JRuby. Quem utiliza?

Cadu (Carlos Eduardo Espíndola)

to rail...@googlegroups.com
Boa tarde.

Gostaria de saber quem utiliza, na prática, JRuby (on Rails) em sistemas em produção rodando, obviamente, sobre Websphere, JBoss, Glassfish ou similares.
Há alguém na lista que utilize? Recomenda?
Teve algum tipo de problema ou dificuldades?

Cadu

cadu.es...@gmail.com

to rails-br

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com

Cadu (Carlos Eduardo Espíndola)

to rail...@googlegroups.com
Akita,

Obrigado pelas referências.
Você já utilizou JRuby para colocar alguma aplicação Rails em produção?

Cadu

Fabio Akita

to rail...@googlegroups.com
Eu ainda não precisei, mas o Fabio Kung provavelmente pode dar mais
detalhes :-) Ele que é o JRuby-man.

Fabio Kung

to rail...@googlegroups.com
eu não! hehehe

Bom, teremos em breve uma grande case brasileiro de JRuby on Rails. Vou falar um pouco dele nesse fds no www.falandoemjava.com.br.

Quanto a rodar aplicações jruby, vc pode usar o jmongrel mesmo. O problema é quando começa a usar coisas especificas do containers java, como servlet context (como cache store, por exemplo), java-httpsession store, e coisas legais como aplicações java inteiras embutidas em uma aplicação rails.

O problema é que daí vc não pode usar o jmongrel. Precisa de um container java mesmo e o ciclo de desenvolvimento começa a ficar demorado, perde o feedback instantâneo:

1) gera war (com warbler)
2) faz deploy no seu container preferido
3) reinicia o contexto
4) repete *a cada pequena alteração*

Para resolver isso, mais um projeto tá saindo do forno: http://jetty-rails.rubyforge.org.
Aguardem detalhes e fiquem a vontade para ir mandando patches/fazendo forks. O codigo tá no github.

JRuby on Rails + Containers Java + Desenvolvimento com Feedback instantâneo tem tudo para dar certo...

[]'s

2008/5/12 Fabio Akita <fabio...@gmail.com>:

--
Fabio Kung
http://www.fabiokung.com

Caelum - Ensino e Soluções em Computação
http://www.caelum.com.br

Fabio Kung

to rail...@googlegroups.com
ah sim, dos problemas até agora, acho que destacaria "usar o autotest". Acabei mandando um patch lá no ZenTest:

Não é possível que eu seja a unica pessoa no mundo que tentou usar autotest com jruby!
<puxao-de-orelha>
  Ninguém anda fazendo tdd é?
</puxao-de-orelha>

Antonio Carlos

to rail...@googlegroups.com
Nós estamos testando o Jruby, inclusive nosso site está rodando em
Jruby, essa semana que passou tivemos umas complicações quanto a consumo
de memória com rails em um ecommerce de um cliente nosso, mas felizmente
serviu para testarmos os interpretadores e também dar um tunning na
nossa aplicação. O Jruby teve um comportamento formidável quanto a
consumo de memória, dá uma lida no artigo abaixo que mostra os
resultados dos testes e também outras pesquisas que fizemos sobre active
record e consumo de memória.

http://www.objecttraining.com.br/object_training/artigo/19

Nós estamos também testando um ecommerce nosso que já roda em ruby on
rails (esse que tivemos os problemas), rodando ele em JRUBY se os testes
continuarem como estão indo provavelmente semana que vêm ele estará
rodando com jruby.

--
Att

Antonio Carlos
Object Data Consultoria
(11) 3224-9198 / 3337-6906
Skype: antonio_objectdata
MSN: antonio_o...@hotmail.com
Email: ant...@objectdata.com.br
www.objectdata.com.br

Fabio Kung

to rail...@googlegroups.com
Ótimo Antônio!
Muito bom saber de mais cases aqui no Brasil.

Como está fazendo em desenvolvimento? Usando jmongel? E em produção, qual container estão usando?

Dê uma olhada, talvez possa te ajudar: http://jetty-rails.rubyforge.org

Antonio Carlos

to rail...@googlegroups.com
Estamos usando jmongrel em devenvolvimento e produção por enquanto no
site da object training, pelos testes o jmongrel se comportou bem no
nosso site, mas para o ecommerce vamos testar outros também, a aplicação
é muito visitada, mais ou menos umas 30.000 visitas por mês e muitas
requisições então o cuidado é bem maior na hora de colocar em produção,
mas a preocupação hoje é quanto a memória esse ecommerce estava
consumindo muita memória (44 minutos 512mb de ram e 300mb swap) e isso
ia até consumir a swap inteira e travar o servidor (rodando com o ruby
1.8.6 e mongrel).

Com jruby e jmongrel o ecommerce ficou (48 horas consumiu até sobrar 6mb
de ram e não vai para swap de jeito nenhum), o controle de memória está
melhor.

No artigo tem detalhes, testamos até uma versão do ruby mechido o
garbage collector.

Mas ainda estamos fazendo vários testes, eu vi seu artigo, achei muito
bacana, vou configurar e testar para ver como ele se comporta.

Quanto a sua experiência com o jruby rodando nos conteiners java o que
vc indica?

Essa semana o ecommerce está em testes assim que sair os resultados eu
posto aqui o que usaremos e o resultado dos testes.

Valeu pelas dicas