Grupos de usuários de Ruby no Brasil

agaelebe

to rails-br
Oi pessoal,

Bem, estou mandando essa mensagem no grupo de Rails por acreditar que
aqui tem muitas pessoas que usam Ruby para outras coisas também (vou
mandar a msg no grupo de ruby também, apesar de ele estar bem as
moscas). Coloquei também o post no meu recente e pobre blog
( www.agaelebe.com.br)

Uma das coisas mais legais que noto na comunidade de Ruby norte-
americana é que existem grupos locais de programadores Ruby como o de
Seattle (http://www.zenspider.com/Languages/Ruby/Seattle/), o de Nova
Iorque, Houston (http://www.houstonrb.com/), entre outros.

Aqui no Brasil já vi que existem grupos de usuários de outras
linguagens (Python, PHP, Perl...).
Na próxima conisli mesmo terá o ConaPHP e o YAPC Brasil (Yet Another
Perl Conference)

Na página do Python Brasil vejo que existe o grupy-sp, grupos de
usuário do estado de SP. (http://associacao.pythonbrasil.org/
associacao/grupos/grupy-sp/)
e recentemente aconteceu um encontro nacional da linguagem.

Pergunto eu, existe algum grupo de usuários Ruby em São Paulo/Grande
São Paulo? E em outros estados?

Em caso de resposta negativa. O que vocês acham de criarmos grupos
regionais?
A minha idéia é que criando os grupos poderíamos fazer encontros
mensais para trocar idéias, socializar, fazer desconferências, um
evento anual, etc. Trabalharmos em conjunto para melhorar alguma
biblioteca do Ruby , produzir/traduzir documentação, realizar "coding
dojos", entre outros. O grupo também poderia criar uma biblioteca
comunitária e realizar minicursos para iniciantes ou algo parecido.

Acho que seria uma excelente maneira de fortalecermos a comunidade
Ruby e mostrar que Ruby não é só Rails.

E aí, alguém compra essa idéia?

Patrick Espake

to rail...@googlegroups.com
Eu acho uma ótima ideia, isso pode ajudar muito as pessoas e conhecer novos devs que usam Rails.

Final de semana passado eu fui no PGCon Brasil 2008 (http://pgcon.postgresql.org.br/) na Unicamp, eles fizeram esse mesmo questionamento que você para a comunidade de PostgreSQL no Brasil e também incentivaram a criação de grupos e eventos regionais para fortalecer a comunidade.

Abraço.

Jefferson Teixeira

to rail...@googlegroups.com
Eu também acho a ideia ótima. ainda mais pra novatos como eu

abraços

2008/9/30 Patrick Espake <patric...@gmail.com>

--
Jefferson Teixeira | Web Designer
jeff.t...@gmail.com

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Tudo bem quem o "meu" grupo aqui do Vale do Paraíba teria cerca de... hum... 2 usuários, mas poxa, é uma idéia muito bacana!

2008/9/30 Jefferson Teixeira <jeff.t...@gmail.com>

--
If you're writing code and you're not testing it, the code is wrong. I don't care if it does the right thing, and people need to understand this. If it works by accident, you're still wrong.
Bryan Liles - Ruby Hoedown 2008

Robert Anderson

to rail...@googlegroups.com
Ano passado cheguei até a registrar o domínio www.serug.org (Sergipe Ruby User Group) e contratar um servidor de hospedagem, porém fiquei sem tempo para manter. Assim que sobrar um tempinho retomo o projeto. ;)

Paulo Eduardo Fagundes Santos

to rail...@googlegroups.com
Ao Cassio

Qual é o site do grupo?

2008/9/30 Robert Anderson <rano...@gmail.com>

--
Paulo Eduardo Fagundes dos Santos

Desenvolvedor Java

Mult-e Web Solutions

(+55) 12 9176-5698

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Paulo, eu escrevia "teria", ou seja, caso existisse!

Mas juro que estou realmente considerando a hipótese de criar um grupo por aqui!

Patrick Espake

to rail...@googlegroups.com
Pessoal,

Para quem for do estado do Paraná tem o pr-on...@googlegroups.com

Valeu.
Abraço.

PotHix

to rails-br
Æ!!

Acho uma ótima idéia!
E estou dentro do grupo São Paulo!

O alguem disposto a "encabeçar" o projeto?

Há braços

Davis Zanetti Cabral

to rail...@googlegroups.com
Olá Hugo,

Legal a idéia, mas por sorte nossa ela não é nova.
Já houve discussão sobre isso acho que no meio de 2006 ou início de
2007 também.

Mas essa outra thread aqui trata sobre isso:
http://groups.google.com/group/rails-br/browse_thread/thread/f55c9514ad3260de?lnk=gst

Abraço!

-d

ps.: sorte que digo, pois a comunidade do PR e SC vira e meche discute
o evento, agora que deu uma parada (acredito que seja por causa da
Rails Summit).

Glauber Alex Dias Prado

to rail...@googlegroups.com
"Cássio Marques" <cass...@gmail.com> writes:

> Paulo, eu escrevia "teria", ou seja, caso existisse!
>
> Mas juro que estou realmente considerando a hipótese de criar um grupo por
> aqui!

Oi, sou de são josé tbm, moro em ubatuba atualmente se conseguir achar
mais gente e criar o grupo pode me incluir e tbm acho ótima idéia um
maior(são paulo), mas aí minha disponibilidade de participar seria um
pouco menor(pela distância).

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Glauber, estou vendo aqui e acho que vou montar alguma coisa por aqui sim, assim que o fizer posto aqui.

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Se for algo sério estou dentro.

Podem contar comigo pra organizar e o escambau, mas tem que ser algo
sério.

Kraemer Pinheiro

to rails-br
Alguém sabe se aqui no Rio de Janeiro há algum grupo de usuários?

Fazer parte de um grupo de usuários e ter reuniões, independente da
frequência, com certeza dá uma motivação a mais para aprender.

André Pires de Mello

to rail...@googlegroups.com
Se tiver eu to dentro.
Se não tiver a gente cria!

Abraços

André Pires de Mello
Gerente Comercial
andre...@orangead.com.br
www.orangead.com.br
+55 21 8843-2856

A informação contida nesta mensagem destina-se estritamente à(s) pessoa(s)
acima referida(s) e contém informação confidencial, legalmente protegida,
para conhecimento exclusivo do(s) destinatário(s). A leitura, exame,
retransmissão, divulgação, distribuição, cópia ou outro uso desta
comunicação por pessoas ou entidades que não sejam o(s) destinatário(s),
constitui obtenção de informação por meio ilícito e configura crime previsto
na legislação brasileira. Caso esta mensagem tenha sido recebida por engano,
por favor, apague-a imediatamente de seu sistema e, se possível, avise ao
remetente por e-mail.

to rail...@googlegroups.com
Okay, fico no aguardo entao e se precisar da minha ajuda pra alguma
coisa pode me mandar email direto ou pela lista mesmo.

Abracos, Glauber.

agaelebe

to rails-br
Bem. Acho que tem um número suficiente de pessoas interessadas.
O que vocês acham de conversamos na RailsSummirt e fechar a criação do
grupo de SP?

Aí poderíamos ver coisas como: nome do grupo, site, irc, mailing list,
projetos, local de encontro/datas...
Ou antes disso mesmo podemos já abrir uma lista para discutir estas
coisas.

E caso isso se torne realidade, espero ter um encontro nacional entre
os grupos regionais. ehehe

On 3 out, 15:01, "glauber M4" <sma...@gmail.com> wrote:
> Okay, fico no aguardo entao e se precisar da minha ajuda pra alguma
> coisa pode me mandar email direto ou pela lista mesmo.
>
> Abracos, Glauber.

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Não deixemos morrer o assunto.

Quem estiver interessado em criar uma grupo de usuários de Ruby na
grande São Paulo entre em contato comigo em PVT no mail
mar...@hypequino.com

Vamos em frente que se ficar parado criamos raiz.

Иihil

to rail...@googlegroups.com
Façamos isso pessoal daqui de SP.
Se puderem mandem um mail pro Marcelo e se ele puder, vá organizando quem quer participar.

[]'s

2008/10/4 Marcelo Castellani <mar...@hypequino.com>

--
---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---
Raul Souza Lima

Иihil

to rail...@googlegroups.com
Marcelo já criou o grupo de SP.

http://groups.google.com.br/group/guru-sp?hl=pt-BR

Raul Souza Lima

to rails-br
Não seria melhor ruby-sp ? Seria mais fácil pro povo procurar e um
nome mais a ver pra quem olha de primeira tbm.
Meus 2 cents.

On 5 out, 18:24, "Иihil" <raulsouzal...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> --
> ---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---~~---

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Faz sentido

Modifiquei lá. guru era "Grupo de Usuários RUby"

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Novo link

http://groups.google.com.br/group/ruby-sp

Иihil

to rail...@googlegroups.com
Eu até entendi o guru, mas achava q pra quem iria procurar e quem ñ estive aqui na lista seria um pouco difícil...

2008/10/5 Marcelo Castellani <mar...@hypequino.com>
|_|0|_| E-Mail: raulso...@hotmail.com
|_|_|0|            raulso...@gmail.com

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
putz... pior que eu achei legal pra caramba o guru...

Glauber Alex Dias Prado

to rail...@googlegroups.com
"Cássio Marques" <cass...@gmail.com> writes:

Eu gostei do guru tbm depois q eu entendi o sentido, antes eu ateh achei
q fosse um certo elitismo(heh), pq nao mantem guru e a pessoa q procurar
vai achar pelo assunto que ela estiver procurando?

Marcelo Castellani

to rail...@googlegroups.com
Pessoal, que tal inscrever-se na lista e discutimos isso lá?

Dá pra mudar fácil no google groups, sem dores de cabeça hehehehe

Cássio Marques

to rail...@googlegroups.com
Então, é que esse lance do guru vocês criaram ai pro grupo de sp, mas se acabasse ficando como um "padrão" pro nome dos grupos, eu iria colocar "guru-vp" aqui pro grupo que vou formar no Vale do Paraíba...

2008/10/5 Marcelo Castellani <mar...@hypequino.com>
Message has been deleted

Ozéias Sant'ana

to rails-br
Galera do Paraná e/ou do Sul, entrem no grupo do paraná:
http://groups.google.com/group/pr-on-rails

Abraço,
Ozéias Sant'ana 
Director Engineering at TownConnect, Inc.
blog: http://railsbox.org
http://twitter.com/ozeias