[OFF] Ambiente de Trabalho

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Pessoas,

Quem tem empresa sabe o como é difícil contratar gente boa.
Especialmente quando você é uma startup e não tem os recursos financeiros de uma Microsoft ou Google.
Da mesma forma, manter os bons devs que você tem também é difícil, visto que esse cara é raro e cobiçado.

Eu sempre acreditei que o ambiente de trabalho deve ser um lugar de se sentir muito bem. Um lugar de desafios, reconhecimento e de boas risadas (eu concorro com 42 praias, tá difícil!).

Nosso ambiente aqui reflete muito essa idéia, mas tudo que é bom pode ficar melhor (refactoring sempre!). Aproveitando que tem muita gente boa nessa lista, gostaria de fazer uma pergunta a vocês:

O que faz vocês trabalharem hoje na empresa que trabalham? Quais são as coisas mais legais que fazem vocês trabalharem com sorrisos?

Salário é o mais importante?
Local?
Aquela mesa de ping pong?
Seu grau de decisão nos assuntos da empresa?
O tamanho? Seus clientes?

Obrigado a todos,

André Carlucci
twitter/andrecarlucci

Vinicius Quaiato

to dotnetar...@googlegroups.com
Eu diria que os desafios. Projetos variados e desafiadores, essa é a base de tudo.

Depois vem um bom ambiente, bom salário, clientes, etc. Mas o top são os desafios.

Att,
Vinicius Quaiato.

2010/2/5 André Carlucci <andrec...@gmail.com>
--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Adicionando outra pergunta:

O que vocês achariam legal pra caramba que a empresa de vocês tivesse/fornecesse?

2010/2/5 André Carlucci <andrec...@gmail.com>

--
André Carlucci

Juan Pedro A. Lopes

to dotnetar...@googlegroups.com
Uma máquina de café expresso grátis. E isso é sério.

2010/2/5 André Carlucci <andrec...@gmail.com>

Juliano Oliveira

to dotnetar...@googlegroups.com
André,

Acho legal empresas que investem ou incentivam projetos pessoais dos membros do time. Minha cabeça por exemplo sempre está com uma idéia nova, porém, difícil aplicar tudo que eu penso.

[]´s

Juliano Oliveira
Analista Desenvolvedor
twitter: @juloliveira - skype: juloliveira

Vinicius Quaiato

to dotnetar...@googlegroups.com
Acrescentaria a necessidade d eum ambiente descontraído, sem a obrigatoriedade do social, ou do sport, bermuda é o que há.
liberdade para o profissional trabalhar como se sentir melhor. Isso estimula a criatividade.

Felipe Pimentel

to dotnetar...@googlegroups.com
Bem... Hoje eu tenho a minha empresa (o que faz com que eu faça várias outras atividades, fora desenvolver), mas tento ao máximo fazer do ambiente da mesma o ambiente "ideal". Ou seja, tive a oportunidade de trabalhar em algumas empresas antes. E não teve uma empresa que passei que não achasse uma série de problemas. Logo, trabalho em cima de cada ponto desse para não cometer o mesmo erro aqui na empresa. E busco sempre alguns diferencias para fazer com que todos se sintam bem.

Eu acredito que os principais pontos que AJUDAM a motivar uma pessoa são:
-O principal ao meu ver são novos desafios a todo momento. Não acredito que alguém fique em uma empresa apertando parafusos o resto da vida por mais que ela seja boa em outros pontos.
-Salário lógico, mas não só e somente.
-Algumas coisas básicas como higiene e organização do ambiente;
-Um bom gerente ou supervisor (Não tem coisa pior que você ser gerenciado por uma porta ou um inrresponsável)
-Ambiente descontraido (Ai pode entrar diversas coisas, já vi empresas fazendo sala com TV, puffs, videogames, dentre outros. Já outras dão liberdade para o funcionário colocar qualquer coisa na baia e incentiva alguns gadgets. Dentre muitas outras coisas que façam as pessoas se sentirem bem e o principal, se sentirem com vontade de estar nequele local)
-Todos da equipe possuem voz dentro da equipe

-Dentre muitos outros pontos. Particulamente, trabalhei em uma empresa, onde tinhamos 4 horas por semana para se dedicar à troca de informação com toda a equipe, apresentações internas, etc. E isso era muito bom para toda a equipe.

Abraços.

--
Felipe Pimentel
Ificomm || www.ificomm.com

Chan Valle

to .Net Architects
Bem em ordem de prioridade na minha opinião

1º Salário
2º Local de Trabalho (hoje em dia, isso conta muito, não aguento mais
vir para a JK, não vejo a hora de arrumar um lugar mais próximo)
3º Plano de Carreira
4º Investimento no Funcionário (a final se o funcionário cresce a
empresa tb cresce)
5º Ambiente de trabalho (uma maquina boa com um monitor bom, cadeira
confortável)
6º Horários bem definidos de trabalho (um dia o outro fazer uma hora
extra tudo bem, mas todo dia ficar até as 22h da noite não da né)

On 5 fev, 11:45, André Carlucci <andrecarlu...@gmail.com> wrote:
> [...]
>

> *O* *que faz vocês trabalharem hoje na empresa que trabalham? Quais são as
> coisas mais legais que fazem vocês trabalharem com sorrisos?*

Victor Arias

to .Net Architects
As características que eu prezo:

1 - Local de trabalho. Não adianta ser a melhor empresa do mundo se eu
vou passar nervoso no transito todo dia.
2 - Flexibilidade de horario. Na maior parte do tempo o meu
compromisso é entregar software, e não importa quando ou onde eu fiz
se no fim estiver tudo certo.
3 - Ambiente. Um ambiente muito sério não é legal, e para mim é
impossível trabalhar por tempo demais utilizando roupas sociais. Em
entrevistas hoje em dia eu descarto a empresa caso tenha que trabalhar
de camisa, calça social e sapato, independente de qualquer outra
característica, inclusive remuneração superior.
4 - Remuneração.
5 - Condiçoes adequadas no local. Lugares muito quentes ou muito frios
são fodas. Mas o pior é quando você tem uma maquina ruim e um monitor
de tubo que a tela treme >.<

Victor Arias

to .Net Architects
Aaaahhhhh, tambem é importantissimo a empresa ter uma boa gerencia,
para evitar que os projetos de 3 meses cheguem dois meses atrasados no
desenvolvimento >.<
Esse lance de me matar pela empresa nao vale a pena.

Ricardo Rocha

to dotnetar...@googlegroups.com
André,

Muitas coisas podem ser enumeradas para segurar ou atrair um profissional.
Acredito que toda pessoa deseja sentir-se bem no ambiente em que está.

O salário é importante sim, mas um salário alto nem sempre compensa as dores de cabeça que a empresa te dá (normalmente por conta de má administração e falta de organização).

Já trabalhei em empresa que implicava comigo porque eu tinha 2 canetas de uma mesma cor no meu porta canetas ... sendo que o porta canetas era de fato meu porque a empresa não dava. Isso é desistimulante.

Os desafios são sem dúvida um dos maiores atrativos. É excelente poder crescer com o trabalho da empresa e não apenas fazer o que se sabe, passando a vida toda usando as mesmas coisas da mesma forma.

Se os desenvolvedores não ficam aonde há atendimento a cliente não há motivos para proibir uso de bermuda ou exigir uniformes. Já vi casos da empresa proibir bermuda porque tinha ar condicionado e dai o uso de bermuda não era necessário, só que eles não lembravam que havia todo um trajeto para chegar na empresa, almoçar e voltar para casa ... e ne sse trajeto o calor era insuportável.

Algo que em nenhuma empresa pela qual passei tinha e acho importante é um banheiro com chuveiro. Imagine que vc precisa ir a algum lugar na hora do almoço e está aquele calor insuportável ... nada melhor que chegar na empresa e tomar um banho para recomeçar o trabalho ... ou então ir trabalhar caminhando e nos dias quentes poder tomar um banho antes de iniciar o trabalho.

Um refrigerador é extremamente importante ... se alguém quer levar um suco, refrigerante, iogurte, fruta ou algo parecido, tem onde colocar.

Acho importante também haver papéis definidos. Todos devem saber quais são suas responsabilidades.

Reconhecimento com promoções, cursos, plano de carreira ou coisas do gênero são importantes porque valorizam o profissional.

A cada X tempo fazer uma confraternização entre os funcionários ... pode ser um camping, praia, kart, paint boll ou qualquer coisa que haja interesse da maioria. (e importante, não cobrar nada do funcionário por isso).

Organização para que não sejam necessárias fazer de horas extras algo diário. Bem como ter um coordenador que saiba coordenar pessoas e não apenas papéis. Uma pessoa que tenha conhecimento técnico sobre a tecnologia que se usa para saber estipular prazos e das dificuldades existentes nas escolhas que ele fará.

Enfim, há uma série de coisas que podem ser feitas e não geram gastos para as empresas, mas é necessário envolvimento para isso e nos dias de hoje é mais fácil ignorar do que se envolver. Muitas das coisas que comentei podem ser inviáveis em equipes muito grandes, mas com certeza há alternativas para aplicá-las em partes. ("Dividir e conquistar" ... heheehe)

Ricardo José Alves da Rocha
Porto Alegre - RS

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Nossa, ótimos feedbacks! Obrigado!

Vou fazer uma compilação aqui e depois mando minhas impressões :)

2010/2/5 Ricardo Rocha <ricardor...@gmail.com>

--
André Carlucci

Guilherme Guimarães

to .Net Architects
André,

Dê uma olhada nesse video:

http://www.ted.com/talks/dan_pink_on_motivation.html

Sds,
Guilherme Guimarães
gguima...@gmail.com

> [...]

> *O* *que faz vocês trabalharem hoje na empresa que trabalham? Quais são as
> coisas mais legais que fazem vocês trabalharem com sorrisos?*

Thiago Holder

to dotnetar...@googlegroups.com
Oi Pessoal,

Já faz um tempinho que não coloco um post neste grupo, mas essa thread chamou muito a minha atenção, até porque já passei por várias empresas tanto como estagiário como CLT.

Um dos principais motivos para desmotivar um profissional é o ambiente de trabalho, já aconteceu casos onde a equipe era de um grupo de pessoas que estudavam juntas e elas levavam aquilo dentro do ambiente de trabalho ou seja não faziam um network dividindo as atividades entre eles. Outro também é o ambiente, o monitor de TUBO é horrível, principalmente quando você trabalha muito tempo na frente e o pior de tudo é aquele tipo de gerente ou até membro da equipe que observar você indo ao banheiro ou tomar uma água e até mesmo para esticar as pernas, pois os fisio terapeutas dizem que a cada hora sentado levante-se um pouco, mas muitos não sabe disso e só vivem com problemas nas articulações e culpam por falta de exercício.

O mais importante que uma empresa deve observar no seu funcionário é a SAÚDE, muitos casos como: Stress, Depressão, Fadiga são observados na área de computação, pessoas que vendem suas férias para entregar um produto que teve uma má gestão ou uma análise indefinida e quem sofre é toda a equipe, quando há saída de membros onde deve-se substituir o mesmo, mas com pessoas externas e não internas para aprimorar as técnicas.

A tantos fatores de erros em empresas de nomes grandes, principalmente nos polos de Tecnologias, onde seus funcionários se matam para fazer um ótimo trabalho e no final não são recompensado nem mesmo com uma sexta de Natal ou com uma participação de lucro. Tem empresas que dá a oportunidade de você desenvolver um projeto interno, mas não dá horas e isso somente nas horas vagas, ou seja o cara vai fazer um projeto em casa para dá para a empresa e ele não almoça, não tem familia e outros...

É complicado a situação de empresas que se preocupam em manter o funcionário, pois só sabem quando perdem ele, ou até mesmo, já teve casos onde o funcionário levantou vários pontos de melhoria para a empresa, mas ela também levantou pontos de melhoria para ele, mas não só cobrou do funcionário e não os dela.

O que deve ser considerado é:

1º Saúde do Funcionário, não deixar que ele tenha uma vida sedentária, oferecer o lazer e o bem estar no trabalho, afinal ele passa mais tempo no trabalho que em casa.
2º Salário de acordo com suas atividades
3º Plano de carreira
4º Desenvolvimento Intereempreendedor (levantar bem isso, para que o funcionário ao sair da empresa desenvolva atividades de ser um empreendedor, não só nas suas áreas mas em outras, assim como ser um dono de restaurante, pizzaria, posto o que seja... Pois a casos de funcionários trabalharem 10 anos na empresa e depois ser demetido por conta da redução de custo e ele é muito bom, mas caro também).
5º Ambiente de Trabalho e Equipe
6º Transparência com seus funcionários

Atenciosamente

Thiago Holder M. Silva

Roberta Arcoverde

to dotnetar...@googlegroups.com
Bom, como já dizia o Davy Brion, "I'm not in it for the money", então salário é uma coisa lá no fim da minha lista de prioridades =)

Segue as coisas que acho que são diferenciais prum ambiente de trabalho legal:
  • Trabalho desafiador
  • Cursos e treinamentos
  • Ambiente de aprendizado constante (dojos, coaches, livros, palestrinhas, etc etc)
  • Incentivo ao desenvolvimento profissional (apoio a certificacoes, mestrado, especializacoes, etc)
  • Café de graça
  • Flexibilidade de horário
  • Ambiente informal

Rodrigo Braga

to dotnetar...@googlegroups.com
uma coisa que eu acho legal, mas acredito que estejamos distantes
ainda é trabalho remoto, mesmo que apenas em alguns dias.

2010/2/5 Roberta Arcoverde <roberta....@gmail.com>:

> [...]
> hospedado no Google Groups.
> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
> Para sair do grupo envie uma mensagem para

Vinicius Quaiato

to dotnetar...@googlegroups.com
Engraçado, ontem eu publiquei um post exatamente sobre este assunto?
http://viniciusquaiato.com/blog/index.php/off-topic-motivacao-importa/

Att,
Vinicius Quaiato
www.viniciusquaiato.com
Google Talk: vinicius.quaiato

2010/2/5 Rodrigo Braga <rbr...@gmail.com>
Message has been deleted

Fabio Silva

to dotnetar...@googlegroups.com
Já trabalhei em uma empresa que os caras obrigavam vc a ir de social e gravata. E empresa era minúscula e tinha até que usar crachá, sendo q tinha 5 funcionários. E um "supervisor" que não manjava nada de tecnologia e "bufava" quando vc comentava com seu colega do lado que ontem foi ver um filme ou jogou algo e etc.

O que eu procuro é:

- Desafios
- Salário
- Bom ambiente de trabalho, descontraído e etc
- Plano de carreira
- Ir trabalhar de bermuda, sempre tive vontade hehehe

2010/2/5 Vinicius Quaiato <vinicius...@gmail.com>

--
Fabio Rogério da Silva

André Medeiros

to .Net Architects
Pessoal,

Legal esse assunto... Estava trocando idéia com alguns amigos
exatamente sobre isso nas últimas semanas, conversei sobre isso (por e-
mail) com o Alexandre Valente também...

Concordo com tudo isso que foi colocado na thread, e um ponto
importante que gostaria de destacar, principalmente no nosso mercado
de trabalho, utilizando um trecho de e-mail dessa conversa que tivemos
recentemente:

"Os colaboradores não vão querer sair dessa empresa, seja por vontade
própria ou por demissão. Isso leva a COMPROMETIMENTO com o trabalho e
com os clientes, mesmo com todas as facilidades disponíveis, e outras
pessoas vão querer trabalhar nessa empresa, ou seja, sempre que houver
vaga, vai ter gente 'brigando muito' para consegui-la. E quem está
dentro sabe disso, e não vai dar mole pra quem está de fora 'babando'
por uma vaga na empresa."

É isso, meus 2 cents... Fico muito feliz em saber que tem essa galera
toda pensando assim... Quem sabe o mercado não "percebe" e começa a
reagir, caminhando nessa direção...?

[]'s

On Feb 5, 1:55 pm, Vinicius Quaiato <vinicius.quai...@gmail.com>
wrote:

> Engraçado, ontem eu publiquei um post exatamente sobre este assunto?http://viniciusquaiato.com/blog/index.php/off-topic-motivacao-importa/

> [...]

Marcus Alexandre Silva

to dotnetar...@googlegroups.com

Já passei por um monte de empresas...

Umas obrigavam traje de trabalho, outras horários, outras queriam que você entregasse as coisas de qualquer jeito pra faturar, outras que não conseguiam entregar por excesso de zelo.

 Algumas com o ambiente bem descontraído, como a que trabalho hoje, mais a verdade é que, como estamos em uma posição que a mão de obra é escassa. Já ganhei muito bem e já ganhei muito mal.

 A verdade é que, ninguém fica plenamente satisfeito com nada na área de tecnologia, porque sabe que o mercado sempre pode te oferecer mais. Mesmo se você conseguir trabalhar de bermuda e chinelo só com tecnologias legais vai aparecer uma oportunidade pra ganhar alguns % a mais e você irá pular fora.

Fora o fato que técnicos de Desenvolvimentos são sensíveis, apelam a toa.

Hoje, eu preso principalmente por pessoas que trabalham comigo, pela minha equipe, prezo por salário e plano de carreira, mas, se me oferecerem as mesmas coisas, com mais qualidade em outra empresa não vou hesitar em trocar. Assim como sei que se o comercial de onde eu trabalho hoje começar a vender menos vão precisar de diminuir o quadro, eu estando incluso ou não.

Sou prático. Só isto.

Marcus Alexandre
http://sourcerule.wordpress.com/
Marcus Alexandre

http://twitter.com/marcusbetim
PrimeSystems - Inteligencia em Mobilidade
Talk/Msn/Mail: inf.marcu...@gmail.com
blog: http://sourcerule.wordpress.com/
ultimo post: Clean Code Tips for C# – Nomes devem descrever objetivos

Alexandre Monteiro

to dotnetar...@googlegroups.com
André,

Sei que o questionamento é mais amplo, mas você conhece o Microsoft Sol?
http://www.microsoftsol.com.br/
Acho interessante pois quem se inscrever e tiver menos de 3 anos de vida de empresa e um faturamento não muito alto, pode levar as licenças de praticamente todos os produtos da Microsoft pagando os miseros U$ 100,00 depois de 3 anos.
Indiquei para um amigo e parece que está virando.  É um bom startup.

Do ponto de vista pessoal,acho salário importante, flexibilidade de horário e internet.

É internet. Por incrivel que parece tem gente que bloqueia o acesso a internet nas empresas com o argumento que o recurso vai ficar no Orkut, ou algo semelhante.

Pela amor de Deus. Internet hoje é ferramenta de trabalho. É essencial. Quantas horas resolvemos um problema apenas colocando o cenário e pesquisando em milhares de lugares situação diferentes. Fui chamado para trabalhar numa empresa certa vez - uma conhecida - e falaram que o acesso a internet era bloqueado. Perguntei se poderia usar os meus próprios recursos, como o note e a conexão 3G. Fui informado que não pq isso não era trabalho. Naturalmente não fui trabalhar lá.

Já trabalhei algumas vezes com fábrica de software, mas gosto do modelo que premia a produtividade. Evidente que ter uma métrica exata para saber quem está sendo produtivo é muito difícil, mas uma vez formatada, você premia quem produz. A premiação pode ser em dinheiro, em day off, sei lá, qualquer coisa.

Quem não produz vai se sentir desconfortável e quem produz não. Essa idéia retrograda de repartição pública, que o cara tem que chegar às 8 horas da manhã, mas antes das 10 ele não faz nada, pq precisa ler o jornal, etc, já deveria ter acabado faz tempo.

Em 5 de fevereiro de 2010 11:45, André Carlucci <andrec...@gmail.com> escreveu:

Raphael Cruzeiro

to dotnetar...@googlegroups.com
Aqui em Sampa é dificil.
Eu já estou satisfeito quando a empresa tem maquinas boas (nada de CRTs piscando ou apitando) e quando ela confia o suficiente no funcionario para deixar a internet desbloqueada (o que é essencial para quem trabalha e estuda)

2010/2/5 Alexandre Monteiro <monte...@gmail.com>

--
Raphael Cruzeiro
MCDP: Web Developer+55 (11) 8381.9945

Nicolas Tarzia

to dotnetar...@googlegroups.com
Você falou algo importante Raphael, e normalmente na area de TI independente de qual pessoa, é uma área que necessita de uma atualização constante, isso acaba revertendo para a própria empresa... Mas depende muito do nivel do funcionario, e da motivação dos mesmos.

Abraços,
Nícolas Tarzia

Site: http://www.nicolastarzia.com/blog
e-mail: m...@nicolastarzia.com
skype: nicolas_tarzia
msn.: nicolas...@hotmail.com
gtalk: nicolastarzia

Felipe Pimentel

to dotnetar...@googlegroups.com
Tentando não ser redudante.

As empresas precisam sempre estar buscando diferencias para fazer de tal maneira com que o time se sinta melhor com o projeto.

Se tem coisa que aprendi. É que pequenos detalhes fazem com que as pessoas se sintam motivadas ou o inverso. Como já deu para perceber, para se ter um bom ambiente de trabalho, precisamos ter uma série de coisas. Mas temos que prestar atenção em pequenas coisas, também.

Alguém tocou no assunto, que não sei quem mais. Mas já trabalhei em uma empresa que não existia café. E para mim e outros do time isso era Terrivel". Veja o tamanho da coisa, mas veja o impacto que tem. Dentre outras coisas muitas coisas.

Vinicius Quaiato

to dotnetar...@googlegroups.com
Se tivesse mate gelado também seria ótimo...

Acho que esse é um outro ponto... ter um ambiente bacana no estilo cozinha... Acho que isso faz as pessoas se sentirem em casa, confortáveis, à vontade, etc.

2010/2/5 Felipe Pimentel <fpime...@gmail.com>

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Pra você ver como transparência e uma organização mais flat são muito importantes.

Vários funcionários tristes (com toda razão) pela falta de café (nosso combustível!) e mesmo em grupo não puderam fazer essa requisição.

Muito poderia ser feito com tão pouco neste caso...

[...]

Felipe Oriani

to dotnetar...@googlegroups.com
Eu prezo os seguintes itens: Plano de carreira (conseqüentemente salário), Ambiente, Qualidade de trabalho (em equipamentos, nada de pressão, fazer de qualquer jeito pra entregar e ganhar $$$) e principalmente crescimento profissional em ambas as partes (profissional e empresa) e planejamento em tudo o que for fazer.

Já trabalhei em uma empresa bem semelhante ao que o Fábio citou, empresa pequena com 6 funcionários, onde o superior (dono da empresa) conhecia muito pouco de tecnologia e que pedia cada coisa que parecia que estavamos planejando derrubar a empresa, o que nunca aconteceu!

2010/2/5 André Carlucci <andrec...@gmail.com>

--
______________________________________
Felipe B. Oriani

"...Examina o sentido, o modo e a direção de tuas palavras, antes de pronunciá-las.." por Emmanuel

Felipe Zini

to dotnetar...@googlegroups.com
Um ponto que fiquei pensando que também acho importante seria o "não esconda o ouro". Muitos donos de empresa tem medo de mostrar pros funcionários como está a situação da empresa em termos de projetos e até mesmo a situação financeira da empresa. Acredito que um ambiente onde exista uma confiança no funcionário é essencial para que o trabalho seja executado da melhor forma, muitas vezes as empresas esperam o funcionário ficar desanimado, aí quando o mesmo pede demissão a empresa tenta mostrar as vantagens, os novos projetos ou mesmo aumentar o salário.

Bruno DAléssio

to dotnetar...@googlegroups.com
Eu trabalho dentro do cliente,
então minha resposta é simples e direta:

GRANA!

Abs
"Um passo a frente e você não esta mais no mesmo lugar!"

Chico Sciense

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Pessoas, já que o papo tem a ver com qualidade de vida, está rolando um debandar pra praia aqui, alguém quer tomar uma caipirinha por lá?

[]'s!

André Carlucci

2010/2/5 Felipe Zini <felip...@gmail.com>

--
André Carlucci
twitter/andrecarlucci

edmilson hora

to dotnetar...@googlegroups.com
Atualmente eu trabalho em casa, já estou 6 meses  neste esquema  e pelo visto tem pelo menos mais 6 meses pela frente. Só vou na empresa  1 vez por semana para fezer uma reunião de 3 horas, com os outros membros da equipe mostrar o status do projeto e pegar as diretrizes para a próxima semana.....Só o fato de não sair de casa todo dia, pegar o transito de São Paulo, e poder desenvolver a hora que eu quiser vale mais que qualquer salário mais alto.  Desde que entrei neste esquema, já recebi pelo menos 5 propostas de oportunidades de emprego nem quis avaliar nenhum, não me interessa se pagam o dobro que eu ganho hoje, o fato de poder fazer meu horário paga tudo!

Para vocês terem uma idéia, chego a trabalhar várias vezes mais horas no projeto e nem me preocupo em apontar horas excedentes, as vezes pego o projeto no final de semana e trabalho nele várias horas sem apontar as horas trabalhadas, só as horas de translado/transito economizadas,  o dinheiro da comida economizado.

Tenho certeza  que  quando esta "mamata" acabar  vou ficar muito triste.

  Sei que esta não é uma realidade muito comum ainda aqui no Brasil. Mas, pessoal, é Bom Demais!

[]´s

Edmilson

Leo D

to dotnetar...@googlegroups.com
Edmilson, estou em uma situação parecida.
Trabalho de forma independente há 6 meses, no momento desenvolvo para uma empresa da Inglaterra, na área de seguros.

Tem desvantagens, o escritório possui um lado social que você acaba sentindo falta depois que deixa ele. Mas as vantagens do tempo são realmente imbatíveis. Costumo dizer que meu mês tem 2 dias a mais, livres - considerando que antes eu levava 2 horas no transporte (1 hora para ir, 1 hora para voltar), e agora essas horas estão disponíveis para eu ir para uma academia, correr na praia, etc.

[]s

Jordi Serrano

to dotnetar...@googlegroups.com
Concordo com o Juan, acho que um bom café espresso faz a diferenca. Se possivel, uma cafeteira igual a que o Joel On Software comprou para o escritorio dele: http://twitpic.com/z7wqq

Claro que isso vem depois dos itens que varias pessoas postaram na thread. Mas acho tambem que a motivacao muda ao longo da carreira e conforme a idade avanca.

Abracos,
Jordi

Gustavo Rocha

to dotnetar...@googlegroups.com
Cheguei tarde. devia ter lido essa msg mais cedo

Henrique Jacob

to .Net Architects
Minha contribuição....

Quem me conhece sabe que sou bem "chato" nestes itens.. A ponto de
comprar do meu bolso uma memória pro computador onde trabalhava.....

1º Antes de mais nada vem o conforto... Não adianta desafio,
salário, café, se vc não consegue ficar 2hrs sentado sem sentir dor no
pescoço....

Então Boa máquina, boa mesa, cadeira, ar-condicionado decente (isso
aqui no Rio é imprescindível), higiene(banheiros limpos, sala limpa e
bem organizada), uma copa com microondas, geladeira, uma mesa, um
local de convívio pra bater um papo de 5 min pra aliviar a tensão
cerebral....Se puder ter uma televisão ligada no sportTV ou Discovery,
seria excelente.. Trabalhei 3 anos em uma TV que tínhamos canal a cabo
e nunca trabalhei tão feliz... E em 3 anos fiz muita coisa...

2º Gerência competente..."Mermão" isso é importante D+ ter alguém que
entenda o que está falando é muito importante...

3º Se houver um arquiteto, que não seja o que chamo de arquiteto da
teoria... O cara fala bonito D+, que tenha certificação da LUA, mas
que na hora que o bicho pega (e sempre pega) não saiba escrever nada,
desculpe mas eu não respeito.

4º Desafio + salário, acho que os dois tem que anda juntos, não é
justo pedir pra construir um sonda espacial e pra pagar como se
tivesse sendo feito um sistema de locadora com a eterna promessa que
depois vem os louros....

5º Não me trate como recurso, não sou parafuso pra encaixar... Se me
tratar como recurso, trato a empresa como "pagadora" de salário.....

6º Não me trate como cavalo com aquelas baias apertadas... que não
tem nem espaço pra colocar o mouse... Isso é o fim...

E se vc estiver abrindo uma empresa e está preocupado com isso e tiver
vaga.. Estou na área. Se derrubar é pênalti.

On 5 fev, 21:57, Gustavo Rocha <gustavohro...@gmail.com> wrote:
> Cheguei tarde. devia ter lido essa msg mais cedo

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
André, não sei até que ponto o tópico é Off, porque liderança é algo esperado de um arquiteto, e esse tópico inspira conhecer um pouco mais o espírito do trabalhador do conhecimento.
O mais impressionante é que o mercado de TI hoje tem dezenas de milhares de vagas abertas, que não são preenchidas por falta de mão de obra (daí o salário tão alto em comparação com outras áreas). As empresas tem uma dificuldade incrível de manter funcionários, e o turn over é alto. Será que elas ouvem o que os profissionais que trabalham para elas estão dizendo? Notei um grande número de respostas onde o foco não é dinheiro, é horário flexível, reconhecimento, autonomia, liberdade. O trabalho criativo pede tudo isso, é natural que desenvolvedores e arquitetos de software esperem tais coisas. Ainda assim, as empresas se organizam com estruturas militares de comando e controle, colocam baias altas, impedem a comunicação em vez de estimulá-la e utilizam gerentes proxy.
Vou encaminhar este tópico a algumas empresas com que trabalho, para que possam entrar em contato com o feedback dos membros do grupo, que formam um público diferenciado, que gosta de fazer as coisas direito, e gosta de estudar (se não gostasse não estaria aqui). Imagine um time com pessoas deste perfil? Já é um passo na direção do sucesso.

Eu não sou funcionário de ninguém, mas se fosse, entendo em primeiro lugar que não discuto salário. Se a empresa não pagar o que eu quero, trabalho em outro lugar. (Se você é consciente do seu potencial, deve fazer o mesmo, e já vi muitos desenvolvedores que se dão esse valor.) Não quero bônus, não quero plano de saúde, quero o valor x líquido no meu bolso no final do mês. Mas como isso não é ponto de negociação, o que faria diferença (ordem aleatória):
  1. Projeto com tecnologias novas e/ou que eu não conheça e queira conhecer.
  2. Ausência de gerente de projeto (importantíssimo).
  3. Práticas ágeis presentes e aplicadas à risca, assim como respeito aos valores ágeis.
  4. Respeito à opinião do time (os verdadeiros especialistas em software).
  5. Time competente e comprometido.
  6. Comunicação efetiva e transparente com o cliente.
  7. Ambiente focado na entrega do time, de forma a estimular o trabalho em equipe.
  8. Derivada da anterior, ambiente livre de regras desligadas da entrega, como vestimenta, horário, restrição a internet, etc...
  9. Limite de 40 horas por semana.
  10. Pelo menos um dia de pesquisa por semana, e não necessariamente ligado ao objetivo do projeto em que eu estivesse trabalhando.
  11. Projeto ético (não trabalharia em um fabricante de armamentos, ou em um software que vai fraudar o fisco).
  12. Empresa conciente das boas práticas de programação.
  13. Ambiente cooperativo e não competitivo internamente.
  14. Empresa transparente e que respeita os funcionários.
E eu não trocaria nenhum destes itens pelo dobro do salário, ou o triplo, ou o que fosse.

É comum no Brasil, ou em São Paulo? Não, é raríssimo. Problema da empresa que quisesse me contratar.
Na prática, eu entendo que esses itens estimulam a entrega. Qualquer empresa ganharia muito se os aplicasse na área de desenvolvimento de software. Infelizmente a maioria ainda trata os funcionários como "recursos", e impede a comunicação e a cooperação e estimula muitas vezes a gambiarra.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

Raphael Cruzeiro

to dotnetar...@googlegroups.com
"5º Não me trate como recurso, não sou parafuso pra encaixar... Se me
tratar como recurso, trato a empresa como "pagadora" de salário....."

Perfeito!

Felipe Aron

to dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal, excelente questão essa !!

Trabalho numa empresa pequena de desenvolvimento de software, com 5 funcionários e pela experiencia eu digo:

O PRINCIPAL FATOR num ambiente de trabalho é fazer as pessoas que ali estão se sentirem a vontade com O AMBIENTE. Afinal de contas, passamos mais tempo ali do que em qualquer outro lugar na vida. Ou seja, tem de ser aconchegante, ter recursos disponíveis para o andamento do dia a dia (Café, bolacha, água, banheiro limpo, etc...). Permitir a pessoa ter poder de expressão.

Acho esse o principal fator pois, alguém feliz, se sentindo confortável, gostando da onde está vai:
- Produzir mais
- Encarar melhor os desafios
- Se estressar menos
- Querer crescer na empresa (mesmo não tendo um plano de carreira propriamente dito)
- Apoiar os amigos da equipe
- Estudar recursos para fazer a equipe e empresa melhorar
- Dentre outros pontos positivos...

Com isso o RESULTADO é retornado de forma com que o profissional se sinta contente e IMPORTANTE dentro da empresa. Salário é consequencia do bom trabalho desenvolvido... ou seja... gente feliz, produz mais, empresa cresce mais, e o retorno é refletido nos colaboradores.... e o ciclo recomeça !! :D

Esepro ter contribuido tambem...

Grande Abraço galera.

--
www.felipearon.com.br (Curso Online XNA)
--

Lista discussão XNA-Br:

www.xnabrasil.net - NOVO PORTAL SOBRE XNA

Ricardo Ferreira

to dotnetar...@googlegroups.com

Tópico interessante...

Sempre trabalhei em grandes consultorias aqui de BH, senão me engano já passei pela Stefanini, Braxis e Attps. E em nenhuma elas concordava com o ambiente de trabalho, sempre achei desnecessário que o programador tenha que trabalhar de terno e gravata.
E em todos estes lugares era obrigado a trabalhar assim, e como o Giovanni disse, estes ambientes são contaminados pela competição e falta de colaboração entre os integrantes da equipe. E quem sai perdendo com isto é a empresa, mas isto é assunto para outro tópico.

Hoje trabalho em uma agência de publicidade que está focada em ações de tecnologia e mobilidade. Como é um ambiente formado por profissionais de diversas areas [ publicitários, jornalistas, dj's e programadores ], o ambiente é muito bacana e estimulador. Sempre digo aos meus amigos que procurem ambientes, que de certa forma, estimulem o aprendizado e a colaboração entre todos.

Os principais pontos que procuro em uma empresa são:
  • Horário flexível
  • Ambiente informal
  • Pessoas colaborativas
  • Que não tenha gerente de desenvolvimento
  • Salário

--
=====
Ricardo

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Recebi 3 e-mails em PVT perguntando como era +- o ambiente por aqui e como a gente via esses vários pontos.
Vou aproveitar e responder pra lista, acho que estamos no caminho certo.

É claro que colocando no papel parece muito mais do que realmente é, mas com certeza não tem muitos absurdos que li nesta thread.

Também tenho consciência que salário é muito, muito importante. Gostaria que pudéssemos pagar o dobro do que pagamos hoje (inclusive pra mim!), mas infelizmente a realidade ainda não permite. Enquanto isso, a idéia é tentar encher o lugar de gente boa e com vontade, pois com a empresa crescendo todos vão crescer.

O que foi falado:

-> Escritório
O mais difícil foi achar este escritório, foi mais de um ano procurando!
Temos um lugar bem legal agora, no meio de uma loja de plantas gigante, parece que estamos na floresta (as paredes são de vidro). Fica na SC 401, perto de tudo e com grande acesso. Eu levo 10 min pra chegar aqui, todo mundo odeia transito :)
Outra coisa foi que queríamos um lugar onde todos os funcionários pudessem estacionar de graça, a vontade. No escritório antigo era super ruim pra achar vaga e isso fazia todo mundo chegar muito cedo pra arrumar uma. Funcionário com sono produz menos!

Outra coisa boa foi ter 2 andares. O andar de baixo é para quem faz barulho (comercial, financeiro, suporte) e o andar de cima é para quem não quer o telefone tocando toda hora (nós!).

-> Ambiente Informal
Boa parte dos devs trabalham de bermuda. Aliás, a gente não da a mínima pra isso, agora no verão tem gente de havaiana (o cara tem que ir pra praia depois do trabalho, eu entendo). De vez em nunca temos "visitas importantes" e avisamos o pessoal pra vir um pouco mais arrumado (jeans e camisa pra fora está mais que bom).

Ah, tem uma mesa de pebolim no meio da sala, o pessoal está cada dia mais profissional...

-> Café e Geladeira
No andar de baixo tem uma cozinha com tudo que precisamos, inclusive uma super máquina de espresso com o melhor grão do mercado. A primeira coisa que ensinamos a um funcionário novo é como tirar seu espresso, pois a máquina é manual e o cara vai querer tirar o café do gosto dele. Se não der certo como programador, pode virar barista depois :)
É claro que o espresso é de graça.

-> Horário
Não tem cartão de ponto aqui. Todo mundo é adulto e responsável, senão não teríamos contratado. Se você precisa ir ao dentista às 15h da tarde, avise na reunião diária do dia anterior e vai. É claro que você não vai ser descontado por ter ido ao dentista, ou mesmo buscado seu amigo na rodoviária e chegou um pouco mais tarde. DESDE que seu time concorde.
Se o time achar que você vai fazer falta, ele vai te dizer. Todos decidem, pois sua ausência afeta o sprint do time.
Faz +- 1 ano que não tem hora extra. Tem sprint com sucesso ou com fracasso. Não é pra trabalhar muito, vai pra praia por favor.

-> Internet
Livre, sem logs, sem restrições. Aliás, tem uma, não baixe nada ilegal no trabalho, podemos ser processados por isso. Se a empresa é processada, além de pegar muito mal, perdemos dinheiro, lucramos menos, e você tem menos bônus no final do ano.
Tem muita gente que vem aqui de final de semana fazer projetos pessoais. A empresa é sua casa, só lembre de ligar o alarme ao sair.

-> Banheiro com chuveiro
Tento vir 2x por semana de bike, é bom ter um chuveiro pra tomar um banho :) Tem uma academia bem na frente da Way2, temos acordo com eles e podemos usar as super duchas que eles tem lá.

-> Estação de trabalho
Não sei porque tem gente que deixa dev com computador ruim! Isso sim é uma bobeira, uma boa estação custa menos que um mês de trabalho do cara e vai fazer ele render muito mais. E mais rendimento com o mesmo HH é melhor pra todo mundo. Eu sempre penso que a empresa está pagando por aqueles segundos que o cara espera quando aperta F6 no VS. A mesma coisa vai para software, essa semana (segundo sugestão do Marcel) compramos ReSharper pra todo mundo.
Também temos 2 monitores (LCD) para os devs, é provado que isso aumenta em até 30% a produção do cara, coisa que se paga no primeiro mês, façam a conta. E todo mundo gosta de ter 2 monitores :)

-> Saúde
Realmente nossa profissão incentiva o sedentarismo. Fizemos acordo com a academia da frente justamente para isso. Como todo mundo vai na hora do almoço (temos 2 horas de almoço), é difícil você matar, pois vai ter uma galera te enchendo o saco.
Também damos um bom plano de saúde para todos (quarto privativo), inclusive para os estagiários que por lei não tem direito.

Outra coisa é corremos todo ano o "Volta a Ilha" com a equipe da Way2. A empresa paga tudo, comida, van de apoio, camisetas, etc...

-> Crescimento Pessoal
Toda terça a gente tem um evento, que alterna entre mini-palestras, discussões sobre um assunto acordado e coding dojo. Terça que vem é a vez do dojo, quer aparecer? (dica: toda reunião tem comida!).

Damos incentivos para grupos de usuários a afins.

Usamos muita coisa open-source e incentivamos bastante o pessoal a contribuir. Além disso, apesar de ainda não ter vingado tanto, um projeto pessoal que saiu da empresa foi www.stackbr.com. Também estamos melhorando algumas bibliotecas internas que usamos para torná-las open-source.

De vez em quando faço um "contest", passo um problema pro pessoal e vence o "melhor" código. Da última vez o prêmio foi uma semana grátis no restaurante gourmet aqui do lado.

E sobre cursos? É só conversar. Semana passada rolou um de E3 para o pessoal do suporte (software SCADA).

E sobre livros? Desde que você vá ler, passa o nome que a gente compra. Mas provavelmente já existe em nossa livraria :)

Ah, infelizmente ninguém aqui "evolui" de desenvolvedor para gerente. Simplesmente porque não tem gerente, então a meta deve ser virar desenvolvedor jedi (quem sabe eu chego lá).

-> Mesas
Quanto mais personalizada sua mesa, mais legal. Assim a empresa fica mais com a cara de quem trabalha nela. Eu tenho um lança mísseis de brinquedo controlado remotamente via msn na minha por exemplo...

-> Tradições
Todo grupo de pessoas tem que ter suas tradições, certo? Temos algumas:

- Toda sexta é a vez de alguém trazer um bolo de chocolate para empresa. E não vale bolo comprado!
- Toda sexta é dia de cerveja também. Depois das 15h ou 16h está liberado. Vamos falar sério, ninguém trabalha sexta depois das 16h...
- Todo projeto novo é comemorado com espumante. Nós merecemos!
- Seu aniversário merece festa, não? Com direito a bolo e velinha :)
- A cada 3 meses, um campeonato de pebolim. Com troféu e tudo.

-> E o mais importante: um pouco de governança corporativa:

Como fica o natal e o ano novo, vai ter férias coletivas? O time decide.
Posso tirar férias mês que vem? O time decide.
Vamos matar a sexta se o feriado é quinta? O time decide.
Compramos 2 puffs para tirar umas sonecas ou uma TV 42 para poder assistir a Copa que está chegando? O time decide.

Em janeiro resolvemos aumentar nosso ticket restaurante. Qual o novo valor? O time decidiu um valor justo.

---

Todas essas coisas custam muito menos do que se imagina e ainda temos muito a melhorar.

Lembro também que somos uma empresa pequena ainda, 17 funcionários. Temos uma expectativa de crescimento boa pra esse ano, nosso maior desafio vai ser crescer sem perder o que temos de mais precioso que é esse dia a dia.

André Carlucci
twitter/andrecarlucci

2010/2/7 Ricardo Ferreira <ricard...@gmail.com>

[...]

Juliano Oliveira

to dotnetar...@googlegroups.com
Caramba!!!

Way2 ou Google?

hehe... Só faltou o apoio a projetos pessoais dos devs.. mas é detalhe!!!

Muito bom o ambiente da empresa pelo jeito!!!!

[]´s

Juliano Oliveira
Analista Desenvolvedor
twitter: @juloliveira - skype: juloliveira

Gabriel Perroni

to dotnetar...@googlegroups.com
Muito bom Ricardo. Com certeza o pessoal deve estar bastante motivado.

Recentemente eu sai de uma empresa por não possuir nenhum destes itens citados pelo grupo. O salário era bom, mas como foi dito aqui, salário não é nada. Fiz grandes amigos por lá... e só. Acredita que o pessoal de la vai trabalhar todos os dias do carnaval. Incrível né.

Graças a deus sai daquele inferno.

Att,
Gabriel Perroni

Gabriel Perroni

to dotnetar...@googlegroups.com
Ops... Ricardo não, André... foi mal.

Att,
Gabriel Perroni

Raphael Cruzeiro

to dotnetar...@googlegroups.com
Isso serviu para confirmar minha decisão de sair de Sampa após terminar a faculdade. Ficarei de olho nas vagas em aberto na Way2.

2010/2/8 André Carlucci <andrec...@gmail.com>

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Fala Alexandre,

Conheço sim, mas não da pra gente por causa do tempo de estrada, temos mais de 3 anos...

Mas temos uma assinatura technet que nos dá direito a muita coisa, já vale muito a pena.

[]'s!

2010/2/5 Alexandre Monteiro <monte...@gmail.com>

--
André Carlucci
twitter/andrecarlucci

Henrique Jacob

to .Net Architects
Estou de queixo caido.... Como queria morar em SC e poder mandar meu
CV... Mas a busca continua!!!

Parabéns!!!!

On 8 fev, 10:10, André Carlucci <andrecarlu...@gmail.com> wrote:
> [...]
> de 3 anos...
>
> Mas temos uma assinatura technet que nos dá direito a muita coisa, já vale

Thi

to dotnetar...@googlegroups.com
Muito Legal André!

Só senti falta de uns video-games :P

São coisas "simples", mas que fazem com que os profissionais tenham gosto e vontade de trabalhar pela empresa. Você mantém os profissionais motivados, e eles não tem vontade de buscar novas oportunidades.

[]s

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Ia rolar um wii, mas o pessoal preferiu uma TV por causa da Copa :)

2010/2/8 Thi <thiag...@gmail.com>

--
André Carlucci
twitter/andrecarlucci

Emmanuel G. Brandão

to dotnetarchitects
É engraçado isso tudo, anos atrás, uns 10, eu já pensava exatamente dessa maneira, que todo mundo é adulto e deve decidir como fazer as coisas. Por isso Scrum foi tão natural pra mim.
Infelizmente 10 anos atrás, eu ainda estava no meu primeiro emprego, em outra área (automação predial), e não tinha muita experiência sobre como e por que eu pensava dessa maneira.
Hoje vejo que estava indo na direção certa.
Morei 5 anos em SC, infelizmente em Joinville, senão meu CV estaria aí na certa!

Brandão, Emmanuel G.
CSM
blog.egomesbrandao.net

___________________________________
Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Apague também os endereços dos amigos que receberam juntamente com você a mensagem, antes de enviar;
3 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.

Felipe Borges

to dotnetar...@googlegroups.com
Legal!!! Se me contratar eu levo o Wii!!! eheheheh
Brincadeira... Parabéns pelo local que conseguiram criar e espero que as empresas daqui de Campinas comecem a pensar desta forma!!

[]'s

2010/2/8 André Carlucci <andrec...@gmail.com>

--
PRABOR - Software Development - fel...@prabor.com.br
Felipe Prata L. Borges

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Cara, animal :)

Curti muito este Fedex day da Atlassian, vou estudar o assunto :)

Valeu,

André Carlucci

2010/2/5 Guilherme Guimarães <gguima...@gmail.com>
[...]

Thiago Alves

to dotnetar...@googlegroups.com
Fala André, beleza?

Isso que vocês estão fazendo aí na Way2 é a melhor estratégia possível, não só por proporcionar horas de trabalho gratificantes para equipe, mas também por gerar mais lucros para a empresa no longo prazo.

É o tipo de iniciativa que só traz vantagens tanto para a equipe quanto para a empresa como um todo.

Aqui na Inspira estamos seguindo o mesmo caminho. Ainda não chegamos nesse patamar, mas estamos melhorando continuamente. O próprio processo de melhoria está sendo muito bacana, pois está contando com a participação de toda a equipe... não é algo imposto.

Como a Inspira fica no meio da Av. Paulista, fica difícil bater vocês no quesito praia depois do expediente... :)

Aliás, estarei em Floripa no Carnaval. Como vocês certamente não estarão trabalhando, não será dessa vez que vou conhecer a empresa. Mas espero ter essa oportunidade em breve. =D

Um abraço e parabéns!

Thiago Alves

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Fala Thiago,

Poxa, que legal que estão criando um ambiente bacana por aí. Precisando discutir idéias da um toque.

E a paulista é legal, poxa! Um happy hour no Spot não tem preço :)

Pois é, acho que nem vou estar por aqui, quem sabe uma outra oportunidade não passa aqui pra uma partida de pebolim?

[]'s! e obrigado,

André Carlucci

2010/2/8 Thiago Alves <thiag...@gmail.com>

--
André Carlucci
twitter/andrecarlucci

Gabriel

to dotnetar...@googlegroups.com
Andre,

Vou responder suas perguntas ok? Deixo claro que são pessoais.

Sim, o salário importa, mas não pelo dinheiro em si, mas pelo que ele proporciona nos fds, etc. Por isso, depende muito do local.

Mesa de ping pong é legal, integra a equipe. Só que acho que pode ser alvo para muitos chefes não satisfeitos.

Local acho que importa ser próximo de vias movimentadas, acesso fácil, etc.

Tamanho ? Não me importo nem um pouco, alias, eu acho que a qualidade vem de equipes menores.

Decisão. Sim, isso vem logo após o dinheiro. Isso motiva e segura o funcionário. Ele sente que participa, é ouvido, cresce não só profissionalmente mas como pessoa, que sabemos que para alguém mais capacitado é as vezes mais importante que ser bom somente tecnicamente.

Att

Gabriel Bernardi
(11) 6565-1015

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
Putz, André, excelente! Parabéns!
Exemplo para o empresariado brasileiro.
Já mandou suas fotos pro http://fotosdeescritorios.com/?
Muito sucesso!

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

Ricardo Oneda

to .Net Architects
Olá pessoal,

li que muitos aqui escreveram que buscam empresas que oferecem "plano
de carreira". O que vocês entendem por "plano de carreira"? Pergunto
isso pois é algo que muitas pessoas cobram mas cada uma define "plano
de carreira" de seu jeito...

Ricardo Oneda
http://twitter.com/roneda
http://oneda.mvps.org/blog

Gabriel

to dotnetar...@googlegroups.com, .Net Architects
Acho que é bem do modo como você falou "cada um do seu jeito". Quando
casa o plano de carreira do profissional com a empresa,podemos dizer
que chegamos num ponto ideal.

Pelo menos até que nenhum dos dois mude de ideia. Rsrsrs

Gabriel Bernardi
(11) 6565-1015

Em 08/02/2010, às 21:59, Ricardo Oneda <ricard...@yahoo.com.br>

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
Pessoal,

O Luciano Palma viu a discussão aqui e me mandou esse link da Netflix sobre ambiente de trabalho e cultura organizacional. Vale a pena ver, é bem legal:
http://www.slideshare.net/justindecker/culture9090801103430phpapp02-1829065#

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

tucaz

to .Net Architects
Bom ponto Ricardo. Eu queria entender esse negócio de "plano de
carreira" que todo mundo tanto fala. É algo parecido com o exército e
com a PM, onde a cada X tempo você é promovido e ganha mais $$$ e
manda em mais gente? Ou algo parecido com um quadro de níveis
financeiros que você avança quando acumula pontos?

IMHO esse negócio de plano de carreira é bullsh*it. "Plano de cargos e
salarios" é outra bobagem, inventada por algum analista de RH há
alguns anos atrás que ninguém desafia nunca. Um dos objetivos de toda
empresa é ter esse troço ai que não serve pra nada. Sei que em
informática não funciona e acredito que não faça sentido também em
nenhuma outra área.

As coisas não podiam ser mais simples e naturais? Um profissional sabe
quando quer/precisa ganhar mais e a empresa sabe quando/quanto pode
pagar mais. Não precisa de uma tabela com um monte de nome inventado e
um valor correspondente na frente pra definir isso. Seria a mesma
coisa que tentar colocar um plano de valorização dos produtos no super
mercado. Não faz sentido.

Att.,
Tuca

On 9 fev, 01:58, Giovanni Bassi <gig...@giggio.net> wrote:
> Pessoal,
>
> O Luciano Palma viu a discussão aqui e me mandou esse link da Netflix sobre

> [...]

Felipe Oriani

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Obrigado, Giovanni,

Pois é, faz tempo que precisamos tirar umas fotos por aqui, quem sabe não postamos lá :)

2010/2/8 Giovanni Bassi <gig...@giggio.net>

--
André Carlucci
twitter/andrecarlucci

Vinicius Quaiato

to dotnetar...@googlegroups.com
Acho que plano de carreira é: "Você pode apodrecer trabalhando aqui... e de tempos em tempos agente aumenta teu salário".

Pra mim "plano de carreira" é o conjunto do que foi falado: Desafios contantes, ambiente que estimule a criatividade, o desenvolvimento. Projetos novos, tecnologias novas/diversificadas/desconhecidas. Isso é plano de carreira, hehehe.

Att,
Vinicius Quaiato.

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
Concordo que "plano de carreira" é um termo meio controverso. Ainda mais para nossa área.

Aqui não temos uma coisa formal do tipo: se X anos de trabalho + pós graduação, então Cargo = Y e salário = Z

Pra mim, o salário depende de uma única coisa: "meu trabalho vale X, podemos pagar Y", onde se tudo der certo, X <= Y.

Eu acredito que se a pessoa gosta de programar, deve fazer isso pelo tempo que desejar e não seguir uma linha definida de passos. E quanto melhor ela se tornar, mais deve ganhar pra isso.

Se daqui uns anos a pessoa enjoar e querer outras responsabilidades, 2 coisas podem acontecer:

1. Se tem espaço e sintonia na Way2 para isso, vamos mudar suas responsabilidades = Win/Win.
2. Se não tem, não tem muito o que fazer. Mas se precisar, eu pessoalmente ajudo a pessoa a achar uma empresa que tenha essa espaço para ela = Win/Win (Ah? Win/Win? Sim, se você não está feliz com o que faz, não vai fazer direito, logo todos perdem).

De novo, tudo isso é muito mais fácil quando você é uma empresa pequena. Não tenho pretensão, nem experiência para dizer que isso funcionaria em qualquer escala (espero poder responder isso o quanto antes ;)

[]'s!

André Carlucci

2010/2/9 Vinicius Quaiato <vinicius...@gmail.com>

--
André Carlucci
twitter/andrecarlucci

Thiago Alves

to dotnetar...@googlegroups.com
Concordo com você, Vinicius.

Vou contar para vocês um pouco sobre a política salarial aqui na Inspira. Vou começar pelos estagiários.

Contratamos os estagiários por um valor abaixo do que eles ganhariam em outras empresas (eles sempre aceitam, porque na entrevista deixamos claro as perspectivas de crescimento aqui). Desde o início já damos todos os benefícios (inclusive alguns não exigidos pela lei). Os estagiários têm os mesmos benefícios de todos.

Os primeiros 2 meses são apenas para treinamento. Emprestamos livros e apostilas para eles lerem. Um membro da equipe dá treinamento, passa projetos fictícios e acompanha o desenvolvmento, faz coding dojos com eles e o resto da equipe, etc. Depois dos 2 meses sentamos com cada um e avaliamos se o desempenho foi de acordo com o combinado inicialmente. Em caso positivo já aumentamos a bolsa auxílio em uns 20%.

Após isso fazemos análises periódicas de três em três meses, em que são definidas as metas para os próximos meses e as bolsas são aumentadas de acordo com a avaliação dos meses anteriores.

Em geral os estagiários estão ganhando o triplo após um ano de empresa, e são efetivados.

Estruturamos desta forma porque antigamente começávamos pagando bem, mas mantendo um valor fixo para a bolsa. A gente investia no estagiário e quando ele estava ficando bom aparecia outra empresa e pagava o dobro ou o triplo. Agora não temos mais este problema.

Para os outros colaboradores, a política é muito parecida, mas sem os primeiros dois meses de treinamento. Sempre procuramos pagar no mínimo o valor de mercado. Também fazemos reuniões trimestrais de feedback com todos, onde os salários são revistos de acordo com metas estabelecidas.

Do ponto de vista puramente capitalista, as empresas querem pagar o menor salário possível pelos melhores empregados possíveis. Mas tem que ser muito ingênuo para achar que alguém ganhando metade do que ganharia em outras empresas vai ficar na casa por muito tempo... por mais que o ambiente seja bom, haja desafios, etc, etc, uma hora o cabra vai acabar saindo.

Por isso nossa política é sempre buscar salários compatíveis com o valor de mercado de cada um. Não é que somos bonzinhos, mas é as empresas (principalmente de tecnologia) perdem muito dinheiro toda vez que um bom colaborador sai da empresa. Aqui nós evitamos isso ao máximo. Claro que ninguém da minha equipe vai trabalhar aqui por 30 anos, mas não quero perder um colaborador meu (que tivemos um trabalhão para contratar) por causa de salário ou por qualquer outro motivo que eu possa evitar.

Abraço,
Thiago Alves

Thiago Alves

to dotnetar...@googlegroups.com
André,

Faço minhas as suas palavras.
E depois de alguns anos, quando a empresa e o colaborador concluírem que é hora de seguir outros rumos, o colaborador sai melhor do que quando entrou, e a empresa também. Isso é o mais bacana. E não é fácil.

Abraço,
Thiago Alves

Cássio Rogério Eskelsen

to dotnetar...@googlegroups.com
Acredito que isso funcionaria em empresas maiores também desde que a empresa fosse dividida em equipes menores e cada equipe tivesse uma relativa autonomia.

Mas realmente é difícil conceber isso na prática. Eu trabalho em uma empresa "média" (para os padrões brasileiros, em torno de 600 funcionários). A unidade onde estou é especializada em uma área (Logística), está fisicamente separada das outras unidades e tem uma cultura um pouco diferente por ser fruto da fusão com uma empresa pequena. Mas mesmo assim é difícil imaginar que tivéssemos uma política salarial diferenciada do restante das unidades pois começaria uma crise de vaidades.

Talvez em empresas que desde o início tem uma visão diferente isso funcione mesmo depois de uma fase de crescimento.

Cássio Rogério Eskelsen
http://www.cassio.tel

Thiago Alves

to dotnetar...@googlegroups.com
Sim, Cássio, para empresas maiores os critérios precisam ser mais objetivos.

Mas mesmo assim é impossível ser 100% objetivo na hora de definir salários.

Um jeito de evitar que cada um ganhe um salário arbitrário é criar categorias ou faixas salariais, atreladas a habilidades ou conhecimentos adquiridos.

Exemplo:

Programador I -> é capaz de escrever um hello world, mas com a ajuda dos colegas -> salário: 1000 rúpias
Programador II -> consegue escrever o hello world, compilar e rodar -> salário: 1300 rúpias
(...)
Programador CLVXXI -> recompila o kernel do Linux com o poder da mente -> salário: 18000 rúpias

Uma característica importante desse tipo de política salarial é que tudo fica mais transparente: se eu sei que fulano é um programador nível 5 eu sei que o salário dele é x... isso pode ser uma vantagem ou desvantagem dependendo da cultura da empresa.

E você tem um problema que é definir essas faixas de cargo da forma mais objetiva possível e outro problema maior ainda que é decidir em que faixa encaixar cada membro da sua equipe (aí já envolve critérios subjetivos).

É uma questão bem complicada. Aliás lembrei de uma história interessante:

Trabalhei numa empresa (cerca de 400 funcionários) onde no final do ano cada funcionário recebia um bônus que poderia ir de 0 a 100% do salário, que envolvia uma auto-avaliação e uma avaliação do chefe do seu setor. Tudo muito bonito e profissional.

A maioria das pessoas recebeu por volta de 60%... mas uma moça do outro setor recebeu uma avaliação de 100% do chefe dela. "Deve ser por causa da competência técnica dela", eu pensei na hora.

Algumas semanas depois essa moça me aparece grávida. E adivinha quem era o pai?

Pois é... quando fatores humanos, como vaidade e valor próprio são envolvidos, dificilmente as decisões conseguem ser 100% objetivas... isso toda empresa tem que ter em mente ao definir uma política salarial.

Tem esses dois artigos do Joel Spolsky contando sobre a política salarial na Fog Creek, mais ou menos na mesma linha:

http://www.joelonsoftware.com/articles/fog0000000040.html

http://www.joelonsoftware.com/articles/fog0000000038.html

Abraço,
Thiago Alves

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
É importante ter em mente que o valor para a empresa não a capacidade do funcionário, mas sim sua capacidade aplicada.

Usando o exemplo do Thiago, o funcionário é capaz de compilar o Kernel do Linux. Ótimo, e como ele usou esta capacidade para gerar valor para a empresa? Ele identificou um bug na versão de Linux utilizada e com isto a empresa conseguiu entregar um projeto no prazo cujo a multa seria de 5 milhões de rupias.

Ou seja, a capacidade do funcionário deve ser ancorada por exemplos práticos de como ele aplicou esta capacidade de forma eficiente.

Juan Pedro A. Lopes

to dotnetar...@googlegroups.com
O valor do funcionário não deve ser identificado somente por ações a curto prazo.

Se o desenvolvedor é capaz de motivar os outros, é dado ao mentoring, é disciplinado com o TDD e a integração contínua. Tudo isso são coisas que não dão valor imediato a empresa, mas que, a longo prazo, agregam um valor enorme.

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
O profissional é pago por sua raridade:
http://unplugged.giggio.net/post/Quer-ganhar-mais.aspx
Não por quanto de retorno ele trás para a empresa. Isso é lei de mercado.

A empresa quer manter o cara, deve pagar no mínimo o valor de mercado, e atender os outros anseios já discutidos por aqui.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Não estamos falando de valor de mercado, mas sim de evolução de carreiras. Em algumas empresas, a sua evolução na carreira é suportada e apoiada. E neste caso, sim, o valor agregado que vc traz é importante para que vc continue a evoluir e consequentemente receber aumentos.

Além disto, acho já falei isto, se vc quer medir economicamente o valor do profissional, não é apenas a sua raridade que importa, mas também a valor que vc traz. Em outras palavras, se eu criar minha própria linguagem e não mostrar para ninguém, eu garanto que eu sou raríssimo, mas nem por isto, valioso.

Tem os lados, oferta e demanda.

tucaz

to .Net Architects
Eduardo, I Agree!

Além do valor real que o funcionário tem também mais um aspecto
implicito que é o valor percebido pelos colegas. Conheço gente que
agrega muito pouco no dia a dia, mas traz uma segurança enorme ao time
que pertence e seria valioso se ficasse o dia inteiro sentado só
batendo papo.

Att.,
Tuca

Diego Dias

to dotnetar...@googlegroups.com
André,

Vc já pensou em expandir as operações da Way2, além de SC e trazer elas aki pra São Paulo?rs

Meus parabéns pelo que vcs estão fazendo isso é mto bacana.

[]'s

Koga, Diego

to dotnetar...@googlegroups.com
Tuca, plano de carreira não é tão "bullsh*it" como pensa...

E plano de carreira e plano de cargos e salários, é a mesma coisa, apenas com nomes diferentes...

E pela minha experiência posso lhe dizer que funciona, mas somente minhas palavras não bastam, vou verificar se acho os cases que já estudei em casa (quando fiz um sistema) e mando para o grupo, por hora posso dizer o seguinte:

Há N formas de fazer planos de carreiras e garantir o seu funcionamento, além do mais em empresas de grande porte existem pessoas que trabalham somente para que isto funcione...

Fazem desde avaliação psicológica até a avaliação 360º (para os que não conhecem: http://br.hsmglobal.com/notas/43613-avalia%C3%A7%C3%A3o-360-graus e http://www.equestiona.com/Avaliacao_360_graus.asp), nesta última até os clientes podem avaliar, no melhor dos mundos todos os stackholders que tem contato com o tal funcionário o avalia e ainda há uma matriz, prédefinida por alguém que o possa fazer (dono ou presidente ou algo do genêro) que dados os resultados das avaliações te dá N pontos... E a partir daí aplica-se a política de desenvolvimento da carreira, que pode ser por exemplo Meritocracia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Meritocracia

É algo bem complexo, que já vi funcionando com o sistema que participei no desenvolvimento em duas grandes empresas, uma multinacional do ramo alimetício e uma mineradora (esta última não tenho certeza do ramo), acredito sim que possa funcionar inclusive com pessoas de TI, mas precisa estar bem estruturado e muito bem definido...

Att.,
------------------
Koga, Diego

Leo D

to dotnetar...@googlegroups.com
Faz sentido, mas em nossa área é mais sobre política de [salários] do que de [cargos]. Porque o cargo é sempre o mesmo: desenvolvedor. Ou arquiteto, tudo bem. Mas está tudo na área técnica, de programação de softwares, então não existe um leque de cargos em jogo...

A propósito, ninguém lembrou do Joel Test?
Vai ver que ele está defasado, com a popularização do TDD, integração contínua e Scrum Smile emoticon

[]'s
Emoticon1.gif

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
Se você criar algo que ninguém quer você não é raro. Está lotado de gente fazendo isso.
A raridade é dada pela percepção do mercado, não pela nossa percepção de nós mesmos.

[]'s

Giovanni Bassi
Microsoft MVP, MCSD, MCPD, CSM
Arquiteto de software
http://www.giovannibassi.com

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Nao conheço este conceito de raridade. Mas na prática vc está forçando o conceito de oferta e demanda, definido há séculos, em um outro nome.

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
Não sou eu. Há teorias econômicas diversas por trás do que escrevi (sou formado em adminstração e leio economia e psicologia como hobby). Mas não cabe começar a discutí-las aqui... E sim, está claramente ligado a teoria da oferta e demanda. Mas não só ela.

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Se é para jogar títulos para o alto.

Eu sou formado em Economia, pela PUC-RJ, a melhor faculdade de Economia do Brasil. E tenho mestrado em admistração de empresas na FGV

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
Eduardo, então porque pergunta???
Você é mais embasado do que eu pra expor o assunto... e você sabe que não é só oferta e demanda.

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Eu não perguntei nada. Apenas afirmei que não conheço o conceito de raridade que vc usa.

A minha critica continua sendo a mesma que já falei antes. No seu argumento está faltando a demanda. Vc fala da raridade do profissional mas em momento nenhum fala sobre a necessidade do mercado para aquele profissional. Ou seja, vc discorre sobre a oferta, mas não sobre a demanda.

Giovanni Bassi

to dotnetarchitects
Eu disse:
"A raridade é dada pela percepção do mercado, não pela nossa percepção de nós mesmos."
Isso é a demanda, não é?

Na verdade, acho que isso é até meio óbvio. De que adianta, como você disse, criar uma linguagem que ninguém usa? De nada. Seja raro em algo demandado... me pareceu óbvio, por isso eu não disse.

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Eu critiquei o q vc escreveu no seu blog. Eu li seu artigo e em lugar nenhum vc falar sobre a demanda.

Esta frase vc disse depois. E por isto te respondi, afirmando, porque chamar isto de raridade quando vc simplesmente está de oferta e demanda? Não tem nada além disso nos argumentos.

Thiago Alves

to dotnetar...@googlegroups.com

InfoQ - What Really Motivates Workers

http://www.infoq.com/news/2010/02/what-really-motivates

Willer Ribeiro

to dotnetar...@googlegroups.com
Eduardo,

    Desculpa, mas tenho que concordar com o Giovanni quando ele trata do conceito de raridade.
    Não sou economista nem psicologo mas sei que ninguém não paga o mesmo preço de ouro por ferro porque o ouro é um metal "raro" e o ferro é comum. A mesma analogia é feita com qualquer materia, produto, substancia ou qualquer coisa que seja "rara" no mercado. Sempre vão custar muito mais caro que o comum.

        Willer L. Ribeiro

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Se houver demanda para o produto, ou para o profissional.

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Um exercício rápido:

A feira só tem barraca com 3 maças e 2 peras. 3 clientes com as listas:

2 maças, 1 pera
1 maça
4 maças, 1 pera

Qual fruta custará mais caro? Náo é a pera, apesar dela ser mais rara.

André Carlucci

to dotnetar...@googlegroups.com
A maça vai custar o que estiver escrito e quem chegar primeiro vai levar :)

Não ia fazer a menor diferença se tivesse 3 ou 200 clientes na hora, mas no dia no dia seguinte o cara da barraca ia comprar mais maçã pra vender. Se o fornecedor dele tiver só 3 de novo, de repente o cara aumenta o preço :)

Considerando 1 barraca só, o legal neste caso é o primeiro comprar as 3 maçãs e tentar vender 1 delas pelo dobro do preço pros outros 2.

Em caso de reclamação, é só comer uma na frente deles (meu deus, é a maçã mais doce que já comi!) e dizer que o preço agora subiu para 4x.

ps: Este e-mail contém conteúdo irônico :)

2010/2/11 Eduardo Miranda <dud...@gmail.com>

--
André Carlucci
twitter/andrecarlucci

Willer Ribeiro

to dotnetar...@googlegroups.com
Resposta:

Depende...
Qual o custo de produção as pêras?

Imagine que as maçãs são de ouro e as pêras de urânio enriquecido....

Qual a resposta?

Em 11/02/10, Eduardo Miranda<dud...@gmail.com> escreveu:

> [...]

> hospedado no Google Groups.
> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
> Para sair do grupo envie uma mensagem para

Marcus Alexandre Silva

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Parece que estamos saindo absurdamente do assunto original. O que começou a discussão se o valor agregado que o profissional traz é importante ou não na sua remuneração e carreira ...

Se vcs quiserem mesmo discutir micro-economia. O custo de produção interessa na hora que vc decide produzir. Depois que está na banca, ou vc vende pelo de mercado ou mica com o produto.

Mas o fato delas serem de ouro o urânio impacta sim na demanda. Eu, por exemplo, vou à feira comprar fruta para comer, então a minha demanda por maçã de ouro é zero.

Eduardo Miranda

to dotnetar...@googlegroups.com
Apesar de irônico, seu comentário é valioso. A teoria ecônomica, como em outras ciências, se baseia em simplificações da vida real para poder chegar a certas conclusões.

Uma das simplificações é o "mercado perfeito", onde vendedores e compradores sabem todas as informações que intereferem no preço e portanto existe um preço de equlibrio no qual todos estão disposto a comprar e vender.

Apesar de na prática acontecer mais parecido com o que vc falou mesmo, aos poucos o mercado acaba equilibrando. Como vc falou, se o feirante não conseguir trazer mais maçã, vai aumentar o preço. Se no novo preço ninguém comprar, ele vai baixar na semana que vem.