Pular para a primeira mensagem não lida

edmilson hora

não lida,
17 de abr. de 2009, 10:49:3217/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal, bom dia!

   alguns tópicos  citaram algumas  coisas  sobre as certificações Microsoft  que realmente me surpreenderam ( Na Europe  o pessoal orienta a tirar do curriculo.  Numa reunião alguém da Microsoft  deixou  claro que é um monte de "bosta").  É certo que nem todos os bons profissionais tem certificação e que alguns  não  tão bons assim são certificados.  Mas aqueles  que estão  tentando alcancar o nivel dos  bons profissionais, devem  buscar  a certificação como  um meio para alcançar isso  ou é melhor traçar outro caminho?  E se outro caminho é melhor que a certificação oficial, por gentileza, deixem claro  ou pelo menos  boas dicas  de  como alcançar  um patamar de excelencia profissional.

[]´s

Edmilson

Rodrigo Braga

não lida,
17 de abr. de 2009, 10:56:0817/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Eu vi uma experiencia interessante a anos atras... e compartilho com vocês.

Durante alguns anos trabalhei com uma ferramenta chamada Zope, que é
escrita em Python (a mlehor linguagem do mundo :).

a um dos debates foi sobre essa questão de certificações... um carinha
indagando o absurdo que era não ter certificações obteve uma resposta
que jamais esquecerei; algo como:

"eu tenho certificação sim, baixe o código fonte e veja lá nos
créditos ou meu nome, essa é a minha certificação"

Isso é uma coisa interssante no mundo livre.

Trazendo pra nossa realidade, qual certificações teria mais peso que o
nome nos créditos do ASP .NET MVC por exemplo?

2009/4/17 edmilson hora <edmils...@yahoo.com.br>:
--
Att.,
Rodrigo Braga

Cássio Rogério Eskelsen

não lida,
17 de abr. de 2009, 10:57:2317/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Tb acho que tem valor duvidoso, o problema é que  muitas empresas estão exigindo.
As vezes as empresas exigem por imposição de terceiros. Eu já participei de uma seleção onde o cara falou que eles pediam certificação pq os clientes deles exigiam que o fornecedor tivesse profissionais cerficados.

Considero tanto a exigência de Certificação quanto de curso superior uma distorção de mercado. Nós bem sabemos que ambos podem ser facilmente "burlados" e não garantem que o profissional é bom.

Cássio Rogério Eskelsen

2009/4/17 edmilson hora <edmils...@yahoo.com.br>

André Azevedo

não lida,
17 de abr. de 2009, 10:57:2717/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Minha opinião sobre certificação é a seguinte:

Certificação abre portas. Mas não quer dizer que você vá passar por elas.
O fato é que quanto mais certificações você tem no seu currículo, mais perguntas o cara vai te fazer antes de te contratar.
Dessa forma, a certificação realmente não te garante vaga em lugar nenhum, mas pode abrir portas para que você demonstre o conhecimento necessário para ser contratado.

Abraços,
André Azevedo

2009/4/17 edmilson hora <edmils...@yahoo.com.br>

Eduardo Antunes

não lida,
17 de abr. de 2009, 10:57:4317/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
A certificação, ao menos no mundo Java, que é o que frequento e possuo as certificações, serve mais como guideline de estudos do que como diferencial e tudo o mais.

Nunca tive problema em deixa-las no meu CV. Foram bem vistas nas ultimas entrevistas que eu fiz. Mas nada, nada MESMO, substitui experiencia e conhecimento. Isso é fato em Java, .NET, Ruby ou Clipper (rsrsrs).

Frequente os encontros das comunidades que você participe, assine os feeds, leia leia leia leia leia leia leia leia... na minha opnião, é o caminho ;-)

2009/4/17 edmilson hora <edmils...@yahoo.com.br>

Rodrigo Vieira

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:05:3517/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Bem, espero não ter assustado com essas coisas que falei sobre
certificações nos EUA e na Europa. Cada lugar tem sua realidade. Acho
que no Brasil esses certificados ajudam sim, pelo menos pelo que vejo
em todos blogs, o pessoal coloca os certificados em destaque, bem como
em assinatura de email etc. Se fosse ruim, não colocariam. Brasileiro,
a gente sabe, adora diploma, titulo..por isso que tá cheio de advogado
e administrador de empresa trabalhando de caixa de banco por aí. É uma
pena e desperdicio, mas é nosssa realidade.

Eu acho que se a empresa por exemplo patrocina esses cursos e provas,
claro, use a oportunidade! Estudar é sempre bom. Se vc por exemplo
quer seguir carreira como consultor, em que "reputação" pesa, tb pode
ser uma boa. Mas por outro lado eu também acho que quem quiser criar
reputação sem ter que "comprá-la", pode conseguir sendo um membro
ativo da comunidade, tendo um bom blog, fazendo apresentações em
reuniões, etc. Aí começa o networking, e do networking vem as
oportunidades de trabalho.

2009/4/17 edmilson hora <edmils...@yahoo.com.br>:

Alessandro Brito

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:17:2917/04/2009
para .Net Architects
Na minha opinião, a certificação é benéfica quando o profissional
realmente possui os conhecimentos que ela propõe. Não adianta nada
decorar um testking e tirar a certificação sem de fato conhecer seu
conteúdo. Entretanto, se o profissional de fato sabe o conteúdo a
certificação só tende a ajudá-lo. Aliás, conhecimento nunca é
demais... se ele não te ajuda, certamente não te atrapalha.
Sobre a questão levantada pelo Cássio que faculdade e certificação são
distorções, eu penso um pouco diferente. Já acompanhei inúmeras
discussões sobre a validade de faculdade para a área.. e já adianto
que nenhuma delas chegou a um resultado proveitoso. Todos sempre
"puxam" a sardinha para o seu lado... Quem tem faculdade defenderá até
a morte que ela é essencial... que não tem defenderá até a morte que
eles não precisam de faculdade e que experiência vale mais. Por isso,
não gostaria de iniciar esse tipo de discussão aqui.
Mas, certa vez, um professor me disse uma coisa que levo comigo....
"Faculdade não diz o que você sabe... mas sim, o tipo de pessoa que
você é." Acho que podemos transportar isso para as certificações...
Mesmo que não indique individualmente o conhecimento do cidadão...
pelo menos indica que ele se preocupa em buscar conhecimento além dos
muros de sua empresa.

Alessandro Brito

On Apr 17, 11:57 am, Eduardo Antunes <eduardoam...@gmail.com> wrote:
> [...]
> leia leia leia leia leia leia leia leia... na minha opnião, é o caminho ;-)

André Nobre

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:17:4317/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com

Edmilson,

eu acho esta questão de certificação um pouco delicada. Primeiro teríamos que definir pra que serve uma certificação. O que ela demonstra?

*Vou falar abaixo sobre as certificações de desenvolvimento.

Na minha opinião a certificação demonstra conhecimento. E justamente por esse motivo a certificação da Microsoft tem alguns problemas: ela SÓ demonstra conhecimento, sem ser possível comprovar prática.

Por outro lado, as certificações inicias de DEV são ideais para aqueles que estão começando ou querem se destacar em um grupo recém formado. A certificação garante que aquela pessoa tem um potencial conhecimento, e podemos teoricamente utilizá-lo. Porém, eu acho que as certificações da Microsoft poderiam ter um caminho mais curto sem a demonstração obrigatória de prática. E isso não quer dizer que você terá que ir até a salinha e demonstrar alguma coisa, ou então fazer um projeto para tirar as outras certificações.

Para dar um exemplo, recentemente (quando ainda era beta) eu fiz o exame 70-660, Windows Internals (http://www.microsoft.com/learning/en/us/Exams/70-660.aspx). Esta prova, apesar de ter o mesmo formato de qualquer outro, exige conhecimento prático do candidato. É impossível passar nessa prova apenas estudando livros como Windows Internals, ou Advanced Debugging, etc. Claro que são focos diferentes, mas eu acho que as certificações de DEV só serão realmente reconhecidas (ou totalmente reconhecidas) quando as provas exigirem prática, e não só estudo.

Lembrando que esta é minha opinião para certificações mais avançadas, não aquelas como Foundation. A certificação tem que ter dois propósitos: destacar aqueles que estão começando, indicando que têm o conhecimento comprovado, e também certificar aqueles profissionais que têm uma experiência diferenciada, aliada ao seu conhecimento. Quando a segunda questão estiver totalmente

implantada acredito que TODAS as certificações para DEV serão reconhecidas e respeitadas.

Acredito muito em iniciativas como o programa MVP, que foge totalmente da linha de estudar e se certificar, aplicando-se ao modelo “mostrar e ser reconhecido”.

Abraços.

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes</a

edmilson hora

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:27:2817/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Alessandro,  boa tarde!

acho que sua resposta ao tópico foi a mais  acertiva até o momento.  A certificação assim como a Faculdade pelo menos  mostram que vc estudou "algo diferente" conheceu  novas visões, pontos de vistas, etc.

  gostei mesmo das sua colocações.

[]´s

Edmilson

--- Em sex, 17/4/09, Alessandro Brito <alessandr...@gmail.com> escreveu:
> [...]

Ricardo Cunha

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:36:1717/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Olá a todos, após um longo e tenebroso inverno!

Acredito sim em certificações, mas no tempo certo. Explico:
Ser desenvolvedor é tão comum quanto ir ao shopping nos feriados em São Paulo. Sendo assim igual a você existem milhares, por isto acredito que neste tempo a certificação não tenha tanto peso, pois se você estiver cursando universidade, tiver boa postura, bom linguajar e uma experiência razoável, talvez seja o suficiente para conseguir um boa colocação.

Entretanto quando você almeja um cargo como arquiteto ou coordenador o nixo é muito menor e com isto, acredito que a certiifcação possa ser um diferencial. Claro que muito se utilizam de recursos como o braimdumps, e não sei até que ponto isto é ruim, quando já se atingiu um nível de maturidade sênior na tecnolgia. contudo acredito ser um peso muito maior para diferenciar um profissional do outro.

[]'s

Ricardo Cunha

2009/4/17 André Nobre <an...@andrenobre.com.br>

Cássio Rogério Eskelsen

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:45:2617/04/2009
2009/4/17 Alessandro Brito <alessandr...@gmail.com>

Mesmo que não indique individualmente o conhecimento do cidadão...
pelo menos indica que ele se preocupa em buscar conhecimento além dos
muros de sua empresa.

Ele pode tanto estar buscando conhecimento (que acredito ser o caso da maioria), como pode estar apenas querendo cumprir tabela e para isso apelando para Brain Dumps.

Para mim, "cumpridores de tabela" são mais perniciosos do que aqueles que assumidamente são menos interessados em buscar novos conhecimentos. "Cumpridores de tabela" normalmente são pessoas de caráter duvidoso e que muitas vezes lançam mão de métodos não éticos para terem sucesso.

Acredito que certificação seja interessante sim, mas ela pode ser prejudicial no sentido de alimentar os "cumpridores de tabela".

abraços

Cassio

Rodrigo Vieira

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:57:4717/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Bem, no mínimo a certificação te coloca em boa companhia: quem tem
certificado ganha automaticamente 2.182.248 colegas! :P (sim, tem
muito repetido aí, mas MCP tem quase 1 milhão...) E isso foi em 2004!
Agora deve ter muito mais...

http://mcpmag.com/certbasics/

Nenhum certificado pode ser respeitado pelo mercado se 1 milhão de
pessoas o conseguem, sinto muito. A não ser que existissem 1 bilhão de
desenvolvedores Microsoft, aí sim, ser 1 em 1000 é um bom sinal. Mas,
digamos, 1 em 20? Nada muito impressionante, infelizmente.

- Rodrigo

2009/4/17 Cássio Rogério Eskelsen <eske...@gmail.com>:

edmilson hora

não lida,
17 de abr. de 2009, 11:58:3217/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Bem pessoal!

para os "navegantes desavisados"  como eu,  ficou claro que  não é necessário  comprar os KIT´s  de treinamento oficial da Microsoft  e passar meses estudando  feito um louco para tentar aprender algo e passar  nas provas de  certificação, existem meios mais  fáceis  os "shortcuts"  chamam-se: TestKings, Braindumps, se tiver outros  avisem.

grato,

Edmilson

[...]

Luiz Henrique C. Correa

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:00:1617/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Acredito que vale muito a pena ESTUDAR para certificar-se.
O fato de vários maus profissionais fazerem uso de métodos como Braindump na minha opinião não tira o real valor de uma certificação, seja ela da MS ou de qualquer outro Player da indústria.

Um ponto importante que eu tb gostaria de citar (sem desviar muito do assunto) é com relação aos diplomas de nível superior. O fracasso de grande parte das instituições de ensino superior no Brasil colaboram para que as empresas busquem uma outra forma de "avaliar" a capacidade do profissional, e vejo que as certificações servem para isso tb (além de ser uma ótima receita para os players que emitem as certificações, claro.. ).

Estudos, certificações, estudos, experiências práticas e mais estudos é o caminho.

2009/4/17 edmilson hora <edmils...@yahoo.com.br>

Luiz Henrique C. Corrêa
Alea! Comunicação
luizh...@gmail.com
+ 55 (61) 8143-8430

Caio Proiete

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:03:5617/04/2009
para .Net Architects
Olá Cassio,

Eu não consigo enxergar COMO uma certificação pode ser prejudicial...
No máximo, ela pode não ter efeito se todos chegarmos à conclusão que
esta não tem valor...

Eu sou certificado em Visual InterDev 6.0 (lembra?), e eu aceito se
você disser que essa certificação, hoje em dia, não serve para nada.
Agora, como é que uma certificação - ainda que não tenha valor - pode
me prejudicar?

Abraços,
Caio Proiete

On Apr 17, 4:45 pm, Cássio Rogério Eskelsen <eskel...@gmail.com>
wrote:
> 2009/4/17 Alessandro Brito <alessandro.debr...@gmail.com>

Cássio Rogério Eskelsen

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:12:3317/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Acho que você não entendeu o que eu falei

Não quis dizer que ela é prejudicial para você, e sim para o mercado que baliza os profissionais por certificações de valor duvidoso (por serem comprometidas por brain dumps) muitas vezes em detrimento do real conhecimento.

Cássio Rogério Eskelsen (MCP)

2009/4/17 Caio Proiete <caio.p...@gmail.com>

Caio Proiete

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:17:4317/04/2009
para .Net Architects
<Ironia>
Exato... Vamos todos então deixar de fazer faculdades, pós-graduações
e mestrados, pois muito mais de 1 milhão de pessoas já conseguiram se
formar...

Não podemos respeitar universidades, certificações... Nada.
</Ironia>

:)

On Apr 17, 4:57 pm, Rodrigo Vieira <rodrig...@gmail.com> wrote:
> [...]
> desenvolvedores Microsoft, aí sim, ser 1 em 1000 é um bom sinal. Mas,
> digamos, 1 em 20? Nada muito impressionante, infelizmente.

Diego Dias Ribeiro da Silva

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:20:5217/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Minha opnião é a seguinte.

Acredito ser interessante ter uma certificação, você agrega mais valor a seu curriculo, mas nada bate a experiencia em desenvolvimento, estar todos os dias lidando com problemas e resolvendo seje lendo artigos em revistas especializadas, ou em feeds, enfim, EXPERIENCIA acho que é o que conta mais.

Sobre faculdade ainda acho um tema muito complicado, vou citar o meu exemplo.

Ja trabalho com desenvolvimento desde 2002, entrei nesse grupo para adquirir melhores praticas, assim com assino revistas especializadas em .NET. No começo do ano entrei na faculdade para ter um curso superior em TI, so que quando olhei a grade curricular, vi que iria me frustar, nos ja trabalhamos com isso todos os dias, na minha opnião seria dinheiro jogado fora, optei por um curso em Processos Gerencias, e por que isso. Sabemos muitos bem que quem mando no mercado são os clientes, tanto externos e internos ( colaboradores da empresa ), e ter uma melhor forma de administrar tempo, pessoes, recursos, chegar ao patamos de gerentes de projetos, e o mais importante para mim, saber ouvir o que o cliente espera, ser um bom Analista de Negocios.

Desenvolver todos sabemos, assim como tantos outros no mercado, mas saber realmente oque o cliente quer, para mim é o mais importante.

Bem, essa é a minha opnião.
2009/4/17 Luiz Henrique C. Correa <luizh...@gmail.com>

Cássio Rogério Eskelsen

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:25:0517/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Em outro email meu na mesma discussão pensei em abordar o tema do conhecimento multi-disciplinar, mas imaginei que seria o único que pensa assim e viria bomba hehe

Mas vejo que outros tem a mesma opinião e acho isso muito bom.

Cássio Rogério Eskelsen

2009/4/17 Diego Dias Ribeiro da Silva <ddrs...@gmail.com>

Luiz Henrique C. Correa

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:31:2617/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Conhecimento multi-disciplinar pra mim é essencial para qualquer equipe que desenvolva software. Obviamente que grandes empresas em determinados setores valorizam muito os especialistas (um AD em um grande banco por exemplo), mas vejo que a maioria das empresas precisa mesmo é de profissionais auto-gerenciáveis e multi-disciplinares.

[...]

17 de abr. de 2009, 12:33:2117/04/2009
para .Net Architects
Concordo com você Diego.

Profissional com excelente conhecimento técnico - E - excelente
conhecimento funcional, é o que traz mais valor à empresa.

Mas isso não responde a pergunta do nosso amigo:
Vale à pena investir em certificações: SIM? NÃO? PORQUE? :)

edmilson hora

não lida,
17 de abr. de 2009, 12:35:5517/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Caio,  essa  foi  a melhor até agora!

cara, não consigo parar de rir.....

Edmilson

De: Cássio Rogério Eskelsen <eske...@gmail.com>
Para: dotnetar...@googlegroups.com
Data: Sexta-feira, 17 de Abril de 2009, 12:45

[...]

Renato Duran - Pessoal

não lida,
17 de abr. de 2009, 15:32:2517/04/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Mais um tópico interessante (e que divide opiniões).

Vou registrar a minha:

Acho o conceito de Certificações importante. Uma Certificação é sim, um
diferencial (na minha opinião). Mas obviamente, não deve-se avaliar um
profissional apenas pela suas certificações, pois qualquer pessoa que decore
um Braindumps ou um Testking (obs.: não acho ruim utilizar os simulados,
desde que a pessoa estude e entenda os conceitos), passa numa prova. Ele é
apenas mais um indicador de sua competência, que deve ser avaliado em
conjunto com diversos outros, como experiência e também aspectos não
técnicos (postura, caráter, ética, retidão, comprometimento etc). Na minha
opinião, acho mais vantajoso para uma empresa catequizar uma pessoa de bom
caráter num assunto técnico, do que tentar endireitar uma pessoa de mau
caráter, mas com excelente conhecimento técnico.

Concordo com as opiniões dos colegas:
Como o Fábio disse, após uma conversa você percebe se o conhecimento da
pessoa é legítimo.

Como o Alessandro disse, é uma forma de verificar que a pessoa se preocupa
em buscar conhecimento além dos muros da empresa.

Como o Caio e outros também disseram, com ctz não seremos prejudicados por
termos certificações.

Como o André Nobre disse, ajuda a entrar na empresa, mas, se vc não tem
conhecimento, difícil vai ser se manter lá.

Acredito que o fato de termos maus profissionais certificados (os famosos
oportunistas) não é um problema do conceito de Certificações. E sim, um
problema cultural. O famoso "jeitinho brasileiro". Mas esse tipo de problema
não só referente a Certificações, como também para qualquer outra coisa,
como por exemplo, relacionado a alguma tecnologia. Eu posso dizer que manjo
de Asp .Net Web Forms e fiz vários projetos, mas nenhum seguindo boas
práticas, colocando string de conexão com o banco no code behind da página,
dentre outras aberrações. Neste caso, o problema é a tecnologia do Web Forms
que é uma droga? Não, o problema sou eu que não sei utilizá-la da melhor
maneira! E é muito fácil este mau profissional se esconder atrás dos bons
profissionais em uma empresa (quem nunca presenciou isso?)...

Ou ainda, fazendo outra analogia, é o mesmo que falar que o CMMi é ruim, ou
que o RUP é prolixo. Por que muitas empresas que têm CMMi (independente do
nível - 2, 3, 4 ou 5) ou MPS BR, muitas vezes falham na maioria dos
projetos? O problema é o CMMi ou o MPS BR? Ou o problema é da empresa que,
para adquirir um nível X de um determinado modelo, fez uma força tarefa no
momento da avaliação, e depois engavetou todas aquelas boas práticas? De
novo, o problema não é o modelo, e sim, a cultura dos "espertos".

Ahhh, e isso tb não é um problema exclusivo da nossa área. Certificações,
diplomas, títulos, carteiras de motorista e afins, sempre podem ser
"comprados" por meios escusos. Principalmente num país como o Brasil, onde
os "espertos" muitas vezes se dão bem (e como tem "esperto" por aí...).

Melhor parar por aqui, pois começou a virar um desabafo... Ou uma novela...
rsrsrs...

Abraços,
Renato Duran