Pular para a primeira mensagem não lida

Giovanni Bassi

não lida,
26 de jul. de 2009, 16:39:3126/07/2009
para .Net Architects
Postei no twitter a seguinte frase:
"Eu acredito em duendes. Mas não acredito no PMI."
O Luciano Condé respondeu:
"Eu nao concordo. Eu acredito que algumas sugestoes dos PMI sao plenamente aplicáveis ao mundo de desenvolvimento de SW."
Seguimos discutindo:
- Concordo. Só que algumas sugestões não são o PMI, são algumas sugestões, que vem de outros lugares, outras teorias.
-
Entao vamos esclarecer. O PMI é apenas uma instituição. O PMBOK pelo próprio nome diz é uma base de conhecimento. Ou seja, uma reunião de conhecimento. O erro ao meu ver, é seguir como se fosse o Santo Graal .
-
Não concordo. O PMI, por ex. não acredita em times autogerenciáveis, sem ger. proj. E isso não funciona para projetos de software.
-
Giggio, eu disse algumas práticas. Por exemplo, quando se pensa em projeto, nao pode apenas pensar nos requisitos... Ex., se voce vai tercerizar uma parte do seu desenvolvimento. ELe prega como controla a aquisição de serviços de terceiros. Neste caso, observe que projeto é mais amplo.

Aí achamos melhor trazer aqui para ver o que vocês acham.
Acho que o PMI compilou um monte de coisas, criou o PMBoK, e segue aplicando o que acredita. Mas não podemos diferenciar o que uma metodologia defende, do que as pessoas realmente fazem dela. Na prática, aplicar as recomendações do PMI hoje significa trabalhar com projetos waterfall, sem autogerenciamento, e com comando/controle. Mesmo que ele pregue que é possível trabalhar iterativo, eu nunca vi. E o próprio Ricardo Vargas, chairman mundial do PMI, disse no Brazil ScrumGathering que não acreditava em autogerenciamento, e apoiou a teoria X fortemente (não explicitamente, com esse nome, mas o que ela diz), enquanto eu entendo que uma boa equipe convive sob a teoria Y.

É possível separar as práticas do PMI sem descaracterizá-lo? Posso dizer: "aplico PMI, mas só o capítulo de aquisições"?
O Scrum, por exemplo, não permite isso. Ele não se coloca como um conjunto de práticas, mas como um framework. Se você dispensa alguns conceitos, não é Scrum, então se você diz Scrum, é algo muito claro.

Isso tudo afeta diretamente a arquitetura. Vai ser em cascata, vou pré modelar tudo? Quando o arquiteto atua?

O que vocês acham?

Além disso, o que é aplicável do PMI, e o que não é?

Eu mantenho minha posição:
Não acredito no PMI. Se usar alguma prática que ele recomenda, não sinto que estou usando uma prática do PMI, mas uma prática que o PMI também usa. Só isso.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

Juliano Oliveira

não lida,
26 de jul. de 2009, 17:29:4026/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Bom... minhas considerações,

"É possível separar as práticas do PMI sem descaracterizá-lo? Posso dizer: 'aplico PMI, mas só o capítulo de aquisições' ?"
"O Scrum, por exemplo, não permite isso"

Acho que o que mais prejudica, naum apenas com projetos de software, mas como tudo na vida, é essa idéia de "é 8 ou 80"!
A mesma coisa aconteceu aqui no grupo em assuntos como o de Repository Pattern quando tinha uma dúvida sobre paginação
"Isso pode ser qualquer coisa, menos um Repository"

Vamos pensar então da seguinte maneira:
O que se ganha sendo tão instransigente?
O que se ganha ao dizer que "Isso não é Scrum" quando você está tentando implementar os conceitos do Scrum?
O que se ganha ao dizer "Isso não é PMI" quando alguém só aplica o módulo de aquisições?

Acho que nada!

Eu vejo o Scrum como metodologia mais eficiente que o modelo PMI para projetos de software, isso não quer dizer que o PMI não funcione (afinal, acho que ele existe a mais tempo que as metodologias ágeis e é usada a muito tempo e existem muitos cases de sucesso)

E principalmente, não é pq um time Scrum não aplica um ou dois fundamentos que eles não são um time Scrum.
Assim como uma empresa que aplica o PMI com algumas adaptações não deixa de ser uma empresa que aplica o PMI.

Não acho que ser tão caxias possa ajudar um time a melhorar o desempenho do trabalho.

[]´s

Juliano Oliveira
Analista Desenvolvedor
.Net, C#, Actionscript, Flex, NHibernate
http://programandoem.net
twitter: @juloliveira - skype: juloliveira

2009/7/26 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Emmanuel G. Brandão

não lida,
26 de jul. de 2009, 18:06:5326/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Até concordo com o Giovanni, mas é subjetivo! Dizer que "usa uma prática que o PMI também usa", sei lá.
E reintero: se você deixa de aplicar alguma coisa do Scrum, NÃO É SCRUM.

Brandão, Emmanuel G.
CSM
blog.egomesbrandao.net

___________________________________
Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Apague também os endereços dos amigos que receberam juntamente com você a mensagem, antes de enviar;
3 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.

2009/7/26 Juliano Oliveira <jul.ol...@gmail.com>

Juliano Oliveira

não lida,
26 de jul. de 2009, 18:30:4526/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Emmanuel,

Você acredita em uma equipe fazendo Scrum com um ou dois fundamentos a menos no processo poder ser mais ágil e mais eficiente que uma equipe aplicando 100% Scrum? Ou seja, consegue ver um um time 80% Scrum sendo mais eficiente que um 100% Scrum?
Sim ou não...

[...]

2009/7/26 Emmanuel G. Brandão <egomes...@gmail.com>

Condé - Hotmail

não lida,
26 de jul. de 2009, 19:00:2726/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Olá !

A discussão está ficando boa. :D Que bom !

Bem, o meu ponto de vista. Não é contra SCRUM, nem a favor do PMI, ou favor do MSF, ou contra Agile (ou vice-versa). Mas sim, é que tudo precisa de um bom senso. O PMI sugere um conjunto de boas práticas, apenas isto e não mais que isto. Fui durante um bom tempo Gerente de PMO, e o que eu vi, é que vários Equipes e Gerentes o seguiram como se fosse uma bíblia a ser seguida. E a sua receita salvaria o projeto.

Vejo que há boas práticas no PMI que podem ser utilizadas em projetos e outras que não. O erro que sempre percebi foi de utilizar o PMI como um Santo Graal, ou salvador. Isto também cabe para CMMI. E até mesmo para SCRUM. Não há método salvador, quem salvará o projeto é a equipe.

Afinal de contas, todas as estas ferramentas (sim, são apenas ferramentas) surge para resolver um problema "Como entregar um projeto dentro do cenário, contexto econômico, nível da equipe e interesses conflitantes entre si."

Por final, parafraseando Bill Clinton "São as pessoas, stupid". Invista em pessoas treinadas, motivadas e verá um projeto ser entregue com a excelência esperada !

abs
Condé

Marcos Dell Antonio

não lida,
26 de jul. de 2009, 19:30:2426/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Condé,

Concordo com você. "Invista em pessoas treinadas, motivadas e verá um projeto ser entregue com a excelência esperada"!

Aliás, já faz um bom tempo que penso assim: http://www.marcosdellantonio.net/2008/11/13/o-segredo-do-sucesso-nao-e-o-processo-sao-as-pessoas/ :-)

2009/7/26 Condé - Hotmail <luc...@hotmail.com>

--
Marcos Dell' Antonio
http://www.marcosdellantonio.net

Juliano Oliveira

não lida,
26 de jul. de 2009, 19:37:5226/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Condé,

Eu acho que uma pequena parte do teu post já resume tudo: "bom senso"

Outra coisa. Um dos funddamentos das metodologias ágeis é "processos empíricos"

Acho que o processo empírico tem um sentido de "adaptação". Adaptar as coisas para serem mais comodas e se adequarem melhor ao time. O que importa é o "conforto" do time. Se é PMI ou não, se é Scrum ou não... não importa... importa que as coisas fluam bem!

[...]

2009/7/26 Marcos Dell Antonio <marcosde...@gmail.com>

Alexandre Valente

não lida,
26 de jul. de 2009, 19:52:2526/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Oi Juliano,

Concordo em parte. Algumas metodologias geram um overhead maior e incentivam uma burocracia maior do que outras. Isto pode fazer com que equipes boas possam se sair pior em determinados cenários. Neste aspecto, as metodologias ágeis se saem melhor, na minha opiniao.....

Eu tbm concordo que o sucesso ou não do projeto depende das pessoas, e não do processo... Sendo assim, porque não utilizar a metodologia que tenha o menor overhead possível, gastando o menos possivel com processos e burocracias....

Abs

Alexandre Valente
MCSE+I, MCSD, MDCBA
Arquiteto Perlink (www.perlink.com.br

2009/7/26 Juliano Oliveira <jul.ol...@gmail.com>

Juliano Oliveira

não lida,
26 de jul. de 2009, 20:09:1426/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Alexandre,

E principalmente, independente da metodologia adotada, fazer adaptações para o melhor desempenho, melhor eficiência, time mais motivado... etc.
Eu tb acho agile melhor para software.

[...]

2009/7/26 Alexandre Valente <alexandre...@gmail.com>

Rafael Godinho

não lida,
26 de jul. de 2009, 21:38:0926/07/2009
para .Net Architects
Developers!!!

http://www.bing.com/videos/search?q=developers+developers+developers+steve+ballmer&FORM=BVFD#

[]s
Rafael

On Jul 26, 8:00 pm, Condé - Hotmail <luco...@hotmail.com> wrote:
> [...]
>
> Por final, parafraseando Bill Clinton "São as pessoas, stupid". Invista em pessoas treinadas, motivadas e verá um projeto ser entregue com a excelência esperada !

Emmanuel G. Brandão

não lida,
26 de jul. de 2009, 22:10:4726/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Um ou dois fundamentos de Scrum não é Scrum, e é isso que eu acredito!
Agora, se você me disser que uma equipe aplicando um ou dois fundamentos do Scrum é uma equipe ágil, e esta entregando ROI para o cliente, eu posso acreditar.

Gabriel Bernardi Almeida Vieira

não lida,
26 de jul. de 2009, 22:27:3226/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Bom...a meu ver...não defendo nenhum dos dois lados.....scrum é metodologia de desenvolvimento.....o PMI é algo beeeemm mais abragente....

Acho que essa é uma dicussão boba que o pessoal faz, querendo comparar um ao outro....

Sei que muitos dos projetos querem seguir práticas do PMI e concordo que não seja o ideal....  mas para empresas grandes, que vão muito alem de projetos de softwares, o PMI atende sim, ou vcs esqueceram que existe um mundo alem do desenvolvimento ? .....e outra...em nenhuma página do PMBOOK eles falam que vc é obrigado a utilizar 100%, vc adapta como qq outra metodologia.....

Por isso acredito que possam sim trabalhar junto....deixando a parte do desenvolvimento, a parte iterativa pro Scrum e a parte mais abrangete pro pessoal que gosta de PMI cuidar...rsrsrs....assim fica todo mundo feliz !!!

Giovanni Bassi

não lida,
27 de jul. de 2009, 01:48:0327/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Vou tentar trazer a discussão para o ponto inicial.
Antes quero esclarecer que o Scrum é absolutamente claro com relação às suas práticas: se você não adotar uma ou outra, não é Scrum. Não fui eu quem inventei o negócio, ele simplesmente é assim. Podemos até debater se é o ideal, mas o fato é que é assim e acabou. Quem não gostar manda um e-mail para o Ken Schwaber...
Agora, é como o Emmanuel falou: você pode aplicar algumas técnicas de Scrum e ser feliz, ter as entregas esperadas. Só que não é Scrum. E não acho que isso seja um problema.
Assim como há práticas do PMI que são legais, e que podemos adotar. Não é porque você adotou uma prática do PMI que o seu projeto tem que seguir todo o modelo proposto no PMBoK.
Quanto à questão do Gabriel, é verdade. Acho que o PMI pode ser um modelo fantástico para outras industrias, como a construção civil. Só sinto que para Software não é assim.

Voltando à questão inicial então:

É possível separar as práticas do PMI sem descaracterizá-lo? Posso dizer: "aplico PMI, mas só o capítulo de aquisições"?
O que é aplicável do PMI, e o que não é?

Quando eu digo que não acredito no PMI, o que vocês entendem? Geralmente, para mim, a sigla PMI carrega o peso de modelo waterfall, e comando e controle. Ou sou só eu que o vejo desta forma na industria de software atual?

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/26 Gabriel Bernardi Almeida Vieira <gabri...@gmail.com>

Marcel Castilho

não lida,
27 de jul. de 2009, 09:04:5527/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Bom, voltando ao ponto inicial, o Ricardo Vargas no Scrum Gathering vendeu o PMBoK como um guia de referência, segundo ele (pelo que eu entendi) você aproveita a prática que achar importante para o sucesso do seu projeto. Ele até criticou explicitamente os gerentes "by the book", que aplicam todas as recomendações cegamente.

Agora, como você já disse, a conclusão da palestra dele é que negou todo o discurso conciliatório que ele vinha fazendo, dizendo que Scrum e PMI não eram assim tão diferentes, que ambos se tratavam de frameworks, etc. Embora ele tenha deixado claro que era a opinião dele, ele afirmou que não acreditava em equipes autogerenciáveis. Aí está toda a diferença: o chairman do PMI está dizendo que o negócio é comando e controle!

Também já ouvi gente dizendo que no PMBoK existe um capítulo que recomenda desenvolver iterativamente quando se tem pouco conhecimento sobre o domínio, quando o projeto é complexo, etc. Mas não conheço o PMBoK a fundo para dizer se isso é verdade.

Abraço,

Marcel

2009/7/27 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Emmanuel G. Brandão

não lida,
27 de jul. de 2009, 09:24:0027/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Antes vou fazer um comentário em cima do comentário do Giovanni: é engraçado o pessoal querer tirar coisas do Scrum e chamar de Scrum, por que quando eles podiam tirar coisas do RUP ninguém fez! Por que, tirar do Scrum, se nele só tem o estritamente necessário? O pessoal é tão preocupado quanto a tirar que se esquece do colocar, eu dúvido que só tirem coisas do Scrum e não se coloque nada.

Quanto a acreditar em equipes auto-gerenciaveis, eu também não acredito, até que elas passem a existir! É simples assim: você não tem ou você não contrata uma equipe auto-gerenciavel, você constrói uma! Vai existir sempre um cara com autoriadade? Sim. Mas é possível que você tenha uma equipe muito boa. E por isso você tem o papel do Scrum Master, é um meio de tornar possível essa equipe existir, através de um processo longo e demorado. E não estou dizendo que o SM vai fazer isso, mas que isso vai acontecer naturalmente.

Brandão, Emmanuel G.
CSM
blog.egomesbrandao.net

___________________________________
[...]

2009/7/27 Marcel Castilho <marcel....@gmail.com>

Rafael Noronha

não lida,
27 de jul. de 2009, 09:33:3927/07/2009
para .Net Architects
Vou advogar o diabo desta vez.

Não me parece correto julgar um livro pela interpretação que lhe
deram.
Como exemplo, eu não culpo os livros sagrados pelas práticas
terroristas de extremistas.

Mas não conheço o PMBOK para dizer se de fato existem problemas dentro
dele.

O modo que ele costuma ser aplicado na indústria de software é
problemático.
Mas talvez o problema esteja nos gerentes e não no livro.

Os principais problemas são o comando-controle e a capa do super-
homem.
(Capa do super-homem é achar que o projeto é uma ciência exata, e que
o gerente sempre saberá o melhor a ser feito).

Gostaria de saber como o PMBOK aborda estes dois aspectos.

[]'s
Rafael Noronha
http://rafanoronha.net
http://twitter.com/rafanoronha

tucaz

não lida,
27 de jul. de 2009, 12:19:5027/07/2009
para .Net Architects
Rafael,

Muito sensato seu comentario. Ta ai uma coisa que a maioria das
pessoas que critica o PMI nao sabe, mas o PMI nao diz que o gerente
sabe tudo. Muito pelo contrario.

Pra esse caso em especifico existem praticas que dizem que as pessoas
que vao EXECUTAR as tarefas sao as RESPONSAVEIS por estima-las e nao
os gestores do projeto. Isso esta no PMI. Portanto, podemos perceber
que em nenhum momento o PMI afirma que o gerente eh o cara que sabe
tudo.

Esse eh o problema com esse tipo de discussao, as pessoas falam sem
conhecer. Eu nao tenho conhecimento do PMBOK suficiente pra dizer se
ele funciona ou nao. Posso dizer no maximo se as praticas adotadas nos
projetos que participei com gerentes PMP deram resultado ou nao.

Tenho medo de discutir esse tipo de assunto aqui no grupo, pois poucas
pessoas tem efetivamente o conhecimento daquilo que esta sendo
discutido e como o assunto nao eh codigo (e por consequencia nao pode
ser testado e validado), acabamos por criticar algo que na verdade nem
existe sem saber; baseados apenas no achismo. Isso acontece com Scrum
tambem, existem pessoas aqui que falam como se fossem os maiores
conhecedores do assunto, mas nunca sequer participaram de um projeto
que utilizasse Scrum.

Att.,
Antonio Carlos Zegunis Filho
http://blog.tucaz.net

rodrigo s gidra

não lida,
27 de jul. de 2009, 13:44:1627/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com

"DEVELOPERS,DEVELOPERS,DEVELOPERS,DEVELOPERS!" hehehe
(Go, MC Ballmer!) (Boa rafagod, um classico)

Ta ficando divertida essa thread...

Confesso, quando vi o tweet do Giovanni soltei um RT na sequencia, rsrs.

E, endossando a visao do Giovanni, afirmo... "Jo no creo en PMI, pero que los hay, hay!!"
Particularmente acho o PMI meio excessivo em algumas disciplinas.

Parece que o cerne da discussao eh a adocao de um modelo mais centralizador versus um modelo mais descentralizador, certo? PMI eh uma das possiveis centralizacoes maximas no processo, ao passo que um Agile com Scrum prega o extremo oposto, uma centralizacao nos individuos. Tudo depende da necessidade da empresa em questao. Se voce centraliza, voce controla mais, se vc descentraliza, vc gera mudancas mais facilmente... Logo o que parece bom aos olhos de um pode parecer ruim aos olhos de outro e vice versa. Eh um lance que me parece meio caso a caso, empresa a empresa, projeto a projeto.
Eu prefiro nao engessar demais o processo... isso da mais liberdade individual para os integrantes da equipe, o que reflete diretamente na motivacao e consequentemente no desempenho. Porem deixar sem gesso algum eh anarquia... nao costuma funcionar.

Mas usar uma parte do PMBOK como referencia considero algo bom...

So nao podemos esquecer de uma nocao basica... Como ja foi dito, Frameworks e Metodologias geralmente sao compilados para serem usados na integra... (o RUP por ser uma compilacao de melhores praticas as vezes me deixa um pouco confuso com isso) ou seja, se voce nao estiver usando um certo pedacinho considerado importante, voce nao tem a garantia de quem bolou o framework/metodologia de que ira funcionar pois voce esta negligenciando uma parte do problema que a metodologia estudou como importante, ou seja, vai ficar um gap no problema que a metodologia se propoe a resolver...

So curiosidade, alguem ai da nossa comunidade ja compilou uma metodologia propria com pedacos de outras??

['] 's & Best Regards
Rodrigo Gidra

2009/7/26 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Gabriel Bernardi Almeida Vieira

não lida,
27 de jul. de 2009, 18:18:2027/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Acho que o Rafael disse tudo: "Mas talvez o problema esteja nos gerentes e não no livro."

Acho que como a comunidade agil esta chegando, assusta muitos gerentes, por pensarem que se tratando de metodo agil...será desorganizado, riscos altos, etc... Ao invez de focar se um é melhor que o outro deveriamos convencer aonde usar um ou outro... conheço pessoas que adoram PMI e estao vendo somente coisas boas no SCRUM.....são completamentes diferentes....para coisas distintas.... No site da InfoQ foi até publicado um artigo sobre PMI Agile... deêm uma olhada....

http://www.infoq.com/news/2009/07/pmi-agile

Como o Rodrigo disse abaixo...o PMI é um pouco excessivo em algumas disciplinas.....mas no meu ponto de vista...é asism que tem que ser....agora se vc vai ou não utilizar tudo...ADAPTE como qq outra metodologia....já pensou se o Team system fosse engessado só com o Agile e o Cmmi ??  Adapte é a palavra.....

Se pararem pra pensar essa discussão de metodologia é como a biblia....religião....cada uma tem a sua.....mas acabam falando a mesma coisa....rsrsrs.

2009/7/27 rodrigo s gidra <rgi...@gmail.com>

Laercio H. Simões

não lida,
27 de jul. de 2009, 20:26:1927/07/2009
para .Net Architects
Well

Na minha opinião o PMBok é muito bom, qualquer um que se diga gerente
deveria ao menos conheço-lo e muito bem.

Quanto a usar a metodologia tudo depende do tamanho do projeto e da
equipe.

Quando estive na IBM, trabalhei nessa area de gestão de projetos...
lembro de ter pelo menos 10 gerentes certificados PMI na minha equipe,
mas jamais alguem cogitava usar usar a metodologia para todo e
qualquer projeto, tudo sempre deve ser adaptado ao "contexto do
problema".

Att

Laercio H. Simoes

André Dias

não lida,
27 de jul. de 2009, 23:03:3827/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Não posso dizer se acredito no PMI ou no PMBOK porque realmente não os conheço, mas posso dizer que não acredito nos PMPs. Trabalhei com vários deles e todos, sem exceção, tinham o pensamento waterfall.

Um caso que me marcou muito, foi uma discussão ferrenha com um PMP em uma época que eu já estava infectado pelo virus da agilidade e o PMP me pediu para fechar um cronograma de um projeto de 1 ano e meio em apenas duas horas. Eu disse para ele que era loucura e que mesmo que ele me desse uma semana, eu teria no máximo um chute sem muita direção, já que a nossa única fonte de informação eram palavras de um PO.

Ele queria essa informação apenas para registrar num Project da vida e formalizar detalhes com o cliente. O problema é que uma vez que esse chute vai para o cronograma, muito provavelmente ele será anexado em algum contrato e expectativas serão criadas em torno dessas datas, e caso não sejam cumpridas a insatisfação gerada é enorme. Juntando isso com um cliente distante e uma comunicação ineficiente temos uma bomba relógio que irá explodir mais cedo ou mais tarde. E de quem é a culpa?? Do técnico que deu o prazo sem muitas informações pq o gerente só queria um chute? Do gerente que colocou o chute do contrato? Do cliente que não entendeu que o prazo era apenas um chute? Ou do processo como um todo?

Já tive PMPs que eram obcecados por processos, outros por métrcas e gráficos, outros por seguirem planos, mas nunca tive um PMP obcecado por entregar software funcionando frequentemente. Curioso isso né?

Sou a favor de um debate no grupo entre Scrum e PMBOK, ScrumMaster e PMP. Alguém conhece algum PMP, de preferência experiente, para convidarmos?

Eu sou voluntário para debater do outro lado :-)

--
André Dias
SCJP - SCWCD - MCP - MCTS - CSM

Sent: Monday, July 27, 2009 7:18 PM
Subject: [dotnetarchitects] Re: Você acredita no PMI?

Giovanni Bassi

não lida,
27 de jul. de 2009, 23:15:3527/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Vamos chamar o Ricardo Vargas. :)
Hehe... brincadeiras à parte... conheço 2 PMPs absurdamente experientes, e que são bastante próximos de mim. Vou convidá-los.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/28 André Dias <br.a...@hotmail.com>

Gabriel Bernardi Almeida Vieira

não lida,
27 de jul. de 2009, 23:45:2927/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Boa idéia André.....conheço um PMP...mas não sei dizer se tem muito experiencia !!!

Demoro agilizar....e marcar algo presencial.....será bem interessante acho que para todo mundo.....bom....falo por mim..que tenho muitas duvidas....

Abraços

2009/7/28 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Emmanuel G. Brandão

não lida,
28 de jul. de 2009, 09:01:3128/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Também acho que essa deveria ser presencial, talvez uma mesa redonda...

Brandão, Emmanuel G.
CSM
blog.egomesbrandao.net

___________________________________
[...]

Ubiratan Padilha

não lida,
28 de jul. de 2009, 21:57:2128/07/2009
para .Net Architects
Fala, Giovanni.

Acho que antes da pergunta "você acredita no PMI?" deveria vir a
pergunta: "Vc acredita nas pessoas?". Pra mim, este é o principal
ponto. Acho até que dá para aplicar PMI acreditando em pessoas, mas...
não acreditando nelas, os gerentes utilizam a metolodogia de forma a
criar controles que apóiem as suas desconfianças.

Bom, mas sendo direto na sua pergunta (Vc acredita no PMI?), eu
respondo que não. No mundo de TI (e não tenho condições de avaliar a
performance em outros segmentos), penso que o PMI já teve tempo
suficiente de ser testado. Infelizmente os resultados dos projetos são
catastróficos. E não há luz ao final do túnel. Ou seja, com exceção do
SCRUM (mas aí é uma outra história, pela grande mudança de cultura
etc), não há nada que seja próximo da linguagem que os executivos
estejam acostumados e que esteja sendo apontando como salvação para os
projetos (tipo CMMI, MPS ou uma nova versão do RUP etc etc). Tudo isto
caiu em descrédito e quem insiste ainda nisso não "apanhou" o
suficiente ou desconhece, por exemplo, o SCRUM (não que este seja a
solução dos problemas dos projetos, mas é uma proposta nova, muito
interessante, e que no mínimo deveria ser colocada em prática, mesmo
que a título experimental). O que não dá é deixar do jeito que
estar. :-)

A outra pergunta era se "... posso utilizar partes do PMI e continuará
sendo PMI". Sim, você pode utilizar somente algumas áreas de
conhecimento do PMBok e com isto já estará utilizando a metodologia.

[]´s

Ubiratan Padilha
Project Manager, CSM
(011) 7638-0405
http://www.linkedin.com/in/ubiratanpadilha
http://twitter.com/ubiratanpadilha

On 26 jul, 17:39, Giovanni Bassi <gig...@giggio.net> wrote:
> Postei no twitter <http://twitter.com/giovannibassi/status/2855421286> a
> seguinte frase:
> "Eu acredito em duendes. Mas não acredito no PMI."
> O Luciano Condé respondeu <http://twitter.com/luconde/status/2857286610>:

Condé - Hotmail

não lida,
29 de jul. de 2009, 23:50:0129/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
só uma info. Ricardo Vargar foi o meu professor na Facul há muito tempo atrás (nao vamos falar tempo para nao falar da minha idade. KKKK). E se tornou um amigo !!

Mas concordo om o Brandão ! Mesa redonda é uma opção para os encontros. !

abs'
Condé

Giovanni Bassi

não lida,
30 de jul. de 2009, 00:11:4630/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Opa, chama ele pra reunião! Se ele topar, é mais que bem vindo.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/30 Condé - Hotmail <luc...@hotmail.com>

André Dias

não lida,
30 de jul. de 2009, 13:43:3230/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Não é o chairman do PMI, mas consegui um PMP da Microsoft, quando temos data disponível para organizar a mesa redonda sobre métodos ágeis Vs métodos tradicionais?

Abraços

--
André Dias
SCJP - SCWCD - MCP - MCTS - CSM
http://blogs.msdn.com/andredias
http://twitter.com/andrediasbr

Alexandre Rocha Lima e Marcondes

não lida,
30 de jul. de 2009, 14:58:1130/07/2009
para .Net Architects
Em primeiro lugar, parabéns a todos pelo nível elevado de discussões e
abordagens no tema.

Bom,

Vou entrar nesta discussão um pouco mais tarde, li todas as mensagens
e antes de colocar minha opinião, gostaria de esclarecer alguns
pontos:

* Giovanni: O que são equipes auto gerenciáveis para você? Qual o
tamanho das equipes a que você se refere?

* Todos que não acreditam no PMI: Qual o tamanho do projeto e equipes
que vocês estão focando quando falam que PMI não se aplica à TI?

* O que vocês entendem por PMI? Seguir à risca o PMBOK?

E gostaria também de colocar alguns pontos:

* O PMI é só um instituto, o produto do conhecimento deles é o PMBOK,
que em hipótese alguma é uma metodologia nem se propõe a ser, é um
guia de referência com ferramentas processuais. Sendo assim, em ponto
algum o PMBOK diz como fazer as coisas, diz o que fazer, mas não como
fazer.

* O PMBOK vem sendo feito e atualizado há muito tempo por
profissionais de todas as áreas e tenta abraçar todas as ciências em
que um projeto é possível, mas o foco até a versão v3 sempre foi
grandes projetos por grandes empresas ou governos, ex.: Projeto homem
na lua (que abrange vários sub projetos menores como as missões
Apollo: 8 anos na primeira fase e 6 na segunda, US$ 145 bi -
equivalente em 2009, 400k homens e 20k empresas e instituições de
pesquisa ), Projeto da Represa Hoover (Hoje a 35a. maior represa do
mundo, 5 anos, 1.150.000 m3 de material retirado, 112 mortes na
construção, US$ 1.8 bi - equivalente em 2009, ), Projeto Polaris (de
mísseis balísticos intercontinentais: 250 fornecedores com 9000 sub-
contratados), Projeto Manhatham (construção da primeira bomba atômica:
4 anos, 130k homens e US$ 30 bi - equivalente em 2009) - como vocês
podem ver, todos mega-projetos;

* Vocês devem estar se focando no PMBOK v3, que já está defasado, pois
saiu agora (ou sai este mês de agosto, não sei ao certo) a v4, que é a
atualização dos processos pensando em equipes pequenas e metodologias
ágeis.

* O Scrum é uma metodologia e como tal, realmente ou você segue-a ou
não, meio Scrum é algo como uma mulher estar meio grávida, ou está ou
não; isto porque meia metodologia é metodologia nenhuma. Desculpem-me
os que acham que é possível, mas não é, como foi colocado
anteriormente meio Scrum é desenvolvimento ágil sem metodologia ou com
metodologia proprietária. O próprio nome, metodologia, envolve métodos
que devem ser seguidos e que são formalizados, assim não tem como usar
meia metodologia - é como programar meio orientado a objetos, ou é ou
não orientado a objetos.

Isto posto, segue a minha opinião:

* Creio que esta discussão, está diretamente relacionada com o tema do
grupo, portanto estou dando continuidade. Arquitetura de software e
metodologia de desenvolvimento estão diretamente ligadas, pois são
escolhas que afetam-se mutuamente. Quem sabe a próxima edição da
revista, possa tratar dessa questão que é tão importante e controversa
em nossa área;

* Minha opinião é que há sim como usar o PMBOK com software, com ou
sem metodologias ágeis, basta para isto termos os mesmo processos e
documentos adaptados entre-si. Da mesma forma acho totalmente possível
e viável CMMi com metodologias ágeis, MPS.BR com metodologias ágeis,
etc.

* É preciso sempre ter em mente que o PMBOK v3 foi criado para grandes
projetos e equipes, sendo assim, alguns processos e documentos não se
aplicam a equipes e projetos pequenos (não digo pejorativamente, mas
em tamanho mesmo), por isto devemos adaptar o PMBOK v3 às necessidades
de projetos com metodologias ágeis ou estudar o PMBOK v4 e usá-lo (não
li ainda, mas espero que a parte para projetos menores e projetos
ágeis esteja boa e útil, só sei que fizeram e foi bastante revisado);

> [...]

> seguinte frase:
> "Eu acredito em duendes. Mas não acredito no PMI."

30 de jul. de 2009, 15:06:2630/07/2009
para .Net Architects

Giovanni Bassi

não lida,
31 de jul. de 2009, 00:34:3231/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Oi Alexandre,

Uma equipe autogerenciável é isso que o nome sugere: ela é o gerente do projeto. Ou seja: não há uma pessoa com a posição de gerente do projeto. Todo o time responde igualmente pela entrega. Ninguém manda em ninguém.
Um projeto de software pode ter 3 pessoas ou pode ter 300. Isso independe.

O que você está propondo é muito parecido com o que o Ricardo Vargas falou no Scrum Gathering. Infelizmente ele terminou a palestra dele dizendo que não acreditava em times autogerenciáveis, o que efetivamente deixa claro que ele não acredita em agilidade, já que ela pressupõe autogerenciamento. E essa é a opinião da maioria dos PMPs. Acho que seria ingênuo da nossa parte dissociar a aplicação dos processos propostos pelo PMI dos profissionais que o aplicam. Como o Ubiratan falou, o PMI teve sua chance de fazer diferença de software, e não entregou. É hora de olhar outros horizontes. Obviamente alguns dos seus processos são válidos, mas até aí, também não são nenhuma novidade. PMI bebe em fontes antigas e nada inovadoras. O PMBoK é uma compilação, e não um documento inédito.
Quanto eu falei "PMI", em "não acredito no PMI", me referi à muita coisa ao mesmo tempo, talvez isso tenha causado uma confusão. O sentido que quis dar são as práticas realizadas sob estas três letrinhas.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/30 Alexandre Rocha Lima e Marcondes <alexandre...@gmail.com>

Nilo Gabriel

não lida,
31 de jul. de 2009, 10:50:3731/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal, vocês recomendam algum material para quem estiver interessado em aprender SCRUM? Livros, sites, ebooks. Houve um treinamento aqui na minha cidade que não participei, porém fui na palestra de apresentação e me interessei bastante, haverá outro daqui a um mês e gostaria de já ir para o treinamento com algum conhecimento.

Nilo Gabriel
.NET Developer

2009/7/31 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Rodrigo Kumpera

não lida,
31 de jul. de 2009, 11:05:5531/07/2009
[...]

Giovanni, o fato do time ser autogerido não significa que todos tem igual responsabilidade ou posição. Se o processo for meritocrático, naturalmente algumas pessoas passam a ter mais responsabilidade e obrigações que outras.

Além disso, a função do gerente não precisa deixar de existir, um time ainda precisa de alguém para carimbar férias, eventos, compra de equipamento e lidar com o resto da burocracia da empresa. Dependendo da empresa, esse papel pode muito bem ser feito por alguém próximo do time que não seja exatamente um gerente.

Apesar disso, eu não acredito muito em equipes autogeridas, elas exigem um grupo de pessoas muito motivadas e razoavelmente maduras - duas coisas bem difíceis de se conseguir separadamente, imagine juntas. Eu vejo esse problema na maioria dos times ágeis que tenho contato e no final o facilitador [1] acaba por obrigado a ser baba ou chefe.

Porém não deixa de ser um objetivo a se buscar, pois o gerente costuma ser o recurso mais caro e o mais perigoso - já que maioria dos bons profissionais largam gerentes e não empresas. Fora que é muito mais fácil explorar um time altamente motivado.

[1] No Scrum seria o scrum master, em outras metodologias ágeis costuma ser o líder técnico.

Giovanni Bassi

não lida,
31 de jul. de 2009, 11:39:2331/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Oi Rodrigo,

É isso mesmo. O gerente precisa existir, só que ele não gerencia o projeto. Esse gerente que você falou, que cuida de férias, etc, é o gerente funcional. Ele continua lá.
Eu não acho que é fácil alcançar o autogerenciamento. Mas como você disse, é algo a se buscar. O papel do gerente de projetos acaba levando à diversos problemas: falta de comprometimento da equipe, improdutividade, etc, etc...

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/31 Rodrigo Kumpera <kum...@gmail.com>

rodrigo s gidra

não lida,
31 de jul. de 2009, 12:42:5431/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Nilo, como anda seu ingles? Um bom começo (ao menos por onde comecei), eh a http://www.scrumalliance.org/

Tem links interessantes no site deles.

Alexandre, obrigado por elucidar um pouco melhor as definicoes e praticas do PMI.

Senhores, a discussao esta realmente interessante, tenho acompanhado, com interesse, diariamente. Sera que conseguiriamos levar isto a uma mesa redonda ou encontro conforme ja dito anteriormente?

[ ]'s & Best Regards
Rodrigo Gidra

2009/7/31 Nilo Gabriel <gabriel....@gmail.com>

Nilo Gabriel

não lida,
31 de jul. de 2009, 12:54:4331/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Valeu Rodrigo, consigo me virar com meu inglês, sempre bom ter uma ideia do por onde começar.

2009/7/31 rodrigo s gidra <rgi...@gmail.com>

Giovanni Bassi

não lida,
31 de jul. de 2009, 12:59:2131/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Rodrigo,

Podemos fazer uma reunião com esse assunto. O André está vendo um PMP para levar, e eu também. Estávamos falando muito de processo nas primeiras reuniões do grupo, aí mudamos para aspectos mais técnicos, acho que podemos voltar e discutir o tema em formato de mesa redonda numa boa.
Segundo nosso agendamento:
http://dotnetarchitects.net/page/Historico-das-reunioes-presenciais.aspx
A reunião seria dia 3/10. Dá tempo de preparar tudo.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

[...]

31 de jul. de 2009, 13:01:0831/07/2009
[...]

31 de jul. de 2009, 13:24:0731/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
O PMP da MS já está confirmado.
Arruma mais um porque mesa redonda com 10 CSMs e um único PMP é sacanagem :-p

Sent: Friday, July 31, 2009 1:59 PM

Emmanuel G. Brandão

não lida,
31 de jul. de 2009, 13:28:2931/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Hahahahaha... corredor polonês? :P
Ubiratan você não consegue um PMP lá da Stefanini? Seria legal um sem visão técnica...

Brandão, Emmanuel G.
CSM
blog.egomesbrandao.net

___________________________________
[...]

2009/7/31 André Dias <br.a...@hotmail.com>

Rodrigo Kumpera

não lida,
31 de jul. de 2009, 14:04:1031/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Oi Giovanni,

Adoraria participar de uma reunião do grupo mesmo ela sendo em São Paulo e eu morando no Rio.
O único problema é que outubro é meu mês de férias e não estarei disponível.

2009/7/31 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Gabriel Bernardi Almeida Vieira

não lida,
31 de jul. de 2009, 14:43:3031/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Bom...estou acompanhando todas as opiniões e acho que muitos estão anciosos para que aconteça o mais rápido possível essa messa redonda....
Não podemos marcar um HH com os integrantes da mesa redonda ??
Assim podemos antecipar, já que muitos querem e o assunto está fresco na cabeça de todos....2 meses é muito tempo para esperar...rs

Abcs

2009/7/31 Rodrigo Kumpera <kum...@gmail.com>

André Dias

não lida,
31 de jul. de 2009, 14:46:3431/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
.NetBARchitects semana que vem de novo? Tô dentro!
Só precisamos de gerentes de projetos tradicionais para "enriquecer" a discussão.

Sent: Friday, July 31, 2009 3:43 PM

Giovanni Bassi

não lida,
31 de jul. de 2009, 15:03:0331/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Pode ser. Segundo encontro do .Net Barchitects? Quando?

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/31 André Dias <br.a...@hotmail.com>

Giovanni Bassi

não lida,
31 de jul. de 2009, 18:12:2131/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal,

Tenho um amigo que trabalha na Oracle que é PMP e conhece bastante do assunto para participar. Estou tentando contato com outro amigo que também manja muito. Com o do André, já temos 3. Precisamos levar mais gente que entende do PMI, para ficar uma conversa mais multilateral.
Proponho o HH nesta quinta-feira, 19 horas. Alguém sabe de algum lugar onde possamos conversar sem muito barulho, e que tenha uma cerveja e petiscos bons?
Pessoal que participa das listas de agilidade (Scrum Brasil, etc, e até Scrumbut Brasil :) ) agitem por lá também.

No twiter: #DotNetBarchitects
http://search.twitter.com/search?q=%23DotNetBarchitects

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/31 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Victor Cavalcante

não lida,
31 de jul. de 2009, 18:26:5931/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Olá,

Eu também vou....
Não sou PMP ainda, mas conheço bem o PMBOK pois acabei meu MBA de Gerenciamento de projetos agora, vou adorar essa discussão visto que meu trabalho final na pós é justamente mostrar as diferenças entre o PMBOK e o Scrum no gerenciamento de desenvolvimento de Software.

Abraços,

Victor Cavalcante

2009/7/31 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

Gabriel Bernardi Almeida Vieira

não lida,
31 de jul. de 2009, 19:42:0831/07/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Não sei qual o nivel que vocês procuram....mas minha mina é Analista de Projetos da Unimed...decorou de cabo a rabo o Pmbok....rsrs.... Se quiserem posso chamar para entrar na discussão.

Eu irei como ouvinte já que não tenho argumentos para defender nenhum dos lados, apesar de ter ctz que metodos ageis para desenvolvimento devem funcionar melhor....já que na maioria dos locais que trabalhei se focavam em outras metodologias.

Abraços !!

2009/7/31 Victor Cavalcante <vic...@cavalcante.net>

Giovanni Bassi

não lida,
1 de ago. de 2009, 02:53:0701/08/2009
para dotnetar...@googlegroups.com
Oi Gabriel, chama ela sim. Precisamos de mais pessoas com a visão do PMI, e além do mais, todos que contribuirem pra conversa são bem vindos!

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

2009/7/31 Gabriel Bernardi Almeida Vieira <gabri...@gmail.com>

Daniel Skorski

não lida,
1 de ago. de 2009, 09:02:0301/08/2009
para .Net Architects

On Jul 31, 7:12 pm, Giovanni Bassi <gig...@giggio.net> wrote:
> [...]
> Pessoal que participa das listas de agilidade (Scrum Brasil, etc, e até
> Scrumbut Brasil :) ) agitem por lá também.

Bom... não sei nem como cheguei aqui... provavelmente meu Twitter me
trouxe, e dei uma olhada na discussão, pois eu comprei a M.... do
livro de PMP achando que tava fazendo a aquisição, mas realmente como
discutido anteriormente o livro "serve" para grandes empresas, então
coloca um selo dizendo "Somente para grande coporações", bom sei lá.'

Até então já tinha trabalhado com uma equipe com o Ger. de Projetos e
sem o Gerente de Projetos por durante 2 anos, não porque era contra a
ter o benedito GP, é porque não tinha capital pra pagar o Gerente mais
um bom programador e mais o designer, então sempre preferi ter
designers e developers acima da média, e fui cumprindo a função de
gerente na minha empresa até então.

Somente pra reforçar que também não acredito no PMI e o conceito de
Scrum é novo pra mim como, acredito para muitos programadores .NET.

No início do ano eu participei do CPLABS onde tive a oportunidade de
conhecer o Getting Real's, não sei se todos já leram sobre ele, mas
foi minha primeira referência em desenvolvimento ágil, a abordagem dos
caras é muito prática, na verdade como eu não tinha verba para ter o
Gerente, eu sempre fiz a formula que eles dizem no livro um Designer,
um Developer e um Implementador, se esses caras tiverem alinhados, me
desculpe mas numa empresa enxuta como a minha mandava o GP pra aquele
lugar... quanto menos gente no processo melhor é o introsamento, já
trabalhei em equipe de 7 e de 3 como é citado no livro a equipe de 3
(por projeto), me desculpe, mas a equipe em 3 especialistas como
citado antes é mais eficiênte, provo isso na prática todos os dias.

Enfim, vou procurar saber mais sobre o Scrum, aliás eu tenho interesse
em desenvolver módulos de gerenciamento de projetos, sei que já tem um
baralho, mas poderia ser discutido como desenvolver um sistema com
tudo das melhores práticas.

Um abraço a todos e viva a discussão!
Fica um presente e um convite pra todos lerem Getting Real's.
http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php

Somente uma pergunta eles usam Scrum??

Daniel Skroski

http://www.duplod.com.br

Condé - Hotmail

não lida,
1 de ago. de 2009, 23:22:0501/08/2009
para .Net Architects
Opa ! To vendo que a conversa de Twitter evolui para um HH.

Como "provocador" inicial. Estarei dentro ! :D

abs.
Condé