Django é um CMS ?

flme...@gmail.com

to Django Brasil
Salve galera,
vou abrir uma discussão saudável sobre o que vem a ser o Django. Eu
sei que o Django é um framework etc e tal.
No PodCast do PHPSP sobre frameworks(http://phpsp.org.br/2011/09/
phpspcast-8-frameworks/) um dos convidados disse que o Django é um
CMS. Sei que na FAQ do site do Django tem a parte que responde essa
pergunta.
Já vi vários posts fazendo comparação Django Vs Drupal etc.

Na opinião de vocês o Django é realmente um CMS ?

Abraços

Flávio L Mendes

Ezequiel Bertti

to django...@googlegroups.com
IHOAEOIHAEOHIAEHIOHIOAEOIHAEOIHIOHEIOHAEIO

só isso q tenho para dizer!

--
Django Brasil em Google Groups <http://groups.google.com.br/group/django-brasil>
Associe-se à Python Brasil e suporte nossa comunidade! <http://associacao.python.org.br/>

--
Ezequiel Bertti
E-Mail: ebe...@gmail.com

VÁ PARA BÚZIOS!!!
http://www.agh.com.br/
Ane Guest House

Luiz Augusto M. Morais

to django...@googlegroups.com
Cara, o Django em si não é um CMS. Ele é uma ferramenta que nos proporciona desenvolver aplicativos para web, inclusive um CMS.
Bom, esta é minha humilde opinião.

--
Django Brasil em Google Groups <http://groups.google.com.br/group/django-brasil>
Associe-se à Python Brasil e suporte nossa comunidade! <http://associacao.python.org.br/>

Luiz Augusto de Macêdo Morais
Graduando em Licenciatura em Computação
Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII / Patos - PB

Acesse: http://ola-mundo.com
"Diga um Olá para o Mundo da programação!"

Henr"Ikke" Pereira

to django...@googlegroups.com

2011/9/27 flme...@gmail.com <flme...@gmail.com>
[...]

Exato, copiando o que está no FAQ[1]:
"Não faz sentido comparar Django com alguma coisa do tipo o Drupal, porque tu usa o Django para criar coisas como Drupal".

Já vi vários posts fazendo comparação Django Vs Drupal etc.

O correto seria comparar o Django contra frameworks PHP (com um Zend Framework, ou com o Code Igniter ou com o Cake).

Se você considerar que Drupal é um framework pra desenvolvimento capaz de ser comparado com o Django, reveja seus conceitos.

Na opinião de vocês o Django é realmente um CMS ?

Não. Django não é um CMS. Django-CMS é um CMS, Plone é um CMS, Drupal é um CMS.

Abraços

Flávio L Mendes

--
Henr"Ikke" G.G. Pereira
+55 (55) 9619-7499

Luiz Guilherme Silva

to django...@googlegroups.com
CMS é controle de conteúdo. Você cria sessões, controla versões de conteúdo. Tem sistema de rascunho, organização de sessões e etc. Comparar o Django com um CMS é parecido com a comparação entre uma batedeira e um bolo de caixinha.

Mesmo o Django facilitando muita coisa ele não chegaria a um CMS muito incompetente (por que nunca chegaria a CMS, por que não é CMS).

Mas já ouvi muito isso em roda de PHP...

--
Django Brasil em Google Groups <http://groups.google.com.br/group/django-brasil>
Associe-se à Python Brasil e suporte nossa comunidade! <http://associacao.python.org.br/>

--
Luiz Guilherme - Desenvolvedor Web
con...@guimesmo.com

Ernesto Guevara

to django...@googlegroups.com
Django é framework de desenvolvimento Web em Python, mas existe CMS feito com Django:
https://www.django-cms.org/

Veja o Tour: https://www.django-cms.org/en/tour-demo/

Isso ai seria um Wordpress, Joomla ou Drupal da vida.
Se quiser criar aplicação através de código, use Django framework, se quer criar aplicações no clique como o Joomla, use Django-CMS.
[]s

flme...@gmail.com

to Django Brasil
Concordo com o Luiz Guilherme,

Comparar Django com Drupal não tem nem cabimento... Mas essa
comparação as vezes existe.
Levantei esse tópico, pois quero a opinião de todos. Ficou faltando no
post, mas se possível, informar em que tipo de projeto o Django está
sendo utilizado.

Obrigado

Flávio Mendes

On Sep 27, 1:21 pm, Luiz Guilherme Silva <lguilherme.si...@gmail.com>
wrote:
> [...]
> incompetente (por que nunca chegaria a CMS, por que não é CMS).
>
> Mas já ouvi muito isso em roda de PHP...

Matheus Lima

to django...@googlegroups.com
A pessoa que postou dizendo que Django é um CMS, ou desconhece totalmente o Django, ou não sabe o que é um CMS.
Att,

Matheus dos Santos Lima
Graduando em Sistemas de Informação - UFS

danilo silva dos santo

to django...@googlegroups.com

Mateus, olha essa discussão que aconteceu aqui no grupo, sobre esse tema.

danilo silva dos santo

to django...@googlegroups.com
direcionei para o Mateus, mas na verdade é o link é para o flmendes...

Ezequiel Bertti

to django...@googlegroups.com
Aproveitando que muita gente comentou do django-cms, eu recomendo o feincms... outro CMS desenvolvido com o framework do django...

O cara que fala que django é um CMS e esse mesmo cara programa em PHP, realmente, n tenho nem o que comentar.

até agora eu n achei nenhum podcast de tecnologias que o cara soubesse sobre tecnologias alem da que ele trabalha, e quem faz o podcast sempre critica outras tecnologias alem da que ele trabalha. Natural, a galera sempre tenta defender o seu peixe.

2011/9/27 Matheus Lima <mathe...@gmail.com>

A pessoa que postou dizendo que Django é um CMS, ou desconhece totalmente o Django, ou não sabe o que é um CMS.

flme...@gmail.com

to Django Brasil
Valeu Danilo, realmente não fiz o meu dever de casa... Esqueci de
pesquisar no grupo, antes de postar o novo tópico.

On Sep 27, 1:50 pm, danilo silva dos santo <danilo...@gmail.com>
wrote:
> direcionei para o Mateus, mas na verdade é o link é para o flmendes...
>
> Em 27 de setembro de 2011 13:48, danilo silva dos santo <danilo...@gmail.com

Elyézer Mendes Rezende

to django...@googlegroups.com
Para projetos que utilizam o django vc pode consultar [1]

Até mais

Abraço

[1] http://www.djangosites.org/

--
Elyézer Mendes Rezende

Guilherme Medeiros

to django...@googlegroups.com
Jovem,

tem certeza que neste podcast disseram que django é um CMS?
Pois, não faria sentido. Django pode vir com ferramentas bases para se construir um CMS, como aera de administração e uma otima biblioteca para controlar usuários. Mas, mesmo assim, vc precisa montar o CMS utilizando as ferramentas do Django.

É como comparar um quebra-cabeças a um belo quadro.
Um quebra-cabeças possui a POSSIBILIDADE de se tornar um quadro.
Para isso, vc tem que montar as suas peças. Depois, comprar uma moldura. E ai sim, pendurá-lo na parede.

Apesas a analogia sem graça, a idéia de dizer que Django é um framework é essa.
Se vc descrever o model do banco de dados, der os "includes" certos no settings, e escrever algumas pequenas lógicas por trás, vc consegue fácilmente e rapidamente construir um CMS com Django.
Tanto que essa é a propsota do site http://www.aprendendodjango.com/

AGORA,
O rapaz pode ter se confundido e ao inves de dizer ORM ele disse CMS.
O Django não é ORM mas possui um ORM que é uma mão na roda!

POR FIM,
na pior das hipóteses, ele disse uma pequena mentirinha para incitar um FlameWar e assim mais gente acessaria o site, seja pra reclamar do erro, seja para conhecer a discussão.

Atenciosamente,

Guilherme Medeiros

Web Developer FTW!

Socialize: Blog RSS LinkedIn Twitter
CDVagabundo - Diversão Geek [Postagem mais recente]: O Windows 8 vai ser bom?