Wireless Broadcom no slackware 12.2

4 views
Skip to first unread message

Isaac Filho

unread,
Dec 27, 2008, 7:58:21 AM12/27/08
to slack-u...@googlegroups.com
Olá turma, sempre usei minha wireless que é uma: BCM4311 com o ndiswrapper. Isso funcionando perfeitamente no slackware 12 e 12.1
Depois que instalei o slack 12.2 me deparei com o seguinte erro na compilação do ndiswrapper:

http://pastebin.com/m2b4688af (coloquei no pastebin por ser muito grande)

Alguém tá passando por isso também?

Abraços

--
Isaac "yzak" Filho
Mail: isaacmob(arroba)gmail.com
Skype: yzakius
Home Page: http://livrese.wordpress.com

Nolmar Melo

unread,
Dec 27, 2008, 1:28:07 PM12/27/08
to slack-u...@googlegroups.com
O ndiswrapper não esta pronto para o kernel do 12.2, o mesmo precisa de
um patch
para compilar. Em http://slackbuild.org/repository/12.2/network/ndiswrapper/
o seu problema esta resolvido.



Isaac Filho wrote:
> Olá turma, sempre usei minha wireless que é uma: BCM4311 com o
> ndiswrapper. Isso funcionando perfeitamente no slackware 12 e 12.1
> Depois que instalei o slack 12.2 me deparei com o seguinte erro na
> compilação do ndiswrapper:
>
> http://pastebin.com/m2b4688af (coloquei no pastebin por ser muito grande)
>
> Alguém tá passando por isso também?
>
> Abraços
>
> --
> Isaac "yzak" Filho
> Mail: isaacmob(arroba)gmail.com <http://gmail.com>
> Skype: yzakius
> Home Page: http://livrese.wordpress.com
>
> >

--
+--------------------------------------------------------
.--.
|o_o |
|:_/ |
// \ \
(| | )
/'\_ _/`\
\___)=(___/
Linux User: #327985

Nolmar Melo
Ph.D Student
Research Group of Discrete Mathematics and Codes
http://www.ime.unicamp.br/~mdc/
Imecc - Unicamp
Campinas - Sp - Brazil
http://www.ime.unicamp.br/~nolmar/
+--------------------------------------------------------

Cezar Rangel

unread,
Dec 27, 2008, 1:36:37 PM12/27/08
to slack-u...@googlegroups.com
Você já experimentou o WICD, pacote para wireless? Está no EXTRA no cd/dvd de instalação, funciona que é uma marvilha. Cezar

2008/12/27 Isaac Filho <isaa...@gmail.com>

Jeronimo de A. Barros

unread,
Dec 28, 2008, 7:53:01 AM12/28/08
to slack-u...@googlegroups.com
Oi...

On Sat, 27 Dec 2008, Isaac Filho wrote:

> Olá turma, sempre usei minha wireless que é uma: BCM4311 com o
> ndiswrapper. Isso funcionando perfeitamente no slackware 12 e 12.1
> Depois que instalei o slack 12.2 me deparei com o seguinte erro na
> compilação do ndiswrapper:

Isaac, comecei a passar por este problema quando migrei para o
current do Slackware.

Basta baixar o patch e seguir as instrucoes abaixo para compilar
nos kernel 2.6.27 e, espero, no novo 2.6.28:

http://www.linuxquestions.org/questions/slackware-14/ndiswrapper-and-2.6.27-675886/

Abracos, Jero

Isaac Filho

unread,
Dec 28, 2008, 7:05:59 AM12/28/08
to slack-u...@googlegroups.com
Olá Nolmar, eu usei o do slackbuild, ele compilou blz. Consegui instalar o drive, mas quando vou levandar o modulo com "modprobe ndiswrapper" ele acusa esse erro:

FATAL: Error inserting ndiswrapper (/lib/modules/2.6.27.7/misc/ndiswrapper.ko): Invalid module format


Olá Cezar, cheguei a instalar o WICD, mas não entendi muito bem como ele funciona para o problema. Estou dando uma fuçada na documentação.

Obrigado aos dois



2008/12/27 Cezar Rangel <cezar....@gmail.com>

Isaac Filho

unread,
Dec 28, 2008, 8:29:13 AM12/28/08
to slack-u...@googlegroups.com
Jero, eu passei o patch, ele compilou e instalou. Mas o erro quando levando o modulo continua...

Uma coisa que notei, é que agora, ele jogou o ndiswrapper.ko pra pasta /lib/modules/2.6.27.7-smp/misc e o mesmo pede ele em /lib/modules/2.6.27.7/misc.

Eu copiei o .ko pra pasta que ele pede, mas continou nesse erro:


FATAL: Error inserting ndiswrapper (/lib/modules/2.6.27.7/misc/ndiswrapper.ko): Invalid module format

Será que a bronca foi porque eu instalei usando o huge.s?

Abraços

2008/12/28 Jeronimo de A. Barros <je...@i2.com.br>

Guilherme Lunhani

unread,
Dec 28, 2008, 3:22:11 PM12/28/08
to slack-u...@googlegroups.com
Cara, tenho uma um wireless igualzinho e to usando Bluewhite64,
ndiswrapper n tava funfando nem a pau...

Segui instrucoes desse site, com seus drivers:
http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43

e depois instalei o Wicd, e tah funcionando perfeitamente

[]s
--
Página pessoal:
http://gcravista.googlepages.com/guilhermemartinslunhanii

i-i3id3r

unread,
Dec 28, 2008, 12:15:13 PM12/28/08
to Slackware Users Group - Brazil
Olá, pq vc não utiliza o modulo bm43?
Para ele funcionar perfeitamente basta atualizar o firmware com
o b43-fwcutter.

Abraço
Helder Santana
On 27 dez, 09:58, "Isaac Filho" <isaac...@gmail.com> wrote:
> Olá turma, sempre usei minha wireless que é uma: BCM4311 com o ndiswrapper.
> Isso funcionando perfeitamente no slackware 12 e 12.1
> Depois que instalei o slack 12.2 me deparei com o seguinte erro na
> compilação do ndiswrapper:
>
> http://pastebin.com/m2b4688af(coloquei no pastebin por ser muito grande)

Jeronimo de A. Barros

unread,
Dec 29, 2008, 5:22:32 AM12/29/08
to slack-u...@googlegroups.com
Oi...

On Sun, 28 Dec 2008, Isaac Filho wrote:

> Jero, eu passei o patch, ele compilou e instalou. Mas o erro quando
> levando o modulo continua...
>
> Uma coisa que notei, é que agora, ele jogou o ndiswrapper.ko pra pasta
> /lib/modules/2.6.27.7-smp/misc e o mesmo pede ele em
> /lib/modules/2.6.27.7/misc.
>
> Eu copiei o .ko pra pasta que ele pede, mas continou nesse erro:
>
> FATAL: Error inserting ndiswrapper
> (/lib/modules/2.6.27.7/misc/ndiswrapper.ko): Invalid module format
>
> Será que a bronca foi porque eu instalei usando o huge.s?

Isaac, quando o modulo e' instalado ele verifica antes a versao do
kernel (via "uname -r" se nao me engano) e utiliza esta informacao para
montar o path onde ele vai gracar o arquivo ko.

Verifique se voce o kernel que vc esta' utilizando e o modules sao
compativeis. Esse erro me parece que os modulos instlados nao sao
inteiramente adequados para o kernel que vc esta' utilizando e assim esta'
dando esta confusao.

Eu particularmente sempre baixo o kernel la' do kernel.org e
recompilo para ter certeza de que terei instalado na maquina apenas o
estritamente necessario para ela funcionar.

Abracos, Jero

Isaac Filho

unread,
Dec 28, 2008, 9:13:50 PM12/28/08
to slack-u...@googlegroups.com
Ola helder, eu tinha acabado de instalar o driver nativo (modulo b43) quando vi essa mensagem. E eu perdendo tempo com o ndiswrapper. Mas que fique como referencia o caso ndiswrapper x kernel 2.26.7 pra quem nao tem o driver nativo.

Obrigado a todos.

2008/12/28 i-i3id3r <slackl...@gmail.com>

Cezar Rangel

unread,
Dec 28, 2008, 7:27:03 PM12/28/08
to slack-u...@googlegroups.com
ISAC eu sugeri o WICD pois com  ele vc nao precisa de fazer NENHUMA configuração nem se preocupar com driver. Basta instalar o pacote e não se esquecer de aplicar #chmod+x /etc/rc.d/rc.wicd APÓS a instalação e reiniciar o sistema. Vai aparecer um icone e vc basta fazer as configurações (tudo muito fácil, de acordo com wireless que usa, no meu caso tive que inserir a chave, e pronto). Ok? Sugeri o WICD como uma alternativa, pela praticidade, nada em especifico com relação ao ndiswrapper. Boa sorte! Cezar

2008/12/28 Isaac Filho <isaa...@gmail.com>

Richard

unread,
Dec 30, 2008, 3:38:48 PM12/30/08
to Slackware Users Group - Brazil
cara tive o mesmo problema dai dei uma lida nos ChangeLogs e olha só
so preciso usar o modulo b43 facil facil com o slack 12.2
mas antes de usar ele voce tem que compilar e instalar o firmware voce
pega um slackbild neste endereço:

http://slackbuilds.org/repository/12.2/network/b43-firmware/

bastar compilar e instalar e tudo vai funcionar melhor que com o
ndiswrapper

Isaac Filho

unread,
Dec 30, 2008, 9:29:44 PM12/30/08
to slack-u...@googlegroups.com
Instalei, agora quanto a estar melhor tenho minhas dúvidas, pois a taxa de transferncia pela rede está BEM mais baixa.

Valeu, abraços!

2008/12/30 Richard <richard...@gmail.com>

Leonardo Miranda

unread,
Jan 2, 2009, 1:36:44 PM1/2/09
to slack-u...@googlegroups.com
Amigo, blz, então entra neste link http://pqui.aslgo.org.br/files/pqui-current/slackware/n/ , dentro dele baixe o tgz 4.150.1 e depois instala ele com o installpkg , depois é só verificar se existe a pasta /lib/firmware/b43 e manda subir a wireless ifconfig wlan0 up ( se for wlan0, possivelmente sim ), e pronto, nunca mais usará ndiswrapper, fiz aqui, tenho bcm 4311 e funciona 100%
 
Abraços.

 
Em 31/12/08, Isaac Filho <isaa...@gmail.com> escreveu:

Rafael M. Carvalho

unread,
Jan 3, 2009, 10:27:26 AM1/3/09
to slack-u...@googlegroups.com
Só para deixar registrado:
Instalei o Slackware 12.2 no meu Dell vostro 1000 com placa wireless
broadcom como foi sugerido aqui.

Funcionou perfeitamente :-)

Abs,
Rafael.

2009/1/2 Leonardo Miranda <leonardomi...@gmail.com>:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages