Mapear tempo dos semáforos de pedestre em São Paulo

Everton Zanella Alvarenga

to thackday, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Caros,

como todo bom pedestre sabe, o tempo de um semáforo para pedestres em
São Paulo é ridiculamente curto. Há casos em que até num passo
consideravelmente rápido não á suficiente para atravessar as ruas. Há
anos pensei em mapear o tempo que demorar para um semáforo de
pedestres fechar, mas só agora vou por em prática.

Estou cogitando usar o mootiro maps <http://maps.mootiro.org/>, como
explicado no e-mail abaixo. Alguém sabe se já fizeram isso ou tentaram
fazer?

Depois de começar a mapear os semáforos, dá até para fazer um seletor que liste

1) todos semáforos que um cadeirante consegue cruzar (10 semáforos são
mostrados)
2) todos semáforos que uma pessoa de idade conseguiria cruzar (20
semáforos são mostrados)
3) todos semáforos que um jovem andando em média X km/h conseguiria
cruzar (50 semáforos)
4) todos semáforos que o Usain Bolt consegue cruzar num tempo hábil
(10000 semáforos)

Algo assim. Fica a ideia. Vou ver se consigo com o mootiro maps. Abraços,

De: Everton Zanella Alvarenga <evert...@gmail.com>
Data: 11 de março de 2013 17:40
Assunto: Mapear tempo dos semáforos Era: Mapeamento de coisas
interessantes para ciclistas
Para: "Lista para discussões gerais do Instituto (reuniões, problemas,
etc)" <inst...@it3s.org>

Pessoal,

há anos venho com a ideia de mapear quantos segundos demora um
semáforo de pedestre para fechar. Após começar esse projeto

http://pedestreseciclistas.tumblr.com/

onde serão relatados os abusos que vivemos como pedestres ou
ciclistas, fiquei pensando hoje se o mootiro não seria uma boa para
mapear os semáforos e o respectivo tempo que ele fica aberto para
pedestres. Dúvidas:

1) Alguém acha que o mootiro seria legal para isso? Alguma objeção?
Quando eu tive a ideia pensei em de alguma forma colocar os dados numa
tabela com geolocalização, tempo e dia que foi medido, de modo que
seria facilmente colocado num mapa (gmaps, open street etc.), mas acho
que o mootiro facilitará minha vida.

2) Há alguma API que eu possa exportar os dados de um determinado
objeto, por exemplo, os metadados de todos semáforos? Tem como eu
incluir campos que eu quiser, como tempo e data em que foi medido?

Obrigado!

Tom

Em 11 de março de 2013 15:50, Clariane Santos
<clarian...@it3s.org> escreveu:
> Qual é o projeto do Radamés?
> --
> Clariane Santos
> Articuladora de comunidades
> IT3S - Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor
> Rua Emiliano Cardoso de Mello, 34
> Vila Butantã
> CEP: 05360-000
> São Paulo - SP
> Brasil
> Fone: 0055-11-34768025

Gabriela Nardy

to thac...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Tom, o cidade para as pessoas fez esse vídeo aqui, achei bem legal

eu topo ajudar, mesmo não estando em são paulo. Por sinal, a gente pode tentar fazer em várias cidades. Eu ajudo com floripa. Quem sabe mais gente não se anima?

bjs
gabi

Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com
Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com
Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite http://groups.google.com/group/thackday?hl=pt-BR

---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Gabi Nardy

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com, Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data
Será que não vale fazer um pedido pela LAI? Imagino que a secretaria de transporte tenha essa informação.

Everton Zanella Alvarenga

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, thac...@googlegroups.com
Em 11 de março de 2013 19:56, Vitor Baptista <vi...@vitorbaptista.com> escreveu:
> Será que não vale fazer um pedido pela LAI? Imagino que a secretaria de
> transporte tenha essa informação.

Pensei isso também. Em que local fica o tempo de cada semáforo e como
eles lidam com a logística para tornar esse tempo mais eficiente para
não parar tudo.

Vou pedir via Queremos Saber e, se necessário, e-Sic.

Tom

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre

Gabriela Nardy

Everton Zanella Alvarenga

to thac...@googlegroups.com
Passo o link do pedido. Estou com saudade já de fazer pedidos! Tom

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com
O Leandro Salvador encontrou um problema com o QS. Aparentemente não tá rolando enviar e-mails. Estou vendo isso agora... guentaí :-)

Everton Zanella Alvarenga

to thac...@googlegroups.com
Tenho que terminar umas coisa para a WMF. Só posso enviar na quarta.
:) Temos que criar um jeito de abrir tickets do Queremos Saber de
forma aberta. Talvez o e-mail que chega para mim, você e o Pedro virar
um ticket em algum sistema simples.

jeferson perito

to thac...@googlegroups.com
@Gabriela,

se precisar de ajuda para tocar o projeto de semáforos de Floripa, posso entrar com a parte técnica (programação).

=)
Atenciosamente,

Jeferson Viana Perito

Gabriela Nardy

to thac...@googlegroups.com
Opa Jeferson, vou querer ajuda sim.

Assim que o pessoal ver o que aconteceu com o Queremos Saber eu vou fazer os pedidos aqui de floripa.

bjs

Haydee Svab

to thac...@googlegroups.com
Gostei da ideia!!!
topo ajudar ;-)
> --
> Gabi Nardy

Bráulio

to thac...@googlegroups.com
Olá,

Pelo que eu vi do Mootiro Maps eles utilizam as imagens do Google Maps, que não permite que tais imagens sejam utilizadas para georeferenciar dados e exportá-los, principalmente em massa. Sinceramente não acho que isso traria algum problema, mas...

Sugiro que se utilize o OpenStreetMap mesmo. As imagens do Bing são boas em São Paulo e não têm esse problema de licença, caso os dados sejam gravados inicialmente no OSM. Fora isso, o editor JOSM [1], que também sugiro que você use, é bem poderoso, mas fácil de usar depois de meia horinha de aprendizado inicial. Vai facilitar sua vida. Também há editores para Android e iOS caso o mapeamento inicial seja feito diretamente nas ruas.

Quanto a o que você vai armazenar em cada objeto, a escolha é sua. Há um conjunto de tags recomendadas que os renderizadores utilizam, mas podemos colocar quantas tags adicionais quisermos. Um exemplo seria um número de referência utilizado pela prefeitura para identificar cada semáforo, de forma a manter uma relação com um eventual banco de dados que a prefeitura disponibilize.

O melhor de tudo é que você estará colocando as informações dos semáforos num banco de dados vivo, que continuará sendo utilizando por muitas pessoas por um tempo indeterminado. Essa informação será utilizada na geração de rotas para pedestres e ciclistas, por exemplo. Provavelmente já há alguns desses semáforos mapeados, inclusive.

Há uma API para exportar os dados de um certo tipo chamada Overpass API (a API do site principal é focada mais na edição dos dados). Eu nunca a utilizei para nada além de pequenos testes, mas é fácil de usar depois de dar uma lida nos primeiros conceitos do manual [2] e [3]. Além disso, a query ficará bem simples nesse seu caso. Também suspeito que o próprio editor JOSM consiga fazer essa filtragem, mas isso eu teria que verificar.

E, finalmente, para colocar tudo isso num mapa, as opções são muitas (tem o Leaflet [4], por exemplo), mas eu teria que dar uma pesquisada para saber qual é a mais fácil. De qualquer modo, se não houver uma boa solução livre, pode-se usar o Google Fusion Tables mesmo.

Se decidirem utilizar o OpenStreetMap, eu posso ajudar um pouco nessa parte técnica.

Raquel Camargo

to thac...@googlegroups.com
Muito legal, topo ajudar a fazer em BH (a parte técnica eu fico devendo, mas se precisar mobilizar pessoas e lançar os dados em algum lugar, tô aqui) ;D

jeferson perito

to thac...@googlegroups.com
Beleza,

vamos aguardar então =)
Atenciosamente,

Jeferson Viana Perito

Alan

to thac...@googlegroups.com
--
Alan Kardec V. Machado
alanka...@gmail.com

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com
E se a gente também colocasse na lista as faixas de pedestre sem semáforo? Moro naquela região entre Pinheiros e Vila Madalena, e sempre que vou ao mercado que tem perto de casa tem uma faixa de pedestre lá, mas não tem semáforo e ali é uma região em que várias mães com carrinho de bebê ou idosos atravessam a rua, mas os motoristas, obviamente, não param pra ninguém passar.

Por isso acho que podemos fazer várias layers: tempo dos semáforos, e faixas de pedestres em locais com muito tráfego de carros, mas sem semáforo at all. Que acham?

2013/3/12 Alan <alanka...@gmail.com>

--
Diego Casaes
skype: diegocasaes | +55 11 981 015 145 (BRA)

Everton Zanella Alvarenga

to thac...@googlegroups.com
Acho legal também mapear isso, Diego.

Apesar que seria legal usar o Pedestre e Ciclistas http://pedestreseciclistas.tumblr.com/ para relatar os abusos dos motoristas que abusar do seu poder. Esse tumblr é coletivo, quem quiser escrever, manod o convite por e-mail. Estou escrevendo um post no br.okfn.org agora sobre isso.

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com
Everton,

me envia o convite disso por email?

Thanks,

Everton Zanella Alvarenga

to thac...@googlegroups.com
Feito!

Raquel Camargo

to thac...@googlegroups.com
Ótima ideia, Diego!

Everton Zanella Alvarenga

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, thac...@googlegroups.com

Diego Casaes

Luis Leao

to thac...@googlegroups.com
independente do que for usar acho que seria legal pensar como seria o aplicativo para capturar esse tempo, pelo que entendi vai ser crowndsourced né?

Acho que um webapp mobile com geolocalização e um esquema de timer automático seria bem fácil de fazer e é um ótimo começo. A única questão é como você apresenta esses dados no site (normal).

Uma coisa que gosto do Waze é a parte aonde você confirma se a informação é válida ou não e o usuário tem a possibilidade de ignorar o dado. Se for um app nativo, rodando em background, a gente tem a possibilidade de usar isso no mesmo esquema do Waze, rodando o gps em background e notificando o usuário quando ele passar em um desses pontos. Só que a bateria vai pro espaço =/

[]'s
Luís Leão

Everton Zanella Alvarenga

to thac...@googlegroups.com
Postei no face

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=395681480530565&set=a.390259587739421.85817.254401497991898&type=1

Se puderem ajudar a compartilhar lá também, talvez mais pessoas participarão.

Haydee Svab

to thac...@googlegroups.com

Casaes, achei a ideia boa... mas como mapear tempos de travessia de locais sem semaforo?
Bjs

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com
Mas acho que nesse caso nào seria o tempo, entende Mas sim o fato de não haver semáforo ou talvez mapear o que tem em volta. No caso dessa faixa de segurança que eu mencionei, há um mercado super frequentado por idosos, muitos deles usam bengalas e uma escola. Só isso já é um fator pra haver um semáforo ali...

Everton Zanella Alvarenga

to thac...@googlegroups.com, Lista geral IT3S
Acho que isso dá para fazer no mootiro maps também. Seria legal se no mootiro desse para classificar por tipo de objeto ou criar um tipo de objeto. Não sei se é difícil desenvolver isso ou se já tem essa opção... (copiando a lista do it3s)

Daniela Mattern

to thac...@googlegroups.com
Olá Tom,

é possível classificar o tipo do objeto, sim. Existem palavras-chave para isso.

Os dados podem ser importados a partir de uma planilha.

Daniela

[...]

Raquel Camargo

to thac...@googlegroups.com, Lista geral IT3S
Existem semáforos que ficam só no amarelo pela madrugada e, não tenho certeza, algumas cidades têm semáforos com controlador de tempo (que faz com que a espera do motorista altere)

Everton Zanella Alvarenga

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, thac...@googlegroups.com
Os primeiros semáforos a gente nunca esquece. :D

http://maps.mootiro.org/resource/1906

http://maps.mootiro.org/resource/1907

Um fecha em 5 segundos. O outro em 4. Se eu medir outros horários
(quero comparar), vou colocar abaixo do texto acima.

Legal, dá para listar todos os com as palavras chave "semáforo para
pedestres" e "São Paulo"

http://maps.mootiro.org/resource/?sorters=name&filters=tags&tags=sem%E1foro%20para%20pedestres%2CS%E3o%20Paulo

Então vai dar para separar por cidade. :)

Agora seria legal se tivéssemos uma API em que eu pudesse obter os
metadados desses objetos, como:

- par coordenado da geolocalização
- data da medida
- horário da medida
- tempo para fechar
- cidade

Não acho que fazer uma raspagem do campo de texto é o melhor jeito e
precisamos pensar num jeito de melhorar isso, acredito.

Everton Zanella Alvarenga

to Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos, thac...@googlegroups.com
E a Dani acaba de me mostrar que dá para criar um projeto no Mootiro Maps

http://maps.mootiro.org/project/83

Tom

Em 13 de março de 2013 10:19, Everton Zanella Alvarenga

Everton Zanella Alvarenga

to thackday
Um semáforo bateu o recorde até o momento: 3 segundos

http://maps.mootiro.org/resource/1912

Depois dá para fazer um videozinho simulando alguém com muleta ou
cadeirante para verem se dá para cruzar.

Carine Roos

to thac...@googlegroups.com
Tem um perto de casa também que é 3 segundos. Se vc piscar, perde a vez. Como faço para ajudar no registro?

Daniela Mattern

to thac...@googlegroups.com
Oi Carine,

acesse http://maps.mootiro.org/map/, clique em adicionar e cadastre o semáforo.

Uma vez cadastrado vc pode adicionar ao projeto: Semáforos para pedestres (na página do semáforo tem um botão "Adicionar ao projeto")

qualquer coisa, me chame no Gtalk (3last...@gmail.com)

Daniela

Haydee Svab

to thac...@googlegroups.com, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos
Vcs acham que seria muito inviável a gente tentar conseguir dados com a CET?

Pq os semáforos tem programação "inteligente"... isso significa que:
- eles podem ser ligados apenas em alguns períodos do dia
- eles podem ter tempos diferenciados de acordo com o horário (e eu sei que vário são assim)

Indo além, será que poderíamos hackear os semáforos para automatizar a medida e podermos fazer vários ao mesmo tempo e/ou por tempos longos de medição?

Por fim, qual seria a lógica entre os semáforos de carros e os de pedestres? E mais, se um semáforo de carro pifa, como os de pedestre se rearranjam mediante essa falha?
(teoricamente há uns tempos mínimos recomendado e tals, mas não é o que ocorre no mundo real)

Posso inclusive procurar recomendações de tempos mínimos e velocidades médias p/ gente não apenas ter a realidade como é, mas saber como deveria ser...

Viagem?!

Bjs

2013/3/13 Everton Zanella Alvarenga <everton....@okfn.org>
[...]

Everton Zanella Alvarenga

to thac...@googlegroups.com, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos
Haydee, sim, temos que conseguir esses dados com a CET, como dito
anteriormente. Ainda não tive tempo de pedir via Queremos Saber e
farei ainda hoje. Passo o link do pedido em breve. Precisamos, de
fato, entender a logística do tempo dos semáforos. Tom

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com, Grupo de interesse em conhecimento livre no Brasil, especialmente dados abertos

Se a secretaria de trânsito de SP liberar acesso a algumas câmeras, dá pra ver o tempo dos semáforos por aí também.

Carine Roos

to thac...@googlegroups.com
Obrigada, Daniela!