Atividades para o x86 ASM/boot Dojo no Sábado dia 3

Fabio Olive Leite

to OeSC-Livre
Olá!

Vamos combinar quais atividades vamos realizar neste Sábado. Um Dojo é
uma reunião "mão na massa", portanto a idéia é que estudemos e fucemos
em nossos computadores todos juntos, dentro do tema central.

Não esqueçam de trazer seus notebooks, para fuçarem neles. Como
conversamos no tópico inicial dessa idéia de Dojo, se possível instalem
neles programas como editores hexadecimais e assemblers. Uma boa
sugestão é o NASM.

Vamos conversar e fuçar sobre os seguintes tópicos:
- Processadores x86, história, características e programação básica;
- Inspecionar a memória e "desassemblar" programas;
- Criação de pequenos programas simples em assembly;
- Inspeção do processo de boot do x86, MBR e assemelhados.

Acho que está de bom tamanho. Não esqueçam suas *línguas* e *dedos* em
casa, pois o objetivo é conversar e interagir bastante.

Eu pretendo levar dois livros antigos, um sobre processadores da Intel
desde o 8086 até os Pentiums, e outro sobre programação de vírus. Esse
último é antigo, e os vírus de exemplo não funcionariam mais, mas é
divertido. Quem tiver livros sobre assembly e assuntos correlatos, pode
levar também!

APAREÇAM! :)

--
[[ Fábio Olivé Leite, olive, FabioOlive ]]
TcheLinux.org, OeSC-Livre.org, Chapecó, SC

Jones Muneron

to oesc-...@googlegroups.com
Olá Fábio, tudo bem?
Onde vai ser o DOJO?

Atenciosamente,
Jones Muneron

Site do OeSC-Livre
http://www.oesc-livre.org/

Mensagem enviada para <http://groups.google.com/group/oesc-livre>

Jarbas Coltro

to oesc-...@googlegroups.com
Tambem gostaria de saber o local? Será no Trilingue?

Att
Jarbas  Coltro

Em 30 de agosto de 2011 14:39, Fabio Olive Leite <fabio...@gmail.com> escreveu:
--
Mensagem enviada para <http://groups.google.com/group/oesc-livre>

--
Att,

Jarbas Coltro
jarbascoltro.weebly.com

Marcelo Junior

to oesc-...@googlegroups.com
Pessoal, vocês já devem ter dito isso, mas não encontrei. Poderiam informar horário e local do encontro? Se possível, algum ponto de referência do local, pois não sou de Chapecó.

Outra coisa, o que vocês recomendam que já tenhamos instalados em nossas máquinas?
Marcelo I. Machado Júnior

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Olá!

On 2011-08-31 Marcelo Junior wrote:
> Pessoal, vocês já devem ter dito isso, mas não encontrei. Poderiam
> informar horário e local do encontro? Se possível, algum ponto de
> referência do local, pois não sou de Chapecó.

Estava marcado no colégio Trilíngue, porém tivemos um imprevisto e não
poderá ser feito lá. Estou já vendo um novo local e logo aviso aqui,
com link no google maps pra ficar bem claro.

> Outra coisa, o que vocês recomendam que já tenhamos instalados em
> nossas máquinas?

No caso de usares Linux:
- editores/dumpers hexadecimais, como o hexdump e o hexedit;
- pacote binutils (contém o comando objdump);
- pacote nasm (assembler);

No caso de usares Windows, seria interessante procurar programas que
sirvam pra edição de arquivos em hexadecimal, e assemblers. Tem
bastante coisa freeware nessa área disponível na internet.

O tópico onde a idéia começou tem mais informações também:
http://groups.google.com/group/oesc-livre/browse_thread/thread/55d0e3f82914a3df/69eeee5da70163de

Abraços!

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Olá!

On 2011-08-31 Fabio Olive Leite wrote:

> Estou já vendo um novo local e logo aviso aqui, com link no google
> maps pra ficar bem claro.

Com o socorro imediato do companheiríssimo Prof. Tiago Zonta,
realizaremos o Dojo na sala S213 da Unoesc. Fica mais pro final da Av.
Nereu Ramos, em sentido Sul. Link abaixo.

http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=nereu+ramos+3777,+chapec%C3%B3,+sc,+brazil&aq=&sll=-12.640338,-77.871094&sspn=52.299824,104.589844&vpsrc=6&ie=UTF8&hq=&hnear=Av.+Nereu+Ramos+-+D,+3777+-+Semin%C3%A1rio,+Chapec%C3%B3+-+Santa+Catarina,+Brazil&ll=-27.136165,-52.599299&spn=0.012049,0.025535&t=h&z=16

MUITO OBRIGADO, TIAGO!

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Opa!

On 2011-08-31 Fabio Olive Leite wrote:

> Com o socorro imediato do companheiríssimo Prof. Tiago Zonta,
> realizaremos o Dojo na sala S213 da Unoesc. Fica mais pro final da Av.
> Nereu Ramos, em sentido Sul. Link abaixo.

Bah, na correria sempre fica um detalhe para trás. Nos encontraremos lá
a partir das 14h, e imagino que fiquemos até no máximo 17h.

Estas informações estão também na página do grupo, em oesc-livre.org.

Tiago Zonta

to oesc-...@googlegroups.com
Banzai quando precisar é só dar um grito.

Tiago Zonta
Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UNOESC - Chapecó (http://www.unoesc.edu.br/)
http://sites.google.com/site/tiagoz/
http://member.acm.org/~tzonta

Tiago Zonta

to oesc-...@googlegroups.com
Uma coisa que esqueci, agora me acordaram aqui na lista rsrsrs.

Não sei se podia divulgar rssrsr, mas temos um pessoal que vai começar a se reunir para estudar Arduino.
O professor Cristiano Agosti e os alunos voltaram empolgados do TDC e vão estudar, como aqui a gente está sempre de portas abertas se quiserem acompanhar o que o pessoal vai fazer sem problemas podem vir.

Ainda não tenho certo o que eles pretendem, mas pelo que me falaram vão montar um grupo de estudos nos sábado.
Eu para variar já estou aqui treinando para maratona no Laboratório 2. Também estendo o convite para quem quiser vir treinar conosco.
Lembro também que depois do treino temos um futebol rolando ehehhe : )

Jóia pessoal.

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Opa!

On 2011-08-31 Tiago Zonta wrote:

> [...]
> vão estudar, como aqui a gente está sempre de portas abertas se
> quiserem acompanhar o que o pessoal vai fazer sem problemas podem vir.

Bah, muito legal mesmo. Eu sei de pelo menos um interessado do grupo, o
Carlos Fazolo. :)

Este sábado vai estar bem movimentado na Unoesc, hein?

:)