jogador profissional de futebol que 'declara' ter usado substancia proibida (doping)

7 views
Skip to first unread message

Alberto Puga

unread,
Jan 30, 2012, 8:37:09 PM1/30/12
to cevleis
CEV-OPINIAO (responda nesta msg)

questao:
jogador profissional de futebol que 'declara' (para mídia) ter
usado substancia proibida (doping)(ANABOLIZANTE), COMETE INFRAÇÃO
POR DOPING (segundo as Normas Internacionais)? Comete Infracao
Disciplinar,segundo o CBJD?
SIM ... fundamentar
NAO...fundamentar
OUTRO(A)... fundamentar

alberto puga,moderador

cfpor...@chermontdebritto.adv.br

unread,
Jan 31, 2012, 4:49:00 AM1/31/12
to cev...@googlegroups.com
Caro Puga, infracao a regra de dopagem pelo simples uso. Mas para saber as consequencias eh imprescindivel saber se a sua confissao se deu antes ou apohs o resultado.

Ou sequer o atleta foi submetido a exame?


Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
--
cevleis- ADM Alberto Puga <http://cev.org.br/qq/alberto-puga/>
Para postar neste grupo, envie um e-mail para cev...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
cevleis+u...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/cevleis?hl=pt-BR
Participe também da Comunidade CEVLeis:
http://cev.org.br/comunidade/cevleis

Alberto Puga

unread,
Jan 31, 2012, 6:53:41 AM1/31/12
to cevleis
CFP e demais!

...e a prescricao:
a) norma nacional - CBJD
Art. 165-A. Prescreve:
(...)
§ 4º Em oito anos, a pretensão punitiva disciplinar relativa a
infrações por dopagem, salvo disposição diversa na legislação
internacional sobre a matéria. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de
2009).
fonte: http://cev.org.br/biblioteca/resolucao-n-29-10-dezembro-2009-1
b) norma internacional CMAD
art.17
fonte http://www.wada-ama.org

segue a discussao/o debate

alberto puga, moderador
> Para ver mais opções, visite este grupo emhttp://groups.google.com.br/group/cevleis?hl=pt-BR
>   Participe também da Comunidade CEVLeis:
>        http://cev.org.br/comunidade/cevleis- Hide quoted text -
>
> - Show quoted text -

Alberto Puga

unread,
Jan 31, 2012, 7:02:46 AM1/31/12
to cevleis
...segue excerto CMAD español

ARTÍCULO 17: PLAZO DE PRESCRIPCIÓN
No se podrá tomar ninguna medida contra un deportista o contra otra
persona por una infracción de una norma antidopaje descrita en el
Código, a menos que esa medida se tome dentro de un plazo de ocho
(8) años desde la fecha en la que se haya cometido la infracción según
la acusación.

fuente:http://www.wada-ama.org/static/PDF/OtherLanguages/
code_v2009_Sp.pdf

alberto puga,moderador
> >        http://cev.org.br/comunidade/cevleis-Hide quoted text -
>
> > - Show quoted text -- Hide quoted text -

Fábio Menezes de Sá Filho

unread,
Jan 31, 2012, 8:03:32 AM1/31/12
to cev...@googlegroups.com
Portinho,

No caso o atleta em questão confessou em público, que quando jogava na Rússia ofereceram a ele injeções de anabolizantes e por esta razão ficou difícil de controlar a sua forma. Ele quis justificar o fato de ele estar constantemente fora de forma, e com dificuldades para emagrecer.

Pouco depois ele vem a público para dizer que não foi bem assim. Que interpretaram ele errado. Tarde demais. Provavelmente, disseram a ele que poderia ser punido ainda. Agora, resta saber o que será feito.

Forte abraço,

FMSF

Fábio Menezes de Sá Filho

unread,
Jan 31, 2012, 8:18:35 AM1/31/12
to cev...@googlegroups.com
PALMEIRAS
Daniel Carvalho diz ter tomado anabolizante na Rússia
Publicado em 30/1/2012, às 19h56     


Última atualização em 30/1/2012, às 19h56
São Paulo
Acima do peso segundo ele e o clube, o meia Daniel Carvalho, 28, do Palmeiras, deu entrevista hoje em que tentou justificar a sua dificuldade em voltar à forma física ideal. Ao longo do dia, porém, o jogador voltou atrás e chegou a divulgar nota oficial mudando a versão da história.

Mais cedo, o atleta afirmou que tomou injeções com anabolizantes enquanto defendeu o CSKA Moscou, da Rússia. Ele teria ganhado oito aquilo em seis meses.

- É aquela história: saí com uns 20 anos de idade de Brasil, com um corpo bem fininho. Lá é normal, principalmente na Rússia, e lá não tem doping. Eles acabaram me dando uns anabolizantes, que infelizmente eu não sabia. Foram injeções que eu tomava e em seis meses engordei uns oito quilos - declarou à rádio Estadão ESPN.

E completou:
- Quando saí do Brasil, saí magrinho e voltei de outro jeito. Na Europa, eles têm uma maneira diferente de trabalhar. Se é contra a lei ou não, eu não sei. Mas, pela Rússia, posso falar. Então, não tem como comparar o Daniel de dez anos atrás com o Daniel de agora. Se eu tenho que perder, vou perder mais um ou dois quilos, não tenho que perder mais que isso.

Apesar das afirmações do jogador, o clube russo negou à reportagem a situação.

- É claro que isso jamais aconteceu. Aqui, temos controle antidoping, sim, e não é verdade (a acusação) - afirmou o CSKA por meio de sua assessoria de comunicação.

Colega de Daniel na Rússia entre 2005 e 2008, o atacante Jô, hoje no Internacional, não foi encontrado para comentar o assunto. Ele passou o dia em viagem para a Colômbia, onde o time gaúcho enfrentará o Once Caldas, nesta quarta, pelo jogo de volta da fase preliminar da Libertadores.

Técnico do CSKA em 2009, o ex-jogador Zico declarou estar no Qatar e desligou o telefone logo após a identificação da reportagem. Porém, depois da repercussão de suas falas, o próprio Daniel Carvalho recuou.

Em nota enviada à imprensa, disse:

- Gostaria, em primeiro lugar, de deixar claro que não fui obrigado a tomar nada na época em que joguei no CSKA. Eu tomava os mesmos suplementos alimentares que os demais atletas tomavam normalmente. Ninguém era obrigado a nada. Com relação a injeções, quando eu soube que a substância ia direto para coração, parei de tomar. Não sei se era anabolizante, não tenho conhecimento médico para isso. Se era, trata-se de algo de quase dez anos atrás e está superado. Se não era, peço desculpas aos russos pelas palavras mal-colocadas.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/6,52225,Daniel-Carvalho-diz-ter-tomado-anabolizante-na-Russia.html#ixzz1l2boV9VV

Fábio Menezes de Sá Filho

unread,
Jan 31, 2012, 8:19:13 AM1/31/12
to cev...@googlegroups.com

ÁUDIO: Fisiologista lembra efeitos ruins de anabolizantes e diz que jogadores podem ser iludidos

por ESPN.com.br com Rádio Estadão ESPN

Daniel Carvalho revelou, nesta segunda-feira, ter feito uso de anabolizantes no período em que jogou no CSKA Moscou, entre 2003 e 2008 e levantou uma questão que acaba sendo mais comum do que deveria dentro do futebol. Mas, apesar dos “benefícios” que essas substâncias proibidas podem trazer ao jogador, Turíbio Leite, ex-fisiologista do São Paulo e especialista da Unifesp na área, lembra os problemas de saúde que esse tipo de injeção pode trazer.

“Essas substâncias têm efeitos anabólicos, que são os efeitos que a gente percebe e que são muito nítidos, aumentando de maneira anormal a massa do indivíduo. Mas o anabolizante cobra um preço altíssimo para a saúde”, declarou o fisiologista, em entrevista à Rádio Estadão ESPN.


Ouça a entrevista do doutor Turíbio Leite à Rádio Estadão ESPN

Na entrevista que deu também à Rádio Estadão ESPN, Daniel Carvalho explicou que precisou tomar injeções de anabolizantes na Rússia e que só parou após descobrir que a substância que tomava ia direto para o coração. Esse é exatamente um dos problemas que o doutor Turíbio aponta para justificar o perigo do uso desse tipo de injeção.

“A questão de ir direto para o coração se deve ao fato de o nível do colesterol aumentar de forma absurda no sangue. Isso sempre provoca depósito de gordura nas artérias, perda da elasticidade delas, rompimento de artérias coronárias, que provocam infarto agudo do miocárdio. Além de problemas hepáticos, problemas de comportamento. O indivíduo que faz uso de esteroides fica mais agressivo”, esclareceu.

Turíbio ainda explicou que os jogadores, na maioria das vezes, são leigos no assunto e acabam ingerindo essas substâncias sem ter plena consciência dos malefícios que elas podem trazer.

“O jogador é um leigo no assunto e ele pode ter sido iludido. Não acredito que um atleta profissional que tenha o mínimo de conhecimento ao levar uma injeção não pergunte para que serve aquilo. Muitas vezes pode ocorrer até com a anuência do atleta, mas acho difícil um atleta que tem alguma retaguarda concordar com isso”, encerrou.

http://espn.estadao.com.br/futebol/noticia/238153_AUDIO+FISIOLOGISTA+LEMBRA+EFEITOS+RUINS+DE+ANABOLIZANTES+E+DIZ+QUE+JOGADORES+PODEM+SER+ILUDIDOS
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages