o que tem de tão especial

Jorge Almeida

to astroPT
o ano 2008 em termos astronómicos?
tem uma particularidade especial.... pistas darei mais se vir que
estão na direcção errada. :)

Um abraço,

Jorge Almeida

Jorge Almeida

to astroPT
vamos lá.... não querem avançar com sugestões? ;)

Paulo Almeida

to astr...@googlegroups.com
Foi considerado pela ONU o ano dedicado à Terra

Paulo

to astroPT
err... em termos astronómicos. :P
Não era isso, mas não deixa de ser interessante, contudo, todos os
anos deveriam ser dedicados à Terra e não um em particular. :P

Mais...

Jorge Almeida

Carlos

to astr...@googlegroups.com

é o ano do Juízo Final.

e a causa...é astronómica.

Carlos "O Profeta"

Looking for last minute shopping deals?
Find them fast with Yahoo! Search. http://tools.search.yahoo.com/newsearch/category.php?category=shopping

Jorge Almeida

to astroPT
é o LEAP YEAR :d
ou seja ano bissexto :P

segundo este calendário gregoriano, temos um erro de 27 segundos, o
que faz mais ou menos 1 dia a cada 3236 anos!

Jorge Almeida

Elísio de Campos e Sousa

to astr...@googlegroups.com
Acabei de ler "o sétimo selo" do José Rodrigues dos Santos.
fala de alterações climáticas, portanto não é tema offtopic, pois trata de
um objecto celeste - a Terra.
Não gostei.
sobretudo não gosto de afirmações iniciais para levar o leitor a acreditar
na veracidade do romance e depois ter erros grosseiros.
2004 - a filha do capitão, muito bom.
2005 - Codex 632, bom
2006 - a formula de Deus, início da desgraça
2007 - o setimo selo, a desgraça.
Literariamente e cientificamente deixa muito a desejar, nota-se pressa a
escrever, nem sequer tem concordância nos tempos verbais.

Numa literatura mais séria, já faz algum tempo que não é publicado nada na
área da astronomia em Portugal; tanto quanto me dou conta nem sequer em
português. Será que está já tudo escrito?

Elísio

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Refereste-te a autores portugueses? Ou a edições portuguesas?

Abraço,
Nuno Coimbra

Elísio de Campos e Sousa

to astr...@googlegroups.com
"Em Portugal" a autores portugueses; "em português" a traduções ou originais em língua mais ou menos portuguesa.

Elísio

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Ah, bom. :)

Relativamente a autores portugueses, acho que não saõ assim tantos como isso, se calhar já se lhes acabaram as ideias...

Em relação a edições estrangeiras mais ou menos bem traduzidas, quer dizer... Se calhar os livreiros ficaram com falta de apetite para traduzir e editar obras na area da astronomia...Ou então fartaram-se de comsologia, que era dos temas mais traduzidos, e ficaram sem temas do gosto deles para traduzir. :P

Abraço,
Nuno Coimbra

Jorge Almeida

to astr...@googlegroups.com
agora é a febre editorial. E os top de venda enviesados com as piores
obras possíveis. :P As boas obras estão escondidas. :)

Quanto a obras ligadas a Astronomia tivemos alguns bonms livros por
Guilherme de Almeida e Pedro Re´. E de resto algumas traduções.
E, sim falta muito por fazer. O problema é que o mercado é pequeno. :(
A economia de mercado é uma.... bem, completem como preferirem.

On Dec 31, 2007 11:14 AM, Elísio de Campos e Sousa

Jorge Almeida

to astr...@googlegroups.com
bem, para começar não há um livro À maneira sobre Sistema Solar à la
Keatty. Aparecem é para os juvenis.
Depois, seria giro um livro somente sobre estrelas e astrofisica solar
totalmente em português.

Sobre cometas, seria excelente! Mas lá está: quem ia comprar umlivro
só sobre cometas? :S O mercado seria mesmo muito pequeno. Só se
pusesse no titulo: as previsoes astrologicas dos cometas... ou algo
assim.

Para crianças, seria giro ver um livro sobre planetas extrasolares e
sobre alguns objectos estranhos como quasares, blazares. afinal não
são assim tão dificeis.. .:)

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Para crianças, seria giro ver um livro sobre planetas extrasolares e
sobre alguns objectos estranhos como quasares, blazares. afinal não
são assim tão dificeis.. .:)

Coitadita da inês...:S

Abraço,
Nuno Coimbra

Jorge Almeida

to astr...@googlegroups.com
ehehe

por falar nisso, há pouco tempo , sem ninguém dizer-lhe nada ela faz
esta observação quando estávamos em viagem: olha, a Lua parece "mais
grande" agora! :)

A Lua estava muito próxima do horizonte. :)
Quando foi do elcipse lunar, foi ela quem estava a tentar explicar o
que se estava a passar. :D
Eles são muito observadores. ;)

Jorge Almeida

Carlos

to astr...@googlegroups.com
--- Jorge Almeida <encyclopaed...@gmail.com>
wrote:

> Sobre cometas, seria excelente! Mas lá está: quem ia
> comprar umlivro só sobre cometas? :S

o próprio Sagan escreveu um.
Não teve a saída que tiveram os outros....

> Para crianças, seria giro ver um livro sobre
> planetas extrasolares

oh....ia estar sempre desactualizado :-)

e se os autores fossem como eu estariam sempre a dizer
à editora: "espere aí + 1 semana para incluir mais
um..."
LOL :P

Carlos ;-)

Never miss a thing. Make Yahoo your home page.
http://www.yahoo.com/r/hs

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Uh?

não percebi.

Sim, tens razão. Tinha-me eskecido ke era ano
bissexto.

Mas isso é 1 dia a mais a cada 4 anos... e não a cada
3236 anos...
...por isso, não percebi.

wrote:

> é o LEAP YEAR :d

Be a better friend, newshound, and
know-it-all with Yahoo! Mobile. Try it now. http://mobile.yahoo.com/;_ylt=Ahu06i62sR8HDtDypao8Wcj9tAcJ

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Eu acho que o erro de que o Jorge fala, não é esse.
O que ele diz é que mesmo com os anos bissextos, ainda sobram 27 segundos, que ao fim de 3236 anos somam um dia. :)

É isso, Jorge?

Abraço,
Nuno

Jorge Almeida

to astroPT
you got it! :)

On Dec 31, 5:32 pm, "Nuno Coimbra" <ncoim...@gmail.com> wrote:
> [...]
> O que ele diz é que mesmo com os anos bissextos, ainda sobram 27 segundos,
> que ao fim de 3236 anos somam um dia. :)

Carlos

to astr...@googlegroups.com
ahh Percebido ;-)

De qualquer maneira, aposto que daqui a 3236 anos,
eles não vão aumentar nada...
mas se aumentaram... eu depois admito aqui na lista :)
ihihihihhiihhii :)