Queixa ao provedor do telespectador

Ricardo Reis

to astr...@googlegroups.com
Desculpem o desabafo, mas fiquei tão chocado quando vi esta
reportagem, que tenho de partilhar convosco.

A reportagem passou no dia de ontem (20/07) no Jornal da Tarde da RTP,
às 14h05. O link está em baixo.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Teoricos-da-conspiracao-poem-em-causa-a-missao-lunar.rtp&headline=20&visual=9&tm=7&article=233590

Coisa mais tendenciosa e cheia de erros científicos graves já não via
há muito tempo.

- Cita supostos "estudos científicos" e logo nos primeiros segundos da
reportagem afirma categoricamente (citação directa) que "há centenas
de sítios na internet que explicam, por A mais B, que todas as idas à
Lua não passaram de encenações".

- Gostei particulamente da afirmação que (novamente citação directa)
"os cientistas falam em ventos solares" para explicar o movimento da
bandeira. Gostava mesmo de saber que cientistas misteriosos são estes
que a "jornalista" cita.

Tudo isto levou-me (e a alguns colegas) a apresentar queixas ao
Provedor do Telespectador por falta de profissionalismo e de isenção.

Quem estiver interessado em fazer o mesmo, basta escreverem umas linhas em:

http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/contactos.php

Ricardo Reis

Carlos

to astr...@googlegroups.com

Também ficquei totalmente chocado com a forma como as 2 jornalistas abordam o problema!!!

Ricardo, posso pôr no Blog que tu encorajas as pessoas a apresentarem queixa (com link para o provedor) ?

Carlos

Rui C. Barbosa

to astr...@googlegroups.com
É realmente uma reportagem muito, muito má e que revela a completa, profunda
e incompreensível ignorância cientifica das reporteres além da sua total
imparcialidade.

Rui C. Barbosa
www.zenite.nu/orbita
www.carris-geres.blogspot.com
Braga - Portugal

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Epá, eu até vi, e realmente dos 3:17, os primeiros 2:45 são um bocado
descabidos, e aparentemente contra-informativos.. Falaram em coisas um
bocado bacocas... Mas penso que a ideia era dar uma ideia da parvoice
que que por aí se diz, mas ficava muito melhor que replicassem
exactamente a mesma coisa que se vê na Lua na reportagem, enquanto
fingiam que defendiam o lado d' "os conspiradores". Era fácil de
fazer, bastava usar uma grande angular e uma depressão no chão, e
replicavam as sombras. Só a bandeira no vácuo é que não dava para
fazer.
Penso que a intensão com que fizeram a reportagem foi boa, a
estratégia que usaram nela tem piada, só que infelizmente saiu mal
feito, e quem vê não consegue perceber trivialmente a mensagem da
reportagem. Logo foi uma reportagem que "falhou o alvo".

Fil.

2009/7/21 Rui C. Barbosa <r...@netcabo.pt>:

--
Fil.

Jorge Almeida

to astroPT
xi... até dói... :|

Porreiro. "(...) Devido à falta de gravidade na Lua." (citação
directa). Isto é que foi uma pérola. :D
A dos ventos solares... foi hilariante. :D

On 21 Jul, 19:22, Carlos <alien_portu...@yahoo.com> wrote:
> [...]
>
> Ricardo, posso pôr no Blog que tu encorajas as pessoas a apresentarem queixa (com link para o provedor) ?

Carlos

to astr...@googlegroups.com

Não concordo nada contigo, Filipe.

Em lado nenhum eles tentam dar a ideia que as ideias conspirativas estão erradas, a não ser quando falam na Rússia.

Só sobre a pegada é que falam nos cientistas, de resto só deram relevo a um dos lados nunca tentando explicar os argumentos contrários.

É uma reportagem totalmente descabida e sem sentido.

Carlos Alien

to astroPT

bem, eu já fiz a minha parte deixando lá a crítica/queixa.

On Jul 21, 12:00 pm, Ricardo Reis <ricr...@gmail.com> wrote:
> [...]
> reportagem, que tenho de partilhar convosco.
>
> A reportagem passou no dia de ontem (20/07) no Jornal da Tarde da RTP,

Paulo

to astroPT
Caríssimos amigos, temos que admitir que desde há algum tempo a
comunicação social está a perder qualidades informativas em prol da
audiência e do sensacionalismo. Se fosse apenas a nível
científico!!!!! Mas não é. Podemos ficar indignados, boquiabertos,
parvos, aborrecidos, mas acredito que, neste momento, não podemos
fazer nada para contrariar esta maldita tendência. A verdade é que a
comunicação social transforma-se agressivamente num quarto poder com
força para fazer vergar os outros e para os ter sob a sua alçada. Acho
isto assustador, mas foi o que conseguimos com a suposta liberdade
imbecil de expressão. O conceito de liberdade de expressão deveria
obedecer a determinados preceitos, mas desta forma quebraríamos a
liberdade de expressão no sentido utópico em que a maioria dos pseudo
intelectuais a concebe. Os jornalistas, à semelhança das restantes
pessoas que têm um conhecimento vago das coisas, ou até nenhum
conhecimento, debitam de forma escandalosa aquilo que pensam conhecer
e servem-se muito pouco da razão e do próprio poder de análise das
situações para compreender os fenómenos que os rodeiam. As pessoas, no
geral, precisavam de ser mais pragmáticas e analíticas para que o
mundo caminhasse num sentido positivo, mas o carneirismo e a
reprodução apática das coisas que os outros dizem e fazem é que é giro
e é a forma de ser do ser humano. Nada a fazer. Por exemplo, porque é
que estes papagaios das teorias da conspiração não se questionam e não
tentam compreender o porquê de houver um salto tecnológico formidável
nas suas vidas quotidianas nas últimas três décadas? Devem achar que
caiu tudo do seu ou talvez acreditem que é o resultado do contacto
entre os governos e os ets, não sei... Provavelmente se pensassem,
compreenderiam que a conquista da lua contribuiu de forma
significativa para aumentar o seu conforto e a forma como abordam a
vida...

> - Mostrar texto citado -

Paulo Almeida

to astr...@googlegroups.com
Meus caros amigos,

ainda hoje á gente que pensa que a terra é plana, que pensa que somos o
centro do universo, que a humanidade não foi á lua.

As pessoas não se acreditam ou deixam de acreditar por causa da reportagem,
que diga-se de passagem, não valeu nada. Eu tenho um colega de trabalho que
tem mais ou menos 40 anos que põe em causa a ida á lua. E não é por falta de
informação que pensa isso. São ideias pré concebidas.

Tambem temos que aceitar reportagem como a que passou para podermos mostrar
o outro lado do pensamento. :)

Paulo Almeida

to astr...@googlegroups.com
Sinceramente, nada disto me espanta.
Considero que o baixíssimo grau de exigência do nosso ensino é criminoso. Absolutamente criminoso! Por isso não é nada de admirar que comecem a chegar (não sei se é o caso) ao 'mercado de trabalho' pessoas sem discernimento sequer para distinguir a lua dum farol do automóvel, quanto mais para terem noção da responsabilidade que têm quando criam e difundem uma peça jornalística.
Agora imaginem quando a geração 'magalhães' começar a trabalhar! uiiiii

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Felizmente, isso não é assim tão linear e a "selecção natural" acaba por
se impor de uma forma ou de outra. Basta pensar que a minha geração foi
apelidada de "geração rasca", por sermos do piorio, burros, estúpidos,
preguiçosos, etc....

No entanto, muitos de nós são grandes e excelentes profissionais nas
mais diversas áreas. No entanto, outros não o são e vão sendo
penalizados no mercado por isso mesmo (a não ser que funcionem com o
factor 'C'). Penso que seja "normal".

Esta geração actual e a do "Magalhães" tem o mesmo potencial que a minha
tinha quando éramos "rascas". A "selecção natural" tratará do resto.
Aqui a questão é que a exigÊncia académica tem vindo a diminuir quando a
exigência social tem vindo a aumentar. Como diz o Carlos, é uma questão
de mentalidades.

Agora concordo é que a quantidade talvez não chegue para criar
"redundância" suficiente...

Mas já divaguei demais. lol

Para ficar on-topic de novo, tenho de ver a reportagem, por duas razões:
1: rir-me 1 bocado, para não chorar e 2: par apoder queixar-me ao
provedor com conhecimento de causa...

[],
Nuno Coimbra

pedro:mc wrote:
> [...]

> informação que pensa isso. São ideias pré concebidas.
>
> Tambem temos que aceitar reportagem como a que passou para

Carlos Alien

to astroPT

alguém recebeu resposta do Provedor?

É que eu já......... mas uma resposta com buracos na argumentação e
que foi fácil desmascarar.

Paulo Argentino

to astr...@googlegroups.com
que aconteceu, porque fizeram queixa ao provedor?Foi relativamente ao programa "Câmara Clara"?

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Não.

Foi relativa à reportagem do Homem na Lua.

lê aqui:
http://groups.google.com/group/astro-PT/browse_thread/thread/e1786bedc1dbc246
http://astropt.org/blog/2009/07/22/lixo-na-tv/

Carlos

Carlos

to astr...@googlegroups.com
já agora, o que me foi dito foi que, a jornalista parece pôr-se ao lado dos defensores da fraude mas a ideia é a contrária, como prova o final da reportagem em que ela deixa no ar a dúvida que se houvesse fraude então seria possível que a URSS tivesse desmascarado.

o que me levou a escrever um testamento onde digo que mentiram várias vezes na reportagem quanto aos 20% de americanos que acreditam, e onde imaginei esta história:

"Se o próximo segmento da RTP fôr sobre o Cristiano Ronaldo, dizendo que ele vai para o Inter de Milão, que o José Mourinho já o confirmou, que vocês até falaram com responsáveis do Inter de Milão, e que até já sabem que o Cristiano Ronaldo comprou as passagens de avião para lá... e no fim deixam a interrogação: "será que vai mesmo mudar de clube?"
Sabendo nós que isto é um chorrilho de mentiras, que o Mourinho nunca o confirmou, que qualquer pessoa perdendo 2 minutos de tempo no Google consegue perceber que os argumentos utilizados são falsos (sobre o Mourinho, sobre os responsáveis, sobre o aviao, etc), ... mas mesmo assim é feita uma reportagem só sobre isto como se isto fosse verdade... pensa que é o facto de deixarem a interrogação final que impõe legitimidade à peça?
Não me parece que a frase final imponha qualquer legitimidade a um produto falso que se vendeu como sendo verdadeiro."