[OFF-Topic] Alguém usa samba4 em produção?

443 visualizações
Pular para a primeira mensagem não lida

Victório

não lida,
12 de ago. de 2011, 16:08:0012/08/2011
para Slack users br
Pessoal,

Tenho um cenário aonde será necessário o uso extensivo de GPO's. Pelo
que vi na wiki do samba4, todo esse gerenciamento pode ser feito pelo
respectivo MMC da Microsoft e pelo que tem lá, tudo parece funcionar
muito bem.

Contudo, como essa versão ainda está em desenvolvimento, quero saber se
alguém está usando e caso positivo, se está funcionando bem e/ou se
existem alguns problemas.

--
vic
http://choppnerd.com

Ananias Filho

não lida,
12 de ago. de 2011, 19:42:5512/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Estou usando em um ambiente 'grande'
+1000 usuários
já migramos mais de 500 usuários para o Samba4
até o final de setembro teremos que migrar os 2000 usuários.
É um risco que o gerente de T.I correu.
Porém, conversando com o Andrew do Samba, ele me falou que se for por conta de 
- autenticação
- compartilhamento de arquivos
- gpo's

pode usar o samba4 sem medo
estamos usando e nenhum problema aconteceu até agora.
Também não estamos usando GPO's a fundo
por enquanto é mais um tipo de:
bloqueia tudo
define papel de parede
compartilhamentos
servico de hora
usar ou não o pendrive
usar ou não o cdrom
integração com o proxy (pfSense)
e mais algumas 'firulas' básicas.

2011/8/12 Victório <v...@wa.pro.br>
--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:
slack-users-br+unsubscribe@googlegroups.com



--
kram3r

Victório

não lida,
12 de ago. de 2011, 23:37:0212/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
On Fri, 12 Aug 2011 20:42:55 -0300, Ananias Filho wrote:
> Estou usando em um ambiente 'grande'
> +1000 usuários
> já migramos mais de 500 usuários para o Samba4
> até o final de setembro teremos que migrar os 2000 usuários.
> É um risco que o gerente de T.I correu.
> Porém, conversando com o Andrew do Samba, ele me falou que se for por
> conta de 
> - autenticação
> - compartilhamento de arquivos
> - gpo's
>
> pode usar o samba4 sem medo
> estamos usando e nenhum problema aconteceu até agora.
> Também não estamos usando GPO's a fundo
> por enquanto é mais um tipo de:
> bloqueia tudo
> define papel de parede
> compartilhamentos
> servico de hora
> usar ou não o pendrive
> usar ou não o cdrom
> integração com o proxy (pfSense)
> e mais algumas 'firulas' básicas.
>
> 2011/8/12 Victório
>
>> Pessoal,
>>
>> Tenho um cenário aonde será necessário o uso extensivo de GPO's.
>> Pelo que vi na wiki do samba4, todo esse gerenciamento pode ser
>> feito pelo respectivo MMC da Microsoft e pelo que tem lá, tudo
>> parece funcionar muito bem.
>>
>> Contudo, como essa versão ainda está em desenvolvimento, quero
>> saber se alguém está usando e caso positivo, se está funcionando
>> bem e/ou se existem alguns problemas.
>>
>> --
>> vic
>> http://choppnerd.com [1]
>>

Legal, muito bom saber que o projeto que você comentou há algum tempo
aqui na lista está andando bem. Tenho um ambiente que se encaixa no que
você citou, só que é bem menor, uns 90 computadores. O pfSense está
praticamente certo lá, seja sozinho, com samba4 ou com windows.

Eu li coisas boas sobre o samba4 na Internet e queria saber como andam
as coisas com quem está usando por aqui.

Você sabe se o bug 7509[1]* afeta a versão 4? Eu tentei procurar mas
não achei nada.

* Em resumo: ocorre um erro com a mensagem "É impossível mudar a
permissões do <arquivo>. O parâmetro é incorreto" ao mudar as permissões
pela aba de Segurança das Propriedades de um arquivo ou pasta.

[1]: https://bugzilla.samba.org/show_bug.cgi?id=7509

--
vic
http://choppnerd.com

Ananias Filho

não lida,
13 de ago. de 2011, 13:21:1213/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Victório,
pelo que lembro a última versão stable do samba já corrigiu isso parcialmente.
Mas é um ponto interessante, vou testar na segunda-feira e te respondo.
O que aconteçe em nosso ambiente é que não há a necessidade de troca de permissões entre usuários
quem é do grupo X é do grupo X e acabou.
A política é bem restrita a grupos.
Para compartilhar algo entre 1 ou outro usuário que não seja o seu grupo ou público (para toda a rede), recomendamos a utilização do Zimbra Share por N motivos 'internos'.

Porém, vou correr atrás dessa informação.

É legal deixar bem claro que nosso ambiente está rodando por nossa conta e risco. Já passamos perrengues por causa de algumas atividades que os usuários queriam fazer e não conseguimos com o Samba, mas o diretor sentou o pé e falou que não ia voltar atrás. Não vou liberar o Windows Server para 3000 usuários.
Se é para utilizar Software Livre, temos que colaborar e um projeto desse tamanho tem $$$ para colaborar com os desenvolvedores. Que é o caso do Samba, do qual estamos levantando os custos para que possamos injetar uma colaboração em dinheiro no samba.



2011/8/13 Victório <v...@wa.pro.br>
--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:
slack-users-br+unsubscribe@googlegroups.com



--
kram3r

Victório

não lida,
14 de ago. de 2011, 00:24:3114/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
On Sat, 13 Aug 2011 14:21:12 -0300, Ananias Filho wrote:
> Victório,
> pelo que lembro a última versão stable do samba já corrigiu isso
> parcialmente.
> Mas é um ponto interessante, vou testar na segunda-feira e te
> respondo.
> O que aconteçe em nosso ambiente é que não há a necessidade de
> troca de permissões entre usuários
> quem é do grupo X é do grupo X e acabou.
> A política é bem restrita a grupos.
> Para compartilhar algo entre 1 ou outro usuário que não seja o seu
> grupo ou público (para toda a rede), recomendamos a utilização do
> Zimbra Share por N motivos 'internos'.
>
> Porém, vou correr atrás dessa informação.
>
> É legal deixar bem claro que nosso ambiente está rodando por nossa
> conta e risco. Já passamos perrengues por causa de algumas atividades
> que os usuários queriam fazer e não conseguimos com o Samba, mas o
> diretor sentou o pé e falou que não ia voltar atrás. Não vou
> liberar o Windows Server para 3000 usuários.
> Se é para utilizar Software Livre, temos que colaborar e um projeto
> desse tamanho tem $$$ para colaborar com os desenvolvedores. Que é o
> caso do Samba, do qual estamos levantando os custos para que possamos
> injetar uma colaboração em dinheiro no samba.
>

Então, eu perguntei pois no bugzilla não tem nenhuma resposta de
corrigido. No caso, estou usando a 3.5.10 e também não achei nada sobre
o erro nos changelogs da 3.5.11 e da 3.6.0.

Eu acabei de montar um ambiente de teste com o samba4-alpha16, assim
posso fazer os testes que achar necessário.

Eu estou bem ciente de que o samba4 é algo em desenvolvimento e, por
mais que eu teste, sempre surgirá algumas situações inusitadas ao rodar
em produção. Contudo irei testar e se o diretor de IT lá topar, vamos
continuar rodando samba lá.

--
vic
http://choppnerd.com

Alisson Ceolin

não lida,
15 de ago. de 2011, 10:42:2115/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Ananias, onde é q vc trabalha? Normalmente vejo o contrario, tira o SL e bota proprietário pq funciona, mao de obra isso e aquilo.. e por aí vai.

 
Alisson
_____________________


De: Ananias Filho <kra...@gmail.com>
Para: slack-u...@googlegroups.com
Enviadas: Sábado, 13 de Agosto de 2011 14:21
Assunto: Re: [slack-users] [OFF-Topic] Alguém usa samba4 em produção?

Ananias Filho

não lida,
15 de ago. de 2011, 18:26:3515/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Alisson,
eu sou 'empresa', fisícamente em Maceió - AL e com
escritórios virtuais em São Paulo, Rio, BSB e um pé em Vancouver (Canadá) com um amigo.
Pode fazer propaganda? (mas vai, osns.com.br)

Até hoje migrei diversos servidores para SL. O caso de se colocar SL por proprietário é quando não há suporte e mão de obra qualificada.
O que se chama mão de obra qualificada? Alguém que sabe como a ferramenta funciona. De verdade!!! não os bons e velho apt-get install ou yum install ... que vai funcionar. Nós sabemos compilar o código quando necessário, sabemos interpretar os erros e identificar a solução. Temos contato direto com os desenvolvedores das ferramentas, inclusive contribuímos financeiramente com os projetos que utilizamos, pouco, mas fazemos nossa parte. O principal problema que vejo, é que quem trabalho com SL não é VENDEDOR, é técnico.
Você conheçe algum marketeiro que sabe vender software livre?
Vender oracle, microsoft e SAP, por exemplo, é fácil!!! eles já tem o nome e tem o marketing pronto.
É mais fácil vendermos algo que já é conhecido e que tem uma MEGA empresa por trás, mesmo que seja instalada uma versão pirata.
O SL é diferente!!! Você tem que vender e você tem que garantir.
Eu não vendo software, pelo contrário, vendo capacitação e suporte. Como assim?
Exemplo:
Vendo o Samba4 - como?
É massa! dá pra usar, dá pra fazer isso ou aquilo.
Quem garante? Eu! (minha empresa) - Temos desenvolvedores, administradores de sistemas e uma equipe de suporte para atender de acordo com o contrato.
Ou... implantamos o sistema e capacitamos a equipe do cliente desde a instalação do Linux e passamos por compilação/instalação dos softwares, resolução dos problemas mais conhecidos, monitoramento, atualizações, desastres, e uma completa restauração do sistema.
o que eu vendo é, eu instalo, te capacito e você nunca mais me **chama**, porém temos experiência e podemos solucionar mais facilmente os pepinos se você quiser contratar a gente.

A grande questão de empresas que querem sair do SL é a falta de profissionalismo e suporte adequado.

Outro exemplo bem prático que vem acontecendo comigo, graças a Deus, é uma empresa de uma determinada cidade que implantou por ai um bocado de servidores WEB (apache, mysql, php, linux), um sistema de email (qmail, spamassassin, imap e o horde ou squirrel) e o Endian Firewall.

Essa empresa tem muitos clientes, muitos mesmo! tem um ótimo nome no mercado.
De repente uma empresa entra em contato comigo e diz:
Queremos instalar um servidor de email
Fui lá, avaliei a situaçao e apresentei o zimbra...
Soquei o CentOS, implantei o zimbra, criei rotinas de backup e recuperação de desastres e atualizações do software e 90 dias de garantia.
Só que isso é tranquilo, porém, cadê o IP com reverso? Redirecionar o tráfego para a porta 25 do servidor com determinados filtros?
Tinha um Endian que parecia um ninho de cobras e que o 'SysAdmin' desse cliente fez um redirecionamento do tipo, tudo que chegar na porta 25 leve para o servidor zimbra. Opa! não tem nem uma regrinha para DOS?Scanners?ICMP, etc...?
Nada.
Propus um suporte no Endian ou outro de minha preferência, o pfSense.
Como acabou essa história?
Vendi e dou suporte aos outros 8 servidores da empresa. Tiramos o Windows 2003 Server que não tinha licença para o número de usuários da rede e colocamos o Samba3 e já estamos estudando o Samba4. Cuidamos dos 4 servidores web, Oracle e firewall. Introduzimos por nossa conta, um sistema de monitoramento para que remotamente possamos ficar sempre ligados no que pode ou não acontecer :)
Veja o que o cliente diz hoje: "O Meu sysadmin tem tempo para atender minhas demandas sem se preocupar com o servidor no ar ou não - Os problemas são identificados e resolvidos muitas vezes sem percebermos que ocorreu ou iria ocorrer a falha."
Detalhe: o SysAdmin do cliente tem que fazer tudo! ser gerente de TI, suporte a usuários, DBA, Segurança, Desenvolvedor, etc..

Quem vendo SL não tem que vender a ferramenta, tem que vender suporte, garantia, qualidade, compromisso e conhecimento.

2011/8/15 Alisson Ceolin <alisso...@yahoo.com.br>



--
kram3r

Alisson Ceolin

não lida,
15 de ago. de 2011, 19:57:3415/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
parabens por aplicar tudo isto que explanaste.
infelizmente, aqui no Sul  eu desconheço algo com esta magnitude. existem algumas empresas, mas não com este entusiasmo.

 
Alisson

_____________________

Enviadas: Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011 19:26

Ananias Filho

não lida,
16 de ago. de 2011, 11:08:5716/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Então Alisson,
essa aplicação vem do meu trabalho com a  Unisys e em seguida com os pontos de cultura (http://www.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/) e o programa GESAC onde desenvolvi trabalhos de capacitação.
Além disso, gostei muito da idéia da 4Linux é que foi meu espelho para iniciar as atividades da minha empresa.
Essa metodologia de trabalho vem rendendo bons frutos mas ainda não posso dizer que é algo de extremo sucesso pelas limitações que o mercado de Alagoas oferece. Fiz a opção de morar em Maceió por questões familiares porém, em SP, RJ e BSB ainda são as grandes oportunidades para prestação de serviços. Vejo Salvador e Fortaleza como pilares de TI no Nordeste e Recife andando em um declínio esquisito, já que era um polo reconhecido até demais até cerca de 2 anos atrás.

Outra coisa, você é empresa ou funcionário?
Como você vê o desenvolvimento de trabalhos com SL por ai? Conheço empresas no Sul do país que trabalham de forma parecida com a minha e que estão 'bem' na fita.

Vamos conversando, se for de interesse, cria outro topico, assim outras pessoas podem contribuir com o papo.
Ok?

Abraço

2011/8/15 Alisson Ceolin <alisso...@yahoo.com.br>



--
kram3r

Alisson Ceolin

não lida,
16 de ago. de 2011, 12:26:5516/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
alterei o tópico para nao ficar tao perdido.

trabalho em uma universidade no interior do estado.
mas vejo pouco de SL nas redondezas e tb na capital, posso estar um pouco deslocado.. mas meus contatos, ao menos, refletem dessa forma.

um dos grandes marcos aqui na região é a Solis http://www.solis.coop.br/ talvez vc conheça.

fora isto algumas empresas que dizem tratar de SL, segurança e  sofwares proprietários (sempre com esta propaganda milagrosa), q buscam apenas R$, acabam deixando o cliente meio na mao.

Vejo um grande boom quando se fala em SL, mas muita resistencia pelos diretores/gestores, q muitas vezes nao entendem patavina alguma, querem apenas o resultado prometido por encartes muito bem feitos pelos profissionais do marketing... 

certamente, existem aqueles que estao bem, pois existe muito trabalho a ser feito... e está difícil encontrar as pessoas para estes trabalhos... entao, se vc já é reconhecido... continuará sendo, desde que trabalhe bem.

Me chamou atenção no seu email anterior, o empenho de seguir estudando, e botando a mão no fogo pelo SL,  algo que não tenho visto muito... por aqui.

 
Alisson 

_____________________
Enviadas: Terça-feira, 16 de Agosto de 2011 12:08

Ananias Filho

não lida,
16 de ago. de 2011, 12:42:5216/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Alisson,
conheço a Solis sim :)

Tenho clientes que usam algumas soluções desenvolvidas por eles.
Como o Sagu, GnuTeca. Siages e tentaram utilizar o Miolo como framework (não se adaptou as necessidades e pularam para rails ou cakephp por exemplo).

Como falei em outro email, o negócio é saber Vender o SL e não somente implantar.
Implantar, pode ser um simples apt-get ou yum install
Vender abrange várias coisas
{
 apresentação
 garantia
 suporte
 conhecimento/capacidade
 knowhow
 acompanhamento
 pós-venda 
 ...
}
Se a empresa tem pelo menos essa condição de venda, pode se dar bem.

Geralmente o que aconteçe é:
Ofereço e digo que é mais seguro e é de graça (vejo isso direto...)
Instala utilizando algum tutorial ou documento básico (vejo isso tanto por ai... até cabeçalho de script com o nome do vivaolinux por exemplo)
Deixou funcionando!
Deu qualquer problema? demora a responder ao cliente ou simplismente não responde pq sabe que não conheçe mais do que a básica instalação e alguns parametros de configuração. (Aconteçe muito com squid por exemplo)

Acho que essa tredi vai ser bem legal de se discutir e resultará em um aprendizado para todos :)



2011/8/16 Alisson Ceolin <alisso...@yahoo.com.br>



--
kram3r

Alisson Ceolin

não lida,
16 de ago. de 2011, 12:56:0116/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
concordo com vc em genero, número e grau

 
Alisson

_____________________

Enviadas: Terça-feira, 16 de Agosto de 2011 13:42
Assunto: Re: [slack-users] empresas de SL no Brasil

Oscar Marques

não lida,
16 de ago. de 2011, 16:33:3016/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Tem 2 empresas aqui no RJ que investem em SL.
A ALTA e a Linux Solutions.
Para conhecimento.
Oscar Marques
osc...@gmail.com
http://www.dunkelheit.com.br
@f117usbr
+55 21 9293-9343

------------------------------------
Participe do I Hack'n Rio
------------------------------------


Diogo Leal

não lida,
16 de ago. de 2011, 18:30:2016/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
2011/8/16 Ananias Filho <kra...@gmail.com>:

O que muitos vendedores não conseguem ver é a real necessidade do cliente.

Geralmente o cara vai no cliente que esta fazendo a cotação de um
serviço proprietário e o cara acha que colocando um similar de SL, só
porque ele faz algo parecido, o cliente vai estar satisfeito. Mas
muitos esquecem das funcionalidades reais que o cliente quer..

Geralmente o cara não se importa com o preço se algo funciona
perfeitamente como ele imagina, ou como o vendedor vendeu a bagaça.

Eu como usuário final de um escritório, não vou me importar se o
Software é livre, o custo foi baixo, etc.. vou querer usar o que tiver
a melhor usabilidade. E nem sempre o SL tem uma usabilidade boa.

Principalmente para os sysadmin e é por isso que tem muitos
especialista em Microsoft Windows, pois para configurar é só usar o
mouse.

O Desktop Linux (KDE ou gnome na minha opinião) esta muito a frente do
Microsoft Windows, mas a maioria dos programas para escritórios só
possuem versão para o da M$.


Diogo Leal [estranho]
http://diogoleal.com
msn | gtalk: estr...@diogoleal.com

Diogo Leal

não lida,
16 de ago. de 2011, 18:34:4216/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
2011/8/16 Oscar Marques <osc...@gmail.com>:

> Tem 2 empresas aqui no RJ que investem em SL.
> A ALTA e a Linux Solutions.

O investimento que você diz é referente a trabalhar com Software Livre
ou em "doar" dinheiro para o desenvolvimento de projetos?

Uma empresa que trabalhei e sei que investiu em SL é a Intelie
(www.intelie.com.br), eles doaram alguma grana para alguns projetos.

ps. fica ai a minha dica para quem for do Rio (ou não) e tiver afim de
trampar numa empresa muito boa, principalmente para desenvolvimento.

Oscar Marques

não lida,
16 de ago. de 2011, 20:06:0816/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Trabalham e tambem se dedicam a ajudar o SL de alguma maneira.

Voce pode ajudar mesmo sem investir dinheiro, visto que é esse um das várias possibilidades da empresa participar.
Seja em eventos, projetos, palestras, workshops e etc..

--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:
slack-users-b...@googlegroups.com

Ananias Filho

não lida,
17 de ago. de 2011, 12:24:1617/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Tenho em algum lugar o log de uma conversa com um cliente. Ele diz o seguinte:

"Se todos os softwares tivessem a interface intuitiva e integrada do Zimbra ou do lezo[1], estaria totalmente satisfeito"

Sabem o que ele quis dizer?
O Zimbra e o lezo
FUNCIONAM de forma simples e prática
Tem uma interface agradável para o usuário
Tem uma empresa que presta suporte com garantias (EU e a própria zimbra)
Qualquer novo funcionário da empresa rapidamente pode se adaptar ao software.

No  final das contas, se ele me contratar, irei repassar uma porcentagem para os desenvolvedores.
Ele está contribuindo com o Software Livre também!

[1] - lezo (não lembro mais de onde tirei esse nome) - é uma interface alá zimbra para gerenciamento de serviço de email com Sceo MTA, Sceo-ui, Jabber, OpenLDAP, Backup, LoadBalancer, Cluster, MySQL, IMAP, POP, Agenda, Gerenciamento de tarefas, webmail claros e outras firulas que estou desenvolvendo (Na verdade, contrato dev no rentacoder da vida e reviso o código). Ainda não está pronto para uso porém, pedi a alguns clientes para que os testassem sem custo para eles. Já tenho em 4 clientes de pequeno porte (até 50 usuários) e ele tem funcionado bem de forma não totalmente integrada mas tá. é em java por N motivos que não cabe discutir aqui. Previsão de lançamento/liberação: quando eu conseguir pagar os desenvolvedores. Esse mes por exemplo, não contratei ninguém pq o módulo em que estamos parado depende de US$1.300,00 e eu não tenho isso agora.

Já recebi proposta de 2 empresas para ajudar a financiar, mas elas querem fazer parte da 'EULA/Licença'... e eu canso de explicar que o software é GPL... já viu né?

2011/8/16 Oscar Marques <osc...@gmail.com>



--
kram3r

vic

não lida,
17 de ago. de 2011, 12:56:1617/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com

Pura especulação minha, mas trocar a GPL por uma licença "mais livre",
como a BSD ou Apache não conseguiria mais empresas privadas contribuindo
com o projeto?

--
vic
http://choppnerd.com
http://donttrack.us | http://dontbubble.us

Ananias Filho

não lida,
17 de ago. de 2011, 13:09:0017/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Sim
porém, não podemos modificar a licença dos softwares que utilizamos.

2011/8/17 vic <v...@wa.pro.br>

--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:

julio menezes

não lida,
17 de ago. de 2011, 15:11:3017/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com


--- Em qua, 17/8/11, Ananias Filho <kra...@gmail.com> escreveu:

De: Ananias Filho <kra...@gmail.com>
Assunto: Re: [slack-users] empresas de SL no Brasil
Para: slack-u...@googlegroups.com
Data: Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011, 13:24


[1] - lezo (não lembro mais de onde tirei esse nome) - é uma interface alá zimbra para gerenciamento de serviço de email com Sceo MTA, Sceo-ui, Jabber, OpenLDAP, Backup, LoadBalancer, Cluster, MySQL, IMAP, POP, Agenda, Gerenciamento de tarefas, webmail claros e outras firulas que estou desenvolvendo (Na verdade, contrato dev no rentacoder da vida e reviso o código). Ainda não está pronto para uso porém, pedi a alguns clientes para que os testassem sem custo para eles. Já tenho em 4 clientes de pequeno porte (até 50 usuários) e ele tem funcionado bem de forma não totalmente integrada mas tá. é em java por N motivos que não cabe discutir aqui. Previsão de lançamento/liberação: quando eu conseguir pagar os desenvolvedores. Esse mes por exemplo, não contratei ninguém pq o módulo em que estamos parado depende de US$1.300,00 e eu não tenho isso agora.

Já recebi proposta de 2 empresas para ajudar a financiar, mas elas querem fazer parte da 'EULA/Licença'... e eu canso de explicar que o software é GPL... já viu né?

Caros Ananias (aka  kram3r ) e todos,


A thread sobre empresas de SL no Brasil, estou acompanhando e acho o tema ** imporantissimo **.

Eh muito dificil para todos e principalmente para as empresas:
a) entenderem o SL e seu modelo de desenvolvimento colaborativo.
b) entenderem as licencas como GPL, LGPL, BSD etc.
c) perceberem que embora tenham de investir no desenvolvimento, terao um exercito de colaboradores
1- testando e relatando bugs
2- documentando
3- aprimorando o codigo com novas funcionalidades ou bugfix.
Isso da a qualidade que encontramos no SL.

As universidades publicas deveriam ser o berço do desenvolvimento de SL, ate como forma de retorno a sociedade.

Temos bons programadores no BraSil

Como exemplos posso citar:
Alfredo K. Kojima autor do WindowMaker e do Synaptic.
Tenho um amigo, Lucas Priori que desenvolveu, do zero, um sistema MTASceo.
Discutimos algum tempo sobre licenca e liberacao dos fontes.
Faz tempo que nao falo com ele, ele mantem.http://br.groups.yahoo.com/group/cnolinux/

No geral, os programadores esbarram na falta de acreditarem e viabilizarem seus projetos se decidem por uma licenca GPL.
Falo isso pessoalmente pois enfrento estas dificuldades.

Ha tambem iniciativas importantes como os que concorreram ao premio Frida.
http://premiofrida.org/por/projects/view/1527

estendendo um pouco,

Em minha opniao, sao tres os pontos que ja merecem atencao de todos:
a) Software Privativos x Livres e suas diferentes licencas;
b) Formatos Privativos x padroes Abertos ( DWG,WMA,DOC,XLS,PSD,CDR) ( ODT, ISO, OGC,… );
c) Hardwares abertos.*Open source hardware (OSHW) * ( Arduino, Nanonote,...).

abracos,

julio menezes


(__)
(oo)
\../

GNU is not free it is freedom

Ananias Filho

não lida,
17 de ago. de 2011, 15:41:0917/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com
Julio,
é exatamente isso que estamos comentando aqui!

conheço o Lucas e inclusive estamos trabalhando para colocar o SCEO MTA para trabalhar com o OpenLDAP.
Desenvolvi uma ferramenta simples, porém útil, para o SCEO. Chama-se Sceo-UI (User Interface).

Concordo com o ponto das universidades. Porém, desde que me formei, vejo professores falarem que é para eu fechar o código do meu sisteminha e vender por ai... 
Alguns colegas que terminaram suas faculdades depois de mim falaram a mesma coisa...
A grande maioria dos professores também pensam em pegar o aluno, incubar o projeto dele e depois vender.
Isso é fato!!! as vezes que dei aula em universidades, ví isso e arrumei confusão com os professores, mas eles querem isso, $$$ para eles é o que manda.

Ai voltamos para o início... Alguém ai sabe vender software livre?
Eu acho que sei! é só ver os posts anteriores ;)

2011/8/17 julio menezes <yjme...@yahoo.com.br>

--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br
 
Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/
 
Para sair da lista envie um e-mail para:
slack-users-b...@googlegroups.com



--
kram3r

julio menezes

não lida,
18 de ago. de 2011, 09:21:1618/08/2011
para slack-u...@googlegroups.com


--- Em qua, 17/8/11, Ananias Filho <kra...@gmail.com> escreveu:

De: Ananias Filho <kra...@gmail.com>
Assunto: Re: [slack-users] empresas de SL no Brasil
Para: slack-u...@googlegroups.com
Data: Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011, 16:41

Julio,
é exatamente isso que estamos comentando aqui!

conheço o Lucas e inclusive estamos trabalhando para colocar o SCEO MTA para trabalhar com o OpenLDAP.
Desenvolvi uma ferramenta simples, porém útil, para o SCEO. Chama-se Sceo-UI (User Interface).

Opa, de um abraco no velhote (lpriori), bacana saber que o SCEO esta em franca atividade.

Concordo com o ponto das universidades. Porém, desde que me formei, vejo professores falarem que é para eu fechar o código do meu sisteminha e vender por ai...

Este eh o problema, se for uma instituicao particular, ok, mas se for publica, em minha opniao, tem obrigacao de disseminar o conhecimento, sao financiadas com $ publico, CNPQ, CAPES,,...


Ai voltamos para o início... Alguém ai sabe vender software livre?
Eu acho que sei! é só ver os posts anteriores ;)

Exato, e compartilhar suas experiencias eh legal, infelizmente o SL ficou associado a *gratis* da mesma forma que confundem *cracker* com *hacker*.

[]s
julio menezes

GNU is not free it is freedom,
(__)
(oo)
\../

Ananias Filho

não lida,
20 de jan. de 2012, 21:49:4620/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com
Atualizando as informações sobre esse post
Como estão as coisas?
Mudaram o gestor e a implantação parou. Sabem né? orgão público.... a coisa vai... a coisa vem...
mas e ai?
Surgiu um outro cliente, pouco tempo depois do último post, com a mesma necessidade e 400 estações, só migramos para esse novo cliente toda a infra, metodologia e tecnologia disponível.

Último reboot do cluster com Samba4 em 20 de Setembro de 2011.

- são 547 usuário (cerca de 400 computadores) usando a rede com Samba4 e vários serviços que necessitam de autenticação LDAP/AD/Samba.

Vale a pena falar que graças ao apoio do Daniel, suporte do Samba4 dentro de uma mega companhia de Software e infra-estrutura (na alemanha) que não vou falar para não fazer propaganda, a coisa fluiu bem quando encontramos problemas com algumas newFeatures do alpha16 que está a um bom tempo parado e não obtivemos resposta dos desenvolvedores que falaram para aguardar a próxima release.

O que estamos utilizando durante esse tempo?
- Samba4 - inutilizando totalmente (adoro essa parte!!!) o Windows 2003 server desde o dia 02 de Janeiro de 2012 quando desligamos o bixo totalmente e instalamos o 4o nó do cluster na máquina. Até então, desde o dia 20 de setembro ele estava com o cabo de rede desconectado...

Aplicamos:
 - autenticação nas estações
 - papel de parede
 - bloqueios de usb/cd-rom/etc...
 - bloqueio de instalações e execuções de programas (só pode o Ms Office e o Firefox) e pronto! (bom... os chefes podem um pouco mais né?)
 - configuração do proxy
 - grupos/compartilhamento/impressoras...

O firewall (pfSense) é que não anda muito bem com o Samba4/AD
de vez em quando temos que mandar ele dar um flush nos usuários e re-ler todas as informações novamente, mas isso não faz a rede parar. Porém fizemos um plugin para o Zabbix que fizesse isso e só alertasse por email.
Tentamos fazer um teste com o windows server porém deu o mesmo problema, 1x por semana a coisa não ficava mais redonda. Tentamos o Endian e o problema continuava... como tenho alguns clientes, na gringa que gostam e muito de um tal de Astaro, pedi a um cliente para que ele me ajudasse a resolver um problema pq daria para tirar ele do W2K tb. Fiz o mesmo trabalho com o Astaro que funcionou bem por 2 semanas... depois apresentou problemas semelhantes, só que ao invés de não conseguir autenticar os usuários, ele liberava qq um e registrava o MACAddress como um usuário válido. 

Foi por isso que voltamos ao pfsense e resolvemos escrever o plugin para o zabbix.

Pegamos todos os softwares que o cliente usava e fizemos eles funcionarem com a autenticação no Samba4/AD
Como todas eram WEB e em PHP, bastou contratar um PROFISSIONAL (não é aquele colega que manja bem de php e que faz aplicações básicas como EU :) ) e em 2 meses tudo resolvido. As aplicações eram baseadas em CakePHP, Yii ou CodeIgniter. As que eles tinham em Java já eram ligadas no AD e um ERP que já tinah suporte nativo ao AD/LDAP e consequentemente ao Samba4 sem alterar nada já que o Samba4 assumiu o IP/Nome do antigo AD.

O grande problema no projeto, foi o fato de quase 100% das máquinas darem algum problema ao colocarmos o Samba4 como controlador substituto do AD. Vários problemas vieram a tona.
Mas como já haviamos previsto isso, deixamos de prontidão 10 técnicos para realizar a reinstalação de todas as Máquinas antes de subir de vez o Samba4.
Jóias, foi uma sexta-feira de muito café, piadas nerds e reclamações.
Ahhh!!! muitos pendrives com drivers de rede/video/placa-mae/etc... tive que comprar 12 pendrives só para isso.. (12 x 30 reais = prejuízo que eu assumi pq não coloquei nos custo)
Formata a máquina e instala o Windows XP Professional SP2 do cliente
 - instala os drivers
 - instala o Anti-vírus
 - instala o Service Pack
 - Coloca no domínio
 - testa alguns usuários (3 por máquina) com algumas rotinas pré-definidas
 - deixa a maquina quieta...
no sabado a tardinha tudo estava pronto
fizemos todos os testes pré definidos
porém, alguém lembrou que na segunda era dia de re-cadastramento de bolsa família.... que legal, nada poderia dar problema né? e ninguém me avisou...
Mandei todos para casa e que voltassem no domingo pela manha para tentar fazer o máximo de stress nas máquinas/rede/internet/servidor
Na segunda-feira eu suei frio até as 17:30hs
na terça eu já até sai para tomar uma água e ver o povo passar na rua sem ficar muito tenso.
na quarta fiquei a postos no celular
por ai em diante era manutenção remota e suporte com a equipe local por telefone/skype/jabber

como hoje é aniversário da brincadeira, resolvi fazer o post que eu só iria fazer com os 6 meses. Mas vamos começar o ano com uma boa notícia e motivação para dar continuidade aos trabalhos.

No final das contas, o qual a minha reflexão para isso?
- Sem uma diretriz forte e uma gestão séria, nenhum trabalho é garantido ou confiável. Se alguém sai da gestão, todo o processo muda. No caso de orgão público, a gente sai perdendo pq é dinheiro perdido - não é mal investido pq até então a coisa tava andando... foi gerido de forma errada.
- Conheçer o cliente e ele confiar em vc
- Planejar da forma mais clara e aberta possivel todas as acoes junto a sua equipe e ao cliente (ou seja, todos os envolvidos em qualquer atividade ou processo)
- se preparar para qualquer falha, até mesmo aquelas que vc tenha certeza de que não vai acontecer
- Ter pessoas realmente preparadas e capacitadas pra a realização de cada uma das atividades e que vistam a sua camisa. Lembra daquele amigão que mata e morre por e com voce? é desse cara que vc precisa para trabalhar e ter ao seu lado ;)
- Só ofereça aquilo do qual você realmente está capacitado e preparado para atender. Sabe aquele sobrinho que instalou o Ubuntu 10.10 no VirtualBox e usou o APT para instalar o apache/php/mysql? mande ele estudar e voltar daqui a uns meses (anos)... 

Mais uma coisinha sobre com quem realmente contar!
Um cara que ficou quase 2 meses na equipe era especialista em pfSense (eu disse era!) o cara tem até tutorial em blogs/sites especializados em linux. Parecia o cão xupando manga com pfSense mas na hora de implantar o bixo com as devidas necessidades e buscar suporte com o pessoal que desenvolve o pfSense... o cara se mostrou um tremendo copy/paste do HowToForge (The perfect PfSense Installtion). Tive que acumular mais essa tarefa.


Só consegui realizar o projeto com sucesso pq tive pessoas realmente capacitadas ao meu lado e que estavam prontas para tudo que viesse a ocorrer a qualquer hora.
O Daniel (Samba4 da mega empresa), o Léo (CentOS + Samba3 e Windows Server é com ele mesmo) e o Gutti com seu talento em PHP e desastre em CSS e design P:)
os 10 funcionários/contratados da prefeitura que foram nota 10 por se esforçarem para aprender sobre linux, redes, infra e solucionando nossas dúvidas quanto ao ambiente e necessidades em geral. Ao gestor que pediu para sair pq vai se candidatar a vereador em outro municipio, que rodou o pé e garantiu a implantação.

Desculpem os erros de portuga e outros mais
mas são 23:44hs estou cansado após um dia tenso planejando uma nova migração para Samba4 em breve.

 23:47:23 up 122 days, 5:50,  1 user,  load average: 0.26, 0.37, 0.38



Ananias Filho - kram3r


2011/8/16 Ananias Filho <kra...@gmail.com>

vic

não lida,
23 de jan. de 2012, 08:30:2323/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com
> O Daniel (Samba4 da mega empresa), o Léo (CentOS + _SAMBA3_ e Windows

> Server é com ele mesmo) e o Gutti com seu talento em PHP e desastre
> em CSS e design P:)
> os 10 funcionários/contratados da prefeitura que foram nota 10 por se
> esforçarem para aprender sobre linux, redes, infra e solucionando
> nossas dúvidas quanto ao ambiente e necessidades em geral. Ao gestor
> que pediu para sair pq vai se candidatar a vereador em outro
> municipio, que rodou o pé e garantiu a implantação.
>
> Desculpem os erros de portuga e outros mais
> mas são 23:44hs estou cansado após um dia tenso planejando uma nova
> migração para Samba4 em breve.
>
> _ 23:47:23 UP 122 DAYS, 5:50,  1 USER,  LOAD AVERAGE: 0.26, 0.37,
> 0.38_
>
> _ANANIAS FILHO - KRAM3R_
>
> 2011/8/16 Ananias Filho
>

Excelente feedback!

Psycho Mantys

não lida,
26 de jan. de 2012, 14:59:0026/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com
####################################################################################


Não sei se ajuda, mas se você for usar perfil moveis, com o samba 4
alpha 18, eu não consegui. Tive que fazer o downgrade para o 3.5.10,
se eu não me engano.


--
Mi blog eres su blog: https://psychomantys.wordpress.com
@psycho_mantys : http://twitter.com/psycho_mantys
http://www.slackware.com
U.L. : 450347
Fnord

vic

não lida,
27 de jan. de 2012, 12:17:2227/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com

Quando testei com o alpha16, os profiles foram criados normalmente no
servidor.

Ananias Filho

não lida,
28 de jan. de 2012, 12:07:4228/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com
perfil movel tá funcionando sim.
não houve problema.

O problema quanto ao proxy 
foi a questão da autenticacão transparente.
Porém, aumentei o tempo para 60minutos para solicitar a re-autenticação caso a internet esteja inativa por esse tempo.

Ananias Filho - kram3r


2012/1/27 vic <v...@wa.pro.br>

Psycho Mantys

não lida,
30 de jan. de 2012, 12:50:4430/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com
Em 28 de janeiro de 2012 14:07, Ananias Filho <kra...@gmail.com> escreveu:
> perfil movel tá funcionando sim.
> não houve problema.
>
> O problema quanto ao proxy
> foi a questão da autenticacão transparente.
> Porém, aumentei o tempo para 60minutos para solicitar a re-autenticação caso
> a internet esteja inativa por esse tempo.
>
> Ananias Filho - kram3r
>
>
>
############################################################################################################


Então, eu fiz a questão dos profiles toda certa. Os locais apareciam
errados, e tanto no XP quanto no Win7 não ia, além dos paths errados.

Eu fiz tudo certo, estava achando que eu era um merda por está errando
algo que devia ser muito pouco e que eu já tinha feito antes, mas ai,
depois de perceber que os caminhos estavam errados, comecei a achar
que o erro era do samba depois de alguns dias fazendo as mesmas
coisas.

Bom, dei um downgrade para o 3.5.10 e o profile funcionou sem alterar
nada, só com o downgrade.

Deixar rolar por enquanto, como não quero usar alphas mais antigas,
quando sair uma atualização eu tento de novo.

Mas estranho que comigo não tenha dado certo.

Ananias Filho

não lida,
30 de jan. de 2012, 13:04:5430/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com
Psycho,
como eu te falei, tivemos o apoio do Daniel que é especialista em Samba4
inclusive ele está a frente da ferramenta que deseja substituir o SWAT no Samba4
ao menos é o sonho dele e da equipe.
Eu mexi na ferramenta e funciona que é uma beleza, mas não é TÃO prático quanto a ferramentinha GPO Console.
pena que eles ainda não liberaram o projeto para o público. Até porque ainda não vale a pena ne?

Bom, vou tentar implementar para testes novamente com a versão informada assim que possível, pode demorar mas eu faço, e te dou um retorno bele?

abraço!
Ananias Filho - kram3r


2012/1/30 Psycho Mantys <psycho...@gmail.com>
--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/
http://groups.google.com/group/slack-users-br

Antes de perguntar:
http://www.istf.com.br/perguntas/

Para sair da lista envie um e-mail para:

Thiago Leitão

não lida,
30 de jan. de 2012, 05:55:2430/01/2012
para slack-u...@googlegroups.com
Ananias, excelente trabalho!

Continue compartilhando suas experiências com SL aqui no grupo.
Estou sempre acompanhando! ;)

Grande abraço,
Thiago Leitão.

Em 28 de janeiro de 2012 14:07, Ananias Filho <kra...@gmail.com> escreveu:

Responder a todos
Responder ao autor
Encaminhar
0 nova mensagem