[OFF TOPIC] A privatização da universidade pública já começou

Walter Carnielli

to Lista dos Logicos Brasileiros
Colegas:

Gravíssimo "bote" do Ministro da Educação ,já começando a privatizar
a pós-graduação das federais.

Além da "Cartilha de Astrologia", o ministro ainda convence alguns
beócios com a falácia " post hoc ergo propter hoc ":

"as universidades americanas são de primeira linha, e são pagas",
portanto "pagar" faz alguma a coisa ser de "primeira linha".

Pobre Brasil!

W.
=================================
Programa para universidades será apresentado nesta 4ª

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na manhã desta terça-feira,
16, que o Ministério da Educação (MEC) apresentou o programa de
autonomia das universidades federais na reunião do Conselho de
Governo. O presidente, no entanto, não deu mais informações sobre o
projeto, que se chamará Future-se, e deverá ser apresentado nesta
quarta-feira, 17. (Eduardo Rodrigues e Mariana Haubert, O Estado de
S.Paulo)

https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,programa-de-autonomia-das-univertilhad
a sidades-sera-apresentado-nesta-4,70002924079
====
Cartilha da Astrologia:

https://oglobo.globo.com/sociedade/mec-deleta-posts-depois-de-criticas-campanha-estudante-de-cada-signo-em-que-usava-astrologia-para-definir-alunos-23808223

Walter Carnielli
https://waltercarnielli.com/

Centre for Logic, Epistemology and the History of Science and
Department of Philosophy
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil

CV Lattes : http://lattes.cnpq.br/1055555496835379

Adolfo Neto

to Walter Carnielli, Lista dos Logicos Brasileiros
Lembrei do professor Doria e da fuga de cérebros.
Vai aumentar.
Link do Estadão sem paywall:

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CA%2Bob58Mxgptdo0OQuHH4_qP%2BU68TmPM7Ra8scjuWMezVBome6A%40mail.gmail.com.

Adolfo Neto
Associate Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br

Famadoria

to Adolfo Neto, Walter Carnielli, Lista dos Logicos Brasileiros
Viva a burrizia!!!

Sent from my iPhone

Francisco Miraglia Neto

to Famadoria, Adolfo Neto, Walter Carnielli, Lista dos Logicos Brasileiros
Car@s,
Infelizmente, não é apenas fascismo e “burrizia”, como diz o Doria.

Trata-se de tentativa consciente e planejada de destruir toda possibilidade de produção de conhecimento crítico e reduzi-lo à conveniência do capital.

Minhas desculpas às sensibilidades que possa estar ofendendo; mas sou (provavelmente, morrerei) comunista, com absoluta convicção democrática. Hoje em dia parece ser necessário alguma coragem para declarar afiliações; porém, estou muito velho para deixar de dizer o que penso (no dia 23/2/20 farei 74 anos).

Um grande e afetuoso abraço a todas e todos colegas!

Chico Miraglia

Itala M. Loffredo D'Ottaviano

to Francisco Miraglia Neto, Famadoria, Adolfo Neto, Walter Carnielli, Lista dos Logicos Brasileiros
Parabéns, Chico!
É isso mesmo, para desalento e desespero nosso e desmonte do país!
Itala

> [...]
>
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ITALA M. LOFFREDO D'OTTAVIANO
Full Professor of Logic and the Foundations of Mathematics
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science - CLE
University of Campinas - UNICAMP
Sergio Buarque de Holanda, 251 Street
ZIP CODE 13083-859 - Campinas-SP, Brazil
Tel.:+55–19-3521-6517
www.cle.unicamp.br

Francisco Miraglia Neto

to Itala M. Loffredo D'Ottaviano, Famadoria, Adolfo Neto, Walter Carnielli, Lista dos Logicos Brasileiros
Cara Itala,

Obrigado!

Beijos,

Chico Miraglia
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> [...]

Adolfo Neto

to Marcelo Finger, Francisco Miraglia Neto, Itala M. Loffredo D'Ottaviano, Famadoria, Walter Carnielli, Lista dos Logicos Brasileiros
Já eu recebi este:
Ótimo resumo feito pelo Allan Kenji:

*FUTURE-SE*, projeto para a universidade pública apresentado pelo
Ministro (inimigo) da Educação.
(ou “fAture-se”)...

Os principais eixos apresentados até agora são:
(1) A destruição do regime estatutário dos servidores nas instituições públicas federais;
(2) A desvinculação da participação do orçamento público federal na manutenção e investimento publico nas IES federais (universidades e institutos), com sua substituição pelo financiamento privado, com alteração do regime jurídico dessas instituições;
(3) Vinculação do financiamento das pesquisas aos rendimentos privados dos quais as IES participem;
(4) Inserção subordinada das IES brasileiras aos interesses do mercado mundial de educação;
(5) Financeirização dos fundos públicos de manutenção e financiamento das IES, com a privatização das atividades universitárias e do patrimônio da União;

Não é “reforma”, é o fim da universidade pública.

#Fature-se

(Via Monica Ribeiro)

On Wed, Jul 17, 2019, 14:58 Marcelo Finger <mfi...@ime.usp.br> wrote:
Recebi pelo whatsapp (ainda preciso confirmar):

Em reunião de mais três horas no Ministério da Educação, os reitores das universidades federais ouviram as linhas gerais do projeto que o governo Bolsonaro promete para a "libertação" das instituições, nas palavras do próprio ministro Abraham Weintraub. Ele, aliás, ficou menos de 40 minutos no auditório. Depois, tuitou sobre temas nada relacionados ao assunto em discussão - um deles, defendendo a nomeação do filho do presidente para a embaixada em Washington.
Nomeado de Future-se, o projeto do governo foi apresentado pelo secretário de ensino superior do MEC, Arnaldo Lima, e por Ariosto Antunes, secretário de educação tecnológica do ministério. Não foi distribuído nenhum documento aos dirigentes universitários. Em linhas gerais, o projeto – que entrará em consulta pública até 31 de julho – pretende reduzir os repasses federais com o custeio das universidades, criando, em troca, um mecanismo de captação de recursos pelas Instituições Federais de Ensino. O dispositivo depende da aprovação de um projeto de lei.
O Future-se será sustentado por um fundo soberano do conhecimento, privado, negociado em Bolsa, e multimercado. Os recursos iniciais viriam da alienação ou concessão de patrimônio da União, espalhado pelo país. O dinheiro ainda não existe. MEC diz que governo estima em R$ 50 bilhões a captação feita desta forma.

As universidades submeteriam projetos para concorrer ao dinheiro.
Para disputar as verbas, as universidades precisam investir nos seguintes eixos: gestão, governança e empreendendorismo; pesquisa e inovação e internacionalização.

Representantes do MEC também querem implantar o modelo de Organizações Sociais (OS) para cuidar de serviços como limpeza e segurança. Neste caso, as verbas não vão contar para efeito do teto constitucional de gastos públicos. Um ato normativo sobre o tema deve ser publicado até fim de agosto.
Ainda no início da reunião, estudantes  foram até a porta do ministério para protestar contra o projeto. Mas policiais militares reprimiram a manifestação com agressões e spray de pimenta. Após a apresentação no MEC, reitores foram até a sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) para avaliar o projeto.
A reitora da UFRJ, professora Denise Pires, participou do encontro, lamentou a ausência de um documento escrito sobre as medidas e informou que o projeto será debatido em todas as instâncias da universidade, antes de aderir ou de recusar o Future-se.

--
 Marcelo Finger
 Departament of Computer Science, IME

Marcelo Finger