entrevista: importancia da Canuto para o festival

1 view

Malu Andrade

to flavioa...@gmail.com, Baixo Centro
gente,

o flávio, colega da bá no aprendiz, e em cópia aqui nesta thread está escrevendo uma matéria para o aprendiz sobre o bxc, a proposta desta matéria é ajudar no catarse. o deadline dele é beeeem apertado,então quem quiser completar aqui a resposta não demore please.

as perguntas que ele coloca são:

Qual a importância e também as expectativas com a participação da escola ( E.E Canuto do Val). E, ainda, qual a importância do envolvimento de diferentes locais, como a escola, no Festival.

bom minha resposta flá:

A importancia da escola é muito grande, uma conquista em termos um espaço de formação dentro do festival. Nesta edição nosso foco é sair da festa,ou apenas dela,para dar espaço para debate sobre a cidade,sobre nosso cotidiano,sobre cultura, apostar na formação também de publico. E neste quesito a parceria conseguida pela Bárbara é fundamental!
Estamos muito empolgados pela participação da escola nesta edição e eu posso dizer por mim que estou absolutamente encantada com a disponibilidade da coordenação e vontade de fazer juntos. Teremos na escola aos finais de semana atividades muito variadas e nossa programação para crianças, que neste ano está bem maior que no ano passado, está sendo concentrada na E.E para aproveitarmos o envolvimento dos alunos. Teremos debates como "E aí, game é cultura?" idealizado por uma professora de ETEC junto aos seus alunos para discutir a infeliz frase da Ministra da Cultura Marta Suplicy ao dizer que games não poderiam entrar no vale cultura, outro debate,ou melhor uma roda de conversa sobre educação no Baixo Centro, professores,arte educadores,gestores sentados conversando sobre iniciativas e possibilidades educativas na região. Teremos muitas oficinas também,uma delas ministrada por 2 arte educadoras versa sobre o costurar e a relação entre mães e filhas, como a grande parte das alunas é boliviana e os pais trabalham em oficinas da região já existe esta ligação direta com o universo delas. Teremos ainda musica,teatro,dança no espaço, levando para a garotada atividades diversas.
Para mim a chegada da E.E Canuto do Val é o que move o festival, como sempre falamos trata-se de um movimento da sociedade civil para a sociedade civil,o que queremos é ver o entorno, a região mobilizada,trocando e compartilhando entre si para que daqui um tempo ao invés de existir 1 festival baixo centro no ano vários menores possam ter espaço ao longo dos 365 dias.

bj

--
Malu Andrade
cel (11) 99133-3313