the most influential living philosophers

Marcos Silva

to logical logical
https://thebestschools.org/features/most-influential-living-philosophers/

e aí? concordam com a (controversa) lista?

cheers!

--
Marcos Silva
Philosophie macht Spaß!

new book is out!
"Colours in Wittgenstein's Philosophical Development" (Palgrave, 2017)

Marcelo Finger

to logi...@dimap.ufrn.br
Fala sééééééério!

--
Marcelo Finger
Departament of Computer Science, IME

jyb

to LOGICA-L
Bom receber noticias suas Marcos, sabendo que voce bem chegou nos Estados Unidos
sobrevivendo a Irma, Trump e outros Tsunamis ...

Parece que esta lista é muito anglo-americano
na filosofia, muito mais que na ciencia, isso é um problema
porque  tem muitos filosofos que nao fazem filosofia em ingles  ...

Interessado lembrar que nos Estados Unidos o que é chamado de "football" não é a mesma coisa do que se chama assim nos outros pais do mundo e os americanos tem outro nome para isso "soccer"
Derrida um dos filosofos do seculo 20 mais famosos, fundador do Collège International de Philosophie ,não era considerado com filosofo nos Estados Undios:"Derrida was a member of the American Academy of Arts and Sciences. Although his membership in Class IV, Section 1 (Philosophy and Religious Studies) was rejected; he was subsequently elected to Class IV, Section 3 (Literary Criticism, including Philology)" (Wikipedia)

Na lista so aparece dois  frances,  Badiou e Nancy,
 tem muitos outros que são conhecidos mundialemente
por exemplo Jean-Luc Marion,
ou François Laruelle
Com a Catherine fizemos entrevistas com Badiou, Marion, Laruelle
extratos são disponiveis aqui
Também fizemos entrevistas de muitos outros filosofos no mundo
nossa ideia e de fazer uma colecao de DVDs de filosofos por pais

Mais comentarios:
-  Chomsky esta na lista mas é raramente considerado com um filosofo (dentro ou fora dos Estados Unidos),
- Timothy Williamson não aparece, etc

Good Luck !
Jean-Yves

Hermógenes Oliveira

to logi...@dimap.ufrn.br
Marcos Silva <marcos...@gmail.com> escreveu:

> https://thebestschools.org/features/most-influential-living-philosophers/
>
> e aí? concordam com a (controversa) lista?

Lembrando que a lista contém apenas filósofos *vivos* e que o critério
de seleção é a *influência* ou prestígio, me parece que ela abre pouco
espaço para controvérsia.

Eu reconheço por volta de 80% dos nomes na lista, o que indica que esses
nomes são mesmo influentes, pois minha familiaridade com o vasto corpo
de discussão filosófica contemporânea é bastante limitado.

A maioria dos nomes não me causaram nenhuma surpresa: Cornel West,
Charles Taylor, Slavoj Žižek, Martha Nussbaum, John Searle, Graham
Priest, Noam Chomsky, David Chalmers, Peter Singer, Alain Badiou, Robert
Brandom, Saul Kripke, Jürgen Habermas, Daniel Dennett. Esses são
certamente filósofos *muito* influentes. Outros nomes causaram uma
surpresa inicial: Jaegwon Kim, Christine Korsgaard, Nancy Cartwright,
Tyler Burge e Susan Haack. Mas, pensando bem, esses filósofos são
realmente influentes em suas respectivas áreas de especialização.
William Lane Craig também me surpreendeu, mas deve-se reconhecer que o
sujeito conquistou muita influência devido ao deplorável debate teísmo
vs. ateísmo, religião vs. ciência.

--
Hermógenes Oliveira

Marcos Silva

to logical logical
Olá, JY,

obrigado pelos links!

em verdade, esta lista estava circulando em Pittsburgh, porque dois professores daqui figuram nela, a saber, o Bob Brandom e John Macdowell.

Eu colocaria um terceiro de Pitts, o Nicholas Rescher.

Há um premio com o seu nome em Pitts.

Ele será concedido a Ruth Millikan em outubro.

Ela também não aparece nesta lista.

Cheers!