Pular para a primeira mensagem não lida

Cla

não lida,
18 de mai. de 2009, 02:29:5518/05/2009
para E-Dublin
Então, gente, deixa eu contar pra vcs o que me aconteceu. Se preparem,
que eu escrevi muito!! Eu fui pra Dublin em setembro de 2007, e a
idéia inicial era ficar 6 meses lá, mais um viajando pela Europa,
depois vir embora. Estudei na Language Centre of Ireland - LCI
(qualquer hora eu faço a avaliação dela pra vcs, mas já adianto que
gostei muito), fui pra ficar um mês em host-family mas acabei morando
lá até ir embora de Dublin (me custou muuuito dinheiro, mas foi muito
bom, a melhor coisa que eu poderia ter feito). Bom, meu visto de
estudante acabava no início de maio, junto com o curso. Nessa época eu
estava planejando ficar ainda mais uns dois meses em Dublin, queria
pelo menos pegar um pouco do verão. Até pensei em pagar outro curso de
inglês pra estender o visto, mas desisti por causa dos preços e por
meu nível de inglês já ser avançado. Achei que daria pra ficar lá como
turista (geralmente, se vc entra como turista, pode ficar até 3 meses
na Irlanda sem visto). Fui me informar na Garda, conversei com algumas
pessoas, e todos me falaram que em uma situação como a minha
geralmente basta sair da Irlanda por alguns dias e na hora de voltar
explicar pro oficial da imigração que eu quero entrar como turista.
Claro que não é garantido que eu entraria, mas não costuma dar
problema.
Meu curso acabou no dia 5 de maio. Lá pro dia 19 eu viajei para Paris,
e voltei pra Dublin uma semana depois. No aeroporto, na imigração, eu
expliquei pro oficial que meu visto de estudante já tinha vencido e
que eu queria entrar como turista. Ele me perguntou pra que eu estava
voltando, e pra simplificar (na verdade fiquei com preguiça de
responder a muitas perguntas) eu falei que as minhas coisas estavam
todas lá e que meu vôo pro Brasil saía de lá, e mostrei minha passagem
(que estava marcada pro dia 6 de junho). O cara olhou, viu que estava
tudo ok e me deixou ir.
Uma semana depois disso eu resolvi ir pra Londres, pra passar uns 3
dias. Nesse meio tempo eu remarquei a minha passagem pro Brasil pra
agosto (eu já ia remarcar de qualquer jeito, só deixei pra última
hora). Fiquei com um certo receio de sair da Irlanda de novo, mas como
tinha sido tranquilo na minha volta de Paris, e tinha um amigo que eu
queria muito encontrar em Londres, resolvi arriscar. Fui e voltei de
ônibus. A entrada na Inglaterra foi tranquila, o oficial fez umas
poucas perguntas e olhou meu passaporte, mas nem carimbou (a gente
tava no porto, parecia um lugar um pouco improvisado, e ele não tava
carimbando o passaporte de ninguém). Chegamos em Londres de manhã, e
logo no meu primeiro dia lá, enquanto eu estava passeando pelo Hyde
Park (recomendo muitíssimo!), me apaixonei pela cidade e decidi que
era ali que eu queria passar meu verão. A minha amiga que me recebeu
trabalhava num restaurante turco que, por coincidência, estava
precisando de garçonete, e eu já conversei com o gerente e pedi o
emprego. Expliquei que eu tinha que voltar pra Dublin pra buscar
minhas coisas e organizar tudo mas que eu voltaria em duas semanas, e
ele aceitou.
Bom, embarquei de volta pra Irlanda já com tudo planejado, ficaria
mais duas semanas (o tempo de despachar parte da minha bagagem pro
Brasil, conhecer alguns lugares que eu ainda não tinha visitado na
Irlanda, e da minha host-mom achar outro estudante pra morar com ela)
e voltaria pra Londres. Eu ia trabalhar ilegalmente mesmo, coisa que
sempre tive medo de fazer, mas como seria só por dois ou três meses,
não quis desperdiçar a chance e me dispus a correr o risco. Na chegada
em Dublin, estávamos parados no porto, e um oficial da imigração
entrou no ônibus pra ver o passaporte de todo mundo. Mostrei o meu e
falei a mesma coisa do visto, que o de estudante tinha vencido e eu
queria o de turista. Ele ficou meio sem saber o que fazer e me pediu
para acompanhá-lo até o escritório, para que eu falasse com o
responsável. O ônibus ficou me esperando e eu fui, entrei numa salinha
dentro do prédio e o cara pegou meu passaporte e foi falar com o
outro. Estava lá esperando tranquila quando entra o outro oficial, que
devia ser o responsável, já bravo, meio agressivo comigo, perguntando
por que eu estava voltando pra Irlanda, pedindo explicações porque a
informação que ele tinha era que eu ia embora pro Brasil no dia 6 de
junho (e acho que já era dia 7), perguntando se eu menti em relação a
isso. Daí eu me dei conta que o cara do aeroporto de quando cheguei de
Paris tinha colocado no sistema a data da minha passagem pro Brasil, e
eu não sabia que tinha essa informação lá. Eu expliquei que eu tinha
remarcado a passagem pra agosto, que eu queria passear mais pela
Irlanda e pela Europa, e disse que estava voltando porque minha base
era Dublin, minha casa, minhas coisas estavam lá, e eu queria fazer
turismo pelo país, que eu não conhecia quase nada. Ele tava super
bravo, falou que eu não podia fazer aquilo, não podia falar uma coisa
e depois fazer outra, que se eu tinha falado que ia embora tal dia
tinha que ser daquele jeito, e que eu já tinha tido muito tempo pra
fazer turismo no país, etc etc. E eu completamente surpresa, não
esperava uma reação dessas, ainda mais que na época que eu fui a
Irlanda ainda tinha essa coisa de ser mais tranquila em relação à
entrada de estrangeiros, eu não conhecia muitos casos de gente que
tinha tido problema com isso lá. Pedi desculpas, falei que não achava
que teria problema em remarcar a passagem, tentei me explicar, tudo
com calma. No fim das contas o cara falou que eu não poderia ficar, e
me deu uma semana pra eu sair da Irlanda. Ficou com meu passaporte,
pegou meus dados e os da minha host-family (nome, endereço, telefone),
disse que eu tinha que voltar lá durante a semana pra mostrar que já
tinha passagem pra algum lugar e só assim ele me devolveria o
passaporte e que se eu não aparecesse a minha host-family poderia ter
problemas por minha causa. Enfim, fez o maior drama!
Eu sei que fiquei meio em estado de choque com a situação toda,
demorei um tempinho pra assimilar tudo, e tentei correr com minhas
coisas. A situação só não foi pior porque eu já tinha resolvido ir
embora de qualquer forma, só que eu precisava de mais tempo. Vou falar
uma coisa pra vcs, finalizar as coisas, fechar de maneira tão abrupta
um período de 7 meses da sua vida, não é fácil. Principalmente porque
foram 7 meses riquíssimos, absolutamente especiais. Não consegui
encontrar com todas as pessoas pra me despedir, tive que despachar
parte das minhas coisas pro Brasil pelo correio, foi caríssimo e eu
ainda fiquei com mais um monte de mala, não consegui fazer quase nada
do que pretendia. E com isso tudo eu fiquei com medo de chegar em
Londres de avião, se eu já tinha tido problema na Irlanda, o que não
era comum, imagina em Londres, que a gente sempre ouve caso das
pessoas sendo deportadas! Daí resolvi fazer um caminho que um amigo já
tinha feito e que não costuma nem ter controle de imigração: dublin-
belfast-edimburgo-londres. Fiz reserva nos albergues em Belfast e em
Edimburgo, peguei minha passagem pro Brasil e todos os meus outros
documentos, e fui lá buscar meu passaporte, com o mesmo cara que falou
comigo. Pedi a ele que me desse mais alguns dias porque eu não estava
achando a melhor forma de despachar minhas malas (queria uma melhor
alternativa que os correios), ele parecia mais calmo, perguntou
quantas malas eu tinha e coisas do tipo. Eu falei que iria para o
Reino Unido, que queria conhecer algumas cidades e que estava pensando
em ir para a Espanha fazer um curso antes de voltar ao Brasil. Mostrei
as reservas dos albergues, disse que não tinha passagem ainda porque
iria de Aircoach (para quem não sabe, uma empresa de ônibus) e
compraria na hora, mostrei minha passagem pro Brasil e tudo o mais.
Ele leu absolutamente tudo, disse que ia ligar pra companhia aérea pra
se certificar que aquele número de reserva era verdadeiro, fez mil
perguntas, enfim, ele tava procurando qualquer sinalzinho de que eu
poderia estar mentindo em alguma coisa. E eu não estava! Em certo
momento eu disse a ele que não tinha razões para ficar na Irlanda, que
minha vida era no Brasil, eu tinha tudo aqui, casa, família, amigos. E
ele disse que era justamente isso que ele estava querendo ver, se eu
não tinha mesmo a intenção de ficar lá. Ou seja, o cara cismou que eu
queria ficar lá ilegal, e não tinha nada que eu falasse que o fizesse
mudar de idéia. Daí ele devolveu meu passaporte, e falou que não me
daria mais tempo pra me organizar, e que ia ligar nos albergues em
Belfast e em Edimburgo pra saber se eu apareci por lá, e se não
tivesse notícias minhas eu teria problemas.
Sendo assim, lá vou eu sair de Dublin em um ônibus rumo a Belfast às
11hs da noite de um sábado, carregando duas malas, uma daquelas
grandes e outra pequena, uma mochila nas costas, e duas bolsas no
ombro, tudo pesadíssimo, claro. E comecei minha peregrinação... Só sei
que até chegar em Londres, 5 dias depois, eu passei por tudo: quase
tive que dormir na rua, passei frio, recebi muita ajuda de estranhos,
fui acolhida em um hotel, embarquei e desembarquei carregando todas as
minhas coisas em ônibus, trens, metrô, táxis, passei por momentos de
desespero, cheguei a me perguntar o que diabos eu estava fazendo ali e
se aquilo tudo valia a pena, pra no momento seguinte eu ver uma
paisagem maravilhosa e já achar que valia, sim, a pena... Conheci
brevemente algumas pessoas muito bacanas, e me surpreendi com a
solidariedade humana. Se não fosse a ajuda de algumas pessoas, mesmo
pra coisas aparentemente simples do tipo me ajudar a tirar as malas do
trem, eu não sei se teria conseguido! Mas cheguei em Londres, sã e
salva, e no dia seguinte já comecei a trabalhar. A partir daí
basicamente deu tudo certo, e eu passei um verão de muito trabalho,
mas maravilhoso, e que mudou minha vida.
E essa é, em resumo, a minha história. Eu sei que não contei da vida
em Dublin especificamente, mas achei mais bacana contar a experiência
com a imigração e o que aconteceu depois. Mesmo porque já tem muita
gente aqui contando do cotidiano, as escolas, a cidade, as pessoas, os
pubs, essa coisa toda, e eu acho interessante contar um outro lado,
algo bem diferente. Depois eu escrevo da minha vida lá também. Aliás,
eu tenho um site - caica.multiply.com - onde eu contei muita coisa da
viagem toda. Podem acessar e deixar recados se quiserem (mas pra isso
é preciso fazer cadastro no multiply). Podem comentar ou perguntar
qualquer coisa por aqui tb.

E só pra adiantar uma pergunta que vcs devem ter na cabeça já (e que
muita gente me fez quando eu disse que queria voltar pra Irlanda esse
ano): como eu posso voltar, eu não fui expulsa? Pois então. Eu estou
um pouco apreensiva quanto a isso, mas como eu não passei por nenhum
processo, não fui deportada nem nada, eu espero que isso não me cause
mais problemas. Eu cheguei a perguntar ao cara da imigração se aquilo
me impediria de voltar à Irlanda algum tempo depois, e ele disse que
não, que o importante era eu sair de lá naquele momento. Aliás, eu
tive que voltar pra Irlanda depois pra pegar meu vôo pro Brasil, não
tinha como mudar. Fui de Londres pra Dublin pela Ryanair, já queria
chegar no aeroporto porque se eu tivesse algum problema era só ficar
por ali mesmo que dali a algumas horas eu embarcaria pro Brasil. E foi
tranquilo, o carinha mal olhou meu passaporte, eu disse que estava só
de passagem porque embarcaria no mesmo dia, e ele me deixou passar.
Agora eu não tenho garantia nenhuma de que vou entrar de novo, mas na
verdade ninguém tem porque na hora que a gente chega se o oficial não
quiser vc não entra no país. E eu estou olhando tudo direitinho, quero
ir com tudo certo pra evitar qualquer problema e não dar motivo pra
eles não me aceitarem. Desejem-me boa sorte!! :)

Ines dantas

não lida,
18 de mai. de 2009, 03:18:5418/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Amei a sua historia....que garota corajosa!!! Boa sorte, vai dar tudo
certo, agora aqui ta lotado de brasileiro mesmo...eles nao vao
esquentar se voce vier com a documentação certinha.

Abs

Ines

Em 18/05/09, Cla<cla.a...@gmail.com> escreveu:
--

Inês Dantas
http://comecandoaos30.blogspot.com/

Poliana G. M. Ojeda

não lida,
18 de mai. de 2009, 03:45:1718/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Boa Sorte!

2009/5/18 Ines dantas <prd...@gmail.com>

--
Poliana G. M. Ojeda
www.mangointercambios.com.br

Karen Domingos

não lida,
18 de mai. de 2009, 07:50:4718/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Uau, que loucura minina!
Pelo menos deu tudo certo!

2009/5/18 Poliana G. M. Ojeda <poliana...@gmail.com>

Gualberto Silva

não lida,
18 de mai. de 2009, 09:19:3518/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Loucura mesmo. =P
Mas com certeza foi uma experiência ímpar.

Depois de estar em Londres foi tranquilo viajar por lá? Ou você ficou só em Londres mesmo?

Abraço e boa sorte.

_______________________
Gualberto Silva

2009/5/18 Karen Domingos <kaka...@gmail.com>

tubin thiago

não lida,
18 de mai. de 2009, 09:22:1618/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Caramba é história heim!!!

jah pensou em escrever um livro deve ter muito masi para contar !!!!

heheh boa sorte guria e tudo de bom!!!!

nos vemos em Dublin!!!
bjus.

2009/5/18 Karen Domingos <kaka...@gmail.com>

--
Atenciosamente :

Thiago Tubin

rosangela silva

não lida,
18 de mai. de 2009, 09:49:0118/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Meninos e meninas,

Disso é feita a vida"!
Vejam que as circunstancias e situações pelas quais nossa amiga "Cla" passou foram todas criadas por ela, por sua vontade de ver e viver.
Muitos sustos, com certeza, mas momentos plenos de vida!
Adoro isso! Viver é tudo!
Esse negócio de não fazer por achar que não vai dar certo, ou pior, por ter medo de não dar certo, não tá com nada.

O que temos que saber é:
1     as coisas "estão dificeis", muitas vezes "são" dificeis e podem até piorar muitissimo, mas...(tem sempre o "mas"), a vida tem um final conhecido, que aliás todos sabem o nome: "morte".
Deixar de existir, de repente, da noite pro dia. Esse é o final seguro e certo.

2     Pra quem tá com medo a grande noticia é que não é preciso se desfazer dele para estar na Irlanda: a imigração pode até pérceber que voce está com medo e encher o seu saquinho mas, definitivamente, medo não é item proibido na bagagem. Controle seu medo, não o deixe controlar voce. Sussa!

3     Pra quem tá com a cara e a coragem, pensando em vir: arrume o máximo de euros que puder e chegue aqui procurando um meio de ganhar dinheiro. Sei lá, até segurar placa na Grafton a 7 euros a hora pode rolar, de inicio, e já pagar seu lanchinho.

Pra quem ainda tá pensando se valerá a pena:

Sair da nossa zona de conforto, em qualquer circunstancia, é muuuuito chato. Mas nada pode ser mais chato do que uma vida "linear" e sem stress. Fora que, nesse caso, a gente nasce e cresce e vive "chato".

Portanto, meus queridos, já que conhecemos o final de nossa "corrida" contra o tempo (morte), o que determina se seremos vencedores ou perdedores são as realizações, as experiencias vividas durante nosso trajeto.

A máxima maior é: "não roubar, não matar e, se possivel, não mentir nem roubar a mulher do próximo" O resto tá liberado.

 beijusssssss
ro

From: mest...@gmail.com
Date: Mon, 18 May 2009 10:19:35 -0300
Subject: [e-dublin] Re: Minha história com a imigração
To: e-du...@googlegroups.com

Quelma Andrade

não lida,
18 de mai. de 2009, 10:13:4418/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
É sempre assim...

Sempre que o medo fica grande demais e parece tomar conta, quando penso que quase desistir de um sonho porque escuto metade do mundo dizendo que é loucura...eu venho aqui e leio textos que valem muito mais do que qualquer outra dose de ânimo!

Pessoas que realmente acreditam no que vale a pena e o mais importante, ninguém aqui fala de forma fantasiosa, mas sim do que é possível!

Salve, salve E-Dublin e E-Dubliners!

2009/5/18 rosangela silva <rosangelai...@hotmail.com>

--
Quelma Andrade

Tiago Osvald Ramos

não lida,
18 de mai. de 2009, 10:38:2218/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Ev matei minha vontade e pelo menos conheci Malahide, lvgar qve ev qveria
ver, agora estov ralando com svbemprego ateh pegar vm ingles melhor, emprego
melhor... mas acho qve viajar vale a pena, ev encontro pessoas boas em varios
lvgares, de igrejas a pvbs, os seres hvmanos de vez em qdo decepcionam,
mas continva acreditando ateh o momento de encontro com a lvz citada acima...

Entao Cla, tenho certeza qve dara tvdo certo!!
abracos e boa sorte!! good lvck!! bonne chance!! viel glvck!!

2009/5/18 Quelma Andrade <quel...@gmail.com>:
--
Tiago Osvald Ramos - Open Source Consulting
"It's not a delay to stop and sharpen the scythe" - Irish Proverb

thiago tavares

não lida,
18 de mai. de 2009, 11:40:2718/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Muitissima boa sorte mesmoooooo
vc e uma grande mulher

From: mest...@gmail.com
Date: Mon, 18 May 2009 10:19:35 -0300
To: e-du...@googlegroups.com

Marcão

não lida,
18 de mai. de 2009, 14:03:1718/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Se eu voltar com metade dessas histórias, meu intercâmbio já será um sucesso.

Homero Carmona

não lida,
18 de mai. de 2009, 14:09:5618/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Meninas Rô e Cla! Posso por tudo isso no blog?!

=o)

muito incrível! \o/

2009/5/18 Marcão <marma...@gmail.com>

rosangela silva

não lida,
18 de mai. de 2009, 19:04:5418/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
por mim, ok
bjussssssss
ro

Date: Mon, 18 May 2009 15:09:56 -0300

Allan Maio

não lida,
18 de mai. de 2009, 21:41:3518/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
História bacana de quem nasceu para viver!
Disso tiro algumas lições:
1- Não carregue muita coisa nas viagens, é melhor despachar malas e presentes ficando só com o que é necessário. Quando fiz uma viagem tipo mochilão pela Europa levei uma mochila de 65 litros e no final já não tava gostando dela hahahah imagina com tanta coisa assim!

2- Será que não era melhor remarcar a passagem com antecedência planejada pra depois passar na imigração? Uma coisa é certa se metir ou não fazer o que prometeu é problema na certa. Os Europeus não conhecem o jeitinho brasileiro. Em geral tem que andar na linha e ser organizado.

3- Viva e não tenha vergonha nem medo de ser feliz.

Quando vc pensar em um problema muito grande lembre-se dessa frase:

"A imaginação não tem limites, a realidade sim."

By Novela Caminho das Indias

Allan Maio
MSN: allanmaio @ gmail.com
Skype: allanmaio
Linux User #423670 - http://counter.li.org/

2009/5/18 rosangela silva <rosangelai...@hotmail.com>

Cla

não lida,
19 de mai. de 2009, 00:56:5019/05/2009
para E-Dublin
Ines, acho que uma das razões da cisma do oficial comigo foi
justamente o fato de ter vários brasileiros na Irlanda... Olha, quando
eu cheguei, em outubro de 2007, eu via pouquíssimos brasileiros em
Dublin. Na minha escola, até onde eu sei, era eu e mais umas 4 pessoas
só. Daí o ano virou, e a partir de janeiro/fevereiro o número cresceu
muito! Não só na escola, chegaram turmas e mais turmas, mas pela
cidade eu via muito mais brasileiro que antes. Quando eu aconteceu o
meu "drama" alguém tava me falando que o governo tava tendo muitos
problemas com brasileiros vivendo ilegalmente, aprontando várias. Acho
que eles não estavam preparados, ou acostumados, a tantos brazucas
chegando de uma vez, sei lá... De qualquer forma, agora a situação
deve ter se acalmado, eu espero, né!

Gualberto, depois que fui pra Londres eu não saí mais do país, só pra
voltar pro Brasil mesmo. Eu estava totalmente irregular, não tinha
carimbo de entrada no meu passaporte (depois eu fui saber que isso é
crime, eu não só poderia ser deportada como processada se me
pegassem), sem contar o trabalho ilegal. Eu não podia arriscar tanto,
né! Viajei por ali mesmo, mas só fui a Stonehenge e Bath, numa
daquelas excursões de um dia, já que é tudo pertinho de Londres. Eu
tinha planejado ir a Liverpool e acho que não teria problema se
ficasse só dentro do Reino Unido, mas nem tive muito tempo por causa
do trabalho...

Thiago, penso muito em escrever um livro! haha!! Mas acho que todo
mundo que passa por um intercâmbio, que vive fora por um tempo, tem
assunto pra escrever um livro. É tanta coisa que nos acontece, que a
gente vê, tanta gente diferente que a gente conhece, né... Vcs vão ver
quando estiverem lá! Pode não ter uma história como a minha, mas é
sempre cheio de aventura, drama, comédia, experiências incríveis e
inesquecíveis!! É só se manter aberto pro mundo! :)

Rô, concordo plenamente! Acho que não há melhor forma de crescer,
aprender, e se surpreender que saindo da nossa zona de conforto. E
olha que eu sou uma pessoa super preguiçosa, heim! hihihi!!!

Quelma, se é seu sonho, não desiste não! Eu tive que batalhar pra ir,
muita gente à minha volta era contra, mas eu estava decidida e sabia
que era o que eu tinha que fazer. Tinha noção das dificuldades e
apertos que eu ia passar (claro que passei por coisa bem pior do que
eu imaginava), mas tb sabia que ia viver coisas incríveis e que ia
crescer muito com a experiência (e claro que vivi e cresci muito mais
do que imaginava também). Posso dizer pra vcs que essa viagem mudou
minha vida, em um sentido muito mais amplo do que eu esperava. Não se
deixe abater pelas dificuldades não, nem aqui, antes de ir, nem lá. E
uma coisa que sempre me ajuda é saber que nada é definitivo, se eu for
e der tudo errado, se for um peso maior do que eu consigo suportar, é
muito simples: é só voltar pro Brasil! A gente sempre tem família,
amigos, alguém aqui pra nos receber de braços abertos, sem cobranças,
sem julgamentos. Eu não acharia tão ruim desistir da minha viagem no
meio, é muito pior desistir antes mesmo de começar, sem nem tentar.
Vai com fé, menina, que quando a gente quer mesmo até o universo
conspira a nosso favor! (papo de novela, né! haha!!!)

Homero, fique à vontade pra colocar qualquer coisa que eu escrevo no
blog! Vou me sentir até honrada!! :)

Marcão, pode ter certeza que seu intercâmbio já vai ser um sucesso só
de vc estar lá!

Allan, a lição das malas está mais que certa. Passei tanto aperto que
peguei horror a viajar com muita bagagem. É claro que é difícil ser
totalmente prática e não carregar nem um grampo a mais, mas eu tenho
me controlado, e dessa vez vou planejar bem o que vou levar comigo.
Dessa vez vai ser bem mais fácil porque eu já estive lá, já sei como
tudo funciona, o que vale a pena levar e o que é melhor comprar lá.
Mas para mulheres é sempre mais difícil, né. A gente tem mil coisas
que não dá pra deixar pra trás! Pra ajudar nisso e em outras coisas
eu sempre consultava uma comunidade no orkut, a Meninas de Dublin. Lá
tem alguns tópicos bem completos, falando sobre o que levar na mala e
dando dicas de coisas bem de mulher, como cabelereiro, como fazer com
o anticoncepcional, onde fazer compras, etc. Eu recomendo muito!
E é sempre bom também já procurar saber como despachar a mala, caso
aconteça algo e vc precise mandar de volta algumas das suas coisas,
como aconteceu comigo. Eu pretendo olhar isso já quando chegar em
Dublin, assim que tiver instalada, pra não correr o risco de passar
aperto de novo.

Quanto à questão de ter mudado a passagem antes de passar pela
imigração na volta de Paris, com certeza era o que eu devia ter
feito!! Claro que eu não podia prever que isso ia acontecer, mas eu
sei que a gente tem que tomar cuidado e fazer tudo do jeito mais
certinho possível, justamente pra não dar motivo pra gerar problema. É
um problema sério meu esse de deixar tudo pra última hora. Se eu já
queria mudar a data da passagem, devia ter feito isso com
antecedência. Assim eu poderia ter evitado esse transtorno todo, ou
não, pode ser que o cara encrencasse de eu voltar pra Irlanda sem
estar estudando pra ficar mais 3 meses. De qualquer forma, eu não
recomendo a ninguém que deixe as coisas pra última hora... Quanto mais
preparado vc tiver, melhor.

Thiago, obrigada pelo elogio, significa muito pra mim! E a todos,
muito obrigada pelo apoio e torcida!!! Desejo a mesma boa sorte pra
todo mundo também!
E viva o E-Dublin!!! :)

Homero Carmona

não lida,
19 de mai. de 2009, 10:14:1219/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Eba! =o)

2009/5/19 Cla <cla.a...@gmail.com>

Marcão

não lida,
19 de mai. de 2009, 13:37:1319/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Amém!

Homero Carmona

não lida,
19 de mai. de 2009, 13:38:5719/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
é o tipo de coisa que até quando parece q deu tudo errado, mesmo assim foi sensacional!

2009/5/19 Marcão <marma...@gmail.com>

Cla

não lida,
26 de mai. de 2009, 22:12:2326/05/2009
para E-Dublin
é exatamente isso!! o "errado" acabou virando o mais certo, e valeu a
pena demais a mudança de cidades. Londres é a mha cidade dos sonhos, e
morar lá durante o verão, mesmo ralando muito, foi muito bom!
Sem contar que imprevistos e mudanças repentinas de rumo fazem parte
de experiências como as que todo mundo aqui está tendo ou procurando
ter... :)

On 19 maio, 14:38, Homero Carmona <homerocarm...@gmail.com> wrote:
> é o tipo de coisa que até quando parece q deu tudo errado, mesmo assim foi
> sensacional!
>
> 2009/5/19 Marcão <marmarma...@gmail.com>

Jesse Moraes

não lida,
26 de mai. de 2009, 23:01:2926/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
Alguem realmente leu tudo ou eu to ficando loco,

2009/5/26 Cla <cla.a...@gmail.com>

--
_______________________
Jesse Mor@es

Visit my personal page
http://www.dublinando.com
_______________________

Kiko Andrade

não lida,
26 de mai. de 2009, 23:21:3226/05/2009
para E-Dublin
Bastante gente leu, Jesse! É um texto super interessante!

Cla, parabéns!

Vc fez coisa de Mulher Macho mesmo! Você viveu situações que muitos
não viveriam. E, pense, hoje vc tá contando pra nós, mas um dia, vc
vai contar tudo isso pra seus netos e eles vão pensar: "Putz, quando
eu crescer, eu quero ser como minha avó!"

Parabéns mesmo...

E é por essas que outras que eu vou! :)

Rea Ribeiro

não lida,
27 de mai. de 2009, 22:38:2927/05/2009
para e-du...@googlegroups.com
É verdade,

eu também li tudo e foi bem interessante.

Adorei e apesar dos perrengues como a Cla disse, é o que todo mundo ta procurando.

bjs

2009/5/27 Kiko Andrade <kikoan...@gmail.com>

--
Rea Ribeiro

Karine de Castro

não lida,
28 de mai. de 2009, 08:45:3028/05/2009
para e-du...@googlegroups.com

[...]

E é por essas que outras que eu vou! :) [2]

2009/5/27 Rea Ribeiro <reari...@gmail.com>
Responder a todos
Responder ao autor
Encaminhar