wikipédia.
Devemos valorizar os bons colaboradores², e divulgar o trabalho deles,
não ficar divulgando
as edições não construtivas (e temporárias) de alguns...

Helder

¹ Normalmente chamada de "Wikipédia lusófona", por ser uma só para
leitores/editores
daqui, de Portugal e de PALOP.
² Nem que seja só clicando no link "agradecer" (disponível depois de
se registrar)

Décio Krause

to logi...@dimap.ufrn.br
Obrigado, Helder. Você tem razão quanto a corrigir. Às vezes não dá, como com o verbete “lógica paraconsistente”, mas talvez no caso da definição de logaritmo, que certamente foi um deslize, isso funcione.
Abraço
Décio