*astroPT* Procura de Luas Extrasolares

1 view

Marvin

to astr...@googlegroups.com

May 13, 2010 11:07 pm

Procura de Luas Extrasolares

exommons

Um artigo recente e interessante, na Scientific American, sobre a procura de exoluas.

Leiam o resto do artigo no blog!

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Ah e tal, Luas, zona habitável, tamanho da Terra..  A lua não poderia estar muito próximo do planeta, nem muito longe.. Provavelmente ficaria com um sistema de maré algo estranho se a rotação da lua tivesse ficado bloqueada ao movimento de translação em torno do seu planeta "pai"..  Mas, que efeitos teria no clima um eclipse prolongado de algumas 3 ou 4 horas à escala planetária (ou luana)? Imaginem um planeta ficar às escuras por 3,5h periodicamente a cada 3,5 dias. E imaginem que isto calha sempre na mesma estação do ano (do planeta hospedeiro) por a rotação estar sincronizada.

Parece-me um sítio pouco confortável, ou pelo menos muito estranho..

Fil.

2010/5/13 Marvin <mar...@astropt.org>

May 13, 2010 11:07 pm

Procura de Luas Extrasolares

Carlos

to astr...@googlegroups.com

Portugal não fica "eclipsado" todos os dias por várias horas?

Não é a isso que chamam noite? :P

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
>Portugal não fica "eclipsado" todos os dias por várias horas?
E é o mesmo número de horas (mais uns minutos no verão, menos outros no inverno) que aí o Texas! :-D

Mas olha, eu estava com sono quando escrevi isto.. Eu disse que era um eclipse de 3,5h a cada 3,5 dias (terrestres), mas na realidade acabava por ser um a cada dia (dia 3.5 vezes maior dessa lua). Portanto o dia normal no planeta era composto por 50% de noite, 46% com luz e 4% eclipse sempre na hora do meio-dia local. Ou seja, na altura do dia em que o planeta deveria receber mais luz da estrela a incidir perpendicularmente à superfície, era quando havia o raio do eclipse. Isto tornaria o clima um pouco mais frio do que se não houvesse planeta hospedeiro, imagino. Por outro lado, talvez consiga ficar mais perto da estrela à conta disso. Ainda assim, o que estou a imaginar é um clima algo mais agressivo que o nosso. Por outro lado, a duração do dia ia ser maior e igual ao período de translação da lua. (daqui é que tirei os 4% de eclipse por ser 3,5h / 3,5dias)

Faz-me confusão ser noite ao meio-dia, quase todos os dias do ano.. Eventualmente no Verão e no Inverno, a lua poderia passar abaixo ou acima da sombra do planeta (como faz Titan com Saturno a cada 15 anos terrestres).. Pode ser coincidência ou não, mas parece que há um modelo de ventos em Titan (http://en.wikipedia.org/wiki/Titan_%28moon%29#Clouds) que diz que algo se repete com o mesmo intervalo de tempo que leva até termos trânsitos da sombra de Titan em cima de Saturno. Ou seja, é quando também há eclipses Solares de Saturno observáveis em Titan. Isto que acabo de dizer é pura especulação com base no facto dos períodos serem idênticos e por não ter lido o artigo que fala disso!.. Mas é uma ideia interessante :)

Fil.

Carlos Alien

to astroPT
Eu não percebo é porque ter mais noite deveria ser problema :-)

Tu pensas que o clima na Terra, seja em Portugal ou no Texas, é sempre
o mesmo todos os anos? ;)
O tempo de Sol é sempre igual?

Olha lá para o Ártico... e vê quantos dias eles têm sem sol (sempre
noite) seguidos... incluindo sendo noite ao meio-dia... e no entanto
não falta vida por lá ;)

Islândia, países da Europa do Norte (incluindo a Lapónia), Alasca,
etc, têm muito menos tempo de Sol que Portugal... e não é por isso que
deixam de existir pessoas lá...

Ou seja, não me parece que o facto de haver eclipses, provocando
eclipses ao meio-dia, seja problema para a vida :)
digo eu :P

Carlos :)

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Sim, isso eu percebo.. o planeta é esférico, roda-se a esfera e
localmente há umas variações anuais.. O conceito que tenho na cabeça é
o de que um "dia" é uma porção contígua de tempo em que a luz chega
ininterruptamente a certo ponto do planeta a cada meia volta. Agora,
com a ideia de que uma lua minorca pode ficar à sombra do seu planeta
gigante durante umas horas todos os dias (se a tiver uma órbita tão
bem comportada com a das luas de Júpiter), é que eu fiquei a criticar
o clima.. Comecei litearmente a sentir-me um extra-terrestre, só de
pensar num dia que fosse composto pelo dia-da-manhã, e o dia-da-tarde,
e que só em certas ocasiões do ano em torno dos solstícios é que
haveria o Sol-do-Meio-Dia!
Bom, na realidade não era bem ao meio-dia.. Há sempre um ponto da lua
em que é meio-dia hora solar :) Mas durante meio ano, pronto, havia um
eclipse durante o dia. Se nós estivéssemos a dar a volta à lua em 1
ano, é que nos arriscávamos a que todos os dias, ao meio-dia solar
houvesse o tal eclipse :)

Esta deve ser mais uma que está "mal" feita no filme do Avatar! O
filme retrata a espectacularidade que os humanos acharam no planeta de
ter aquelas criaturas todas.. Mas se ao "meio dia", todos os dias,
houvesse um eclipse, seria bem meritório de ser descrito em filme. :-D

Fil.

Carlos

to astr...@googlegroups.com
e se a Pandora demorava o correspondente a 1 nosso ano para orbitar e 1 mês a rodar? :P
Assim, no tempo do filme, nunca ficava às escuras :)

Carlos ;-)

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com
Calixto leva 16,7 dias para orbitar Júpiter e Ganimedes leva 7 dias terrestres. Ambas estão em rotação sincrônica e uma suposta Pandora não deveria ser muito diferente disso.

A questão é que o sistema Alfa Centauri é binário e não deve suportar um gigante gasoso... talvez uma super-terra. Mas será que uma super-terra poderia ter uma super-lua como Pandora, uma lua mais massiva que Mercúrio? Seria um planeta-duplo? Em breve saberemos. Mas as possibilidades lá em Alfa Centauri de uma existir uma super-lua como Pandora são muito pequenas.

Eu julgo que super-luas são uma ótima solução de habitabilidade para Sistemas Planetários em anãs-vermelhas. O exoplaneta de grande porte fica com a mesma face voltada para sua estrela, mas a super-lua fica pode ter dias e noites e um clima ameno para suportar a vida.

Métodos propostos para detecção de exoluas

http://eternosaprendizes.com/2009/04/03/metodos-propostos-para-deteccao-de-exoluas/

[ROCA]

De: Carlos <alien_p...@yahoo.com>
Para: astr...@googlegroups.com
Enviadas: Sexta-feira, 14 de Maio de 2010 15:04:55
Assunto: Re: *astroPT* Procura de Luas Extrasolares

Carlos Alien

to astroPT
Olá,

Estás a assumir que é uma lua feita ao mesmo tempo do planeta. Mas, e
se não é?
Ou se algo lhe aconteceu entretanto?

Tritão orbita "ao contrário" precisamente por ser capturada...

Vénus roda extremamente devagar, devido provavelmente a uma colisão há
muito tempo.

Uma das hipóteses mais fortes para uma exolua "terrestre" é ter sido
capturada aquando da migração do Hot Jupiter.
Se houve todas essas interacções gravitacionais, colisões também não
serão de estranhar.

Sendo assim, poderemos encontrar algumas coisas "estranhas" lá por
fora :)

abraço!
Carlos

On May 14, 5:51 pm, Ricardo De Castro <roca_...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
>
> e se a Pandora demorava o correspondente a 1 nosso ano para orbitar e 1 mês a rodar? :P
> Assim, no tempo do filme, nunca ficava às escuras :)

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
O mais certo mesmo é encontrarmos coisas estranhas. O facto das nossas teorias e modelos nos fazerem supor que certas situações não são possíveis não garante de todo que assim seja... quando as encontramos, só temos que rever os modelos e teorias, porque a realidade das coisas é que é o verdadeiro teste. Está a ser assim com os exoplanetas. Portanto, luas em órbita síncrona, luas em órbita estacionária, luas capturadas, luas de fogo, luas de gelo... e por aí fora.

Abraços
Zé S

Carlos

to astr...@googlegroups.com

"O mais certo mesmo é encontrarmos coisas estranhas."
essa é que é essa :)