atingindo a comunidade Lua no Brasil

Luiz Henrique de Figueiredo

to lua...@googlegroups.com
O workshop é um passo para identificar a comunidade Lua do Brasil
e divulgar a linguagem Lua para a indústria no Brasil.

Que outros passos poderiam ser tomados para atingir esse objetivos?

Uma coisa que me vem à mente no momento é a pesquisa de usuários que
já existe:
http://www.lua.org/survey.html

Talvez essa página pudesse ser traduzida para PT. De qq modo, não
tem problema responder essa pesquisa em PT (embora isso não esteja
dito nessa página).
--lhf

Daniel de Albuquerque

to Lua BR

lhf,

acho que uma boa ação de divulgação seria escrever um artigo sobre a
linguagem
na resvista Linux Magazine do Brasil. Para se ter uma idéia do espaço
que existe
nesse veículo, na edição 56 de julho deste ano um leitor enviou carta
pedindo mais
artigos sobre desenvolvimento em Linux e em resposta, o editor
convidou os leitores
a colaborar com artigos sobre o assunto. Mais adiante, um colunista
mencionou o Lua
em um artigo sobre "Linguagens de Script" e o Android Scripting
Environment. E ainda,
na mesma revista, encontra-se uma matéria de seis páginas sobre uma
linguagem de
programação chamda Boo, até então completamente desconhecida para
mim.

Vou mandar a resvista para você dar uma olhada.

--daniel

On 13 ago, 18:41, Luiz Henrique de Figueiredo <l...@tecgraf.puc-

Marcio de Freitas Minicz

to lua...@googlegroups.com
lhf,

Para mim a primeira coisa a fazer é aumentar a quantidade de
documentação em português. Isso facilitará para muitos estudantes ou
profissionais não especializados em programação.

Também vejo como importante tutoriais mostrando como usar a linguagem de
forma independente (da mesma forma que o Python está sendo utilizado).

Márcio Minicz

Lourival Vieira Neto

to lua...@googlegroups.com
Márcio,

Concordo inteiramente com você. Não sei quem é o responsável pelo
lua-users.org, mas seria muito bom se pudéssemos ter uma versão em
português. Algo que faz muita falta também é não ter a publicação do
PiL em português.

Compartilho aqui uma apostila escrita (muito bem, por sinal) pelo
Sérgio Queiroz de Medeiros [1], que também é o tradutor do manual de
referência da linguagem [2]:
http://www.keplerproject.org/docs/apostila_lua_2008.pdf.

Acho que seria legal divulgar essa lista no br-linux, sempre quando
tem alguma notícia sobre a linguagem por lá aparecem muitos
comentários sobre a falta de uma comunidade Brasileira e/ou de língua
portuguesa.

[1] http://www.lua.inf.puc-rio.br/~sergio/
[2] http://www.lua.org/manual/5.1/pt/
--
Lourival Vieira Neto

Marcio de Freitas Minicz

to lua...@googlegroups.com
Lourival,

A segunda referência eu já conhecia. Muito boa e completa, mas não
ensina como começar com Lua. Note que aqui estou colocando a posição de
uma pessoa que não tem formação na área de computação, mas que
gosta/precisa fazer alguns programas.

A primeira referência eu não conhecia. Vou ler com cuidado.

Márcio Minicz

Luiz Henrique de Figueiredo

to lua...@googlegroups.com
> Não sei quem é o responsável pelo lua-users.org, mas seria muito bom
> se pudéssemos ter uma versão em português.

Se você quer dizer o wiki, então a comunidade pode construir um em português
lá mesmo em lua-users.org, sem pedir permissão ao responsável. Afinal,
um wiki é para isso mesmo. Mãos à obra então!

> Algo que faz muita falta também é não ter a publicação do PiL em português.

Ouvi rumores de que um tradução está sendo feita...

Lourival Vieira Neto

> [...]
> lá mesmo em  lua-users.org, sem pedir permissão ao  responsável. Afinal,
> um wiki é para isso mesmo. Mãos à obra então!

Falo do wiki sim. Pensei que precisava de uma conta para poder editar,
mas confesso nunca ter tentado. Então mãos à obra mesmo =).

> Ouvi rumores de que um tradução está sendo feita...

Ótima notícia!

--
Lourival Vieira Neto

Lourival Vieira Neto

to lua...@googlegroups.com
> [...]
> ensina como começar com Lua. Note que aqui estou colocando a posição de
> uma pessoa que não tem formação na área de computação, mas que

Também não acho que seja o mais indicado para iniciantes na linguagem,
apenas coloquei a referência porque fiz a citação e, além disso, podem
ter pessoas que não conhecem esse recurso. O que eu queria
compartilhar mesmo era a apostila do Sérgio, acho (IMHO) que é um
excelente material pra quem está começando.

> A primeira referência eu não conhecia. Vou ler com cuidado.

Acho que vale a pena a leitura cuidadosa sim =). Eu gostei muito pelo menos.
--
Lourival Vieira Neto

Luís Eduardo Jason Santos

to lua...@googlegroups.com
Um esforço que seria fenomenal é a tradução do FAQ Não-Oficial de Lua
para Português. [1]

Eu sei que se eu tivesse um FAQ como aquele nas mãos uns anos atrás eu
teria encurtado e muito minha trajetória em Lua.

Luís Eduardo Jason Santos

[1] http://penlight.luaforge.net/FAQ/

Sérgio Medeiros

to lua...@googlegroups.com

> Ouvi rumores de que um tradução está sendo feita...

Também ouvi rumores a respeito :-)

Sérgio

http://br.maisbuscados.yahoo.com

Luís Eduardo Jason Santos

to lua...@googlegroups.com
Será que dá tempo de estar pronto até o Workshop?

Luís Eduardo Jason Santos

Andre Carregal

to lua...@googlegroups.com
2009/8/16 Luís Eduardo Jason Santos <jason...@gmail.com>:

> Será que dá tempo de estar pronto até o Workshop?

Este é o plano, só não sei ainda se vai dar tempo de imprimir o livro
no formato final ou se vamos ter que disponibilizar uma versão
simplificada da impressão (por exemplo encadernada em plastico e
espiral).

Independente da versão disponível no workshop, a versão encadernada
"normalmente" estará disponível futuramente.

André

PS. Aproveito o mail para agradecer a todos os inscritos pela presença
e dizer que está sendo uma surpresa muito agradável ver o número de
participantes aproximar-se de 200 tão rápido. Somos atualmente 170 e
diversão está só começando... :o)

J. Machado

to lua...@googlegroups.com
> [...]
> e dizer que está sendo uma surpresa muito agradável ver o número de
> participantes aproximar-se de 200 tão rápido. Somos atualmente 170 e

Legal, fico feliz de saber que já temos este número expressivo para o workshop. Só não recebi a minha confirmação ainda! :-D

Será abordado algum assunto específico para TV Digital lá ? Só por curiosidade.

[]'s

--
J. Machado
mac...@softbr.com

Luiz Henrique de Figueiredo

to lua...@googlegroups.com
> fico feliz de saber que já temos este número expressivo para o workshop.

Acho que o André quis dizer membros de Lua BR e não inscrições no workshop.

>Só não recebi a minha confirmação ainda! :-D

Ainda estamos coletando pré-inscrições. Esperamos que este processo termine
até o final de agosto (se não mais cedo) e, em seguida, as inscrições serão
confirmadas com base na procura e no tamanho da sala na PUC-Rio.

De qq modo, confirmo que recebemos a sua pré-inscrição.

> Será abordado algum assunto específico para TV Digital lá ?

Provavelmente, embora ainda não saibamos os detalhes.

Andre Carregal

to lua...@googlegroups.com
2009/8/18 Luiz Henrique de Figueiredo <l...@tecgraf.puc-rio.br>:

> Acho que o André quis dizer membros de Lua BR e não inscrições no workshop.

Exato, foi mal pela confusão. :o)

André

J. Machado

to lua...@googlegroups.com
> Acho que o André quis dizer membros de Lua BR e não inscrições no workshop.

Oops, my bad. :-)

> De qq modo, confirmo que recebemos a sua pré-inscrição.

Beleza! Obrigado!

Janine Brioude

to lua...@googlegroups.com
Bom gente...

Fico feliz em participar deste grupo tão seleto! E pra ser sincera pouco conheço sobre a linguagem Lua. Sou formada em Publicidade e Propaganda, termino minha pós agora em Agosto em Comunicação Digital, Educação e Mídias Interativas e acabo de pedir Obtenção de Novo Título em Jogos Digitais. UFA!  Trabaho com Cinema (tem doido pra tudo!) e queria muitíssimo escolher uma linguagem de programação para estudar e me aperfeiçoar...e... escolhi a Lua. Espero poder contar com a colaboração de todos vocês!!! :)

Abs a todos!

Janine Brioude

Mauricio Henrique Bomfim

to lua...@googlegroups.com

Mauricio Henrique Bomfim

to lua...@googlegroups.com
Opa,

essa mensagem não devia ter ido vazia. :-)

Quero dizer que fico muito feliz por esta lista ter se tornado
realidade, pois já venho esperando por ela há algum tempo.

Abraço a todos,

Mauricio Henrique Bomfim

Lazaro Santos

to lua...@googlegroups.com
Excelente iniciativa, estávamos realmente precisando de um espaço como esse!
Abraços
--
Sr. Debian

Linux User #467784
Debian User #137
Ubuntu User #25486

Rafael Carrasco

to lua...@googlegroups.com
Vai ser ótimo :)

Carrasco

Dalmo Neto

to lua...@googlegroups.com
Divulgar direcionadamente  nos principais nichos.. Por exemplo, como  universitario, acho que uma divulgação em  universidades  tambem seria algo interessante. Tirando por mim mesmo, que começei a estudar lua a uma semana apenas pelo curioso fato dela ter origem em universidade brasileira.. consequentemente fiquei pasmo com o incrivel poder de fogo que a mesma possui..

Chimas HW

to lua...@googlegroups.com

Desculpa,

Tô perdido aqui.
Quando falas em Workshop, te referes ao grupo do google somente ou também a um evento presencial?

Acho que é importante frisar que se as pessoas souberem que há mais estrangeiros usando Lua do que Brasileiro, pode estimular mais pessoas a se inteirar sobre Lua, mesmo que não venham a aproveitá-la.
Aliás, gostaria de sugerir ao pessoal que usa Lua para jogos para fazer um thread específico se apresentando e referindo detalhes do tipo de jogo em desenvolvimento (aquilo que puder revelar).
Estou procurando um programador Lua enquanto eu mesmo engatinho na questão ...

Sds

Fernando Paredes García

to lua...@googlegroups.com
> Quando falas em Workshop, te referes ao grupo do google somente ou também a um evento presencial?

Acho que ele fala de um Talher pratico.

- FPG

Edinei L. Cipriani

to lua...@googlegroups.com
Eu trabalho com lua em jogos e app business...

No momento estou finalizando um jogo de cartas (Truco paulista), para ios e android com servidor em nodejs.

O jogo esta pronto, em fase de testes.

Att,
Edinei L. Cipriani
Desenvolvimento de sites, sistemas,  jogos e aplicativos cross plataforma
Evangelist cakePHP, nodeJS, jQuery, AngularJS, Bootstrap e Corona SDK
Criador do BS Sites - Um plataforma de criação de sites dinâmicos e responsivos sem a necessidade de saber programar.
http://bssites.com.br

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lua-br+un...@googlegroups.com.