Workshop da #INDA

Ricardo Poppi

to thackday, thack...@lists.riseup.net, thac...@lists.riseup.net
Estou no workshop da #inda - quem quiser/puder interagir estou no #thackday do #freenode

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com, Ricardo Poppi, thack...@lists.riseup.net, thac...@lists.riseup.net
Oi Poppi, infelizmente não poderei "acompanhar", mas depois manda um feedback legal! ;)

--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
http://blog.diraol.eng.br
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol
Twitter: @diraol

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.

Joel Lobo

to thac...@googlegroups.com
Mais alguma informação sobre o workshop (site, material, etc)?

Grato,

Joel Lobo

to thac...@googlegroups.com

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com
Joel, todo o material será sistematizado nessa wiki. Já tem alguma coisa mas será movimentada nos próximos dias: http://wiki.gtinda.ibge.gov.br/

Logo mais posto um relato aqui. Abcs!

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com
Olá amigos, conforme prometido, farei um relato do primeiro encontro da INDA, seguido de alguns desafios que estou vislumbrando:

1- A reunião começou num auditório maior. Haviam cerca de 40 pessoas presentes, todos basicamente de órgãos públicos (Acho que a única exceçao era o @alegomes)

2- Tivemos uma breve apresentação do Corinto Meffe endereçando a forte intenção da SLTI em fazer a INDA acontecer. Após a fala dele, os colegas da SLTI, Christian, Augusto e Nitai, apresentaram a proposta da dinâmica para esse primeiro encontro.

3- O objetivo do encontro seria listar os produtos para cada grupo de trabalho, quebrar produtos em atividades, designar responsáveis por cada atividade e finalmente produzir um cronograma mínimo. Além disso, seriam distribuidos os acessos a wiki da INDA, onde todo o trabalho dos próximos 2 meses (pelo menos) seria sistematizado.

4- A INDA está se espelhando numa experiência de sucesso do IBGE, a INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, que possui os seguintes GTs:
- gestão
- normas e padrões
- dados e metadados
- tecnoloogia
- capacitação
- divulgação

5- Como a INDA ainda (olha o trava língua ai) é uma criança, não seriam criados todos os GTs agora. A proposta foi de iniciar os trabalhos com os seguintes GTs:
- GT1- Gestão e normativo
- GT2- Informações disseminadas e boas práticas de publicação
- GT3- Tecnologia
- GT4- Padrões, Modelagem e Metadados

6- Logo em seguida, os GTs ocuparam salas individuais e produziram a lista de produtos (alguns já esboçaram os cronogramas)

7- Eu participei do GT-1, o de gestão e normativo. A discussão foi intensa durante o dia todo na definição dos produtos. O resultado está na imagem na pág inicial da wiki.

8- O material mais detalhado (produtos e cronograma) será adicionado na wiki, lá é o lugar para ficar atento

9- Depois das reuniões dos GTs, lá pelas 17h30hs, os grupos se juntaram novamente, cada GT apresentou o resultado do seu trabalho e os colegas da SLTI apresentaram o protótipo da api do comprasnet, que será liberada em breve. Nesse momento, dou voz ao tweet do Alê: "Em breve, http://api.comprasnet.gov.br \o/ Utilizemos isso agora ao nosso favor. Cruzemos, visualizemos, fiscalizemos! #opendata #thackday"

DESAFIOS

Para aqueles que não notaram, existe um produto do GT1 que é participação social na Gestão da INDA e Relacionamento com a sociedade. Eu fiquei como um dos responsáveis para desenrolar esse troço (minha intenção era essa mesmo).

Acho que agora precisamos bolar um fluxo de trabalho para a produção dessa proposta e acho que a participação da comunidade será fundamental. Gostaria também de propor que fizéssemos uma reunião da comunidade para isso (presencial + streaming) e prometo me empenhar para que as próximas reuniões presenciais da INDA contem com streaming e espaço para participação da comunidade.

Que tal? Vamos marcar o primeiro encontro?

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com, Ricardo Poppi
Fala Poppi,

valeu pelo relato! Cara, bora fazer esse encontro sim. Puxa ae que a gente faz coro.

abs,
Pedro Markun

Thiago Avila

to thac...@googlegroups.com
Parabéns pelo relato Poppi.

Vou participar do GT2 e sem dúvida que a participação da sociedade será peça-chave nesta discussão.

Abraços,
Thiago Ávila
+ 55 82 88061783
http://www.thiagoavila.net

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com
Legal Pedro, Thiago. Vamos puxar essa paradaê. Logo mais solto umas propostas pro encontro e vamos afinando.

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com
Aê Galera, ressuscitando a thread e a INDA, vamos ter um encontro na próxima terça-feira (19/04) a tarde (14hs-18hs) e acho fundamental que a comunidade se organize para participar. A discussão está bem no início e esse é o momento de definição de coisas como licenciamento, formatos, padrões, projetos piloto etc.

Estou bolando o seguinte:

1- Montar um painel de chat ao lado da fonte do streaming para facilitar a interação

2- Fazer micro relatos das discussões na hashtag #indabr durante o encontro

3- Ativar um skype e um ekiga.net para quem quiser participar com áudio

E aê, vamos mobiliar?

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com, Ricardo Poppi
To subindo Poppi!

Preciso de um pouso. Rola?

abs,
Pedro Markun

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com, Ricardo Poppi
Gostei da ideia, Poppi!

Seria legal montar uma agendinha pra membros da THacker aparecerem no Skype pra contribuir ao debate.

Mutirão?

2011/4/15 Ricardo Poppi <rica...@gmail.com>

--
Diego Casaes
Esfera
(11) 9343-6978

Pedro Markun

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com
Vai ter streaming do serpro, já garantido:

usuário: mp
senha: assiste

Mas vale uma camera apontada pra platéia...hehehe, vem com as coisas que a gente monta - to providenciando uma sala, skype+ekiga pra podermos dar voz à galera remota que quiser se manifestar na reunião. O Nitai vai reservar um projetor só para usarmos com a comunidade.

Diego, a sua idéia de definir escala, acho que funciona melhor no esquema levanta a mão o/ com quem tiver online.

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com
Tens razão. Perfeito.