Olá Sidney,
Até pouco tempo atrás, eu não conseguia fazer nada que não fosse meu "trabalho". Minha mulher reclamava muito porque nunca podia acompanhar a família, até em coisas simples como ir a uma praia que fica a poucos metros de casa, só para dar uma ideia do caos. Como aposentado precoce, faço alguns trabalhos em casa e isso implicava que ao acordar, enquanto preparava o café já ia ligando o laptop, ao lado de quem fazia meu lanche matinal. Parava para almoçar rapidamente, por vezes bem tarde e ia assim até o final do dia, que normalmente durava até a madrugada. E mesmo assim, o tempo não dava para fazer nada e os trabalhos sempre atrasavam, gerando aborrecimentos com toda razão.
Foi quando resolvi dar um basta e mudar radicalmente em favor de uma vida melhor.
O que mais "impactou" o bom uso do meu tempo, foram basicamente as seguintes ações, que compartilho com vocês, esperando que possa ser útil a alguém que passe pelo mesmo problema.
1. Só abrir email pela manhã e no final da tarde (eventualmente, posso abrir mais uma vez nesse intervalo) ou quando estou tranquilo (como agora) eu deixo ele aberto, mas sempre que vou executar alguma tarefa, fecho. O email mal utilizado é um dos maiores vilões do uso do tempo pessoal.
2. Msn e afins, nem pensar. Uso o Skype apenas para contatos de trabalho.
3. Redes, deletei a maioria ficando apenas com Facebook, Twitter e Linkedin (esse último vai ser cortado também);
4. Fóruns/listas, cortei quase todos, ficando apenas com os que agregam algum valor;
5. Quando inicio uma tarefa não desvio minha atenção com problemas domésticos (já que estou em casa), salvo excessões urgentes, tipo D.Maria pedindo "gentilmente" por atenção :)
O fundamental para gerenciar melhor nosso tempo, é identificar o que é
*realmente importante* para nós. Com isso em mente, fica tudo mais
fácil. O planejamento é feito com base nessa premissa.
Agora, tratando das ferramentas.
1. Remember The Milk (RTM)
Esse é meu maior ajudante. Fiz um metodo bem simples, ágil e funcional onde crio minhas tarefas e programo minha semana e o dia. Na segunda faço minhas metas semanais e diariamente crio a lista mestre das tarefas do dia, com tempo estimado e considerando a meta semanal. Deixo sempre um intervalo sem programação para tarefas que possam surgir e necessitem uma ação.
Uso listas de contexto também (@rua, @telefone, etc) que agilizam muito, pois se tenho que sair, vejo na lista @rua o que posso matar de uma vez. Parece bobagem, mas quantas vezes ao chegar em casa lembrava de uma coisa que poderia ter feito... :(
2. Email
Usava o Thunderbird, mas atualmente estou gostando mais do Gmail (com Imap) via web mesmo e no celular. É menos um programa aberto. Também tenho um método que é não acumular emails na pasta de entrada. Quando abro, vejo a pasta "Prioritária" e "Entrada" e dou destino. O que pode ser resolvido em poucos minutos, faço imediatamente. No mais tenho uma pasta "Aguardando" para coisas que dependem de um retorno e o que gera alguma ação, vai para o RTM. Coisas importantes mas que não geram ação, eu arquivo. O que não interessa, tipo correntes, avisos de vírus, aquela imagem ou ppt bacana enorme que os amigos adoram mandar, infelizmente, vão para o lixo, quando o "antispão" não pega.
3. "Papelada" digital
Para organizar a bagunça digital, criei poucas pastas e procuro dar nomes bem significativos aos arquivos para encontrar rapidamente o que preciso. Aquela página interessante que não dá para ler na hora, eu arquivo no Instapaper para leitura posterior, inclusive no celular. A vantagem é que ele salva apenas o texto evitando a dispersão da atenção com anúncios, animações, etc. Uso muito o Evernote onde salvo páginas para consulta posterior, abusando das tags. Diminui com isso meu bookmarks e encontro as coisas que preciso muito mais rápido
4. Sincronizar dados
Dropbox. Esse é fantástico e uma mão na roda. Tem tempo que não sei o que é usar um pendrive. Dá até para fazer um pseudo-sistema-controle-de-versão (cvs). Sincronizo os micros de casa, o laptop, micros de cliente quando é o caso e agora tem até para celular.
5. IDE
Como a maioria já sabe, NetBeans vitaminada com PHPUnit, Servidor de BD, Ftp, XDebug, Selenium, Mercurial, Subversion e C++ (para aprendizado do meu filho na faculdade)
6. UML
ArgoUML
7. Edição rápida ou em ssh
Geany ou Vim
8. SO e outros aplicativos
Ubuntu 10.04, Meld (diff), Poedit (PO).
9. Gerenciar jobs
Utilizo um sistema de fóruns, onde organizo para cada cliente um fórum privado. Nele posso criar sub-fóruns para cada projeto do cliente e sub-fóruns ou tópicos (dependendo do caso) onde todas as informações ficam guardadas, tipo orçamento, análise, requisitos e novas requisições e todo o acompanhamento do job. Isso facilitou muito pois é uma ferramenta de simples uso até para os leigos, além de centralizar todas as informações, agilizar o desenvolvimento do trabalho e otimizar a comunicação entre os envolvidos, principalmente porque não vou ao local, faço tudo remotamente. Com isso diminui muito o tal do "eu disse isso", "não era isso" já que tudo está documentado. Antes acontecia do cliente ligar ou enviar um email pedido alterações que se perdiam no meio da bagunça...
Para montar o orçamento, aproveito a antiga metodolodia Top-Down, dividindo para conquistar. Divido o sistema em seus casos ou módulos, com o auxílio do ArgoUML e faço uma estimativa de tempo que vou gastar, multiplicando pelo custo/hora. Dependendo de outros fatores (tamanho do negócio, risco envolvido, segurança, urgência, etc), o preço final pode sofrer um aumento ou redução.
Solicitações posteriores podem ser realizadas mas com possibilidade de aumento no custo e no prazo de entrega, isso eu deixo claro no momento que envio a proposta orçamentária. A não aceitação de alguma parte do projeto já realizada, é devida, salvo por falha minha.
Enfim, acho que me empolguei um pouco... :)
Moral da história, hoje eu acordo cedo, caminho na praia, se o mar estiver bom vou até em casa pegar minha prancha, volto para pegar umas ondinhas, trabalho, administro meus sites, colaboro aqui, paro para almoçar, lanchar, resolvo problemas na rua, consigo ver um filme na tv, sair a noite e principalmente, não faço "hora extra" nem trabalho final de semana ou feriados. Nesses momentos, computador+internet só para ajudar algum amigo, mexer no meu site, estudar, ou seja, coisas que me dão prazer.
Como se diz, espero ter ajudado. :D
Abs
ps.: não postei os links dos produtos citados porque podem ser facilmente encontrados com a ajuda do "oráculo".
--
***
Marco Telles
Emporium Computer -
www.emporiumcomputer.com.brhttp://www.pierdeipanema.com.br
http://www.facebook.com/pier.de.ipanema