Instalação de Maha-Gaura-Nitai em Campina Grande

8 visualizações
Pular para a primeira mensagem não lida

Giridhari Das

não lida,
10 de abr. de 2010, 09:24:3210/04/2010
para dev...@googlegroups.com

FESTIVAL DE INSTALAÇÃO DE MAHA-GAURA-NITAI EM CAMPINA GRANDE!!

Por Dhanvantari Swami

Instalar a Arca Vigraha de Krishna e adorá-la com amor e devoção no estilo Aisvarya de Dwarka foi a orientação de Srila Prabhupada para seus seguidores.

Prabhupada instalou muitas Deidades em seus últimos 11 ou 12 anos de presença vapuh neste planeta, e depois que saiu deste mundo, seus discípulos continuaram seguindo seus passos. Hoje em dia há inúmeros templos com Deidades belíssimas mundo afora.

No Brasil, antes de Prabhupada partir, apenas Gaura Nitai de São Paulo e Gaura Nitai Nataraj foram instalados. Todas as outras deidades foram instaladas em obediência à sua ordem sagrada e seguindo seus passos de Acarya.

É muito raro e auspicioso participar da instalação de Deidades. A instalação de Gaura Nitai Nataraj no Rio revela o flagrante de Purushatraya Swami, presente como um jovem visitante. Logo depois ele aderiu ao Movimento para servir as Deidades...

Maha Gaura Nitai são Deidades de mármore branco. Elas medem 1,73 de altura, contando da ponta dos dedos até a base de apoio. Nityananda pesa 238KG e Caitanya 228KG. Pesados! Tanto Caitanya como Nityananda são esbeltos, elegantes, fortes e dançantes. As expressões de seus rostos de lótus demonstram o êxtase do amor a Deus típico da Teologia expressada por Caitanya, e convidam à contemplação das lilas de Krishna. Seus braços levantados ao alto e Suas mãos delicadas, nos convidam a dançar. Seus grandes pés rosados, com unhas brilhantes atraem nossos olhos, nossa mente, nossa inteligência....

Eles demoraram muito para aceitar deixarem-se transportar da Argentina para cá. Na verdade, desde o começo de sua concepção pelos murtiwalas de Jaipur, Eles têm demonstrado Seu "temperamento" forte, controlador e misterioso. Há um verdadeiro mistério envolvendo essas maravilhosas Deidades.  Líderes da ISKCON da Rússia encomendaram sua confecção nessas proporções "gigantes" mas, antes que estivessem prontos, desistiram. Eu já escrevi para eles perguntando o porquê, mas, não me responderam ainda.

Depois disso, os devotos de Rosario, na Argentina, se encantaram com sua beleza, tamanho e volume, e assumiram a responsabilidade pela conclusão do trabalho. E de Jaipur Elas seguiram para a Argentina. Ficando à espera de instalação.

Devotas começaram a costurar as roupas, uma delas, Mataji Garga Samhita, fez a pintura-maquiagem da face, das mãos e dos pés, realçando o semblante contemplativo e extático dos dois.

Mas, de alguma maneira o Templo de Rosario fechou... as Deidades foram levadas para a Comunidade Rural da Argentina. Um projeto que reunia esforços e esperanças de vida simples, produção de alimentos, e pensamento elevado, incluindo adoração à Deidade. Eles pretendiam instalar essas Deidades o mais rápido possível. Porém, como muitos projetos rurais, aquele também era cheio de devotos "urbanóides"... Estes se entediavam com o trabalho sazonal do campo e retornavam para as grandes cidades, abandonando a vida rural. Dessa maneira Bhakti Lata Puri, nunca se estabilizou o suficiente par instalar Deidades. Depois a fazenda foi vendida e as Deidades transferidas para um sítio da família de Adbhuta Caitanya Prabhu. Foi aí que entramos em cena.

Em 2006 eu visitei Bhakti Lata Puri em excursão com a Turma Ano 6 do Seminário. Ao me mostrarem a Fazenda, mostraram-me também o quarto onde as Deidades aguardavam instalação. Eu as vi rapidamente, mas, o suficiente para contemplar detalhes de sua beleza transcendental.

O tempo passou e o lema anual da congregação de Campina Grande passou de "Prosperidade" para "Misericórdia". Um ano antes adquirimos o terreno do Condomínio e agora para cumprir o lema, deveríamos construir o Templo para distribuir a misericórdia de Mahaprabhu. Mas, como projetar a arquitetura do altar? Que proporções deveria ter? Para responder essas questões precisávamos saber que Deidades queríamos instalar. Enquanto eu me absorvia nesses pensamentos, a imagem de Maha-Gaura-Nitai surgiu em minha mente e eu pude "vê-las" bem como todo o altar do templo que queríamos construir. Mas, minha visão foi interrompida rapidamente, pois minha inteligência anunciou o que de fato se passava em mim. Eu contemplava o que pertencia a outros devotos, e não deveria cobiçar aquelas Deidades. Dei umas sapatadas na mente, como recomendava Bhaktisiddhanta Sarasvati Maharaja, e fui trabalhar em minhas correspondências diárias. Foi aí que, me chega um e-mail de Gunagrahi Goswami anunciando a venda de Murtis de Gaura Nitai, com direito a foto e tudo... Acho que  a esta altura vocês já devem imaginar que eram as mesmas, as mesmíssimas Deidades que eu contemplava em minha cobiça... Não tive dúvida, fiz o contato com o secretário dele, Janaka, investiguei todas as proporções das Deidades, me interessei em adquirir as Deidades e projetei o altar e o quarto de pujari de acordo com o tamanho das Deidades.

De lá para cá, já se vão 3 anos. Lutamos contra muitos empecíhos. Até sacrifíco contra Brahma-raksasas tivemos de fazer. Foi duro. Quando tudo parecia que ia dar certo, e muitos de vocês são testemunhas, porque lançamos convite para a data de Instalação: "29 de junho de 2008", tudo dava errado. Bem, as Deidades chegaram a ser confiscadas pela alfândega Argentina por erro do Despachante Aduaneiro contratado pelo secretário de Gunagrahi Goswami, encarregado de exportar as Deidades. Para resgatá-las e impedir seu iminente leilão, o templo da Argentina teve de nos emprestar 7 mil dólares. Aí foi mais um ano e meio de dificuldades. Finalmente Elas chegaram aqui em Campina Grande.

A festa de recepção foi simples, espontânea e cheia de emoções. Será que seus delicados corpos teriam resistido aos solavancos do transporte de Buenos Aires para cá, com transbordo em São Paulo por 3 dias?

As Deidades vieram numa caixa de madeira com armação de ferro. Estavam deitadas em colchões de espuma e travadas com barras de madeira acolchoadas por espuma. De Recife para cá, suas caixas vieram de caminhão baú amarradas com cordas para não deslizar. Chegaram no Condomínio conduzidas por Sahadeva Pandava de piloto, Lakasman de co-piloto e eu escoltando com outro veículo.

Os devotos da congregação e os seminaristas prepararam um bela recepção. Havia um tapete de pétalas de flores desde o portão até o Templo, tudo estava limpo, o som do búzio no éter anunciava sua chegada em sua casa definitiva, e os devotos cantavam e dançavam. Elas entraram no Templo e suas caixas foram abertas.

Não havia nenhuma indicação de qual estaria na primeira caixa a ser aberta. Quando abrimos e anunciei:  'Nityananda Prabhu, ki jay!!' todos se aproximaram para vê-Lo deitado no fundo da caixa. Abrimos a caixa de Caitanya. Depois pusêmo-Los de pé na sala do Templo e começamos a banhar as Deidades com águas dos rios sagrados, acondicionadas em dois grandes potes de barro. Todos puderam banhá-Las com suas esponjas e  toalhas novas, trazidas de casa. Fizemos um balde de solução de sabão, para tirar a poeira de 16 anos. A água escorria pelo chão e a criançada (e alguns marmanjos) rolavam na água do banho, caranamrta...

Por fim, cuidadosamente as colocamos em seus aposentos definitivos, o altar que foi construído para Elas que lá estão, esperando o dia 31 de outubro, para que todos nós, inclusive você que está lendo este texto, esteja presente na festa de instalação.

Omkara Dasi, discípula de Mukunda Goswami (do Prabhupada Lilamrta). Está aqui em Campina Grande. Ela é a costureira de Jagannatha do Rio e de SP. Ela também costura para Krishna Balarama de Vraja Bhumi. Enstusiasmada, já costurou 15 roupas para Gaura Nitai e concluiu algumas roupas indianas que foram encomendadas pelos devotos Argentinos mas, naõ estavam prontas para usar.

No Festival de Instalação você poderá adquirir por um preço simbólico um conjunto de roupas e outras parafernálias e oferecer às Deidades com cartãozinho e tudo. Quando chegar procure a loja BHOGA SHOP. Elas vão ficar satisfeitas de ver que você veio para a festa trazendo um presentinho.

Então, vai ter coragem de ficar em casa e não estar presente no Festival? Claro que não! Aproveite o feriado de 2 de novembro, uma terça feira, enforque a segunda-feira e venha. Você vai adorar, vai ser o festival de encerramento da maratona internacional e  vai ter Kirtan 24h com celebridades internacionais.

Esperamos por você.

seu servo,

Dhanvantari Swami

Responder a todos