Eu já respondi sobre os ângulos. Mas, outra vez: maioria das pessoas é capaz de somar e subtrair números. Ainda assim se diz que elas nada sabem de matemática no sentido de que elas não são matemáticos ou profundos conhecedores. Esse modo de dizer é comum nas línguas humanas, já que não usamos preciosismos na linguagem corrente.Na Física de Aristóteles há várias passagens que não podem facilmente ser escritas na forma de equações ou inequações como na atualidade. A dificuldade não é apenas que não descrevam bem fatos da natureza, mas que o resultado não será matematicamente aquele que corresponderia. Galileo observou isso. Mas, onde eu li isso? Em livros de história da ciência. Agora minha memória não ajuda.Contexto:Fico no aguardo das referências bibliográficas ou alguma outra fundamentação das tuas afirmações.Prezado Tony,Seria interessante para mim, pois eu nunca encontrei um erro matemática no livro da Física de Aristóteles (se é que você está se referindo a esse livro), nem nunca vi na obra de Galileu uma crítica sobre um erro matemático de Aristóteles.
>> "Galileu mostrou erros matemáticos de Aristóteles na sua física."
É claro que dizer, por exemplo, que com a mesma causa, quando empurramos um objeto, se o atrito é reduzido à metade, então a velocidade final é o dobro, não é um erro matemático, mas um enunciado acerca da natureza que, segundo como seja interpretado, etc., é facilmente refutado.Uma citação assim seria ótima:Aristóteles, Segundos Analíticos, 71a19-20the student knew beforehand that the angles of every triangle
are equal to two right angles; (Mure/Ross)
Ὅτι μὲν γὰρ πᾶν τρίγωνον ἔχει δυσὶν ὀρθαῖς ἴσας("Pois, como todo triângulo tem igual a dois retos")Não está nada mal para alguém que "não sabe nada" de matemáticas.Carlos
For example, the student knew beforehand that the angles of every triangle
are equal to two right angles; but it was only at the actual moment at
which he was being led on to recognize this as true in the instance
before him that he came to know 'this figure inscribed in the
semicircle' to be a triangle.2016-02-20 16:27 GMT-02:00 Tony Marmo <marmo...@gmail.com>:Galileu mostrou erros matemáticos de Aristóteles na sua física. Mas, enfim, não sou 100% literal o tempo tofo.
Depois busco o nome exato do trabalho do Marco Panza. Ele apresentou esses resultados na Unicamp.
On Feb 20, 2016 4:21 PM, "Carlos Gonzalez" <gonz...@gmail.com> wrote:Carlos(Claro que isso vale na geometria euclidiana, mas não em Riemann nem Lobachevsky)Aristóteles sabia que a soma dos ângulos interiores de um triângulo é dois retos (=180 graus).(A página é importante para não perder tempo e para fazer a discussão mais fundamentada.)mas a uma coisa como "tal artigo de tal revista em tal página".Refiro-me não a umPrezado Tony,Por gentileza. Poderia dar uma citação exata sobre:
>> Aristóteles que nada sabia de matemática
>> Consulte os trabalhos de Marco Panza para discutir isto2016-02-20 12:31 GMT-02:00 Antonio Marmo <marmo...@gmail.com>:--Caro Lucas,O maior lógico de todos tempos era Aristóteles que nada sabia de matemática. Entretanto, a filosofia aristotélica como um todo e principalmente a sua metafísica influenciaram as ciências exatas de modo decisivo. Os Elementos de Euclides são um exemplo de como se faz da geometria uma ciência verdadeira no sentido de Aristóteles. Consulte os trabalhos de Marco Panza para discutir isto.Mas, o mais importante da abordagem demonstrativa a entender é o seguinte: os resultados que se colhem não dependem da especificidade das matérias examinadas, mas do método usado em si. Portanto, desse ponto de vista não haveria um conhecimento específico como pré-requisito para usar do método demonstrativo. Esse é o ponto de vista das filosofias dogmáticas.Como eu sou filósofo cético, do meu ponto de vista, todavia, conhecimentos específicos podem ou não ajudar, mas só até certo ponto. A ciência, como explica Bromberger, e a filosofia, como o Sócrates de Platão argumenta, investigam aquilo que se ignora não tão somente o que já se sabe. A admissão da ignorância é mais importante do que a pressuposição do conhecimento, mesmo para a tradição dogmática.Vamos dar um exemplo disso tudo:Teoria de conjuntos e mereologia são metafísicas ao final das contas. É preciso ou não um conhecimento geral de metafísica para entender essas coisas? Se a resposta for sim, o respondente acredita no mito da especificidade do conhecimento. Se a resposta for não, estritamente não, ele adere à visão da tradição dogmática sobre as ciências demonstrativas. Se a resposta for "em termos", ele está mais para o lado do ceticismo que eu pratico.Agora, nada disso se decide aos xingamentos, nem pelas indiretas.Para rever conceitos enganosos mais muito repetidos sobre a História da Lógica, consulte Susan Haack.Honni soit qui mal y pense. Tel qui s'en rit aujourd'hui, s'honorera de la porter.Eduardo III, Rei de Inglaterra.Olá, Lucas:
Querer passar por aquilo que não se é, de fato, é apenas um problema a
nível psicológico. Eu não saberia indicar bibliografia sobre suposta
vaidade dos lógicos ou sobre a suposta soberba, ideologia ou
ignorância dos matemáticos. Talvez você possa tirar suas próprias
conclusões sobre isto a partir da observação do comportamento de
alguns membros desta lista.
Os termos usados por Poincaré (ciência "logistique", matemáticos
"intuitifs") para falar de Lógica há mais de cem anos já não são hoje
sequer amplamente conhecidos, ou utilizados por quem quer que seja.
Tradicionalmente, a Lógica Matemática contemporânea se desenvolveu na
primeira metade do último século em torno dos campos de estudo
conhecidos como Teoria dos Conjuntos, Teoria dos Modelos, Teoria da
Computabilidade, e Teoria das Demonstrações. Paralelamente, a chamada
Lógica Filosófica também fez grandes avanços no mesmo período. As
investigações iniciais que originaram todos estes desenvolvimentos se
deram ao redor da fundamentação da Matemática.
Os avanços em ciências formais exigem conhecimentos básicos de
Matemática, e a Lógica é uma ciência formal; você pode completar por
si o silogismo correspondente. Algumas das principais aplicações da
Lógica hoje em dia dizem respeito à fundamentação da Computação. Uma
referência recente acerca destas três diferentes visões contemporâneas
da Lógica é o livro:
Three Views of Logic:
Mathematics, Philosophy, and Computer Science
Donald W. Loveland, Richard E. Hodel, S. G. Sterrett
Princeton, 2014
Não é um livro que trate da psicologia dos praticantes destas áreas, contudo.
Cumprimentos lógicos,
Joao Marcos
2016-02-20 7:42 GMT-03:00 josé carlos cifuentes <jcc...@gmail.com>:Acho que não se pode discutir o comportamento de lógicos e matemáticossem entrar numa especulação (banal) se não se tem noção clara do que élógica e matemática. Deixemos aos psicólogos fazerem essa discussão.CifuentesEm 20/02/16, Lucas Paulo Da Silva<lucaspaulo...@gmail.com> escreveu:dizem que os logicos querem ser aceitos como matematicos por vaidade, e queos matematicos não os aceitam por soberba, ideologia e/ou ignorancia.esse lugar comum é certamente um detalhe de superficie. qual o fundo destaquestao?alguem pode me indicar uma bibliografia atual sobre.Obrigado--Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L"dos Grupos do Google.Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envieum e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.Visite este grupo emhttps://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.Para ver esta discussão na web, acessehttps://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/df5e9195-2dae-4eda-83e9-9d56f295c3b7%40dimap.ufrn.br.--Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAEQwYASa%3DG_MUHBENF5K_OYXPN6uC-sb%3DQg0bv3p5EE-vmi1LQ%40mail.gmail.com.
--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_Ljr13JwbEqamz-OtXjPJOqvVOYT-9UuFeX3t%3DjpBXNO7A%40mail.gmail.com.
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/94676527-756C-47A2-A834-78AB42EDBA6B%40gmail.com.
Professor,
Posso estar historicamente errado. Mas, por favor, o diálogo não é irracional.
Posso recolocar minha afirmação: Aristóteles aprendeu o mesmo tanto de matemática que os alunos da academia de Platão aprenderam. Mas, nem por isso era um matemático.
É verdade que ele usou do conhecimento de geometria da epoca. Mas, haveria algum resultado de geometria cujo autor seria ele?
Platão também usava de matemática na boca de Sócrates para argumentar. Nem por isso Sócrates seria matemático. Usar daquilo que outros fizeram e que já é de conhecimento público não é exclusividade de um grande conhecedor.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGJaJ%2B-QKBShK6yTYC5NsjSzZ%2BsUYy12ga53%3DDQr4Eo-CNpuVw%40mail.gmail.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGJaJ%2B-QKBShK6yTYC5NsjSzZ%2BsUYy12ga53%3DDQr4Eo-CNpuVw%40mail.gmail.com.
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LiP4Fw7uAgb-9SRCaiTRpgaj3Khi_-TOUEVoZYM3KUvXg%40mail.gmail.com.
Opa! Estou gostando de ver, Lucas. Praticamente temos um material para umas conferências como as de Carneades em Roma. Mas, ao invés direito romano, teríamos como objeto a física aristotélica!
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/45f1f4a8-969b-44a6-8cda-aa4d5b164c96%40dimap.ufrn.br.
Karl Popper, no recentemente traduzido para o português O Mundo de Parmênides, mostra que Aristóteles sabia matemática. Que tipo de argumento é esse segundo o qual se o indivíduo não provou um resultado matemático novo ele não sabe matemâtica?
Karl Popper, no recentemente traduzido para o português O Mundo de Parmênides, mostra que Aristóteles sabia matemática. Que tipo de argumento é esse segundo o qual se o indivíduo não provou um resultado matemático novo ele não sabe matemâtica?
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGQNftCbuJta1QTGNYsqz2syFsm-T_4LZ2kdTSwX%3DJsQm6RALg%40mail.gmail.com.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAEQwYAR2qykoBMR%2BV63ea1xosgKSafPrr%3DE66ZmtFT%3DgUmV4Hg%40mail.gmail.com.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAEQwYAR9SNf%3Dv1a76nA3B41iKLUGHkeTuFOtvXdQLPAchdxVLg%40mail.gmail.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/8AE82921-5DF1-46A2-BC76-653735B844D6%40gmail.com.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LhqY%3Dc0%3Dj_agvsDXf4GxAbQ1zhoOiC5Y5%3Ds4mCagTKgEQ%40mail.gmail.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/4c269d2e-0db6-4380-835a-544106cf8647%40dimap.ufrn.br.
Agradeço a nova desqualificação. Você está mesmo mandando bem, kkkkkkk.
(O único probleminha é que você também já virou piada pra todo lado.)
JM
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/3036B1CA-7339-431D-BA81-B33D99C122EB%40gmail.com.
Que baixeza! E eu te elogiei mesmo busque nas threads antigas.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LieBEgGVH5tB%2B9vVNVcdf8Omwy9RVSuL9nA49iqMMktog%40mail.gmail.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/A0B3F95F-642D-44A1-AAC6-89779EC11ED7%40gmail.com.
Não preciso dos seus elogios. Mas mereço respeito. Se eu fosse você, mudava de atitude antes que fosse demasiado tarde.
JM
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAEsiyHRg98O_PHiKRveT_H%3DVTE_xfoV-x8pbepFt8uQp1BjmBA%40mail.gmail.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_Li3GhuJUo8ZbJTwo%2BcoTMo6Ft4Lz23KaN2-E88h8nkEmA%40mail.gmail.com.
Mas, isso contradiz a acepção de que conhecendo um pouco de matemática já se sabe matemática.
Mas, não é evidência suficiente para derrubar uma verdade cientificamente sabida que todos humanos têm raciocínio matemático. O que nem todos têm é o mesmo desempenho escolar. Nesse caso, fala-se de matemática de um ponto de vista institicional.
Veja o artigo de Hauser e Chomsky. Essas observações não são teorias pedagógicas, são resultados de experimentos em ciências cognitivas.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGJaJ%2B_%2BxA74i%2BcO3HLxgceWrGBpCBUqn-g90z%2BfxZLw6_DFRg%40mail.gmail.com.
Não. Eu gostava muito do João.
vcs sempre foram belicosos assim ? kkkkkkkkkkk
ta pior que a academia de platao
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/c0f5dad2-3e80-4a8d-9d63-ec465d9433de%40dimap.ufrn.br.
Acho que na afirmação de que "conhecer matemática te habilita apenas a
ser professor" ha um profundo desconhecimento do que deveria ser o
"verdadeiro professor" (e talvez um desprezo implícito). Um professor
de matemática não é "apenas" um transmisor de conhecimentos (muitos
algoritmizados e talvez dissecados nos livros chamados didáticos). Ser
professor de matemática é alguém que é capaz de despertar no aluno a
imaginação que os assuntos matemáticos suscitam e sua dinamicidade,
não apenas "ensinar" técnicas para desenvolver a capacidade
calculística. O velho Sócrates (não o jogador de futebol, certamente)
perguntava se a virtude poderia ser ensinada, chegando à conclusão de
que não. A matemática tem aspectos muito próximos da "virtude
socrática" que não podem ser ensinados, aqueles, por exemplo, ligados
à intuição ou à criatividade matemáticas que o nosso grande Poincaré
reconhecia e salientava pedagogicamente.
Portanto, eu me atreveria a dizer que o professor de matemática deve
ser mais que "apenas" um matemático.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAEQwYARK%3DZjrc08G9R_CcKdU%2BMjRPgnRtTbDQcbbzfWBn6GqXQ%40mail.gmail.com.
>>>
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para logi...@dimap.ufrn.br.
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/79081433-9B00-4558-86A1-B089FEEE5E86%40gmail.com.