Observatórios do Chile - Terramoto

1 view

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Segundo a ESO não houve danos nos observatórios nem ferimentos nos astrónomos:

Cumps

JPS

Carlos

to astr...@googlegroups.com

Ya. Já me tinham dito isto ontem. Ainda bem que está tudo bem com o ESO :-)

Já estão habituados de qualquer modo.
Desde que eu nasci, já tiveram 13 terramotos de grande intensidade!

Até o Michio Kaku veio prá TV dizer que era tudo normal :)

Carlos

Rui Costa

to astr...@googlegroups.com
Desculpem que vos diga mas com 700 mortos, mesmo que houvesse estragos no observatório, não me parece que fosse muito importante!!!
Rui

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Para a astronomia... é importante.

Porque senão, por essa ordem de ideias, então nada seria importante.
Afinal, no mundo, em qualquer dia morrem certamente 700 pessoas.
Logo, usando esse raciocínio, um terramoto no Chile com 700 mortos também não seria importante! ;-)

Carlos

Rui Costa

to astr...@googlegroups.com
Tu percebeste o que quis dizer.

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Não se trata de comparar uma coisa com a outra. Trata-se apenas de passar a informação de que este terramoto não afectou nem os astronómos nem os observatórios. Dada a magnitude do sismo, podia ter havido estragos, feridos nos observatórios. Felizmente nada disso aconteceu. Parece-me normal passar essa informação numa lista de astronomia.

Cumps

JPS

Carlos Alien

to astroPT
Não percebi não.
Pelo menos, não percebi o raciocínio dessa relativação numa lista de
astronomia.

On Mar 1, 9:42 am, Rui Costa <ruijco...@gmail.com> wrote:
> Tu percebeste o que quis dizer.

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Agora depois de ler isto, perguntei-me "a que distância fica o
observatório (estou a pensar só nos telescópios) de La Silla, do
epicentro do sismo de dia 27?".. E a resposta é muito perto de 750 km,
medido no Google Earth a partir das coordenadas retiradas da
wikipedia.
Quando houve o último sismo de mag 6 cá em Portugal, o epicentro foi
100km a Sudoeste do cabo de São Vicente, e foi também sentido em
Porto, mas a distância de 750km colocaria o "observador" no litoral
Oeste do Norte da Galiza.. Claro que estamos a falar de sismos com
magnitudes bastante diferentes.

Agora para a curiosidade vou contar uma coisa que aprendi com isto!
Pensei eu em tentar descobrir como é que a intensidade de um sismo
varia com a distância! A minha ideia era tentar perceber como é que um
sismo seria sentido no topo de uma montanha a 750km (na horizontal) do
epicentro. Sendo mais específico, lembrei-me de tentar ver como é que
a magnitude (leia-se "Richter") variava com a distância... Após
curiosa leitura, deparei-me com uma resposta que não estava à espera
mas que faz sentido, e os entendidos na matéria que já me tiverem
começaram a chamar "burro" sabem porquê! Eu disse para mim próprio
"Claro!" quando finalmente voltei a entender que a escala de Richter
para a intensidade dos sismos é uma "medida" única para cada sismo!
Não interessa se um tipo mora em Marte, a intensidade daquele sismo é
sempre do mesmo valor. Agora o que ele sente em Marte, é que é zero,
e esse "efeito" do sismo sentido (ou não) em Marte é medido noutra
escala.. A de Mercalli! Que usa numeração romana para não se confundir
com a de Richter... (Mas como a numeração romana não tem zero, começa
em "I" :-)

Fiquei lembrado também que a frequência da vibração sentida mais longe
do epicentro aparenta ser mais grave que perto do epicentro, dado que
na propagação das ondas, as frequências mais agudas são atenuadas mais
facilmente que as graves (As baleias já "falam nisto" debaixo de água
há mais tempo que nós).. (hmm, e pode ser uma explicação científica
para as crianças virem berrar para perto de nós, com a voz aguda
típica delas, e não irem berrar longe!)

Bom, voltando ao assunto.. Dei de caras com este mapa da variação da
intensidade para o caso de um sismo de 1906 em S. Francisco (Mag 7.9),
nos Estados Unidos (http://pubs.usgs.gov/of/2005/1135/).. E dá para
ver que a variação não é muito linear com a distância ao epicentro,
muito embora obedeça bem à falha que originou o abalo. Esta falha de
San Andreas é de transformação (as placas roçam uma na outra) e por
acaso não sei qual originou a do tremor no Chile mas ouvi na televisão
que era uma falha de compressão, embora na wikipedia só encontre
falhas de transformação ali ao pé.
Mas ainda assim, 750km parece ser já um bocado "longe" para se ter
danos "graves", se a distância ao epicentro contar para alguma
coisa... O Observatório do Cerro Paranal fica a 1200km, ainda é mais
longe do epicentro, embora talvez fique perto da falha, e se for falha
de transformação!.. Portanto a pergunta de se o Observatório abanou
muito, até não é de todo descabida! Eu realmente não sei bem como é
que o chão abana nestas situações..

Abraço,

Fil.

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Este artigo fala das protecções anti-sísmicas dos telescópios do Chile:

"

But this isn't the first major earthquake that would have shaken these observatories. According Anil Ananthaswamy, author of the forthcoming Edge of Physics (to be published in March), observatories such as the VLT have some novel anti-earthquake safety measures in place:

The primary mirror is 18 centimeters thick. Because of its weight, the mirror’s precise shape can warp when it is tilted, so 150 actuators, upon which the mirror rests, continually push and pull at least once a minute to ensure that the optimal curvature is maintained. More impressive than the actuators are the clamps around the edges of the mirror, which can, at a moment’s notice, lift the entire mirror, all 23 tons of it, off the actuators and secure it to the telescope’s support structure in case of an earthquake (moderate quakes, of less than 7.75 Richter, are not uncommon here, thanks to the ongoing collision of the Nazca and South American plates). The entire telescope is designed to swing during an earthquake, and securing the primary mirror prevents it from rattling against the metal tubes that surround it.

"

etc..

Cumps

JPS

Rui J Costa

to astr...@googlegroups.com
Errado. Pela minha ordem de ideias, que com certeza � a tua (ou n�o fossemos
os dois admiradores da obra de Carl Sagan), nada � mais importante que a
vida, ponto. Quando referi "Tu percebeste o que eu quis dizer", referia-me a
isso, mais a mais sendo este um blog onde tantas vezes o assunto � mesmo
esse, a vida neste e noutros planetas. O problema est� exactamente em
relativizar a do nosso, e digo desde j� que n�o foi o que aconteceu aqui.
Logo, n�o podes das minhas palavras retirar que nada � importante!!!!
Mas n�o quero alongar a pol�mica, podemos continuar em privado com
considera��es filos�ficas :))).
Vamos ao que interessa:
A minha opini�o foi descabida no contexto do blog? Talvez, admito que sim, e
penitencio-me por esta ter dado a entender que quem publicou a not�cia
estava a relativizar a vida humana, pois n�o estava. N�o passou disso mesmo,
de uma opini�o.
Concordo que para a astronomia � importante que os telesc�pios estejam
intactos. � l�gico que concordo com a abordagem do assunto na lista (n�o
disse o contr�rio).
�s vezes deixamo-nos levar pelas emo��es. � uma chatice...mas l� acontece de
vez em quando ;). Faz parte....da vida.
Rui Costa

to astr...@googlegroups.com
Ola

Para a astronomia é muito importante que os observatórios não tenha sofrido
com o sismo, e que os cientistas não tenham sofrido dados. Quanto a questão
da vida Humana temos que ver que cada morte foi uma tragédia pessoal para os
familiares e amigos e colegas dos falecidos. Sendo este um blog de
astronomia, não impede que se fale, aproveitando o tema dos telescópios, das
vidas que se perderam no Chile. Por outro lado e dentro do tema de
Astronomia temos que ver que o Chile esta em cima de uma zona sísmica muito
activa, e que os terramotos naquela zona são bastante frequentes. Eu tenho
45 anos e lembro-me de muitos terramotos naquela zona, uns com maior
gravidade e outros com menor gravidade.
Não penso que este tema seja um tema polémico, visto terem todos razão, no
meu ponto de vista. Como é lógico o Carlos disse e muito bem que o tema
estava fora de tópico, neste blog, e o Rui Jorge disse e muito bem que o
tema Vida esta sempre dentro do tema astronomia.

Grande Abraço

Paulo Almeida

to astroPT

Rui: eu conheço pessoalmente algumas pessoas que estavam no Chile,
incluindo em Santiago do Chile. E imediatamente a minha mente foi para
elas, e não para observatórios ;)
Mas claro que numa lista destas, eu não me vou pôr a falar dessas
pessoas que aqui ninguém conhece. Sendo esta uma lista de astronomia,
é natural que se olhe para esse aspecto dos observatórios. ;)

Paulo: eu nunca disse que o tema estava fora de tópico! Muito pelo
contrário ;-)
Eu próprio no blog já coloquei por exemplo notícias de quanto o
Observatório do Palomar estava em risco devido aos incêndios na
Califórnia. Não falei nos mortos ou naqueles que ficaram sem casa, mas
sim na parte astronómica ;)
Assim como também no Blog já falei do vendaval em Houston há uns
tempos que levou à evacuação de todo o JSC. E estava preocupado era
com o Saturn V que lá existe :P

Carlos :-)

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Clarificando umas coisas:
- a intensidade de um sismo varia de local para local, porque se refere às consequências sentidas num dado local; não "diminui" linearmente com a distância ao epicentro, porque há factores locais (tipo de terreno, sobretudo) que podem assumir grande importância
- a magnitude é uma medida da energia libertada quando do sismo (por acaso até há vários tipos de magnitude, mas isso é um tecnicismo), portanto é um valor único, numa escala logarítmica (o que quer dizer que um sismo de mag8 não envolve o dobro de um de mag4...é muito, mas mesmo muito mais do que isso)
- uma falha "de transformação" é uma falha transformante (é este o termo); ao longo dela secções da crosta deslizam horizontalmente; confesso que não fui à procura de informações, mas no caso do Chile quase que apostava que o foco do sismo foi profundo, e que o sismo esteve relacionado com o movimento da placa oceânica a oeste a mergulhar por baixo da placa continental americana.

Abraços
Zé S

PS: para voltar à astronomia, relembro que está a decorrer em Houston o LPSC

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Olá

Uma vez que fui eu que passei a notícia, gostaria só de esclarecer o seguinte.
É claro que de maneira alguma quis desvalorizar a tragédia que aconteceu no Chile, e como qualquer um espero que o povo chileno recupere rapidamente. Obviamente que não há qualquer comparação entre bens materiais e vidas humanas, nem é isso que está implícito na notícia que enviei. Apenas reenviei o comunicado da ESO de que não tinha havido danos nem feridos nos Observatórios.

Se tivesse havido estragos, feridos, etc nos observatórios, com certeza que a notícia passaria aqui. Neste caso não aconteceu, ainda bem, foi uma notícia positiva no meio da tragédia.

Só ontem ao navegar na internet pelas notícias é que me lembrei "espera lá, o Chile tem observatórios. O que é que lhes aconteceu!?" e foi então que dei com o comunicado da ESO. Achei que era natural passar essa informação para a lista.

Esta notícia, por outro lado, deu também para ficar com alguma noção dos sistemas anti-sismos que os observatórios têm e de que eu não tinha ideia como seriam.

É natural que perante tragédias como a do Chile, uma pessoa fique chocada e reaja emotivamente. Também não me parece que valha a pena fazer qualquer polémica disto.

Um abraço

João Pedro Seixas

On 3/2/10, Rui J Costa <ruij...@gmail.com> wrote:
Errado. Pela minha ordem de ideias, que com certeza é a tua (ou não fossemos os dois admiradores da obra de Carl Sagan), nada é mais importante que a vida, ponto. Quando referi "Tu percebeste o que eu quis dizer", referia-me a isso, mais a mais sendo este um blog onde tantas vezes o assunto é mesmo esse, a vida neste e noutros planetas. O problema está exactamente em relativizar a do nosso, e digo desde já que não foi o que aconteceu aqui. Logo, não podes das minhas palavras retirar que nada é importante!!!!
[...]

Às vezes deixamo-nos levar pelas emoções. É uma chatice...mas lá acontece de vez em quando ;). Faz parte....da vida.

Rui Costa

----- Original Message ----- From: "Carlos" <alien_p...@yahoo.com>

wrote:

> Segundo a ESO não houve danos nos
> observatórios nem ferimentos nos astrónomos:

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com

No site da PhysicsToday diz o que aconteceu (não foi muito profundo) e também logo mais abaixo tem uma notícia sobre os Observatórios:

Cumps

JPS

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Interessante!

2010/3/1 Pedro Seixas <jpse...@gmail.com>:

--
Fil.

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Só um último esclarecimento.
O que eu enviei Não foi publicado no blog. Foi enviado apenas aqui "para dentro" para a lista do AstroPT.

Cumps

JPS

On 3/2/10, Rui J Costa <ruij...@gmail.com> wrote:
A minha opinião foi descabida no contexto do blog?

paulo

to astr...@googlegroups.com
Carlos

Percebido :)

Ainda bem que os telescópios ficaram bem, porque qualquer dia ainda vamos
verte-te nesse telescópio a descobrir vida diferente da que conhecemos :)
iol

Grande abraço

Paulo

to astr...@googlegroups.com
eu espero é que os ETs venham ter comigo :)

mas acho que há por aqui pessoas que já visitaram esses Observatórios... penso eu de que :)

--- On Tue, 3/2/10, paulo <paul...@sapo.pt> wrote:

> Carlos
>
> Percebido :)
>
> Ainda bem que os telescópios ficaram bem, porque qualquer dia ainda vamos

> ver-te nesse telescópio a descobrir vida diferente da que conhecemos :)

Paulo Almeida

to astr...@googlegroups.com
Eu acho que já cá andam, só assim se explica o que se anda a passar no mundo
iol

to astr...@googlegroups.com
por falar em terramotos... já viram que hoje houve mais um de 6.8 em Taiwan?

quem raio anda aos altos????
:-P

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Os chineses!? Se eles saltarem todos ao mesmo tempo...  :-P

Realmente, muita actividade tectónica nos últimos tempos. Este pelo menos parece não ter causado vítimas.

Quando vieram dizer que o sismo do Chile não tinha nada a ver com o do Haiti, eu pensei "huummm... realmente à partida parece que não, mas será que não tem mesmo nada a ver!?"

Posso ir dizer um grande disparate mas cá para mim isto anda tudo ligado e as placas tectónicas andam todas a ajustar-se, o que provoca os sismos em diversos pontos do planeta... ou então é 2012 que está a chegar mais cedo :-P

Não há aqui na lista um ou dois ligados à Geologia? Ou estou enganado..

Cumps

JPS

Carlos

to astr...@googlegroups.com
há!!

Zé Saraiva!!! Alguma explicação???? :P

Carlos Alien

to astroPT

On Mar 4, 3:16 am, Pedro Seixas <jpsei...@gmail.com> wrote:
> [...]
> diversos pontos do planeta... ou então é 2012 que está a chegar mais cedo

Mais um grande terramoto na Turquia...
http://www.publico.pt/Mundo/sismo-faz-pelo-menos-57-mortos-na-turquia_1426033

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
É verdade!

Não tenho memória de tantos sismos com estas magnitudes num espaço de tempo tão curto.
Mas segundo esta especialista:

esta actividade tectónica é normal. O grande azar é que tem atingido áreas povoadas.

Cumps

JPS

Carlos Alien

to astroPT

Cientistas têm dito o mesmo na CNN.... mas com caução... dizendo que
não se sabe assim tanto para tirar conclusões "à prova de bala".

Mas realmente parece simplesmente uma anomalia estatística.

Carlos

On Mar 8, 1:48 pm, Pedro Seixas <jpsei...@gmail.com> wrote:
> [...]

> esta actividade tectónica é normal. O grande azar é que tem atingido áreas

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com
Para quem é curioso, acompanhe 'on-line' no painel global e verá a incidência de sismos em todo o mundo é muito maior  do que pensamos / somos notificados.

http://www.painelglobal.com.br/

Ricardo [ROCA]

De: Carlos Alien <alien_p...@yahoo.com>
Para: astroPT <astr...@googlegroups.com>
Enviadas: Segunda-feira, 8 de Março de 2010 23:35:28

TiG

to astroPT
Neste site http://www.spaceweather.com/ falava que nos dias 27 e 28
houve grandes tempestades no sol. E por coincidência ou não nesses
dois dias houve também um registo de sismos muito superior no mundo do
que o habitual. Não estarão as coisas ligadas?

On Mar 8, 7:48 pm, Pedro Seixas <jpsei...@gmail.com> wrote:
> [...]

> esta actividade tectónica é normal. O grande azar é que tem atingido áreas

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Uma correlação estatística não implica uma relação causal.
A única coisa segura sobre a previsão sísmica nos dias de hoje é: não há. Portanto, fiquemos pela prevenção.
Abraços
Zé S

Carlos Alien

to astroPT
Hoje: terramoto 7.2 em Santiago do Chile...

:-S

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Segundo a CNN, seguido de mais dois, 1 16 minutos depois de magnitude 6.9 e outro, de magnitude 6 27 minutos mais tarde...

http://www.cnn.com/2010/WORLD/americas/03/11/chile.earthquake/index.html?hpt=T1

O planeta tá com cólicas...:s

Abraço,
Nuno Coimbra

2010/3/11 Carlos Alien <alien_p...@yahoo.com>

Hoje: terramoto 7.2 em Santiago do Chile...

:-S

--
http://www.8minutosluz.com
http://www.astropt.org

Antes de imprimir este email, pense se tem mesmo de o fazer. O Meio Ambiente agradece!

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com
Depois, tivemos mais 4 eventos:

6
5,4
4,9
5

Acompanhem no painel global:

http://www.painelglobal.com.br/

A placa de Nazca está brigando com a Sul-Americana...

De: Nuno Coimbra <ncoi...@gmail.com>
Para: astr...@googlegroups.com
Enviadas: Quinta-feira, 11 de Março de 2010 13:07:04

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Não é por acaso que se encontra ali a mais longa cordilheira montanhosa do mundo com cerca de 7000 km: os Andes

É mesmo uma zona com muita actividade sísmica.

E olhando para esse site, não há dúvida que o planeta é muito mais dinâmico do que costumamos julgar. Também existe bastante actividade vulcânica em vários pontos do globo.

Cumps

JPS

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
A maior cordilheira montanhosa do mundo é (são) as dorsais oceânicas...E o planeta é tão dinâmico como o sabemos. Na litosfera, na atmosfera, na hidrosfera, na biosfera... tudo está em permanente mudança. Mesmo à minúscula escala da vida humana, há alterações que todos podemos acompanhar, nas linhas de costa, nas vertentes, etc. e tal.

Abraços
Zé S

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Sim, Zé.. queria dizer à superfície.. bem entendido ;)

É claro que eu tenho noção que o planeta é dinâmico, que há actividade sísmica, erupções, etc. O que eu queria dizer é que às vezes não temos noção do quanto estes fenómenos são constantes e estão presentes no dia a dia, até porque normalmente só se fala neles quando existe algum cataclismo ou acontecimento trágico, e este site enviado pelo nosso colega permite-nos perceber melhor isso.

Abraço

JPS

Carlos

to astr...@googlegroups.com
um livro fenomenal sobre o planeta Terra, apesar de já ser de 1992 (mas o planeta não mudou muito desde aí :P), e que é unusually extremamente usado por aqui é o Planet Earth do Emiliani.

Carlos

to astr...@googlegroups.com

excelente gráfico!!!!

devias colocar no blog :-)

muito bom mesmo! :)

tava a olhar para o gráfico agora... e PIMBA...mais um terramoto no Chile de 5.1 :P

Carlos :)

--- On Tue, 3/9/10, Ricardo De Castro <roca...@yahoo.com.br> wrote:

> Para quem é curioso, acompanhe 'on-line' no painel global e verá a
> incidência de sismos em todo o mundo é muito
> [...]

Carlos

to astr...@googlegroups.com
eu já nem digo nada...

axo ke não há qualquer relação causal... axo ke não há razão para isso... Sol e placas tectónicas são coisas diferentes...

Mas eu continuo a achar que o Sol tem mais influência do que aquela que pensamos actualmente.
Pode é não ser neste aspecto... mas certezas não há, penso eu de que.

Carlos

TiG

to astroPT
Que é estranha a coincidência é. E pode ter haver. Vejam o exemplo das
luas de Jupiter, tipo Io. A gravidade de Jupiter comprimi o planeta
logo o nucleo aquece mais. Aqui na terra o sol pode estar a fazer um
efeito ligeiramente diferente que desconhecemos mas não se sabe... :/

On Mar 14, 2:38 am, Carlos <alien_portu...@yahoo.com> wrote:
> [...]
> Pode é não ser neste aspecto... mas certezas não há, penso eu de que.

Ricardo De Castro

to Astro PT Grupo de Discussão
As coisas não são dissociadas como se pensa...

A influência do Sol é gravitacional (marés), mas é menor que a da Lua sobre a Terra. As tempestades solares não tem nada a ver com o movimento tectônico.

O artigo abaixo fala da tectônica de placas, da influência gravitacional da estrela hospedeira sobre o exoplaneta e sobre presença de uma exolua massiva é condição necessária (ou não) para haver atividade consistente no exoplaneta.

http://eternosaprendizes.com/2009/06/12/vida-extraterrestre-a-presenca-da-tectonica-de-placas-e-condicao-necessaria-para-a-vida/

Enviadas: Segunda-feira, 15 de Março de 2010 6:01:22

> [...]

> Pode é não ser neste aspecto... mas certezas não há, penso eu de que.

Carlos Alien

to astroPT

bem...agora ando à procura deles :)

acabou de dar na CNN... 4.4 em Los Angeles.
é pequenino :)
http://www.huffingtonpost.com/2010/03/16/los-angeles-earthquake-44_n_500436.html

pedro:mc

to astr...@googlegroups.com
mas isto está mesmo a acontecer (aumento dos sismos) ou somos nós que estamos mais atentos aos sites que informam quase em tempo real onde está a haver sismos?

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Eu aposto numa mistura dos dois....;)

Abraço,
NCoimbra

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com
1) Estamos prestando mais atenção ao assunto e a divulgação está mais facilitada

http://www.painelglobal.com.br/

2) Infelizmente há mais gente morando em áreas de alto risco que antes. O número de mortes tende a aumentar mesmo com tremores de menor magnitude

Há mais terremotos na Terra? Não! Há mais pessoas morando em áreas de alto risco!

http://astropt.org/blog/2010/03/11/ha-mais-terremotos-na-terra-nao-ha-mais-pessoas-morando-em-areas-de-alto-risco/

Enviadas: Terça-feira, 16 de Março de 2010 11:41:18
Assunto: Re: Enc: *astroPT* Observatórios do Chile - Terramoto

Carlos

to astr...@googlegroups.com
acabei de ver nesse site...

e hoje, novamente um de 6,7 no Chile???

axo ke o Chile vai afundar :P

e ... claro que é por andarmos mais atentos e com mais informação :)
senão todos estes terramotos (por exemplo os de hoje) passavam totalmente despercebidos :)

--- On Tue, 3/16/10, Ricardo De Castro <roca...@yahoo.com.br> wrote:

> [...]
> com tremores de menor magnitude
>
> Há mais terremotos na Terra? Não! Há mais pessoas morando em áreas de alto risco!

Carlos Alien

to astroPT
http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=90efc9c7-a355-4aa9-823e-a1f659867207&idCanal=00000127-0000-0000-0000-000000000127&h=7
"Sismo de magnitude 3,5 abala centro do país"

:-D

On Mar 16, 12:43 pm, Carlos <alien_portu...@yahoo.com> wrote:
> [...]
> senão todos estes terramotos (por exemplo os de hoje) passavam totalmente despercebidos :)

Carlos Alien

to astroPT

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Um videozito interessante, obtido por turistas na zona:
http://www.youtube.com/watch?v=oeB-e3yBIho

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
E aqui está visto do espaço... um bocadito abaixo do Salton Sea (o lago bem visível) e da linha que divide a Califórnia americana da Baja California mexicana.
http://gawker.com/5509377/this-is-what-the-baja-earthquake-looked-like-from-space?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gawker%2Ffull+(Gawker)

Carlos Alien

to astroPT

Carlos Alien

to astroPT

OUTRO??????

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=04d60c90-72cf-444f-a07f-bc82daa82f2c&idCanal=00000127-0000-0000-0000-000000000127&h=7
"Um violento sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter, segundo o
Instituto Americano de Geofísica (7,1, de acordo com as autoridades
chinesas), abalou esta madrugada a província de Qinghai, no noroeste
da China, provocando pelo menos 400 mortos e mais de 8 mil feridos."

Vera Gomes

to astr...@googlegroups.com
Tem havido bastantes terramotos intensos. Será que é normal este tipo de actividade sismica?

Há poucs dias vi um programa sobre terramotos no Discovery, que analisava a possibilidade de um mega terramoto na zona de Los Angeles e que começaria no Salton Sea.  Sabemos que os terramotos são provocados por libertação de energia e que move as placas tectónicas. Contudo, estará algo a contribuir para isto?

E na China... jã vão em 300 mortos....

VG

Carlos Alien

to astroPT
pessoalmente... culpo o Jorge Almeida.

estou a ultimar um paper científico em que se testa essa hipótese.

:P

On Apr 14, 3:41 am, Vera Gomes <veracgo...@gmail.com> wrote:
> [...]
> energia e que move as placas tectónicas. Contudo, estará algo a contribuir

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Ora, é a revolta do planeta, prevista por Maias, Nostradamus e Emmerich (o grande profeta dos nossos dias). Aquecimento global (que já dura há uns milhares de anos, imagine-se, e que mesmo assim faria um dinossauro voltar a casa para ir buscar o casaco e um cachecolzito), crise sísmica mundial, furacões, vulcões, tornados e inundações...!
Ah, pois, afinal é só mais um dia neste belo planeta... geologicamente activo e acolhedor para a vida (como a conhecemos e gostamos). :-)
Abraços
Zé S

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
Segundo este site:

por ano existe uma média de 150 acima de grau 6. Isto dá mais de 10 por mês. Não devemos andar a fugir à média, penso eu de que.. O problema é que têm ocorrido em muitas áreas populacionais.

Cumps

JPS

Jorge Almeida

to astroPT
isso não era para se dizer!

Ando a preparar mais uns quantos sismos. Um dos próximos será na zona
de Austin. Não sei é ainda quando.
Depois dou-te mais palpites para ultimares esse paper. :)

Jorge Almeida

to astroPT
ora nem mais! Aumento demográfico, maior expansão do território -
aumenta rpobabilidade de mais relatos de zonas afectadas onde há
pessoas...

A frequência dos sismos não tem sido anómala. Num período bem antigo,
a frequência era muito maior e bem mais intensa. Isto são
brincadeiras... infelizmente, afectando a vida humana. :(

On 14 Abr, 11:57, Pedro Seixas <jpsei...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Não devemos andar a fugir à média, penso eu de que.. O problema é que têm

Jorge Almeida

to astroPT
Lembro-me que os turcos culparam o eclipse solar total em 2001 do
sismo que matou milhares de pessoas. Estavam com receio de 2006.
Felizmente não houve nada. ;)

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Recentemente tive ocasião de passar algumas horas a rever o arquivo completo de uma das mais importantes revistas da área das ciências planetárias, a Icarus (disponível em Portugal pela b-on, mas só a partir de 1995). E entre as muitas coisas interessantes ou somente curiosas, encontrei este pequeno artigo (attachado, em inglês)...
E para quem puder, sugiro a leitura do Rampino.2002=Icarus_156-562 (vol, pág) sobre o (super-)vulcanismo e as ameaças a uma civilização tecnológica...
Abraços
Zé S

2010/4/14 Jorge Almeida <encyclopaed...@gmail.com>
ok29-3-435.pdf

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Eu percebo isso. Concordo com isso. E acho que o ROCA tem uma artigo muito bom no blog sobre isso.

MAS comparem a frequencia de terramotos este ano... com qualquer ano nos ultimos 10 anos por exemplo.
Será que a densidade populacional aumentou, por exemplo, desde o ano passado?

Carlos

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com

Há duas estatísticas a considerar:

1) A que mostra os sismos ao longo do tempo

2) A que mostra o número de mortos ao longo do tempo

A primeira estatística tem mostrado mais eventos simplesmentes porque o avanço tecnológico, o maior profissionalismo e competência junto como maiores esforços em medir eventos têm se desenvolvido nas últimas décadas. Assim é natural sabermos mais sobre eventos de menor porte. Além disso hoje a comunicação é intensa e temos a falsa ilusão que há mais eventos...

A segunda é caótica, pura loteria (as avessas). Há anos com centenas de milhares de mortos e outros com muito menos. Lembrem-se do grande terremoto do Chile de 1960 (o maior dos ultimos 100) anos e o da China com ~400.000 mortos(?) - o número é desconhecido.

Obviamente, com mais gente morando em lugares com péssima infraestrutura, há mais chances de vítimas.

Isso não é uma característica dos sismos.

Vale para deslizamentos também, vejam o caso recente do Rio de Janeiro, onde tivemos a maior chuva das última décadas, que superou o recorde de 1966. Como há mais gente morando em morros (locais teoricamente proibidos), mais mortos tivemos aqui em 2010.

abs.
ROCA

De: Carlos <alien_p...@yahoo.com>
Para: astr...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 14 de Abril de 2010 15:22:27