as melhores séries/filmes de Ficção científica

Jorge Almeida

to astronomia-PT
que abordem bons conceitos de astronomia, a vosso ver, quais seriam?
Há cuidado ao nível de alguns conhecimentos de astronomia que surgem
nessas séries/filmes?

O que sugeririam? :)

Quanto a crítica de filmes deve ser sobejamente conhecido o site de
Phil Plait, mas não aborda as séries televisivas por exemplo...

Um abraço,
Jorge Almeida

Carlos

to astron...@googlegroups.com
1 - Contact
2 - Gattaca
3 - Star Trek
4 - Star Wars
5 - Alien (s)
etc etc etc
há literalmente milhares de series e filmes.

Nas series, neste momento a melhor, com um episodio
novo todas as 6ªs feiras é sem duvida Battlestar
Galactica.

Adorava também a Third Rock from The Sun, mas durou
pouco.

Carlos

Sponsored Link

Mortgage rates near 39yr lows.
$420k for $1,399/mo. Calculate new payment!
www.LowerMyBills.com/lre

Jorge Almeida

to astronomia-PT
eu gostava, isto já foi na década de 80, de ver uma série de
desenhos animados ligado ao espaço. Não me recordo do nome da série.
:((

Um abraço,

Jorge Almeida

Carlos

to astron...@googlegroups.com
Era Uma Vez o Espaço?

--- Jorge Almeida <encyclopaed...@gmail.com>
wrote:

> eu gostava, isto já foi na década de 80, de ver uma
> série de desenhos animados ligado ao espaço. Não me
>recordo do nome da série. :((

Sponsored Link

Rates near historic lows -
$200,000 mortgage for $660/ month -
http://yahoo.ratemarketplace.com

Jorge Almeida

to astronomia-PT
Olá

encontrei um site que mostra um lista de temas e que explora e desnuda
os disparates ligados a astronomia e física com vista a filmes de
ficção científica:

http://www.geocities.com/naran500/infamy/index.html

do género... fogos no espaço, onde há vácuo... e não oxigénio...
ou um barulho ensudercedor no meio interestelar. Ou ainda a dizer que o
deutério é um metal, como ddisseram numa série Voyager... "They scan
a planet and find "deuterium ore" which they go down to fetch only to
find the deuterium is intelligent and capable of beating Ensign Kim up
(to be fair, even my mother can take Ensign Kim)."

Um abraço,

Jorge Almeida

Paulo Santos

to astron...@googlegroups.com

Ena... Isso é q era!
"Lá em cima, há planetas sem fim..."
Uma grande série sem dúvida.
Cumps

MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto. http://search.msn.com.br

Jorge Almeida

to astronomia-PT
Precisamente essa série! Fabulosa!
E houve ainda um outro mais de ficção... mas tamb+em animado... esse
terá sido dos melhores desenhos animados que alguma vez passou. Tinha
uma grande aura. Se me lembrar do título aviso aqui.

Um abraço,

Jorge Almeida

On Nov 17, 11:16 am, "Paulo Santos" <paduolsan...@hotmail.com> wrote:
> Ena... Isso é q era!
> "Lá em cima, há planetas sem fim..."
> Uma grande série sem dúvida.
> Cumps

Nuno Coimbra

to astron...@googlegroups.com
Eu tenho essa...;)

Nuno Coimbra

to astron...@googlegroups.com
No Star Wars, bons conceitos de astronomia há poucos... O Han Solo até diz que fez a "Kessel run in 12 parsecs"!!
Star Trek, isso sim, tem boa ciencia, Gattaca é excelente a especular. ;)

2001 Odisseia no espaço: não há som no espaço nem na lua. Gravidade, sé bem me lembro, só tens nas estações giratorias, etc.

As que prefiro: Babylon 5, Battlestar Galactica foi um must (a original dos anos 80), V, Star Wars, Andromeda, e mais uns quantos. :P

Abraço,
Nuno Coimbra

Ilídio Vicente

to astron...@googlegroups.com
Também gostei bastante de uma do Sci-fi channel chamada "Farscape".
Foi feita na Austrália e com pessoal quase todo australiano, por isso não é tão "politicamente correcta" como as séries americanas.
Os primeiros episódios têm ciência acima da média, mas à medida que avança vai ficando cada vez mais estranho...
De qualquer maneira, é uma série que recomendo :)

O espaço 1999 é uma série de referência em Sci-fi. Os efeitos, o enredo e as interpretações dos actores são bastante "naïve", mas as naves "Eagle" são extraordinárias.

Ilídio

meteoropt

to astronomia-PT

Carlos escreveu:
> 1 - Contact

O livro é muito melhor

> 2 - Gattaca

Não conheço

> 3 - Star Trek

O meu preferido

> 4 - Star Wars

A princesa Leia é interessante

> 5 - Alien (s)

Gostei bastante

> etc etc etc

Essa não conheço :)

> Nas series, neste momento a melhor, com um episodio
> novo todas as 6ªs feiras é sem duvida Battlestar
> Galactica.

Gostei do episódio piloto que passou cá em PT como filme, mas
continuo a achar que a nave é feia

> Adorava também a Third Rock from The Sun, mas durou
> pouco.

Isso sim, é que era série :))))

Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Carlos

to astron...@googlegroups.com
--- Nuno Coimbra <ncoi...@gmail.com> wrote:
> No Star Wars, bons conceitos de astronomia há
> poucos...

então.... e a Death Star, que toda a gente sabe que é
Mimas? :-)
http://en.wikipedia.org/wiki/Death_Star
(vê as duas imagens uma ao lado da outra cá pra baixo)

Já para não falar na Hyperdrive :P
E nos lightsabers!!! :-)

> Star Trek, isso sim, tem boa ciencia

TNG é a melhor :P

> 2001 Odisseia no espaço

demasiado "realista" em algumas situações, o que
tornou o filme numa seca e devido a isso no inicio
ninguem o achou engraçado :P

> As que prefiro: Babylon 5

pffffffff politica!

Entao e porque não Star Trek Deep Space 9?

>Battlestar Galactica foi um must (a original dos
> anos 80)

não. Esta nova é que é um must.
A original, que também passa aqui a horas impróprias
(meio-dia) é uma porcaria de serie em ke o Starbuck é
um gajo que adora lutar e andar à procura de gaja, e
as gajas andam todas com roupas super-hiper-pikenas.
:P eheheehehe

--- Ilídio Vicente <ilidio....@gmail.com> wrote:
> Também gostei bastante de uma do Sci-fi channel
> chamada "Farscape".

Esta é demasiado out there :)
São praticamente todos ETs :-)
Não é como no Star Trek em que basicamente o Universo
está feito para os humanos se servirem dele :)
ehehehehehe

> O espaço 1999 é uma série de referência em Sci-fi.

ihhhh acho que foi a 1ª série que vi.
Essa, a Galactica, o Flash Gordon, uma dessas :)

--- meteoropt <mete...@sapo.pt> wrote:
> O livro é muito melhor

O livro não tem a Jodie... ehehheheehehe :-)

> Não conheço

Quase ninguém conhece e no entanto é um dos melhores
filmes de sempre sobre o sonho de ir até ao espaço e o
que fazer pra lá chegar.... isto numa sociedade de
"Brave New World" em que o actor principal é um dos
inválidos :-)
Com Ethan Hawke, Uma Thurman, e Jude Law.

> Gostei bastante

Quebrou barreiras quando o 1º filme saiu. Só que
pronto, já ninguem se lembra disso :)

> Gostei do episódio piloto que passou cá em PT como
> filme, mas continuo a achar que a nave é feia

Tem que ser. É uma dystopia. A tecnologia é
"low-tech". É tipo a nave dos humanos no filme Alien
;)

>Isso sim, é que era série :))))

Pois!! :-) Aposto que queres ser polícia!!! ehehe :-)

Carlos ;-)

Sponsored Link

Compare mortgage rates for today.
Get up to 5 free quotes.
Www2.nextag.com

Nuno Coimbra

to astron...@googlegroups.com

> TNG é a melhor :P

TNG? QUe aio é isso? Nao tou a ver...:S

> pffffffff politica!
>
> Entao e porque não Star Trek Deep Space 9?

Star Trek, devo confessar que conheço muito pouco do seu universo...O
que vi mais atentamente foi a serie Generations... E as iniciais. Deep
Space 9? É serie ou filme? (é vergonhoso, mas nao sei mesmo)

> [...]
> um gajo que adora lutar e andar à procura de gaja, e
> as gajas andam todas com roupas super-hiper-pikenas.

TEo de ver essa. Sei que está melhor em quase tudo.

meteoropt

to astronomia-PT

> TNG? QUe aio é isso? Nao tou a ver...:S

É a tripulação que serve sobre as ordens de Jean Luc Picard

Não digas que é uma porcaria...hás-de fazer muitos amigos com esse
mau feitio :) As naves são lindas, e as roupas das meninas estão
muito bem :) mas concordo que a partir do momento que eles chegam à
Terra, a história decai muito

Jose Saraiva

to astron...@googlegroups.com
Sobre a (nova) Battlestar Galactica e as (possíveis) implicações no mundo real:
http://www.slate.com/id/2151425

O Gattaca tem passado no canal Hollywood com regularidade. Embora seja
muito bem visto por muita gente, aquela coisa de viajar para o espaço
de fato e gravata continua a corroer a minha boa vontade para com o
filme...

Quanto à gravidade no 2001, bem, de facto, nas cenas lunares não se
nota que o peso das pessoas não é exactamente o mesmo que na Terra.
Mas é um filme que não tem rivais quanto a "melhor filme de fc de
sempre"... na minha opinião, claro. As cenas inesquecíveis são
tantas... e o princípio é um dos pontos fortes do filme. Quase nos faz
acreditar que foi assim mesmo que as coisas se passaram, e que foi
assim que uns primatas frágeis e assustadiços se lançaram no caminho
que levou até à mais perigosa espécie que alguma vez este planeta
conheceu...

Abraços
Zé S

Jorge Almeida

to astronomia-PT
Olá

No 2001, gostei da passagem ferramenta osso - um dos primeiros
instrumentos do homem - para a nave espacial - um instrumento de
transporte - apesar do enorme salto de tecnologia, o filme mostra como
o homem era ainda uma criança no espaço. :)

E gostei da cena de combate entre os primatas, um pouco forte,
quiçá...
Para mim esse é um dos filmes de eleição.

O Clarke disse se houvesse alguém que tinha percebido o filme à
primeira, é porque ele tinha trabalhado mal. :)
Para muita gente, o filme foi mesmo uma "seca". Não havia explosões,
não havia muita acção...
Mas realmente é um filme bastante mais realista do que o habitual.
Não é fácil fazer filmes destes.
Sei que houve continuação, o que é certo é que nunca vi isso em
clubes de vídeo...

Um abraço,

Jorge Almeida

Ilídio Vicente

to astron...@googlegroups.com

O Clarke disse se houvesse alguém que tinha percebido o filme à
primeira, é porque ele tinha trabalhado mal. :)

Clarke?! Isso é mais o estilo de afirmação do Kubrick (realizador).

[...]

A  continuação "2010" é um filme de Peter Hyams, da década de 80, tem muito pouco a ver com a obra prima de Stanley Kubrick.
Em livro teve continuação com "2061" (aparecimento especial do cometa Halley) e "3001".

Ilídio

Carlos

to astron...@googlegroups.com
> TNG? QUe aio é isso?

Star Trek - The Next Generation com Picard, Riker,
Data, etc.

>Deep Space 9? É serie ou filme?

Série, passada a bordo de uma Estação Espacial, em vez
de uma nave como no resto das series Star Trek. Tem
muita politica, religiao, dark themes, e derivados...
Falei nela porque tu disseste que que gostavas da
Babylon 5 ;-)

>a partir do momento que eles chegam à Terra, a
>história decai muito

Pois, nao sei. :P
Agora só vejo a nova serie e eles ainda nao chegaram à
Terra e cá pra nós duvido que cheguem ;-) :P

--- Jose Saraiva <jaf...@gmail.com> wrote:
> Sobre a (nova) Battlestar Galactica e as (possíveis)
> implicações no mundo real:
> http://www.slate.com/id/2151425

Pois. Um dos grandes poderes da série é estar sempre
actualizada com o que se passa no mundo da politica
contemporanea.
E apesar de os autores dizerem que não, o certo é que
para mim o Bush e a politica americana (sobretudo no
Iraque, mas nao só) está sempre a aparecer na série,
quer na forma de Adama quer na forma de Cylons - este
constante mudar de perspectiva é também um dos pontos
fortes da série.

> [...]
> regularidade. Embora seja muito bem visto por muita
>gente, aquela coisa de viajar para o espaço
> de fato e gravata continua a corroer a minha boa

Bem, no futuro, quando forem lá pra cima gestores e
derivados, de forma normal, aposto que vão de fato e
gravata :P eheheehe

> (...) 2001 (...) é um filme que não tem rivais

>quanto a "melhor filme de fc de sempre"... na minha
>opinião, claro.

Eu nao concordo.
Contacto é o melhor!!! ehehehe

No 2001 tenho o mesmo sentimento que tiveram os
primeiros milhares de pessoas que foram ao cinema ver
o filme e os críticos da altura.

O filme na altura foi revolucionário na forma como
apresentou as coisas.
Demasiado "realista", confuso, sem explicações,
"boring", e na altura também demasiado grande.
Lembro-te de ter lido que houve cinemas em que as
pessoas começaram a sair da sala, outros em que as
pessoas começaram a falar para o lado, as críticas
foram mais que muitas, etc.

Um gajo está habituado a correr no espaço, a ver
explosões espectaculares, a ter as coisas explicadas
no próprio filme.... o 2001 é
boooooorrrrrriiiinnnngggggg ehehehehee :P

Claro que mais tarde, o filme foi abraçado quase por
toda a gente. Mas para mim, que gosto de acção e de
diversão num filme, o 2001 continua a ser uma seca,
sobretudo ao ver os movimentos realistas deles no
espaço :P

Jorge, tens a continuação em livro e em filme: 2010.
Não é tão bom como o 2001, se bem que já começa a
levantar o véu sobre Europa (lua de Jupiter) :-)

Carlos

Sponsored Link

Degrees online in as fast as 1 Yr
MBA, Bachelor's, Master's, Assoc
http://yahoo.degrees.info

Jorge Almeida

to astronomia-PT
Olá

Tens ra~zao, um pequeno lapso aqui no teclado. Levou a escrever isto.
;) Mas é isso memso. Foi o Kubrick quem disse.

Quanto À continuação, eu sabia! Apenas disse que não encontro o
filme deles pelos clubes de vídeo que há. :(

Um abraço,

Jorge Almeida

Nuno Coimbra

to astron...@googlegroups.com
Carlos wrote:

> Star Trek - The Next Generation com Picard, Riker,
> Data, etc.

Pois, é a que conheço melhor e, logo, a que mais gostei. :P

> [...]
> muita politica, religiao, dark themes, e derivados...
> Falei nela porque tu disseste que que gostavas da

Ha! Tenho de ver se vejo isso entao. Parece-me bem. :)

meteoropt

to astronomia-PT
Alguém tem visto a "Invasion"?
Ao princípio parecia um bocado Lame...mas está-se a revelar bastante
interessante.

Céus Limpos

Carlos

to astron...@googlegroups.com
É esta?

http://abc.go.com/primetime/schedule/2005-06/invasion.html

Se fôr esta, não tenho visto.
Vi um bocado no inicio, não achei nada de especial, e
nunca mais vi :S

Aqui começou em Setembro, por isso nem sei se ainda
continua.

A unica serie que vejo actualmente é a Battlestar
Galactica.

Sorry,

Carlos

--- meteoropt <mete...@sapo.pt> wrote:
> Alguém tem visto a "Invasion"?
> Ao princípio parecia um bocado Lame...mas está-se a
> revelar bastante interessante.

Yahoo! Music Unlimited
Access over 1 million songs.
http://music.yahoo.com/unlimited

meteoropt

to astronomia-PT
É essa sim :)
Os primeiros 10 episódios são um bocado Lame...mas depois fica
interessante :)

Ainda hás-de-me explicar essa fixação na Galáctica :)