Lançando a idéia: x86 ASM/boot Dojo

Fabio Olive Leite

to OeSC-Livre
Olá!

No tópico sobre boot do OpenBSD deu pra notar que existe um certo
interesse no grupo sobre assembly, bootloaders e outras baixarias
computacionais que estão relacionadas às áreas de Software Básico e
Arquitetura de Computadores. Eu sempre me interessei bastante sobre
esses assuntos, então aproveitando a deixa, aqui vai mais um
comprometimento que não sei como vou cumprir mas a gente dá um jeito.

Vamos organizar o x86 ASM/boot Dojo! Será um encontro periódico,
provavelmente itinerante, com o propósito de estudar e praticar a
escovação de bits, programação em assembly em 16, 32 e 64bits, estudo do
processo de boot dos processadores da família x86, e conhecimentos
correlatos como sistemas de arquivos FAT e serviços do BIOS. Serão
momentos para enxergar os bits por trás dos ícones.

Os interessados já podem ir instalando nasm, hexedit e qemu nos seus
laptops, pra fuçar nos dias em que nos encontrarmos. Usando qemu fica
bem mais fácil fuçar em imagens de boot e sistemas crus tipo DOS sem
ter que rebootar o laptop a toda hora.

Precisamos encontrar uma forma de dar a chance a todos os interessados
das quatro principais cidades que atingimos, CDIA, SMO, XAP e XXE, de
participarem do Dojo.

Como disse o Morpheus, "Bem-vindos ao deserto do Modo Real (x86)!". :D

Abraços!

--
[[ Fábio Olivé Leite, olive, FabioOlive ]]
TcheLinux.org, OeSC-Livre.org, Chapecó, SC

Marcelo Junior

to oesc-...@googlegroups.com
Quem se interessar, levanta a mão. ...  o/

--
Mensagem enviada para <http://groups.google.com/group/oesc-livre>

--

Marcelo I. Machado Júnior
===================

Alvaro Pagliari

to oesc-...@googlegroups.com

o/

Em 27 de junho de 2011 14:39, Fabio Olive Leite <fabio...@gmail.com> escreveu:

> Olá!
>
> No tópico sobre boot do OpenBSD deu pra notar que existe um certo

> interesse no grupo...

Cesar Balbinott

to OeSC-Livre
Cara tem alguma forma segura de programar em Assembly? Sem ferrar com
o processador?

Guilherme Cunha

to oesc-...@googlegroups.com
o/

Atenciosamente,
Guilherme Cunha
http://www.bravahost.com.br

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Olá!

On 2011-06-27 Cesar Balbinott wrote:
> Cara tem alguma forma segura de programar em Assembly? Sem ferrar com
> o processador?

O processador é feito para rodar assembly, todo o resto é abstração em
cima disso. Qualquer coisa que esteja rodando na máquina está em
assembly ou de alguma forma vira assembly, então não tem absolutamente
nenhum problema em se programar direto no nível mais baixo. Só é
difícil e complexo, portanto muita gente nem quer saber.

Acho que um dos problemas com o ensino da computação hoje em dia é
exatamente que isto fica tão escondido que não se ensina mais como os
computadores realmente funcionam, e aí os profissionais da computação
meramente sabem programar algumas coisas, mas não têm mais aquela
intuição natural sobre o que está acontecendo por trás da web, do mouse
e dos ícones.

Danimar Ribeiro

to oesc-...@googlegroups.com
Desculpa a ignorância, talvez seja até uma ofensa.
Mas dá para instalar essas ferramentas no windows, ou o Dojo vai ser especificamente em linux?

Vai ser dificil me convencer a instalar o linux. hehe.

Valeu.

--
Mensagem enviada para <http://groups.google.com/group/oesc-livre>

--

Danimar Ribeiro
Chapecó -- SC

Luis Claudio R. Goncalves

to oesc-...@googlegroups.com
On Mon, Jun 27, 2011 at 04:18:09PM -0300, Danimar Ribeiro wrote:
| Desculpa a ignor�ncia, talvez seja at� uma ofensa.
| Mas d� para instalar essas ferramentas no windows, ou o Dojo vai ser

| especificamente em linux?
|
| Vai ser dificil me convencer a instalar o linux. hehe.

O F�bio sugeriu numa mensagem anterior a cria��o de uma m�quina virtual
para rodar os testes e poder visualizar de forma mais clara o processo
de boot. No caso de usu�rios windows o VMware, VirtualBox ou qualquer
outra das op��es deve ser o suficiente para teres uma instala��o
m�nima de Linux para os testes.

Esta � uma das brincadeiras que � mais divertida no Linux. Ali�s,
qualquer coisa envolvendo programa��o de baixo n�vel se torna mais
divertida no Linux :)

Luis
--
[ Luis Claudio R. Goncalves Bass - Gospel - RT ]
[ Fingerprint: 4FDD B8C4 3C59 34BD 8BE9 2696 7203 D980 A448 C8F8 ]

Fabio Olive Leite

to oesc-...@googlegroups.com
Olá!

On 2011-06-27 Danimar Ribeiro wrote:
> Desculpa a ignorância, talvez seja até uma ofensa.

Sem stress!

> Mas dá para instalar essas ferramentas no windows, ou o Dojo vai ser
> especificamente em linux?

Olha, na verdade a maior parte do tempo vamos falar de coisas tão
primitivas que o Sistema Operacional em si não interessa tanto. Só vais
ter que procurar algumas ferramentas equivalentes pro Windows.

Acho que se tu abrires um command prompt ou dos prompt e rodar o
debug.exe já dá pra brincar um pouco, e seria legal encontrares também
um bom editor hexadecimal.

Instale um programa simples para máquinas virtuais, e veja se o
assembler NASM tem versão pra Windows (acho que sim). Talvez seja bom
também instalar o powershell pra ter um shell mais interessante no
windows, já que a idéia é computar com o mínimo de abstração possível.

> Vai ser dificil me convencer a instalar o linux. hehe.

Que pena. :) Mas tudo bem, cada um tem a sua preferência.

Abraço!

Danimar Ribeiro

to oesc-...@googlegroups.com
Show de bola. Eu procuro as ferramentas sim. Um linux na virtual box sempre rola. hehe

Vamos organizar sim, esse dojo. Ja fazia um tempo que eu tinha idéia de propor um Dojo.

Bem que esse podia começar aqui em Chapecó, acho que tem uma galera que participa da Maratona de Programação que ia gostar
bastante disso.

Com certeza o Tiago apóiaria nesse evento. ?

Abraços.

--
Mensagem enviada para <http://groups.google.com/group/oesc-livre>

Ionar Michielin

to oesc-...@googlegroups.com
Legal, to dentro...

 Ionar Rafael Michielin
 Fone:  [49] 9998-3809
 e-Mail/MSN: i...@ionar.com.br
 São Miguel do Oeste, SC

Em 27 de junho de 2011 14:39, Fabio Olive Leite

Uhilian Djeimen Finger

to oesc-...@googlegroups.com
o/

Esmael