Eduardo Ochs
unread,Dec 13, 2020, 7:52:02 PM12/13/20Sign in to reply to author
Sign in to forward
You do not have permission to delete messages in this group
Either email addresses are anonymous for this group or you need the view member email addresses permission to view the original message
to josé carlos cifuentes, Henrique Lecco, Valeria de Paiva, jean-yves beziau, Gisele Secco, Marcos Silva, samuel, Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi Cifuentes,
talvez várias pessoas daqui tenham interpretado mal algo que você
escreveu, por uma sutileza de tom... isto aqui:
"Prezados, talvez eu nao esteja entendendo o problema, mas em que
influencia a cor ou o genero de uma pessoa na qualidade de seu
trabalho? A condiçao real de igualdade de genero em certos contextos
pode chegar a situaçoes inconvenientes em outros. Por exemplo,
imaginem que uma revista convoque a um numero especial sobre,
digamos, a importancia da logica modal na matematica (ou no
direito), mas que restrinja a publicaçao a um numero igual de
artigos masculinos e femininos. Estaria bem interpretando a
igualdade de generos?"
Dá pra achar que não tem como sexo, gênero, cor ou classe social
influenciarem o trabalho de alguém como professor ou pesquisador -
deixa eu chamar isso de "modo de pensar 1" - mas nos últimos anos
muitas pessoas trabalharam a beça pra mostrar que essas coisas
influenciam sim; entendendo isso a gente passa pra um "modo de pensar
2" e a gente começa a entender também certas propostas práticas.
Não é trivial passar do "modo de pensar 1" pro "modo de pensar 2".
Você poderia ter assumido que o "modo de pensar 2" envolve montes de
conceitos que você nunca viu e nunca pensou a respeito, e pedido
links... mas não foi o caso. O que você mandou pode ser interpretado
como você dizendo que isso é um problema simples - ou um não-problema
- que certamente tem respostas simples.
Acho que as coisas que a Valéria mandou podem ser um ótimo lugar pra
começar.
Outra coisa. Você disse isso aqui:
"Não coloquem nas minhas palavras o que eu não disse"
você não faz A MENOR IDÉIA do quanto eu considerei isso grosseiro - e
ainda disse "Eu sou um cientista" pra dar a entender que você está
ocupado demais sendo cientista pra prestar atenção no que você mesmo
diz. Eu NÃO ACHO ISSO TOLERÁVEL, pelos motivos que eu expliquei aqui,
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/g/logica-l/c/Qt8988LR_ys/m/Ta34Ld3VAwAJ
e se "ser seu amigo" implica em ser cúmplice desse tipo de coisa eu
vou passar a ser seu inimigo sim.
[[]],
Eduardo